A Marquesa de Unhão, Dona Maria de Lencastre, foi aia de D. João V e dos infantes seus irmãos, e depois camareira mor da rainha D. Maria Ana de Áustria.
Há informações que apontam para o facto de lhe ter sido atribuído o título quando enviuvou, e de ter falecido em 19 de Outubro de 1789, com 83 anos de idade, e 49 de serviço no paço.
Mas também há informações (contraditórias) de o título ter sido criado por D. Filipe III (IV de Espanha), por carta de 7 de Junho de 1630 [a favor de D. Maria de Lencastre, 1ª Marquesa de Unhão, mulher de Fernão Telles de Menezes e Castro, 3º Conde de Unhão].
A questão é: em que ano faleceu a aia de D. João V, que foi camareira mor da rainha D. Maria Ana de Áustria? O título de marquesa de Unhão foi-lhe atribuído a ela? Ou foi a outra D. Maria de Lencastre, que viveu em data anterior?
Minha resposta não atende completamente suas dúvidas, mas tenho que, a D. Maria de Lencastre, 1ª Marquesa de Unhão, Camareira mor da Rainha da Maria Ana de Áustria, depois de viúva, foi Aia do Príncipe D. João V, esposa do Fernão Telles de Menezes e Castro, teria F-19.10.1739, Encarnação, Lisboa. Fontes: HGCRP, Tomo IX, pg 47 - NFP, vol IX, Silva, $6, N17 - CP, Tomo I, Cap. XXIV, pg 129 - DDJ, vol I, pg 316 - MHGGP, pg 129 - DGHICS, pg 494