Apelido Alvello ou Albello

This topic is classified in rooms: Famílias | Formação

Apelido Alvello ou Albello

#300410 | mdr | 21 mars 2012 12:20

Boa tarde,

Gostaria de saber se alguém tem alguma informação relativamente ao apelido Alvello ou Albello.

Encontro-os em Esposende no séc. XVII.

Agradeço desde já a quem me possa ajudar!

Cumprimentos,

Marisa Dias Ramos

Reply

Direct link:

RE: Apelido Alvello ou Albello

#300480 | RCCORREIA | 21 mars 2012 22:09 | In reply to: #300410

Cara Marisa

O apelido surge já no Nobilário do Conde D. Pedro Afonso de Barcelos (séc XIII/XIV). Julgo que é igualmente referido na Crónica de D. João I referente a uns Alvello que seriam de Lamego, onde ficava o Vale de Alvello e o seu Solar. Há mais algumas referências que tendo anotadas não sei de memória mas refere Comendadores da Ordem de Cristo e outros por exemplo religiosos com este apelido já em séculos mais recentes. Apesar de não terem entrada própria no Felgueiras Gaio há ali alguns referidos noutros títulos.

Que dados tem mais?

Cumpts,
Rui C Correia

Reply

Direct link:

RE: Apelido Alvello ou Albello

#300482 | RCCORREIA | 21 mars 2012 22:25 | In reply to: #300480

Segundo o que está aqui no geneall são descendentes

"De D. Martim Moniz, o célebre herói que morreu na tomada do castelo de Lisboa, foi filho João Martins Salsa, e de sua mulher D. Urraca Viegas foram filhos Pedro e Martim Anes de Alvelo. Deles descendem os que usam deste apelido, mais tarde convertido em Alvelos.
Armas
De vermelho, cinco estrelas de oito raios de ouro.
Timbre: uma cabeça de urso de sua cor, carregado no pescoço com uma das estrelas do escudo."

(no índice de brasões vem uma representação mas com o timbre mal representado)

A honra de Alvellos que depois deu origem ao Morgadio do mesmo nome é junto a Lamego.
Este morgadio foi instituído (27.12.1302) por D. Vasco Martins de Alvelos, Bispo de Lamego (1297-1302) e depois da Guarda (1302-1313), para seu irmão Estêvão Martins, com capela na Sé de Lamego. Estes Alvelos entraram posteriormente na posse do Paço de Figueiredo das Donas, 1º solar dos Figueiredos em Portugal e situado em S. Pº do Sul. A representação familiar é dos descendentes do Visconde de Serrado (1º) e Morgado de Alvelos (19º), Francisco de Assis de Melo Lemos e Alvelos.

Cumpts,
RCC

Reply

Direct link:

RE: Apelido Alvello ou Albello

#300489 | mdr | 21 mars 2012 23:00 | In reply to: #300482

Caro Rui C Correia,

Antes de mais muito obrigada pela(s) resposta(s). Estou a pesquisar nos registos de Esposende e ontem deparei-me com este apelido. Os dados que tenho (uma certidão de casamento da paróquia de São Paio de Antas) são poucos, mas cá vão:

10 Maio 1762
João António Alvello, filho legítimo de Francisco António Albello de sua mulher Francisca Gonçalves da Santa
casou com
Teresa Alves, filha legítima de Manuel Alves Rollo e de Ângela Pires.

Não sei se terão alguma ligação com os Alvellos de Lamego que refere.

Obrigada de novo e cumprimentos,

Marisa

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 29 juin 2024, 04:43

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen