Localizar Registro de nascimento

This topic is classified in rooms: Pessoas

Localizar Registro de nascimento

#298437 | IEDA COELHO | 28 févr. 2012 02:26

Ola, gostaria que me ajudassem a localizar o Registro de Nascimento de meu avo, pois eu soh tenho a Certidao de Casamento, e consta que ele nasceu em Cirdeira - Mortagua - Vizeu - Portugal, porem, ao tentar a transcricao de seu casamento e obito (no Brasil), o Consulado devolveu alegando que a CRC de Mortagua nao localizou seu Registro.
O nome dele: JOSE COELHO - DN 29/02/1908 - Filho de ROSA DA CONCEICAO.
Desde ja, agradeco. Ieda Maria Coelho Costa

Reply

Direct link:

RE: Localizar Registro de nascimento

#298439 | cardosodoamaral | 28 févr. 2012 07:00 | In reply to: #298437

Cara confreira Ieda Coelho

Não há registos, para já, on-line no Arquivo Distrital de Viseu, excetuando os passaportes e pouco mais.
Estão previsto para breve e ai toda a gente "reclama" no bom sentido, de que eles já deveriam estar disponibilizados faz tempo.
Para aquela época tudo ainda deve estar na conservatória conforme resposta do Consulado, mas não há como tentar no site do ADVISeu.
Tentei lá ir, mas não me deu acesso.
Entretanto, pode ser que algum Confrade da zona de Viseu vá ao Arquivo Distrital e faça o favor de fazer lá uma pesquisa, caso esteja lá.
Não desista, vai ver que encontrará aqui alguém que a ajudará. Só se não puderem ou for impossível com os parcos dados aqui deixados.
Espero ter ajudado
Cordiais cumprimentos
Adelino Cardoso do Amaral

Reply

Direct link:

RE: Localizar Registro de nascimento

#298449 | IEDA COELHO | 28 févr. 2012 11:53 | In reply to: #298439

Oi Adelino,
Muito obrigada pela atencao, achei mesmo que seria dificil, mas nao vou desistir, como moro em SP, vou ate o Museu da Imigracao tentar encontrar algo.
E, como vc disse, quem sabe alguem pode me ajudar. Conto com isso.
Um abraco!
Ieda

Reply

Direct link:

RE: Localizar Registro de nascimento

#298455 | PAIVAMANSO | 28 févr. 2012 13:23 | In reply to: #298449

Cara Ieda, com um bocado de sorte, o seu caso será fácil de resolver apenas com um email e um telefonema. Diga se aceita enviar para o meu email uma digitalização do assento de casamento do seu Avô. Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Localizar Registro de nascimento

#298457 | IEDA COELHO | 28 févr. 2012 13:38 | In reply to: #298455

Ola Jorge! Muito obrigada pelo interesse, claro que mandarei o documento, eh soh me passar seu e-mail. Abracos. Ieda

Reply

Direct link:

RE: Localizar Registro de nascimento

#298458 | PAIVAMANSO | 28 févr. 2012 13:54 | In reply to: #298457

Cara Ieda aqui vai o meu endereço de email paivamansoebelisariopimenta@gmail.com vamos ver se a sorte está do nosso lado. Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Localizar Registro de nascimento

#298466 | MCNN | 28 févr. 2012 14:44 | In reply to: #298458

Caríssimo amigo Jorge Santos

Se me permite uma pequena achega, o avô da amiga Ieda deve ter nacido com toda a certeza em Cerdeira, que fica na paróquia de Trezói, concelho de Mortágua.

Uma vez que o Arquivo Distrital de Viseu tem os baptismos de Trezói até 1909, é nesse Arquivo que deve estar o baptismo em questão.

Um grande abraço do seu amigo

Mário César Navarro

Reply

Direct link:

RE: Localizar Registro de nascimento

#298473 | PAIVAMANSO | 28 févr. 2012 15:30 | In reply to: #298466

Caríssimo amigo Mário Navarro, andava eu aqui à procura de um lugar de Cerdeira, no Concelho de Mortágua, mas até agora sem sucesso, e vejo aqui esta sua excelente mensagem. Vou telefonar para o Arquivo. Receba um grande abraço deste seu humilde amigo. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Localizar Registro de nascimento

#298474 | PAIVAMANSO | 28 févr. 2012 15:47 | In reply to: #298473

Cara Ieda, já telefonei para o Arquivo Distrital de Viseu. Mandaram-me fazer um email a formalizar o pedido de pesquisa, vamos aguardar um dia ou dois pela resposta e aí sim veremos se temos sorte. Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Localizar Registro de nascimento

#298491 | Sergio Oliveira | 28 févr. 2012 18:34 | In reply to: #298437

Prezada Ieda,

Gostaria de te sugerir um caminho, caso o Arquivo de Viseu não encontre o registro.

Faça um pedido, por carta já que não consta e-mail, diretamente para a Conservatória de Mortágua informando os dados do seu avô (nome, data de nascimento e filiação). Informe que ele nasceu no concelho de Mortágua e que você não sabe a freguesia. Isso porque aquela que você indicou - CIRDEIRA - não faz parte de Mortágua.

Como o nascimento foi em 1908, pode ser que o arquivo ainda esteja na Conservatória.

Conservatória dos Registos Civil e Predial de Mortágua
R. Dr. José Lopes Oliveira – Ed. Primavera – Lj. B – R/C
3454-154 Mortágua
Telefone: 231920835
Mortágua – Viseu – Portugal

Freguesias no concelho de Mortágua:
Almaça, Cercosa, Cortegaça, Espinho, Marmeleira, Mortágua, Pala, Sobral, Trezói, Vale de Remígio.

Outro caminho é o seguinte:

Existe a freguesia de CERDEIRA que fica no concelho de Sabugal, distrito de Guarda e que fica próximo de Viseu. Assim, acho bom pedir informações lá também.

Meu nome é Sergio Oliveira, sou advogado no Rio de Janeiro e tenho feito diversos pedidos de nacionalidade em Lisboa.

Se precisar de alguma orientação, entre em contato - nacionalidade.lusa@yahoo.com.br;

Att.
Sergio Oliveira
21 92394957

Reply

Direct link:

RE: Localizar Registro de nascimento

#298494 | HRC1947 | 28 févr. 2012 18:58 | In reply to: #298491

Caro Jorge Santos;

Para ajudar, segue este link sobre a Freguesia;

http://www.oportaldasempresas.com/?e=6478&nt=junta+de+freguesia+de+trezoi&ct=Juntas+de+Freguesia

Lembro que do Sabugal a Viseu, são 112 Km.

Os m/ cumprimentos

Ana Simões

Reply

Direct link:

RE: Localizar Registro de nascimento

#298497 | HRC1947 | 28 févr. 2012 19:24 | In reply to: #298494

Confrades;

... Ainda mais completa a informação!

http://sites.google.com/site/portasdesula/a-freguezia-de-trezoi

Ana Simões

Reply

Direct link:

RE: Localizar Registro de nascimento

#298514 | HRC1947 | 28 févr. 2012 22:27 | In reply to: #298497

Confrade Jorge Santos;

... Como não não há duas sem três, permita-me que lhe envie este link, para que
se fique ciente das confrontações do Concelho de Mortágua.

http://www.cm-mortagua.pt/modules.php?name=Sections&sop=viewarticle&artid=73

Os m/ melhores cumprimentos

Ana Simões

Reply

Direct link:

RE: Localizar Registro de nascimento

#298515 | f4b2 | 28 févr. 2012 22:42 | In reply to: #298449

Cara Ieda Coelho

Segundo o Anuário de Portugal de 1908 o Regedor da Freguesia de Trezoy(Mortagua) em 1908 chamava-se cito:

- JOAQUIM COELHO

Cumprimentos

João Barroca

Reply

Direct link:

RE: Localizar Registro de nascimento

#298519 | f4b2 | 28 févr. 2012 22:59 | In reply to: #298466

Caro Mário César Navarro

No Anuário de 1908 está referenciado Cerdeira como anexa da Freguesia de Trezoy(Mortágua).
Tanto em Mortágua,como nas restantes Freguesias do Concelho apenas vi referencia em Trezoy ao nome COELHO!

Cumprimentos

João Barroca

Reply

Direct link:

RE: Localizar Registro de nascimento

#298520 | IEDA COELHO | 28 févr. 2012 22:59 | In reply to: #298515

Desculpe Joao, mas o que eh Regedor?
Obrigada pelo interesse.
Ieda

Reply

Direct link:

RE: Localizar Registro de nascimento

#298521 | f4b2 | 28 févr. 2012 23:05 | In reply to: #298520

Cara Ieda

Regedor era a autoridade Administrativa da Freguesia.

Cumprimentos

João Barroca

Reply

Direct link:

RE: Localizar Registro de nascimento

#298530 | IEDA COELHO | 29 févr. 2012 00:40 | In reply to: #298474

Oi Jorge, com certeza temos sorte, estou com muita esperanca, e ainda mais que amanha (29/02) seria o aniversario de meu avo. Vamos ganhar o presente. Muito obrigada! Estou muito feliz em ver que o mundo nao estah perdido, ver pessoas solidarias como vcs. Um abraco. Ieda

Reply

Direct link:

RE: Localizar Registro de nascimento

#298532 | MCNN | 29 févr. 2012 01:41 | In reply to: #298519

Caro João Barroca


Para mim não restam dúvidas que o avô da Ieda foi baptizado em Trezói.

Essa certeza reforçou-se quando acabei de descobrir, na base de dados do CEPESE, o registo do pedido de passaporte de um José Coelho, filho de uma Rosa da Conceição e natural de ... Trezói !!!!

Sendo assim, ou estamos perante uma grande coincidência, ou então é ele com toda a certeza.

Um abraço


Mário César Navarro

Reply

Direct link:

RE: Localizar Registro de nascimento

#298536 | HRC1947 | 29 févr. 2012 09:34 | In reply to: #298514

Confrades;

Os m/ cumprimentos;
Com as v/ persistentes buscas, já detectaram a presença nas " brumas
da História ", de José Coelho !

Fico feliz pelo facto.

Bom trabalho

Ana Simões

Reply

Direct link:

RE: Localizar Registro de nascimento

#298544 | PAIVAMANSO | 29 févr. 2012 13:08 | In reply to: #298536

Caras Confreiras e Confrades, só agora pude aqui voltar e deparei-me com todas estas ajudas apenas num dia...... Faz-me bem sentir que faço parte do vosso ilimitado número de amigos. A solidariedade é o motor deste Fórum. Vamos aguardar pela resposta do Arquivo. Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Localizar Registro de nascimento

#298657 | PAIVAMANSO | 01 mars 2012 22:33 | In reply to: #298544

Caras amigas e amigos, já apareceu o assento de batismo do Avô da nossa Confreira Ieda Coelho, ora vejam o email que recebemos do Arquivo Distrital de Viseu: Ex.mo Senhor Jorge Santos. Em resposta ao pedido de hoje, informo V.ª Ex.ª que foi localizado o registo de José, filho de Rosa da Conceição, baptizado na freguesia de Trezói, concelho de Mortágua, em 29 de Fevereiro de 1908, sob o número 9/1908. Mais informo que o referido registo, consta neste Arquivo, em livro de registos de duplicados, pelo que, decorrente da legislação em vigor, não podemos emitir certidão do referido registo. Assim deverá solicitar a mesma à conservatória do Registo Civil de Mortágua, para que seja emitida através do livro de originais. (crcpcom.mortagua@dgrn.mj.pt). Aqui temos mais uma alegria, outra pequena mas saborosa vitória. Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Localizar Registro de nascimento

#298658 | HRC1947 | 01 mars 2012 22:41 | In reply to: #298657

Caros Confrades;

... Estamos todos de parabéns. Bem-Hajam.

Aproveito para vos enviar uma mensagem que encontrei num tópico, e com
algum interesse.
-------------------------------

[Topo]
RE: UMA SIMPLES MEDALHA, COM HISTÓRIA !! 01-03-2012, 22:17
Autor: HRC1947 [responder para o fórum] [Topo]
RE: Magalhães, o seguidor do projecto de Colombo 29-02-2012, 15:13
Autor: geneal [responder para o fórum] Caro José Maria Ferreira,

Não sei qual a credibilidade da seguinte notícia que veio no jornal, mas a ser verdade, e tirando o sensacionalismo que existe neste tipo de notícias é caso para dizer que apesar de muitos tentarem apagar e deturpar a história de Portugal, a verdade pode vir a qualquer momento ao de cima. Veja só que foi encontrado um medalhão português do século XIII num tubarão bebé na Malásia ... Por isso não desanime, tenha esperança e saiba que há quem apoie a sua visão. Se esta notícia engraçada lhe passou despercebida pode acede-la ainda aqui: http://www.jn.pt/blogs/osbichos/archive/2012/02/22/encontrado-medalh-227-o-portugu-234-s-do-s-233-culo-xvii-dentro-de-um-tubar-227-o-na-mal-225-sia.aspx

A ligação a este tópico sobre Magalhães parece-me falar por si, aquele que navegou até à Malásia há muitos séculos atrás.

Saudações
------------------

Os m/ melhores cumprimentos

Ana Simões

Reply

Direct link:

RE: Localizar Registro de nascimento

#298661 | MCNN | 02 mars 2012 00:06 | In reply to: #298657

Amigo Jorge Santos

Em primeiro lugar queria associar-me a si na alegria em se ter encontrado o assento de baptismo do avô da amiga Ieda.

Mas deixe-me que lhe diga que fiquei um bocado perplexo com a resposta que obteve.

Quando eu numa mensagem anterior referi que o Arquivo Distrital de Viseu tinha os baptismos de Trezói até 1909, limitei-me a reproduzir a informação que me foi transmitida telefonicamente por um funcionário do referido Arquivo.

Eu nesse dia fui forçado a recorrer ao telefone porque o servidor da DGARQ associado ao Arquivo Distrital de Viseu estava, desde há alguns dias, inoperacional.

Ao ler a resposta que recebeu do Arquivo, pensei imediatamente que o funcionário com quem tinha falado telefonicamente não se tinha apercebido que os baptismos até 1909 que afirmou ter não passavam de duplicados.

Mas agora que o servidor está novamente operacional fui dar uma espreitadela e vi que, de acordo com a informação que é aí disponibilizada, os baptismos de Trezói de 1909 que estão no Arquivo Distrital de Viseu são os ORIGINAIS.

Basta ver este link:

http://digitarq.advis.dgarq.gov.pt/details?id=1059236

Vamos a ver o que a Conservatória dirá.

Um abraço

Mário César Navarro

Reply

Direct link:

RE: Localizar Registro de nascimento

#298671 | IEDA COELHO | 02 mars 2012 11:48 | In reply to: #298657

Nossa, estou muito feliz! Esta eh uma enorme vitoria!!! Parabens a vcs todos que se empenharam nessa pesquisa! Muito obrigada mesmo! Nem sei como agradecer, vcs sao muito especiais! Abracos a todos!

Reply

Direct link:

RE: Localizar Registro de nascimento

#298673 | PAIVAMANSO | 02 mars 2012 12:22 | In reply to: #298671

Cara Ieda, enviei novo email, desta vez para a Conservatória de Mortágua, dando seguimento ao email que recebemos do Arquivo. Provavelmente, na terça feira, aqui informarei qual a resposta que eles nos derem. Aguarde tranquila, o mais importante está alcançado. Agora só falta confirmar onde está o livro original. De facto há muita gente de valor aqui no fórum, e quando se unem uns aos outros para ajudar, conseguem semear a esperança e a alegria. Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Localizar Registro de nascimento

#298676 | PAIVAMANSO | 02 mars 2012 13:03 | In reply to: #298673

Espero não ferir alguma confreira nem algum confrade, dos vários que muito ajudam a resolver estes tópicos em conjunto, onde eu me limito a fazer de simples telefonista ou escritor de emails, baseados nas intervenções deles ...... Mas acredito que eles não me levarão a mal, por eu não me cansar de dizer ao Mário Navarro, o quanto lhe agradeço, por vir sempre em nosso auxílio. Saibam que vos admiro a todos, e sem vocês não valho nada, mas o amigo Mário, tem sido muitas das vezes a nossa tábua de salvação. e mais uma vez nos trouxe aqui a solução de mão beijada. Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Localizar Registro de nascimento

#298678 | HRC1947 | 02 mars 2012 13:32 | In reply to: #298676

Caros Confrades;

Os m/ cumprimentos;

... Subscrevo inteiramente a opinião de Jorge Santos, relativamente à prestação
tida pelo n/ Confrade Mário Navarro. Os m/ parabéns.

Ana Simões

Reply

Direct link:

RE: Localizar Registro de nascimento

#298908 | PAIVAMANSO | 05 mars 2012 12:21 | In reply to: #298678

Caras amigas e amigos, está tudo a correr bem. Acabo de receber a confirmação de que afinal o livro original está mesmo na Conservatória de Mortágua, exactamente como o nosso amigo Mário Navarro tinha indicado. Já pedi uma fotocópia simples que enviarei á Ieda Coelho. Depois, se ela precisar, (se o Consulado Português lhe exigir), ela pedirá, com base na fotocópia simples, uma outra mas Certificada, que custa 20 euros mais os portes de correio para o Brasil. Atenção: Nestes casos, é indispensável informar qual o Arquivo Distrital, ou Qual a Conservatória do Registo Civil, onde está o livro original, que contém o assento (de batismo, nascimento, casamento, ou óbito, em causa.) Isto porque o Consulado Português no Brasil, pede sempre, internamente, o comprovativo da veracidade desse documento, creio que através de uma fotocópia certificada, mas essa da responsabilidade do Consulado. Obviamente, neste caso da Ieda, como já acima ficou dito, o livro está na Conservatória do Registo Civil de Mortágua. Tenho sempre o cuidado de dar também o endereço de email respectivo e o nome da pessoa que tratou do respectivo processo, seja num Arquivo Distrital, ou numa Conservatória. Peço desculpa, porque não escrevi isto só para vós, mas com intenção de informar alguém que não conheça estes procedimentos, e eventualmente aqui venha aprender algo que lhe possa ser útil. Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Localizar Registro de nascimento

#299036 | PAIVAMANSO | 06 mars 2012 19:47 | In reply to: #298908

Cara Ieda, enviei agora num anexo de email a digitalização da fotocópia simples do Batismo do seu Avô José Coelho. Diga por favor se recebeu, e se conseguiu imprimir bem legível. Se tiver qualquer dúvida, ou voltar a precisar da minha ajuda, conte sempre comigo. Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Localizar Registro de nascimento

#299190 | IEDA COELHO | 08 mars 2012 12:28 | In reply to: #299036

Caro Jorge, recebi a fotocopia e estah bem legivel, jah imprimi. Muito obrigada. Ieda

Reply

Direct link:

RE: Localizar Registro de nascimento

#299286 | magno | 09 mars 2012 11:14 | In reply to: #299190

Posso lhe fornecer mais algumas informações sobre esta família, visto que cruza com a minha, por afinidade.

Magno

Reply

Direct link:

RE: Localizar Registro de nascimento

#311698 | brunovieira | 11 août 2012 04:37 | In reply to: #298437

Boa Noite Senhores , preciso mto da ajuda de vcs! Preciso descobrir a freguesia , conservatória se o nome for esse e se existir este termo do meu avô.
Dei entrada no pedido de cidadania e me foi pedido esse documento(certidão de nascimento do meu avô)


O nome dele é : MANUEL VIEIRA , filho de JOSÉ VIEIRA e JOAQUINA ALVES LOPES
Nascido em 29/11/1906
Natural do : PORTO


Agradeço desde já ;

Att ;

Bruno Vieira

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 01 mai 2024, 07:58

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen