Familia Ribeiro / Familia Ferreira Pereira - 1903

This topic is classified in rooms: Arquivos | Brasil | Famílias | Pessoas

Familia Ribeiro / Familia Ferreira Pereira - 1903

#305785 | drmar | 13 mai 2012 23:05

Ola, busco a freguesia de minha bisavó, os dados que tenho dela são:
Nome de solteira:Emilia Ribeiro
Filho de..(Pai): Manoel Ribeiro
de (Mãe): Joaquina Ferreira Pereira
Data de Nascimento: 29/06/1903
Natural da Freguesia: ??
Concelho de: ??
Distrito de: Villa Real
Data de entrada no Brasil: 10/10/1913

Qualquer ajuda é bem vinda (já pesquisei no site familysearch.com, sem sucesso)
Sds
Daniel

Reply

Direct link:

RE: Familia Ribeiro / Familia Ferreira Pereira - 1903

#305792 | MCNN | 14 mai 2012 00:34 | In reply to: #305785

Caro Daniel


A não ser que estejamos perante uma grande coincidência creio existem duas incorrecções nos dados que aqui colocou, a saber:

a) A mãe da sua bisavó chamava-se Joaquina Teixeira Pereira (e não Joaquina Ferreira Pereira)

b) A sua bisavó não nasceu em 29/06/1903, mas sim em exactamente 2 anos antes, em 29/06/1901, e podia chamar-se de Emília, mas foi baptizada como Maria (seria Maria Emília ?)

Se o que eu disse anteriormente estiver certo, então a sua bisavó foi para o Brasil com os seus pais (já agora, o pai dela chamava-se Manuel Ribeiro de Andrade) e com bastantes irmãos, como pode ver neste registo de pedido de passaporte:

- Entidade detentora
Arquivo Distrital de Vila Real
- Código de referência
PT/ADVRL/AC/GCVR/H-D/010/1647/2555
- Cota original
3697
- Título
Registo de passaporte
- Datas
Vila Real, 11/11/1913
- Nível de descrição
Documento Simples
- Dimensão e suporte
160x210 mm.; Papel
- Âmbito e conteúdo
Requerente: Manuel Ribeiro de Andrade
Idade: 36 anos
Lugar: Ponte de Ôlo
Freguesia: Ermelo
Concelho: Mondim de Basto
Distrito: Vila Real
Acompanhantes: Joaquina Teixeira Pereira (esposa, 36 anos), Maria Augusta (filha, 15 anos), José (filho, 13 anos), Maria (filha, 12 anos), Laurinda (filha 9 anos), Maria do Patrocínio (filha, 7 anos), Álvaro (filho, 5 anos), Beatriz (filha, 3 anos) e Alice Ribeiro de Andrade (filha, 16 meses)
Destino: Brasil
- Localização
F. 639v
- Idioma/Escrita
Português

Eles seriam pois do lugar de Ponte de Ôlo, freguesia de Ermelo, concelho de Mondim de Basto.

A sua bisavó teria tido mais irmãos, que por não constarem neste registo devem ter falecido antes de 1913, nomeadamente uma irmã Carolina (irmã gémea de Laurinda) e um irmão Agostinho (nascido em 1902).

Pode ver aqui o que eu penso que pode ser o assento de baptismo da sua bisavó:

http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PMDB04-001-004&imgfile=galleries/PT-ADVRL-PRQ-PMDB04-001-004/PRTC0808D_ADVRL-PMDB04-001-Lv004_M_00011.jpg

Claro está que o que eu estou a dizer pode não estar correcto, e tratar-se de uma grande coincidência, ou seja, tratar-se de uma criança do sexo feminino que nasceu exactamente no mesmo dia e mês (mas com diferença de 2 anos), com o nome do pai que confere e com o nome da mãe quase igual ...

Talvez o Daniel possa acrescentar algo, como por exemplo, sabe da existência de irmãos da sua bisavó ?


Boa sorte


Mário César Navarro

Reply

Direct link:

RE: Familia Ribeiro / Familia Ferreira Pereira - 1903

#306319 | drmar | 19 mai 2012 18:40 | In reply to: #305792

Oi Mário, tudo bem?
Realmente os nomes dos acompanhantes foram reconhecidos pela minha avó. Ela só comentou que uma das tias dela era somente Maria, portanto estou achando estranho não constar o nome da Emilia como acompanhante no pedido de passaporte. No ano enviado não consta nenhum assento de bastismo para Emilia?
Sds
Daniel

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 04 juil. 2024, 05:21

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen