Quinta de Teixeira, em Vila Cova Lixa
This topic is classified in rooms: Património
Quinta de Teixeira, em Vila Cova Lixa
Caríssimos,
Procuro saber informações sobre a Quinta de Teixeira, em Vila Cova Lixa, Felgueiras.
Quinta de Teixeira, pertenceu a Manuel Teixeira de Seixas, que fundou nesta quinta, em 1656 a Capela de Nossa Senhora das Angústias.
Sei que Simão Lobo de Sousa Machado Pereira, Senhor da Casa de Santão, foi proprietário desta quinta e que foi herdada por seus descendentes e que hoje pertence aos condes de Paço Vitorino.
Cumprimentos,
ALM
Direct link:
RE: Quinta de Teixeira, em Vila Cova Lixa
Na "Bibliotheca Lusitana" por Diogo da Rocha Machado, vol 3, pág. 226, lê-se o seguinte:
»Fr. Manoel da Conceyçao chamado no seculo Manoel Teixeira de Seixas nasceu em o anno de 1640 na Quinta da Teixeira situada na Freguesia do Salvador de Villa cova do Conselho de Filgueiras na Provincia de Entre Douro e Minho. Forao seus pays Manoel Teixeira de Seixas e D. Catherina de Freitas e Sampayo, ambos de conhecida nobreza, que dezejozos de ter sucessor da sua casa prometerao a São Gonçalo de Amarante que se lho concedesse seria bautizado na sua igreja, cujo voto promptamente cumpriram agradecidos á merce que daquelle Portuguez Taumaturgo tinham recebido. (...)»
Não é muito, mas espero que ajude, volto ao assunto se encontrar mais informação,
Os meus cumprimentos,
Manuel Ferros
Direct link:
Boa noite, sou um jovem Lixense e tenho muita curiosidade sobre a Casa de Teixeira. No livro Felgerias Rubeas pode encontrar alguma informação sobre a Casa de Teixeira.
ReplyDirect link:
João Luís,
Boa tarde! tem o livro que mencionou?
Um abraço, AN
Direct link:
Caro João Luís,
Acha que me o podia enviar, digitalmente, aqui tem o meu e-mail,afonso_lm@hotmail.com.
Obrigado,
AN.
Direct link:
Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 14 nov. 2024, 13:05