Bisavos

This topic is classified in rooms: Pessoas

Bisavos

#305360 | correial | 09 mai 2012 00:08

Procuro informacao sobre meus bisavos (quando e onde nasceram e morreram, profissao, nome dos pais e que idade tinham os pais quando eles nasceram, quantos filhos tiveram e quais os seus nomes, etc):

Pais de meu avo paterno (nascido entre janeiro e abril de 1900 em Granja Nova): Antonio Correia e Maria Augusta Pereira.

Pais de minha avo paterna (nascida entre abril de 1895 e abril de 1896 em Granja Nova): Jose Pereira Cardoso e Maria Deolinda Sorrilha.

Pais de meu avo materno (nascido entre julho de 1892 e julho de 1893 em Ucanha): Jose Pereira Camilo e Maria Delfina.

Pais de minha avo materna (nascida entre julho de 1899 e julho de 1900 em Gouviaes): Francisco da Fonseca Martinho e Rosa do Carmo.

Agradeco antecipadamente qualquer informacao que possa ser fornecida.

Reply

Direct link:

RE: Bisavos

#305475 | MCNN | 09 mai 2012 23:49 | In reply to: #305360

Boa noite


O melhor a fazer, no seu caso, seria encontrar os assentos de baptismo dos seus quatro avós.

Esqueceu-se de mencionar os nomes deles.

Esses assentos devem conter várias informações que lhe interessam (naturalidade dos pais, identificação do local do nascimento e casamento dos pais, identificação do nome dos avós, etc).

Mais a mais, uma vez que sabe com tanta precisão as respectivas datas de nascimento, em princípio deveria não ser muito complicado encontrar e obter esses assentos de baptismo.

Bastaria pedir ao Arquivo Distrital respectivo (neste caso, sendo todos os seus avós do concelho de Tarouca, seria ao Arquivo Distrital de Viseu( que procurasse esses assentos,

O único problema, no seu caso, é que alguns desses assentos podem não estar no Arquivo Distrital de Viseu, mas sim na Câmara Eclesiástica de Lamego !!!!!!

Assim, de acordo com o Arquivo Distrital de Viseu:

Paróquia de Granja Nova:

No Arquivo Distrital de Viseu estão os baptismos desde 1827 até Dezembro de 1895. Depois disso só em Lamego
No Arquivo Distrital de Viseu estão os casamentos até 1891. Depois disso só em Lamego

Concluindo, o baptismo do seu avô paterno estará em Lamego, e o baptismo da sua avó paterna pode estar em Viseu ou Lamego. Os casamentos dos pais deles, caso tenham casado em Granja Nova, tanto podem estar em Viseu como em Lamego.


Paróquia de Ucanha:

No Arquivo Distrital de Viseu estão os baptismos até Dezembro de 1892. Depois disso só em Lamego
No Arquivo Distrital de Viseu estão os casamentos até 1875. Depois disso só em Lamego

Concluindo, o baptismo do seu avô materno tanto pode estar em Viseu como em Lamego. Mas o casamento dos pais dele, caso tenham casado em Ucanha, estará quase de certeza em Lamego.


Paróquia de Gouviães

No Arquivo Distrital de Viseu estão os baptismos até Dezembro de 1889. Depois disso só em Lamego
No Arquivo Distrital de Viseu estão os casamentos até Dezembro de 1899. Depois disso só em Lamego

Concluindo, o baptismo da sua avó materna estará de certeza em Lamego. Mas o casamento dos pais dela, caso tenham casado em Gouviães, estará em Viseu


Como vê, o panorama é muito díspar, e se as suas datas estiverem correctas, tem alguns casos em que os baptismos estarão exactamente na fronteira.

O que pode fazer ? Em primeiro lugar, confirme com o Arquivo Distrital de Viseu aquilo que eu acabei de escrever. Tanto o site pode ter as datas erradas, como eu posso ter-me enganado.

Depois disso, pode pedir ao Arquivo Distrital de Viseu que procure aqueles assentos em que exista a hipótese de estarem em Viseu.

No que diz respeito aos assentos que estão em Lamego, eles são consultáveis, mas nesse caso teria de ir lá pessoalmente.

Ou então espere algum tempo. Os assentos em questão, quer os do Arquivo Distrital de Viseu quer os da Câmara Eclesiástica de Lamego já foram digitalizados. Já foram inclusive disponibilizados no site dos Mormons (se bem que apenas com a consulta aberta para os funcionários da Direcção Geral de Arquivos e para os membros da Igreja Mormon). Em princípio, será apenas uma questão de tempo até serem disponibilizados para o público em geral.

Entretanto, existe alguém que, neste forum, se disponibiliza para consultar no site dos Mormons esses livros que não estão abertos ainda aos comuns dos mortais. Pode, se assim entender, experimentar pedir-lhe que faça essa busca para si, O tópico, com o título "posso ajudar - livros restritos dos mormons" é este:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=305089

Ou então pode ser que tenha a sorte de aparecer aqui algum primo seu. Quem sabe ?

Só para finalizar esta minha já longa e chata mensagem, queria deixar-lhe apenas uma curiosidade.

Trata-se do pedido de passaporte em Janeiro de 1933 para o Brasil de uma senhora que poderá ser irmã da sua bisavó materna. O link é este:

http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODDisplay.aspx?move=next&DigitalObjectID=56621&FileID=_2434223

a senhora chamava-se Joaquina Madalena Costa, era de Tarouca, era casada, tinha 35 anos de idade e era filha de Francisco da Fonseca Martinho e de Rosa de Jesus. Só o nome da mãe desta senhora é ligeiramente diferente daquele que diz ser o da sua bisavó.

Boa sorte


Mário César Navarro

Reply

Direct link:

RE: Bisavos

#305484 | f4b2 | 10 mai 2012 00:26 | In reply to: #305360

Caro Confrade

Apenas vi este nome depois de ter pesquisado os Anuários de Portugal de 1908/1909/1943/1944,cito:

- DÂMASO da FONSECA MARTINHO - Azenha - Moagem em Gouviaes(Tarouca),1943

Cumprimentos

João Barroca

Reply

Direct link:

RE: Bisavos

#305565 | correial | 10 mai 2012 22:50 | In reply to: #305475

Ola' Mario Cesar,

Realmente esqueci de incluir os nomes dos meus avos:

Pais de meu avo paterno (Miguel Correia, nascido entre janeiro e abril de 1900 em Granja Nova): Antonio Correia e Maria Augusta Pereira.

Pais de minha avo paterna (Maria Deolinda da Conceicao, nascida entre abril de 1895 e abril de 1896 em Granja Nova): Jose Pereira Cardoso e Maria Deolinda Sorrilha.

Pais de meu avo materno (Manuel Pereira Camilo, nascido entre julho de 1892 e julho de 1893 em Ucanha): Jose Pereira Camilo e Maria Delfina.

Pais de minha avo materna (Filomena de Jesus Madalena, nascida entre julho de 1899 e julho de 1900 em Gouviaes): Francisco da Fonseca Martinho e Rosa do Carmo.

A informacao que tenho foi obtida do assento de nascimento de meus pais, onde consta o nome dos meus avos, a idade que eles tinham quando os meus pais nasceram e o nome dos avos paternos e maternos.

Com certeza essa senhora Joaquina Madalena Costa a que se refere era irma da minha avo materna. Minha mae nao lembra o nome da avo dela e Maria do Carmo e o nome da avo materna que aparece no assento de nascimento. Mas o assento de nascimento nao e' o documento original. Ele foi transcrito e provavelmente se enganaram a respeito do apelido dela.

Solicitei os assentos de nascimento dos meus pais atraves do Portal do Cidadao mas eles nao tem certidoes com mais de 100 anos, entao nao pude pedir o assento de nascimento dos meus avos da mesma forma e nao sabia exatamente onde obte-los, mas agora eu sei gracas a sua mensagem.

O fato de nao morar em Portugal dificulta um pouco a pesquisa, mas vou olhar o website do Arquivo Distrital de Viseu.

Obrigada pela sua ajuda.

Cristina

Reply

Direct link:

RE: Bisavos

#305567 | correial | 10 mai 2012 23:01 | In reply to: #305484

Ola' Joao Barroca,

Esse senhor deve ser irmao da minha avo materna e da senhora Joaquina mencionada pelo Mario Cesar. Quando me contam historias sobra a familia, de vez em quando um tio Damas e' mencionado. Obviamente o nome nao e' Damas e sim Damaso.

Obrigada pela informacao.

Cristina

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 15 juin 2024, 17:49

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen