Investigadores de S. Brás de Alportel e S. Bartolomeu de Messines Algarve

This topic is classified in rooms: Famílias | Pessoas | Regiões

Investigadores de S. Brás de Alportel e S. Bartolomeu de Messines Algarve

#297917 | 1385 | 21 févr. 2012 23:20

Caros Confrades
Dependo em asoluto da vossa ajuda pois, como sabem, nao consigo aceder on line aos respectivos paroquiais neste período

Procuro quatro casais que viviam em meados do século XIX nestas duas vilas algarvias

1 S. Bartolomeu de Messines
(com ascendencia Cabrita) Manuel da Graça casado com Maria Teresa
Miguel Gomes casado com Margarida da Conceiçao

2 S. Brás de Alportel
Tomé de Sousa casado com Ana Pires
Manuel Joaquim casado com Ana de Sousa

Desde já manifesto o meu reconhecimento por qualquer ajuda que possam prestar
Com os cumprimentos
MLM

Reply

Direct link:

RE: Investigadores de S. Brás de Alportel e S. Bartolomeu de Messines Algarve

#297923 | f4b2 | 21 févr. 2012 23:48 | In reply to: #297917

Caro Confrade

Estive a pesquisar os Anuários de 1908/1909 e vi estes nomes:

- MANOEL JOAQUIM JÚNIOR - Fabricante de Rolhas em S.Brás de Alportel,1908

- MANOEL PIRES - Commerciante em S.Brás de Alportel,1908

- MARIA THERESA ROCHA - Professora em Armação de Pera(Silves),1909

- MARIA do CÉU GRAÇA - Professora em Armação de Pera,1909

Espero que algum destes nomes lhe interesse?

Cumprimentos

João Barroca

Reply

Direct link:

RE: Investigadores de S. Brás de Alportel e S. Bartolomeu de Messines Algarve

#297949 | 1385 | 22 févr. 2012 11:40 | In reply to: #297923

Caro confrade João Barroca
Muitíssimo obrigado pelo seu pronto auxíio.
Não será de exluir que a Maria do Céu Graça professora em Armação de Pera, possa ter alguma ligação.
Dos restantes, é admissível que os mais industriosos possam estar ligados aos Sousa Dias, família de empreendedores muito envolvidos no ramo das cortiças. São vizinhos e perguntar-lhes-ei.
Mas a gente que procuro , tanto quanto sei, nunca chegou a efectuar com sucesso durável, a trasição de um rotineiro Primário para o Sector Terciário. Antes tivessem.
De qualquer modo fico-lhe muito grato. Todas as informações acabam por ser úteis se as partilharmos
Cumprimentos agradecidos
Manuel Lamas de Mendonça

Reply

Direct link:

RE: Investigadores de S. Brás de Alportel e S. Bartolomeu de Messines Algarve

#297991 | f4b2 | 22 févr. 2012 20:39 | In reply to: #297949

Caro Manuel Lamas de Mendonça

Escreveu a ascendência Cabrita no Anuário de 1909 vêm estes nomes:

- INNOCÊNCIO JOSÉ CABRITA - Lavrador ou Agricultor em S.Bartolomeu de Messines,1909

- JOSÉ THOMAZ CABRITA CAMACHO - Lavrador ou Agricultor em S.Bartolomeu de Messines,1909

- JOSÉ CABRITA do ROSÁRIO - Official de Diligêncids do Juizo de Paz de S.Bartolomeu de Messines,1909

Cumprimentos

João Barroca

Reply

Direct link:

RE: Investigadores de S. Brás de Alportel e S. Bartolomeu de Messines Algarve

#298004 | 1385 | 22 févr. 2012 22:48 | In reply to: #297991

Caro João Barroca
Mais uma vez obrigado. Possívelmente não andaremos longe visto que um dos ascendentes da minha mulher que viviam em Messines no terceiro quartel de XIX se chamava Joaquim Cabrita e vem referido como lavrador.
Cumprimentos Gratos
Manuel Lamas de Mendonça

Reply

Direct link:

RE: Investigadores de S. Brás de Alportel e S. Bartolomeu de Messines Algarve

#300411 | soaressara | 21 mars 2012 12:29 | In reply to: #297917

Caro Miguel L. Mendonça,

Tomé de Sousa é filho de Francisco de Sousa e de Maria de Sousa, e Ana Pires de Manuel Afonso e Maria Pires

Filhos:

1. Rafael de Sousa morreu a 03.01.1863, com 43 anos
2. Tomé de Sousa, casou com Inocência da Conceição, a 20.01.1862, ele com 27 anos e ela com 24
tiveram:
Joaquim, baptisado a 26.07.1867 e morreu a 27.04.1944
3. Isabel Pires, casada com Manuel Nunes (filho de Manuel Nunes e Mariana de Sousa)
tiveram:
João, baptisado a 23.04.1868
4. João de Sousa, casado com Maria Bárbara ( filha de Manuel Viegas Caetano e Bárbara de Brito)
tiveram:
Francisco, baptisado a 17.01.1866
5. Ana Pires, casada com Joaquim Mendes ( filho de Inácio Mendes e Beatriz de Jesus)
Tiveram:
Joana, baptisada a 07.09.1868

Cumprimentos,

Sara Soares

Reply

Direct link:

RE: Investigadores de S. Brás de Alportel e S. Bartolomeu de Messines Algarve

#300424 | 1385 | 21 mars 2012 15:13 | In reply to: #300411

Estimada Confreira Sara Soares

Muito obrigado pelo seu valioso contributo que vem enriquecer uma linha sobre a qual, na verdade sabemos muito pouco dada a exiguidade das fontes paroquiais disponiveis on line.
Na verdade já me havia dado conta de vários "Tomé de Sousa" contemporâneos a residir em Alportel por meados do século XIX.
Inclusivamente um falecido que, tudo o indica, poderá coincidir com o seu n.º 2.
E aqui levanta.se uma questão : se é de facto o ascendente da minha sogra, terá casado primeiro com a Ana Pires e morreu casado jom uma Inocência (ou joaquina) da Conceição
Ainda hesito em os fazer coincidir porque aquele que é . documentadamente - trisavô da minha sogra surge nos paroquiais casado apenas com Ana Pires.
É curiosa esta proliferação de Tomé de Sousa em Alportel a meados de XIX quem sabe se a indiciarem um tronça comum e laços de parentesco próximos uma vez que a aldeia era relativamente pouco populosa.
Tudo o que tiver disponível sobre esta genrte que parece ser a mesma dos meus vizinhos Sousa Dias

SOUSA Dias óbito nº 57 1884 aos 28 Abril de 1884 nesta aldeia de S. Brás de Alportel pelas 4 da tarde faleceu Joaquim de Sousa Dias, natural desta freguesia de 70 anos (nascido 1814) viúvo de Maria do Espírito Santo. E Falecido era filho legítimo de Manuel Dias (e não Manuel de Sousa Dias como consta nos apontamentos do Francisco) e mulher Sebastiana de Sousa..Fez testamento, não recebeu os sacramentos Deixou um filho e foi sepultado no cemitério publico..
Este Tio avô de Francisco de Sousa dias era irmão inteiro de Manuel de Sousa Dias casado com Rosa de Jesus.
E permite concluir que estes Sousa Dias de S. Brás de Alportel têm a sua origem no casamento, celebrado em S. Brás de Alportel antes de 1813 de um Manuel Dias (que os apontamento do Chico dão como filho de João Dias e Maria Viegas) com uma Sebastiana de Sousa parente do Tomé de Sousa, proprietário no sítio dos Machados, quarto avô da Maria João e 5.º avô do Fernão. Falta apurar o grau de parentesco entre o Tomé da João e a Sebastiana do Chico Sousa Dias

Renovando os os meus agradecimentos apresenta-lhe respeitosos cumprimentos o
Manuel Lamas de Mendonça

Reply

Direct link:

RE: Investigadores de S. Brás de Alportel e S. Bartolomeu de Messines Algarve

#300770 | f4b2 | 24 mars 2012 23:41 | In reply to: #300424

Caro Manuel Lamas de Mendonça

Não sei se terão interesse estes nomes que retirei do Anuário de 1909,cito:

- ANTÓNIO de SOUSA DIAS - Negociante de Cortiça,Lavrador ou Agricultor em S.Bráz de Alportel,1909

- FRANCISCA ROSA DIAS - Lavrador(a) ou Agricultor(a) em S.Bráz de Alportel,1909

- JOAQUIM THOMÉ de SOUSA REIS REMECHIDO - Fábrica de Rolhas,Adubos Chimicos,Commerciante em S.Bartholomeu de Messines,1909

Cumprimentos

João Barroca

Reply

Direct link:

RE: Investigadores de S. Brás de Alportel e S. Bartolomeu de Messines Algarve

#300775 | J.R. | 25 mars 2012 04:07 | In reply to: #300424

Boa noite meu caro Manuel
Tenho para si o seguinte assento : Francisca nasceu a 4.3.1887 em S.B.A., filha de José de Sousa Thomé e de Maria de Sousa , neta paterna de Thomé de Sousa e de Anna Pires , e neta materna de Manuel Joaquim e de Anna de Sousa.
Foram padrinhos Rafael da Silva e Francisca da Conceição (minha tia-bisavó) e irmã do meu bisavô , Manuel Rodrigues
Palaré , daí o meu conhecimento da família Tomé , que se entre-cruza várias vezes com a minha .
Como averbamento consta que casou com José da Graça a 25.2.1911 , nascido a 23.2.1882 e batisado a 8.3.1882 em S.Bartolomeu de Messines , e filho de Joaquim Cabrita .
Penso que a ligação da sua sogra , estará neste casal , visto haver homónimos que já investiguei , mas serão primos em 2ºgrau , pois que tenho também primos com os nomes rigorosamente iguais .
Recebe um abraço do amigo Joaquim R.

Reply

Direct link:

Investigadores de S. Brás de Alportel e S. Bartolomeu de Messines Algarve

#356244 | António Vidal | 28 mars 2015 18:21 | In reply to: #300424

Caros "Investigadores de S. Brás de Alportel":

Sou neto de Rosália Sousa Dias de Almeida, filha de José Sousa Dias (N cerca de 1900), filho de único de Rosália (...) e Manuel de Sousa Dias (antes casado com Maria Henriqueta (...), de quem teve o Francisco (N:1883, Médico em Benavente, casado com Maria Francisca (...)), o Manuel (casado com Elvira Malfeito Ferreira), o Aníbal (Almirante, casado com Alice Carneiro), a Maria "Marquinhas" (casada com o Dr. António Rocha) e a Maria Virgínia (casada com o Dr. Mário Duque).

Julgo que o meu trisavô Manuel Sousa Dias, que viveu em Muge (Santarém) tinha origem na zona de Lagos (indústria corticeira) pelo que agradeço qualquer informação referente a esta família, que julgo compatível com as referências a S. Brás de Alportel na V. Ref. #300424, de 21Mar 2012.

Cumprimentos,

António Vidal

Reply

Direct link:

Investigadores de S. Brás de Alportel e S. Bartolomeu de Messines Algarve

#356251 | f4b2 | 28 mars 2015 21:50 | In reply to: #356244

Boa noite

Estive a verificar o Anuário de Portugal de 1909 e cito:

- Manoel de Sousa Dias - Lavrador ou Agricultor em Muge(Salvaterra de Magos) em 1909

Cumprimentos
João Barroca

Reply

Direct link:

Investigadores de S. Brás de Alportel e S. Bartolomeu de Messines Algarve

#356254 | António Vidal | 28 mars 2015 22:21 | In reply to: #356251

Boa noite João

Trata-se do meu Trisavô; falta-me identificar a sua Mulher, irmãos e antepassados, julgo que do Algarve...

Muito obrigado,

António Vidal

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 07 mai 2024, 17:36

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen