Peço ajuda p/pesquisa Arquivo de Santarem

This topic is classified in rooms: Arquivos | Famílias | Pessoas | Regiões

Peço ajuda p/pesquisa Arquivo de Santarem

#303700 | mila1000 | 21 avril 2012 23:54

Confrades,
Peço ajuda para pesquisar sobre meus bisavós, naturais de Vila Nova de Ourem:
Joaquim Pereira, nascido em 09/03/1875,filho de Agostinho Pereira e Maria Joaquina
Maria de Jesus,nascida em 26/07/1877,filha de Francisco d Oliveira e Maria de Jesus
*as datas de nascimento constam dos obituarios aqui no Brasil,não sei se estão corretas.
Meus bisavós casaram entre metade de 1902 e começo de 1903,não encontro nada sobre esse registo de casamento,sei que após o casamento eles residiram em Casal de Santa Maria e,meu avô Jose Pereira nasceu em julho de 1903 em Ourem(tenho os dados que a confrade Stela Aleixo gentilmente pesquisou e,me informou).
Eles chegaram no Brasil em novembro/1911 e,residiam em Azambuja,eles tiveram mais filhos:Manoel,Manoel Maria e Agostinho.
Enviei e-mail para o arquivo de Santarem,mas,não obtive resposta alguma.
Se algum confrade puder me ajudar,eu agradeço.
Mila/Brasil

Reply

Direct link:

RE: Peço ajuda p/pesquisa Arquivo Distrital de SANTAREM

#303702 | HRC1947 | 22 avril 2012 00:13 | In reply to: #303700

Confreira Mila;

Bisavós:

Joaquim Pereira- nasceu 26/7/1875
Filho de:
Agostinho Pereira
Maria Joaquina
Natural de Vila Nova de Ourém
Freguesia ? .......
-----------------

Maria de Jesus - nasceu 26/7/1877
Filha de; Francisco Oliveira
Maria de Jesus
Natural de Vila Nova de Ourém
Freguesia ? ......
---------

Assim veja p.f. nos documentos que aí tem, relativamente ao seu AVÔ -- JOSÉ PEREIRA,nascido em
1903. qual a morada, [ respectiva Freguesia ]....

As Freguesias são elementos " CHAVE" , portanto da maior importância!!!

Nos Arquivos Distritais e outros, quando não consta a " FREGUESIA ", torna-se quase impossivel avançar:

Repare; Se O ConcelhoVilaNova Ourém- Distrito Santarém, tiver 5 ou 10 Freguesias, o funcionário teria

que começar pela Freguesia nº 1, sempre avançando até encontrar,e até poderia não "achar "!!! entendeu

o quanto é dificil??.

Também nas datas de nascimento; Quer parecer-me que foram muito " Rebuscadas " ora veja com atenção!!!

Logo que possa dê notícias, para ver o que se pode fazer.

Cumprimentos
Ana Simões
.

Reply

Direct link:

RE: Peço ajuda p/pesquisa Arquivo de Santarem

#303723 | f4b2 | 22 avril 2012 11:09 | In reply to: #303700

Cara Mila

No Anuário de PORTUGAL do ano de 1909,vem este nome,cito:

- JOAQUIM PEREIRA - Fazendas em Villa Nova de Ourém,1909

Cumprimentos

João Barroca

Reply

Direct link:

RE: Peço ajuda p/pesquisa Arquivo de Santarem

#303729 | mila1000 | 22 avril 2012 12:41 | In reply to: #303723

Confrade ,
Agradeço sua informação,e,poderia me informar se é possivel consultar este Anuário ,via on line,e,onde está.
Estou a procura do registo de casamento de meu bisavô,fui informada pela Conservatória de Ourem que não há registo de casamento entre 1902 e 1903,não recebo resposta do Arquivo de Santarem,e,estou do outro lado do Atlantico,não tenho como pesquisar.
Se puder me orientar,agradeço muito.
Mila

Reply

Direct link:

RE: Peço ajuda p/pesquisa Arquivo Distrital de SANTAREM

#303760 | mila1000 | 22 avril 2012 18:48 | In reply to: #303702

Cara Ana Simões,
Estou de posse da fotocópia do registo de baptismo de meu avô José Pereira, n 36 de 02/08/1903,onde diz que meu avô nasceu em 26/07/1903 e que foi baptizado na Igreja de Fátima,concelho de Vila Nova d Ourem,e, que seus pais Joaquim e Maria eram naturais da freguesia de Ourem,deste concelho e diocese,residentes no casal de santa Maria.
A obtenção deste documento só foi possível graças a ajuda da Confrade Stela Aleixo que confirmou existir o registo na Conservatória de Ourem meses atrás.Foi então que escrevi solicitando o documento autenticado.

Vou tentar conseguir a emissão de passaportes de meus bisavós em Lisboa,pois,eles aqui chegaram em 07/11/1911, vapor Araguaya,desembarcando no porto de Santos,junto com os filhos José(8anos),Manuel (5anos),Manuel (3anos) e Agostinho(9meses) ,não sei qual dos filhos é o Manuel Maria.No museu da imigração consta que residiam em Lambuja,mas, não localizei nenhuma freguesia com este nome ,apenas Azambuja.

As dats de nascimento de meus bisavós constam dos obituários(santinhos) que eram oferecidos na missa de sétimo dia do falecimento,eminha mãe os guarda com muito carinho.

Agradeço toda e qualquer ajuda.
Mila

ps:em que site ou distrito posso consultar o Anuário de 1909?Não tenho localizado,desculpe,mas,sei que jovem acha tudo rápido e,eu já estou quase nos 60....

Reply

Direct link:

RE: Peço ajuda p/pesquisa Arquivo Distrital de SANTAREM

#303763 | small | 22 avril 2012 19:25 | In reply to: #303760

Cara Ana

Só para informar que os assentos paroquiais, de 1894, das freguesias de Ourém ainda estão na Conservatória. Na posse desse assento que lhe enviei sugiro que contacte a Conservatória, enviando esse assento para facilitar, e solicite o assento de casamento dos seus bisavós. Nesse assento não refere onde os pais do José Pereira foram recebidos, o que quer dizer onde casaram? O José foi o primeiro filho do casal?
Todas estas informações são importantes, por isso eu sugerir que quando contactar novamente a Conservatória anexe esse assento que será uma pista para eles.
A Conservatória do Registo Civil de Ourém é muito rápida e prestativa em qualquer contacto que se faça, tem uma equipa fabulosa, decerto a ajudarão.
Boas pesquisas

Stella

Reply

Direct link:

RE: Peço ajuda p/pesquisa Arquivo Distrital de SANTAREM

#303764 | small | 22 avril 2012 19:27 | In reply to: #303760

Cara Mila

Desculpe, mas troquei o seu nome, na mensagem anterior.

Stella

Reply

Direct link:

RE: Peço ajuda p/pesquisa Arquivo de Santarem

#303765 | HRC1947 | 22 avril 2012 19:37 | In reply to: #303729

Confrades,
Peço ajuda para pesquisar sobre meus bisavós, naturais de Vila Nova de Ourem:
Joaquim Pereira, nascido em 09/03/1875,filho de Agostinho Pereira e Maria Joaquina
Maria de Jesus,nascida em 26/07/1877,filha de Francisco d Oliveira e Maria de Jesus
*as datas de nascimento constam dos obituarios aqui no Brasil,não sei se estão corretas.
Meus bisavós casaram entre metade de 1902 e começo de 1903,não encontro nada sobre esse registo de casamento,sei que após o casamento eles residiram em Casal de Santa Maria e,meu avô Jose Pereira nasceu em julho de 1903 em Ourem(tenho os dados que a confrade Stela Aleixo gentilmente pesquisou e,me informou).
Eles chegaram no Brasil em novembro/1911 e,residiam em Azambuja,eles tiveram mais filhos:Manoel,Manoel Maria e Agostinho.
Enviei e-mail para o arquivo de Santarem,mas,não obtive resposta alguma.
Se algum confrade puder me ajudar,eu agradeço.
Mila/Brasil
----------
Cara Ana Simões,
Estou de posse da fotocópia do registo de baptismo de meu avô José Pereira, n 36 de 02/08/1903,onde diz que meu avô nasceu em 26/07/1903 e que foi baptizado na Igreja de Fátima,concelho de Vila Nova d Ourem,e, que seus pais Joaquim e Maria eram naturais da freguesia de Ourem,deste concelho e diocese,residentes no casal de santa Maria.
A obtenção deste documento só foi possível graças a ajuda da Confrade Stela Aleixo que confirmou existir o registo na Conservatória de Ourem meses atrás.Foi então que escrevi solicitando o documento autenticado.

Vou tentar conseguir a emissão de passaportes de meus bisavós em Lisboa,pois,eles aqui chegaram em 07/11/1911, vapor Araguaya,desembarcando no porto de Santos,junto com os filhos José(8anos),Manuel (5anos),Manuel (3anos) e Agostinho(9meses) ,não sei qual dos filhos é o Manuel Maria.No museu da imigração consta que residiam em Lambuja,mas, não localizei nenhuma freguesia com este nome ,apenas Azambuja.

As dats de nascimento de meus bisavós constam dos obituários(santinhos) que eram oferecidos na missa de sétimo dia do falecimento,eminha mãe os guarda com muito carinho.

Agradeço toda e qualquer ajuda.
Mila
-----------
Cara Mila;

Lendo as suas mensagens, vê-se que em relação ao seu [ Bisavô-- vs. Avô ], vc. tem a freguesia onde ele
nasceu . Ora pode dar-se a hipótese do seu Bisavô ter nascido na mesma Freguesia ??...Já tinha
pensado nisso!!.

Você pelo que vejo já tem muitos elementos, tem é que ser mais assertiva.... Aquele Arquivo Distrital de
Santarém?... A Mila tem que telefonar.... escrever ...... [ o povo diz e é verdade " Quem precisa tem que andar
..... então só tem que " dar fogo à pessa!!.

O anuário que fala são livros que já não se encontram.

RECAPITULANDO:

Telefonar mais vezes aos arquivos, tentar criar um elo de ligação com a funcionária etc.
Escrever mais vezes aos Arquivos, a confirmar os pedidos anteriores etc.
Confreira Mila, " vc. ainda está uma rapariga igual às do seu tempo," portanto deve mentalizar-se mas é para
se complementar, e seguir em frente.

Os m/ melhores cumprimentos

Ana Simões
.

Reply

Direct link:

RE: Peço ajuda p/pesquisa Arquivo de Santarem

#303766 | HRC1947 | 22 avril 2012 19:42 | In reply to: #303765

RE: Peço ajuda p/pesquisa Arquivo de Santarem 22-04-2012, 19:37
Autor: HRC1947 [responder para o fórum]
Confrades,
Peço ajuda para pesquisar sobre meus bisavós, naturais de Vila Nova de Ourem:
Joaquim Pereira, nascido em 09/03/1875,filho de Agostinho Pereira e Maria Joaquina
Maria de Jesus,nascida em 26/07/1877,filha de Francisco d Oliveira e Maria de Jesus
*as datas de nascimento constam dos obituarios aqui no Brasil,não sei se estão corretas.
Meus bisavós casaram entre metade de 1902 e começo de 1903,não encontro nada sobre esse registo de casamento,sei que após o casamento eles residiram em Casal de Santa Maria e,meu avô Jose Pereira nasceu em julho de 1903 em Ourem(tenho os dados que a confrade Stela Aleixo gentilmente pesquisou e,me informou).
Eles chegaram no Brasil em novembro/1911 e,residiam em Azambuja,eles tiveram mais filhos:Manoel,Manoel Maria e Agostinho.
Enviei e-mail para o arquivo de Santarem,mas,não obtive resposta alguma.
Se algum confrade puder me ajudar,eu agradeço.
Mila/Brasil
----------
Cara Ana Simões,
Estou de posse da fotocópia do registo de baptismo de meu avô José Pereira, n 36 de 02/08/1903,onde diz que meu avô nasceu em 26/07/1903 e que foi baptizado na Igreja de Fátima,concelho de Vila Nova d Ourem,e, que seus pais Joaquim e Maria eram naturais da freguesia de Ourem,deste concelho e diocese,residentes no casal de santa Maria.
A obtenção deste documento só foi possível graças a ajuda da Confrade Stela Aleixo que confirmou existir o registo na Conservatória de Ourem meses atrás.Foi então que escrevi solicitando o documento autenticado.

Vou tentar conseguir a emissão de passaportes de meus bisavós em Lisboa,pois,eles aqui chegaram em 07/11/1911, vapor Araguaya,desembarcando no porto de Santos,junto com os filhos José(8anos),Manuel (5anos),Manuel (3anos) e Agostinho(9meses) ,não sei qual dos filhos é o Manuel Maria.No museu da imigração consta que residiam em Lambuja,mas, não localizei nenhuma freguesia com este nome ,apenas Azambuja.

As dats de nascimento de meus bisavós constam dos obituários(santinhos) que eram oferecidos na missa de sétimo dia do falecimento,eminha mãe os guarda com muito carinho.

Agradeço toda e qualquer ajuda.
Mila
-----------
Cara Mila;

Lendo as suas mensagens, vê-se que em relação ao seu [ Bisavô-- vs. Avô ], vc. tem a freguesia onde ele
nasceu . Ora pode dar-se a hipótese do seu Bisavô ter nascido na mesma Freguesia ??...Já tinha
pensado nisso!!.

Você pelo que vejo já tem muitos elementos, tem é que ser mais assertiva.... Aquele Arquivo Distrital de
Santarém?... A Mila tem que telefonar.... escrever ...... [ o povo diz e é verdade " Quem precisa tem que andar
..... então só tem que " dar fogo à Peça ."

O anuário que fala são livros que já não se encontram.

RECAPITULANDO:

Telefonar mais vezes aos arquivos, tentar criar um elo de ligação com a funcionária etc.
Escrever mais vezes aos Arquivos, a confirmar os pedidos anteriores etc.
Confreira Mila, " vc. ainda está uma rapariga igual às do seu tempo," portanto deve mentalizar-se mas é para
se complementar, e seguir em frente.

Os m/ melhores cumprimentos

Ana Simões

Reply

Direct link:

RE: Peço ajuda p/pesquisa Arquivo de Santarem

#303777 | mila1000 | 22 avril 2012 23:09 | In reply to: #303765

Cara Ana Simões,
Tenho escrito ao Arquivo de Santarem,mas, não recebo resposta,quanto a telefonar fica um pouco dificil,pois, estou do outro lado do Atlantico,ou seja, na região Sudeste do Brasil.
Vou continuar insistindo,pois, desistir é algo que não costumo fazer!
Muito obrigada por tudo.
Abraços.
Mila

Reply

Direct link:

RE: Peço ajuda p/pesquisa Arquivo Distrital de SANTAREM

#303792 | small | 23 avril 2012 01:15 | In reply to: #303760

Cara Mila

Estou a reler esta sua mensagem, e realmente o José foi o primeiro filho dos seus bisavós, assim pode ter a certeza que o casamento deles, está na Conservatória do Registo Civil de Ourém. Sendo que o José nasceu a 2/8/1903, eles devem ter casado cerca do final de 1902. Esta informação do assento do José, como sendo o 1º filho do casal, que voçê deve enviar quando pedir a pesquisa do casamento é muito importante para a pesquisa na Conservatória. Eu sei com toda a certeza que os assentos de 1894 em diante, ainda estão na Conservatória e não no Arquivo Distrital de Santarém.
Cumprimentos

Stella

Reply

Direct link:

RE: Peço ajuda p/pesquisa Arquivo Distrital de SANTAREM

#303795 | mila1000 | 23 avril 2012 02:39 | In reply to: #303792

Estimada Stella,
Enviei uma mensagem a Conservatória minutos antes de ver sua informação,mas, irei enviar novamente mencionando que meu avô é o primeiro filho do casal.
Agradeço mais uma vez pela sua gentileza.
Abraços.
Mila

Reply

Direct link:

RE: Peço ajuda p/pesquisa Arquivo de Santarem

#303798 | HRC1947 | 23 avril 2012 08:19 | In reply to: #303777

Cara Confreira Stella;

Os m/ cumprimentos;

... Confesso que fiquei surpreendida;
Então os Assentos Nascimento de 1894 ainda estarão na Conservatória Registo Civil Santarém?

É voz corrente que em todas as Conservatórias de Portugal, os Registos só se encontram [+/-] a partir de
1905/1908!!.. portanto tudo que está para trás foi para os Arq. Distritais, com excepção de Coimbra, que
ficaram à guarda do A. U. C., e mais outro caso, que agora não me ocorre!! Mas poderei estar errada.

atentamente
Ana Simões
--------------
E: Peço ajuda p/pesquisa Arquivo Distrital de SANTAREM 23-04-2012, 01:15
Autor: small [responder para o fórum] Cara Mila

Estou a reler esta sua mensagem, e realmente o José foi o primeiro filho dos seus bisavós, assim pode ter a certeza que o casamento deles, está na Conservatória do Registo Civil de Ourém. Sendo que o José nasceu a 2/8/1903, eles devem ter casado cerca do final de 1902. Esta informação do assento do José, como sendo o 1º filho do casal, que voçê deve enviar quando pedir a pesquisa do casamento é muito importante para a pesquisa na Conservatória. Eu sei com toda a certeza que os assentos de 1894 em diante, ainda estão na Conservatória e não no Arquivo Distrital de Santarém.
Cumprimentos
Stella
-------

Reply

Direct link:

RE: Peço ajuda p/pesquisa Arquivo de Santarem

#303848 | small | 23 avril 2012 17:24 | In reply to: #303798

Cara Ana Simões

Efectivamente os assentos ainda estão na Conservatória do Registo Civil de Ourém, e não de Santarém como por lapso escreveu. Encontrei uma situação idêntica salvo erro numa freguesia de Viseu.
Cumprimentos

Stella

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 02 juil. 2024, 07:44

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen