Franco, de Dom Marcelino Franco, Bispo do Algarve

This topic is classified in rooms: Pessoas | Cargos | Famílias

Franco, de Dom Marcelino Franco, Bispo do Algarve

#1620 | GML | 10 janv. 2001 20:18

Procuro informações sobre a família de Dom Marcelino António Maria Franco, Bispo do Algarve.

Guilherme Maia de Loureiro

Reply

Direct link:

RE: Franco, de Dom Marcelino Franco, Bispo do Algarve

#54436 | lgameiro | 29 déc. 2003 12:33 | In reply to: #1620

Caro Guilherme Maia de Loureiro

Também a mim me interessa este tema, e procuro informações mais concretas do que as que aqui deixo.
Segundo Arnaldo C. Anica (investigador tavirense), Dom Marcelino Franco (Tavira, 17/4/1871-3/12/1955), era filho do 3º casamento de Manuel António das Chagas (meu tio-4º avô) com Maria Isabel da Encarnação. Ora, este senhor Chagas, casou em 2ªs núpcias com Adelaide Francisca Narchial, de quem teve Adelaide Francisca da Conceição Narchial Franco (1852-1870), casada com Sebastião Rodrigues Barbosa Centeno.
Não me parece que isto faça muito sentido. Tenho pensado se o nome Marcelino Franco não seria um nome adoptado pela personalidade em questão para a sua vida eclesiástica, mas não tenho respostas a esta, a meu ver, incógnita

Com os melhores cumprimentos,

Reply

Direct link:

RE: Franco, de Dom Marcelino Franco, Bispo do Algarve

#54438 | GML | 29 déc. 2003 13:12 | In reply to: #54436

Caro lgameiro,

Nunca me dediquei a fundo ao estudo desta família por duas razões: em primeiro lugar não tenho tive sucesso nas poucas vezes que tentei contactar o Arquivo do Algarve; em segundo lugar, porque ao consultar os assentos paroquiais na Torre do Tombo, deparei-me com uma dúvida sobre quais os assentos que corresponderiam às pessoas que pesquisava.

Tudo se resolverá quando conseguir obter uma ou duas certidões do século XIX no Arquivo do Algarve.

A minha bisavó Sara Franco de Brito Ivens-Ferraz era filha de João Ivens-Ferraz e de sua mulher D. Joana Virgínia Franco de Brito. Neta materna de João José de Brito e de D. Cândida Lúcia Franco. Por sua avó materna era bisneta de Francisco António das Chagas Franco e de Maria da Conceição.

De acordo com aquilo que dizia esta minha bisavó, Francisco deverá ser irmão de Manuel António das Chagas (Franco).

É tudo quanto sei, mas não me parece que com vontade, seja muito difícil recuar bastante mais esta linha.

Com os melhores cuprimentos,

Gui Maia de Loureiro

Reply

Direct link:

RE: Franco, de Dom Marcelino Franco, Bispo do Algarve

#54439 | rgc | 29 déc. 2003 13:22 | In reply to: #54436

Caros Senhores

Também me interesso muito por este tópico uma vez que Sua Ex.ªRevª D.Francisco Franco, que ainda conheci,honrou muito a minha família de minha avó materna, porque costumava passar alguns dias, pelo verão,na Q.ta das Nogueiras,de nossas primas, sita na freg.do Alferce, Monchique. Quinta esta hoje em mãos de família estrangeira.
Tenho conhecimento de família- Franco algarvia, mas originária da Galiza.
Votos de Ano Novo agradável.
Rafael Guerreiro

Reply

Direct link:

RE: Franco, de Dom Marcelino Franco, Bispo do Algarve

#54442 | GML | 29 déc. 2003 14:11 | In reply to: #54439

Caro Rafael Guerreiro,

Confirma que se trata de Dom Marcelino Franco (e não Francisco)? Nesse caso, seria possivel enviar-nos os dados que possui sobre os Francos algarvios?

Desde já agradeço a sua atenção,

Gui Maia de Loureiro

Reply

Direct link:

RE: Franco, de Dom Marcelino Franco, Bispo do Algarve

#54443 | JCC | 29 déc. 2003 14:24 | In reply to: #54438

Caro Gui

Quem era João José de Brito? Era do Algarve (Tavira)? É que eu tenho uns Bitos por essas bandas (do lado da minha mulher)e gostaria de ver se serão dos mesmos.

Um abraço

João Cordovil Cardoso

Reply

Direct link:

RE: Franco, de Dom Marcelino Franco, Bispo do Algarve

#54444 | GML | 29 déc. 2003 14:33 | In reply to: #54443

Olá João!

Este João José de Brito é natural de Abrantes onde o avô Diogo Honorato de Brito (ou Diogo de Brito da Silva Mexia) era Tenente-Rei.

O pai de João José era Constantino Joaquim de Brito (durante muito tempo confundido pela família com o General Constantino José de Brito) que parece não ter sido um militar muito exemplar, ao contrário do mencionado Diogo de Brito. A mãe é que era algarvia e chamava-se D. Mariana Augusta Osório, filha de pais incógnitos.

Não há portanto qualquer relação com os Bito, mas se mais alguma coisa do que aqui fica te interessar, é só dizeres :-)

Um abraço,

Gui

Reply

Direct link:

RE: Franco, de Dom Marcelino Franco, Bispo do Algarve

#54445 | JCC | 29 déc. 2003 14:47 | In reply to: #54444

Caro Gui

Muito obrigado por tão pronta resposta.

É uma pena nãos serem dos mesmos. Os meus foram oficiais de Ordenanças ou de Milicias (não me recordo agora) em Odeleite e depois um deles (o filho) no Regimento de Tavira. Eram os dois João, filhos de um Francisco. Ainda não consegui localizar o assento deste último que paenas sei ser natural de Tavira. Os pais dele vieram de Covelos, bispsado de Coimbra. É aqui que estou parado nestemomento.

Um abraço

João

Reply

Direct link:

RE: Franco, de Dom Marcelino Franco, Bispo do Algarve

#54449 | GML | 29 déc. 2003 15:40 | In reply to: #54445

Caro João,

Não sei se sabes que existe uma genealogia manuscrita da Bito na Torre do Tombo. Nunca a consultei, mas se não me engano, aparece em Brito no índice e foi corrido depois para Bito.

Um abraço,

Gui

Reply

Direct link:

RE: Franco, de Dom Marcelino Franco, Bispo do Algarve

#54452 | rgc | 29 déc. 2003 16:04 | In reply to: #54442

Caro Gui Maia de Loureiro

Claro que se trata de D.Marcelino Franco, mas por associação de ideias associei aos Francos da Galiza e ao famigerado Caudilho Francisco Franco Y Bahamonde.

D.MARCELINO ANTÓNIO MARIA FRANCO nasceu na freg. de Santa Maria do Castelo, Tavira a 17.4.1871, filho de Manuel António das Chagas e de D.Maria Isabel da Encarnação Chagas. Foi Prefeito e professor e vice-reitor do Seminário de FaroE foi apresentado na igreja de Odiáxeree aí colado, mas de que foi dispensado.Foi cónego honorário da Sé de FARO, etc. Colaborou com os venerandos prelados Mendes Belo e Barbosa Leão. Foi colaborador na imprensa regional algarvia, etc. etc.O Santo Padre pela bula Commissum humilitate nostrae de 15-5.1920 nomeou-o bispo dpo Algarve.Muito mais poderia escrever, mas se consultar o III Vol. da História da Igreja em Portugal de Fortunato de Almeida encontrará muito de interesse.
E a propósito de Fortunato de Almeida a sua HISTÓRIA DE PORTUGAL, que raramente vejo mencionada é um manancial de informação sobre fontes documentais, citando-as e fazendo transcrições valiosas de muito interesse para muitíssimos tópicos e pedidos de informação aqui feitos no Fórum. Porque trata de genealogia, classes sociais, jurisprudência, cortes, hábitos, vida quotidiana, eu sei lá...tanta coisa! Só vista.Lembro-me sempre da História Universal de Carl Grimberg que leio até por distracção, pela maneira descritiva e assuntos relatados, passe o reclamo.

Sobre os FRANCOS algarvios de que falei trata-se de pessoa amiga e também meu médico assistente, mas o conhecimento foi a partir dos sogros que conheço há muitos anos. Embora tenha algum à-vontade, não tem surgido ocasião propícia abordar este assunto, que me parece não ter grande recepção. Sei disto, porque uma vez falámos no assunto, muito à pressa, foi no consultório, pois havia muitas pessoas para consulta.
Não obstante,se souber mais alguma coisa que seja de interesse e me seja permitido veicular aqui, dar-lhe-ei notícia.
Bom Ano Novo cheio de pesquisas genealógicas e recolhas valiosas.

Rafael Guerreiro

Reply

Direct link:

RE: Franco, de Dom Marcelino Franco, Bispo do Algarve

#54455 | JCC | 29 déc. 2003 16:14 | In reply to: #54449

Gui

Fazes hoje anos de casado e não dizias nada?

Um abraço de parabéns

João

Reply

Direct link:

RE: Covelo(s)

#54485 | rmfrp | 29 déc. 2003 23:49 | In reply to: #54445

Caro João Cordovil Cardoso:

Apenas como nota, a freguesia de Covelo pertence ao concelho de Tábua. Creio que a forma "Covelos" advém do facto de existirem na citada freguesia os lugares de Covelo de Cima e Covelo de Baixo.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Reply

Direct link:

RE: Franco, de Dom Marcelino Franco, Bispo do Algarve

#54487 | GML | 30 déc. 2003 00:19 | In reply to: #54455

É verdade! Obrigado.

G.

Reply

Direct link:

RE: Covelo(s)

#54523 | JCC | 30 déc. 2003 17:52 | In reply to: #54485

Caro Rui

Muito obrigado pelo esclarecimento. Vamos a ver quando arranjo tempo para ir à procura desta linha. Hoje tinha pensado passar o dia na TT e acabei por passá-lo nas Finaças :-(

Um abraço e Bom Ano Novo

João

Reply

Direct link:

Pereira Faleiro, de Tavira

#54566 | rmfrp | 31 déc. 2003 15:53 | In reply to: #54523

Caro João Cordovil Cardoso:

A propósito da família Brito da ascendência de sua esposa, numa sua intervenção de 2 de Julho de 2001 sobre este tema (http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=6546&fview=c) referiu que João Xavier de Brito (n. 1746) era neto materno de João Pereira Faleiro e Isabel da Conceição.

Nada posso acrescentar quanto à ascendência deste casal, mas encontrei entretanto registos relativos a Domingos Pereira Faleiro, natural de Tavira, que deve ter nascido cerca de 1700 e casou com Catarina Martins da Costa, de Castro Marim. Tiveram pelo menos dois filhos: Domingos Pereira Faleiro, que consta nas pautas de vereação de Castro Marim, e D. Cipriana Faleiro da Costa, que casou com o Cap. António Vaz Relego, filho de um casal de antepassados de sua esposa (e também meus), Domingos Vaz e Maria Castilho.

Com os melhores cumprimentos, e votos de Feliz Ano Novo,

Rui Pereira

Reply

Direct link:

RE: Pereira Faleiro, de Tavira

#54733 | JCC | 04 janv. 2004 22:14 | In reply to: #54566

Caro Rui

Mutio obrigado por estas dicas. Teremos que encontrar um destes dias para ver se esta gente se liga.

Um abraço e os votos de um Bom Ano Novo para si também.

Joião

Reply

Direct link:

RE: Franco, de Dom Marcelino Franco, Bispo do Algarve

#163695 | jorafael | 27 juil. 2007 23:19 | In reply to: #1620

Caro Guilherme Maia de Loureiro

Descendo do segundo casamento do Capitão Romão José Franco natural de Castro Verde viúvo de D. Francisca Leonarda Zarca, com D. Margarida Antónia Branca natural de Vila de Frades – Vidigueira, filha do Dr. Jerónimo Caetano da Rosa Branco e de D. Luzia Antónia. 06/11/1796 Vila de Frades.
Este ramo da família passou a Mértola e dai a Faro e Tavira, não tenho a família estudada, mas D. Marcelino Franco era da família, o meu pai actualmente com oitenta e cinco anos ainda se lembra de acompanhar o avô e o pai nas visitas ao primo Bispo.

José Cabrita Rafael
Beja

Reply

Direct link:

RE: Franco, de Dom Marcelino Franco, Bispo do Algarve

#163703 | GML | 27 juil. 2007 23:53 | In reply to: #163695

Caro José Cabrita Rafael,

Agradeço a sua mensagem. O que me conta é verdadeiramente surpreendente! Acontece que eu sou descendente por via do meu avô materno, do primeiro casamento do referido Capitão Romão José Franco. No entanto, a tradição de parentesco com Dom Marcelino António Maria Franco vem de uns Franco, de Tavira, do meu lado paterno! Não é curioso?!

Tenho à minha frente a fotocópia do assento de baptismo deste Bispo, que o diz filho do terceiro matrimónio de Manuel António das Chagas, proprietário e primeiro de Dona Maria Isabel da Encarnação, naturais, baptizados e casados na freguesia de Santa Maria do Castelo de Tavira. Neto paterno de Manuel António das Chagas e de Dona Maria Antónia da Encarnação e materno de José Pedro da Encarnação e de MAria das Dores.

Padrinhos foram Joaquim da Conceição Franco, casado e proprietário e Fabrício Victor Marchial Franco, solteiro e proprietário.

O apelido Franco julgo virá pelo pai e avô paterno, já que os meus antepassados de Tavira também são das Chagas Franco. No entanto, até hoje não tive ainda possibilidade de expandir este estudo. Agora fiquei com ainda mais curiosidade.

Melhores cumprimentos,

Gui Maia de Loureiro

Reply

Direct link:

RE: Franco, de Dom Marcelino Franco, Bispo do Algarve

#163903 | jorafael | 30 juil. 2007 19:05 | In reply to: #163703

Caro Guilherme Maia de Loureiro.

Nas notas que tirei dos livros de Vila de Frades tenho esta que lhe deve interessar:
Os avos maternos da segunda mulher do Capitão Romão José Franco têm pelo menos um filho de apelido Chagas . Parte dos costados da segunda mulher do Capitão Romão José Franco são os seguintes:

1 Margarida Antónia Branca – V. Frades

2 Jerónimo Caetano da Rosa Branco – V. Frades
3 Luzia Antónia – V. Frades

4 João Rodrigues Branco – V. Frades
5 Caetana Clara – Vila de Frades

6 José Rodrigues Xuxa – Salvador Beja
7 Maria Baioa – Vila de Frades

12 Mateus Rodrigues - Beja
13 Maria da Conceição – Beja

14 – Bento Afonso – V. Frades
15 – Margarida Baioa - V. Frades

O casal 6/7 casa a 9/08/1731 (PVDE04/02; Cx. 5; Lv 9; Fl. 23v; ADB) são pais de um António das Chagas que surge por sua vez como pai de outro José Rodrigues Xuxa (neto de 6) que casa a 5/07/1791 (PVDE04/02; Cx.6; Lv. 10; Fl. 67; ADB).
No registo do casamento de 6/7 de 1731 José Rodrigues e o Mateus Rodrigues não têm o apelido Xuxa, este deve ser alcunha que surgiu nas gerações seguintes. Nas várias famílias Rodrigues contemporâneas, presentes nos livros de V. Frades todas têm uma alcunha provavelmente como distintivo. Vou tentar encontrar o registo de baptismo e de casamento do António das Chagas.

Cordialmente

José Cabrita Rafael
Beja

Reply

Direct link:

RE: Franco, de Dom Marcelino Franco, Bispo do Algarve

#164151 | cfpp | 01 août 2007 20:31 | In reply to: #1620

Caro Guilherme,Como sou novata nestas andanças e acabo de me inscrever no Fórum ,quero testar se o que escrevo não desaparece assim por magia -é a terceira tentativa-e prefiro ser breve,à cautela...Isto vai sem pontuação,mas para a próxima ,talvez esteja mais alfabetizada e possa imitar melhor o Saramago.mas...aqui vai o que mais interessa:sou sobrinha neta de Dom Marcelino António Maria Franco e estou muito contente por vos achar- a si Gui e ao restante grupo.-Digam-me se tive êxito no envio, para tentar de novo! Saudações da MCFCP

Reply

Direct link:

RE: Franco, de Dom Marcelino Franco, Bispo do Algarve

#164165 | GML | 02 août 2007 00:01 | In reply to: #164151

Cara MCFCP,

Agradeço a sua mensagem que recebi sem qualquer dificuldade. Sendo sobrinha neta de Dom Marcelino Franco, é possível que sejamos parentes (relativamente) próximos!

Encontrei agora alguns apontamentos de uma pequeníssima pesquisa que fiz há algum tempo e à pressa na Torre do Tombo e que serão certamente úteis para esclarecer a possibilidade que se levanta dos Francos de Tavira terem origem nos de Castro Verde.

A minha bisavó Sara Franco de Brito Ivens-Ferraz era neta materna de João José de Brito e de sua mulher D. Cândida Lúcia Franco, casados na freguesia de Santa Maria do Castelo de Tavira a 4 de Junho de 1864.

Cândida era filha legítima de Francisco António das Chagas Franco e de sua mulher Maria da Conceição Franco; neta paterna de André da Conceição [Franco] e de Maria do Sacramento (casados em Santa Maria de Tavira a 10 de Janeiro de 1779) e neta materna de Francisco da Cruz e de Maria de Jesus, todos estes de Tavira.

O acima referido André da Conceição [Franco], era filho legítimo de Diogo Rodrigues Franco, mareante e de sua mulher Guiomar da Conceição. Ora, assumindo que André tivesse casado com 25 anos o ano do seu nascimento seria 1753 e o de seu pai aproximadamente 1728.

Por outro lado, o Capitão Romão José Franco casou em primeiras núpcias com D. Francisca Micaela "da Câmara" Zarco a 23 de Janeiro de 1774.

Como se percebe facilmente, algo está errado! Levantam-se então três hipóteses: ou os dados que aqui apresento não estão correctos por alguma razão; ou estão correctos mas o suposto parentesco dos meus Francos com D. Marcelino Franco (de que falava a minha bisavó) não existe; ou, por último, D. Marcelino não descende dos Francos do Capitão Romão José Franco.

Neste momento estou longe de ter tempo para aprofundar esta questão, mas fico ansiosamente à espera que alguém com mais disponibilidade me possa esclarecer.

Melhores cumprimentos,

Gui Maia de Loureiro

Reply

Direct link:

RE: Franco, de Dom Marcelino Franco, Bispo do Algarve

#164177 | cfpp | 02 août 2007 03:21 | In reply to: #164165

Caro Guilherme Loureiro, Muito obrigada pela pronta resposta com tantos dados que serão certamente preciosos para futura troca de msgs entre nós sobre o nosso provável parente comum e respectiva família. Hoje vou tentar enviar os elementos que tenho de memória e vou fazê-lo por fases para não acontecer perder a informação-é que ainda não aprendi a salvar o que escrevo. Sou natural de Faro ,vim muito nova para Lisboa com minha Mãe que então ao tempo,enviuvara recentemente e mais dois irmãos meus mais velhos. Foi o tio bispo que a encorajou a vir para casa de um seu irmão(Vicente Maria Ferrer Franco coronel do exército, ao tempo Director da Manutenção Militar),contrariando a ala mais tradicional da família que achava que a Mãe, na sua nova condição só deveria conhecer dois caminhos -o da Igreja e o do cemitério... tempos! ...O tio era um homem muito humano ,muitos se referiam a ele como o Bispo Santo-Santo Bispo-eu diria Santo Homem- afável, generoso ,muito amigo da família e dedicou muito do seu afecto à sua irmã solteira com quem vivia em Faro e de nome Maria Antónia da Conceição Franco. Além destes dois irmãos,emTavira,viveu sempre sua irmã mais velha,creio, Maria Libânia e temos por último o mais novo José Firmino Maria Franco cont

Reply

Direct link:

RE: Franco, de Dom Marcelino Franco, Bispo do Algarve

#164180 | cfpp | 02 août 2007 04:53 | In reply to: #164165

continuação---Falava então de josé F M franco,advogado e que morreu muito jovem. Este tio fez uma investigação sobre a Família e há uma árvore genealógica feita pelo seu punho e dada a minha Mãe pelo tio Marcelino e tia MªAntónia ,hoje na posse de meu irmão António,que conforme pode, vai tentando acrescentar mais elementos.Faltou falar de meu Avô Sérgio António Maria Franco que infelizmente já não conheci. Todos foram educados esmeradamente Pela Mãe Maria Isabel da Encarnação Chagas -ficou viúva e sòzinha acabou de formar os filhos Era uma mulher muito culta para a época. Educou tb minha Mãe que me contava histórias dela que preenchiam muito do meu imaginário infantil e talvez daí tenha nascido a curiosidade. Antes de voltar à fascinante Isabel ,tenho a acrescentar antes de acabar por hoje que na verdade confirmo ser a Isabel a 3ª esposa de Manuel António das Chagas cuja 1ºmulher era de origem espanhola, a 2ª italiana,ramo Narchial Franco.Dizia minha Mãe que os Soares Franco -Chagas Franco-Pires Franco e os Franco Centeno são todos os mesmos Franco. Possuo algumas fotografias antigas que mais tarde podem ajudar a dar algum contributo à pesquisa. Por hoje termino agradecendo mais uma vez a mensg de hoje e espero averiguar o conteúdo qd estiver perante as notas que meu irmão possui Cumprimentos da M.Carlota

Reply

Direct link:

RE: Franco, de Dom Marcelino Franco, Bispo do Algarve

#164222 | cfpp | 02 août 2007 13:53 | In reply to: #54436

caro igameiro ...É só avisá-lo de que tem algumas achegas ao seu interesse pelas relações entre os vários ramos FRANCO Cordiais cumprimentos

Reply

Direct link:

RE: Franco, de Dom Marcelino Franco, Bispo do Algarve

#164227 | cfpp | 02 août 2007 14:26 | In reply to: #163695

Caro JCRafael Ainda não estou muito familiarizada com o funcionando das msgs aqui no Fórum .Deixo só um pequeno aviso individual mas penso que dá direito a todos o acesso à leitura das das comunicações . Cordialmente Mcfpp

Reply

Direct link:

RE: Franco, de Dom Marcelino Franco, Bispo do Algarve

#164278 | jorafael | 02 août 2007 23:00 | In reply to: #164180

Cara M. Carlota
Estou bastante satisfeito pelo facto de encontrar elementos da família Franco e espero que possamos prestar uma singela homenagem à memória de seu tio, através da reconstituição da ascendência de D. Marcelino Franco. A memória relativa aos primos de Tavira não é grande pois o meu pai aos vinte anos já não tinha nem pais nem avós. Lembro-me de uma fotografia com algumas crianças que o meu pai diz serem os sobrinhos de D. Marcelino?
Tenho cópia do registo Nº 62 de 1871 Sta. Maria do Castelo de Tavira relativo ao nascimento. Vou tentar subir numa próxima visita ao Arquivo de Faro, pelo que todos os elementos das gerações anteriores são importantes. O que tenho é o seguinte:

1 Marcelino – 17/04/1871 Santa Maria do Castelo - Tavira
(1 filho de 2+3)
2 Manuel António das Chagas - Santa Maria do Castelo - Tavira
3 Maria Isabel da Encarnação - Santa Maria do Castelo - Tavira
(2 filho de 4+5)
4 Manuel António das Chagas
5 Maria Antónia da Encarnação
(3 filha de 6+7)
6 José Pedro da Encarnação
7 Maria das Dores

Relativamente à minha ascendência, este é o ramo correspondente aos Franco.

1 José António Cabrita Marques Rafael - 21/4/1959 Faro
(1 filho de 2+3)
2 Joaquim Valadas Marques Rafael - 04/10/1922 Santa Barbara de Nexe - Faro
3 Maria da Piedade Correia Cabrita
(2 filho de 4+5)
4 António José de Paula Costa Júnior - 23/06/1896 Mértola
5 Elisa da Graça Rafael
(4 filho de 8+9)
8 António José de Paula Costa
9 Carolina Guerreiro Possidónio - ( 14/04/1864 ) Almodôvar
(9 filha de 18+19)
18 João Possidónio Soares Marques –
19 Maria Carolina Franco Guerreiro – ( ? ) Mértola; casamento 10/11/1851 Mertola
(19 filha de 38+39)
38 Jerónimo Caetano da Rosa Branco - 25/04/1805 Vila de Frades - Vidigueira
39 Rita Antónia Guerreiro
(38 filho de 76+77)
76 Romão José Franco – ( ) Castro Verde
77 Margarida Antónia Branca casamento 6/9/1796 Vila de Frades - Vigigueira
(76 filho de 152+153)
152 Silvestre José Franco ( ) Cuba
153 Bárbara Mestre Reveza

Cordialmente
José Cabrita Rafael
Beja

Reply

Direct link:

RE: Franco, de Dom Marcelino Franco, Bispo do Algarve

#164363 | GML | 04 août 2007 00:51 | In reply to: #164278

Caro José Cabrita Rafael,

Sugiro que leia uma mensagem que escrevi há algum tempo, quando me dediquei ao estudo dos meus antepassados do baixo alentejo:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=43179#lista

Para além da linha dos Franco de Castro Verde recuar até inícios do século XVII, poderá haver uma ou outra linha daquela zona que também lhe interesse.

Quanto ao parentesco com D. Marcelino Franco, continuo curioso!...

Melhores cumprimentos,

Gui Maia de Loureiro

Reply

Direct link:

RE: Franco, de Dom Marcelino Franco, Bispo do Algarve

#164568 | cfpp | 07 août 2007 11:11 | In reply to: #164278

Caro JoRafael Muito obrigada por toda a informação prestada e espero agora,depois de falar com os meus irmãos durante as férias, ter mais notícias aqui no fórum para vos dar .Vamos ver o que nos traz o cruzamento de todos os estudos.É bom saber que existem pessoas que, para além de quererem mergulhar nas suas raízes se interessam por personalides que podem ser um bom exemplo para os mais novos,agora e no futuro-Estou contente por já não estar sózinha...Até breve!

Reply

Direct link:

RE: Franco, de Dom Marcelino Franco, Bispo do Algarve

#164603 | JAVSO | 07 août 2007 21:08 | In reply to: #54438

Caro Guilherme Maia de Loureiro

Deparei, agora, com este seu e-mail de 2003, que me chamou a atenção por ser descendente de uma Senhora de apelido Ivens.
A razão dessa chamada de atenção resultou do facto de a avó paterna de minha actual mulher também usar esse apelido, pois que se chamava Laura Ivens Tavares Neto. Era natural e residente na Ilha de S. Miguel, onde viveu, também, Roberto Ivens, seu antepassado.

Melhores cumprimentos,

José Alfredo Soares de Oliveira

Reply

Direct link:

RE: Franco, de Dom Marcelino Franco, Bispo do Algarve

#164617 | GML | 07 août 2007 23:48 | In reply to: #164603

Caro José Alfredo Soares de Oliveira,

Agradeço a sua mensagem. Gostaria muito de saber pormenores sobre a descendência de Roberto Ivens, primo direito do meu trisavô João Ivens-Ferraz. No entanto, para não desvirtuar o assunto deste tópico do forum, pedia-lhe o favor de me contactar por e-mail.

Melhores cumprimentos,

Gui Maia de Loureiro
gmaiadeloureiro arroba gmail . com

Reply

Direct link:

RE: Franco, de Dom Marcelino Franco, Bispo do Algarve

#167725 | jorafael | 18 sept. 2007 22:48 | In reply to: #164363

Caro Gui Maia de Loureiro

Desculpe só agora lhe agradecer, toda a informação que indicou.

Relativamente aos nossos Francos tem as cotas dos processos F. Santo Ofício e das habilitações ?

Relativamente a Marcos Gonçalves Franco, (natural e morador no Monte da Gramassa e no Monte Novo; c. a 25/9/1644 em Santiago, Beja) pergunto, é natural de Beja?
Já encontrei o casamento mas não fornece a indicação dos pais, terei de tentar nos notariais.

Serão estes Francos como os de Borba descendentes de D. Robert de la Corne ( o franco) Alcaide de Atouguia e senhor de Vila Franca?

Cordialmente
José Cabrita Rafael

Reply

Direct link:

RE: Franco, de Dom Marcelino Franco, Bispo do Algarve

#177692 | cfpp | 24 déc. 2007 04:29 | In reply to: #164568

Caros jorafael e GML
Peço-vos desculpa por esta longa ausência.Gostava de ter hoje muito para vos transmitir,mas infelizmente ainda não me é possível fazê-lo.
O meu irmão viaja com muita frequência e ficou difícil obter dados.E como estou longe de dominar as novas tecnologias as diligências ficam muito lentas.Mas por uma breve troca de palavras fiquei a saber que antes do dito André da Conceição vem um senhor chamado Diogo Roiz Franco. Além dos ramos(não sei se estou a aplicar bem o termo)que mencionei numa das anteriores mensagens, há uns Pires Franco também.
Quero desejar-vos um Feliz Natal e um Ano Novo muito compensador em termos de trabalho.Fica também a promessa de me aplicar mais!
Bom Ano!

Reply

Direct link:

RE: Franco, de Dom Marcelino Franco, Bispo do Algarve

#177819 | lgameiro | 26 déc. 2007 11:22 | In reply to: #164278

Caro José Rafael

Pegando nesta sua mensagem em que nos dá a conhecer parte da sua árvore, devo concluir que a sua bisavó Carolina Guerreiro Possidónio é irmã de João Possidónio Guerreiro, casado com Eliza Augusta da Cruz Vizetto. Está correcto?

Cumprimentos e votos de Boas Festas e Próspero 2008

Luís Gameiro

Reply

Direct link:

ANUÁRIO DA NOBREZA DE PORTUGAL

#178088 | gmg | 28 déc. 2007 23:29 | In reply to: #164363

Caríssimo Sr. Guilherme Maia de Loureiro,

Antes de mais peço desculpa por interromper este seu tópico com outro assunto, mas uma vez que é genealogista venho pergurtar-lhe se tem, por acaso, o novo ANP?



MOUZINHOS, de Castelo de Vide

Poderá verificar, se fizer o favor, se no ANP no título de MOUZINHOS, de Castelo de Vide constam os nomes de ANTÓNIO MOUZINHO GALEANO casado com MARIA DA PENHA DE OLIVEIRA (ou também chamada Maria de Oliveira da Pena) e de sua filha Felícia Mouzinho Galeano?




MEDEIROS de Valpaços?

Há alguma referência à ascendência de Jacinta de Medeiros (.nº 1)?

1. JACINTA DE MEDEIROS

Natural de Rio Torto.

Casou com FRANCISCO FERNANDES PASSEADO, ou FRANCISCO FERNANDES EIRÓ, natural de Valverde, Valpaços.

Filhos:

2. ISABEL DE MEDEIROS, natural de Valverde, Valpaços, onde nasceu a 6 de Maio de 1722, sendo seus padrinhos Francisco de Medeiros e sua mulher Caetana Fernandes . Casou em Valpaços a 15 de Abril de 1744 com ANTÓNIO FERNANDES DA RUA, filho de António Fernandes, natural de Valverde, e de Comba Álvares, natural de Cachão, Possacos. Foram moradores em Valverde, Valpaços. Filhos:
3. MARIA, que nasceu em Valpaços a 22 de Maio de 1745, sendo seus padrinhos Francisco Fernandes e sua filha Catarina, solteira. Morreu em 18 de Julho de 1752 .
3. QUITÉRIA AGOSTINHA, que nasceu em Valpaços a 28 de Agosto de 1748, sendo padrinhos Jerónimo de Morais e Castro, que assina, e sua irmã D. Antónia, que se fez representar por procuração em Belchior Luís Pinto de Magalhães .
3. CATARINA, que nasceu em Valpaços a 6 de Setembro de 1750, sendo padrinhos Francisco Fernandes e sua filha Catarina, avô e tia da baptizada .
3. ANTÓNIO, que nasceu em Valpaços a 12 de Fevereiro de 1753, sendo seus padrinhos António Ribeiro, que assina, e sua mulher Jacinta de Medeiros, da Fonte Mercê, Água Revez .
3. FRANCISCO JOÃO, que nasceu em Valpaços a 26 de Junho de 1756, sendo padrinhos o avô Francisco Fernandes e sua filha Catarina .
3. JOSÉ JOÃO, que nasceu em Valpaços a 27 de Abril de 1759, sendo padrinhos Manuel Gonçalves Barroso e sua irmã Maria .
3. JOÃO DE MEDEIROS, que nasceu em Valpaços a 30 de Abril de 1762, baptizado com o nome de JOÃO SECUNDINO, sendo padrinhos Francisco Fernandes Eiró, que assina de cruz, e sua filha Catarina . Casou com ISABEL GONÇALVES, filha de Manuel Gonçalves e de Caetana Maria, do lugar de Valongo . Filhos:
4. RITA, sem mais notícia.
4. FRANCISCO DE MEDEIROS, com geração.
3. JOSEFA MARIA, que nasceu em Valpaços a 19 de Março de 1765, sendo padrinhos Francisco Fernandes e sua filha Catarina, solteira. Morreu a 5 de Setembro de 1769 .
2. CATARINA, que é madrinha de seu sobrinho Francisco João em 1756. Nasceu em Valpaços a 12 de Janeiro de 1724, sendo seus padrinhos Manuel, solteiro, e sua irmã, também solteira, filhos que ficaram de António Gonçalves, de Valverde .
2. ANTÓNIO, que nasceu em Valverde, Valpaços, a 1 de Abril de 1729 .

Cumprimentos,

Luís GMG

Reply

Direct link:

RE: Franco, de Dom Marcelino Franco, Bispo do Algarve

#178564 | jorafael | 02 janv. 2008 23:35 | In reply to: #177819

Caro Luís Gameiro

As únicas referências relativas aos irmãos da minha avó Carolina Guerreiro Possidónio são as do Julgado de Menores de Almodôvar de 1869. Por morte de João Possidónio Soares Marques casado que foi com D. Maria Carolina Franco Guerreiro contam os seguintes filhos: João (13 anos); Jerónimo (12 anos); Manuel (7 anos); Cristina (6 anos); Carolina (5 anos).
Carolina nasceu em Almodôvar, há anos que procuro o nascimento dos outros irmãos e não encontro. João Possidónio Soares Marques era farmacêutico e suicidou--se em Almodovar a 7/2/1869 com láudano, numa terça-feira de Carnaval.

Sei que descende deste casal (João P S Marques /M C F Guerreiro) o poeta Marques da Silva ( Faro – Armação de Pêra) tinha duas filhas e ambas com descendentes em Lisboa, não tenho contactos.

Relativamente a outros descendentes do casal (João P S Marques /M C F Guerreiro) gostaria de saber quem são. O meu pai quando jovem contactou em Tavira com um primo Carlos Vizetto Guerreiro mas não sabe como entroncar o parentesco, tendo perdido todo o contacto com este ramo da família.

Cordialmente
José Rafael

Reply

Direct link:

RE: Franco, de Dom Marcelino Franco, Bispo do Algarve

#178588 | cfpp | 03 janv. 2008 02:37 | In reply to: #178564

Caro José Rafael,
No final do ano passado ,uns dias atrás ,dirigi-me preferencialmente a si e a GML,mas claro que os votos de um Bom Ano se estendem a todos os participantes deste tópico.
Li a sua última mensagem e ainda sem ter muito de concreto a transmitir ,o nome Vizetto,avivou a minha memória sobre conversas "soltas"com minha Mãe ,a quem infelizmemte já não podemos pedir ajuda.Sempre a ouvi falar entre muitas outras coisas,na origem italiana e espanhola da família -transmissão da sua Avó Maria Isabel que lhe falava também de uma aia da nossa Raínha Maria Pia de nome Anna e que terá vindo junto acompanhando-a aqui em Portugal- (claro que em criança o facto era motivo de grande tema para sonhar com príncipes e princesas)- hoje o meu irmão ainda brinca comigo e acha que eram histórias...
No entanto minha Mãe contava-mas com muita seriedade e acrescentava que seu Pai Sérgio,o aventureiro,(nome como era conhecido na família)- irmão do Tio Marcelino, no final da guerra, ficou a conhecer mundo e só regressou anos mais tarde com longas barbas e trazia notícias de Nápoles ,dos ditos antepassados .Segundo meu Avô, nesta linda cidade ,existia um
palácio ,na altura já abandonado pela família e comprado pelo estado e onde funcionava um hotel.Também à mistura falava de uma grande fortuna familiar proveniente de uma grande fábrica de artigos de cobre.
Tudo isto tem realmente todos os ingredientes para novela!...
Se por acaso acharem que estas histórias familiares podem estar de certo modo a desvirtuar o tópico , notifiquem-me,pf.
Ao deambular pelo Forum percebi que estou a dirigir-me a respeitáveis personalidades representativas da matéria e não quero roubar-lhes tempo.
Por hoje termino ,já é tarde e as férias chegaram ao fim!
Cordialmente
Maria Carlota

Reply

Direct link:

RE: Franco, de Dom Marcelino Franco, Bispo do Algarve

#178615 | lgameiro | 03 janv. 2008 12:29 | In reply to: #178564

A Todos, saudações de um Bom Ano de 2008.

Caro José Rafael,

estou então em condições de lhe dizer que a minha suspeita estava correcta.
Tenho registado o nascimento de João Possidónio Guerreiro em Martimlongo, Alcoutim, em 9/1/1855, o que bate certo com a idade do João, o filho mais velho dos seus avós Soares Marques/Franco Guerreiro, segundo o documento que refere. Ele próprio, pelos vistos seguindo as pisadas do pai, foi farmacêutico. Foi também Administrador do Concelho e Presidente da Câmara de Tavira.

Casou em Tavira, 1884, com Eliza Augusta da Cruz Vizetto de quem teve nove filhos, entre os quais o primo que refere: Carlos Vizetto Guerreiro.

Se me permite a publicidade, sugiro-lhe a consulta da minha página pessoal do Geneall, onde encontrará muitos primos seus deste ramo.

http://genealogia.netopia.pt/0235/pessoas.php?id=1013796

Renovados votos de Bom Ano.
Cordialmente,

Luís Gameiro

Reply

Direct link:

RE: Franco, de Dom Marcelino Franco, Bispo do Algarve

#178686 | jorafael | 03 janv. 2008 19:13 | In reply to: #178615

Caro Luís Gameiro

Venho agradecer-lhe todas as informações que me forneceu e retribuir os votos de Bom Ano Novo.

Cordialmente
José Rafael

Reply

Direct link:

RE: Franco, de Dom Marcelino Franco, Bispo do Algarve

#178731 | jflfl | 03 janv. 2008 23:59 | In reply to: #164363

Olá Gui
Em primeiro lugar os votos de um Bom Ano!
Só agora me apercebi deste tópico... que como sabe me interessa pois tenho descendência de Silvestre José Franco que aliás melhor conheci graças a si, devo dizer.

Tenho que o Capitão Silveste José Franco teve pelo menos 4 filhos do seu casamento com Barbara Mestre Reveza, a saber:
Romão José Franco
Inacia Maria Franco
Maria Inacia Franco
Jose Mestre Franco

E do seu casamento com Francisca Teresa, terá tido pelo menos mais uma filha:
Alexandra Balbina Franco

Confirma estes dados? Será que houve outros filhos? Outros casamentos?

Um abraço
Joaquim Falcão de Lima

Reply

Direct link:

RE: Franco, de Dom Marcelino Franco, Bispo do Algarve

#178740 | cfpp | 04 janv. 2008 04:24 | In reply to: #178686

Caro GML
Hoje dirijo-me a si como autor deste tópico que me é tão caro para lhe pedir descul-
pas-gostava de conseguir dar mais consistência às minhas informações,mas por agora julgo que só posso sustentá-las pelo que oralmente me foi transmitido.
Na minha mensagem de 24 de dez também cometi uma gafe quando referi dois
nomes já tão amàvelmente por si fornecidos anteriormente.Julgo que o Roiz me fez distrair do(Rodrigues- Rodriguez)uma forma mais antiga,não é?
Acrescento um dado relativo a D.Maria Isabel, minha bisavó,que todos julgávamos
ser natural de Lisboa e o meu irmão garante que da freguesia de Sto Estevão.
Hoje reparei que nas mensagens ùltimamente aqui deixadas no forum tenho (temos- assim o espero) parentes com quem ainda convivi os primos Maria Ana e Alfredo
Narchial Franco ,ela violionsta(e que convenceu minha Mãe a deixar-me matricular na Escola de Dança em S. Carlos )e ele militar- que atestou ser eu pessoa de bem
para casar com o então meu noivo tb ele militar-exigências da época!...
Vou continuar àmanhã ,é tardíssimo!Tenho uma filha a viver nos USA e aproveito escrever enquanto espero pela hora mais conveniente de lá
Cordialmente
M.Carlota

Reply

Direct link:

RE: Franco, de Dom Marcelino Franco, Bispo do Algarve

#178883 | cfpp | 05 janv. 2008 00:45 | In reply to: #178740

Caro Gui
Aqui de novo a continuar e mais cedo também. A falta de sono leva-nos a alguns
erros,já para não falar das pontuações que ainda não domino no computador.
Creio ter-me enganado no nome do irmão da prima violinista.Alfredo era tb irmão,
mas foi Fermando,coronel ,quem assinou a declaração referida na msg anterior.
Em 1995 falei com sua viúva,Mª Teresa que me comunicou o falecimento da pri-
Mª Ana em Maio-3anos antes.Este casal teve um filho de nome José Maria(notas da minha agenda desse ano).
Qd viemos para Lisboa,visitávamos muito estes primos. Gostava muito da prima
Maria do Carmo que me tratava com muita doçura e sempre muito elegante de
postura.
Esta família é Guerreiro e Vicetto-Vizetto(?)´,além de Narchial Franco que era como
melhor os identificávamos na nossa.
Nuns averbamentos de jazigo de família em Lisboa-Alto S João constam nomes tais como:Victor Narchial Franco ;Carlos Franco,;Mª de Lourdes Narchial Franco;António
Vicente da Silva e Cunha ;Srª Dona Ana Bernardina Baptista Narchial Franco; Maria
Margarida Narc. F;Maria do Patrocínio de Melo Narc.F;Judite Amélia STºs Ferreira Pereira;Mariana Baptista Martins Ceia,;Regina Bordalo Amado Ventura.
Por hoje termino.Estou com receio de que se apague esta informação escrita a pas-
so de carangueijo.(Já foi pior!)...
Bom fim de semana!M.Carlota

Reply

Direct link:

RE: Franco, de Dom Marcelino Franco, Bispo do Algarve

#179411 | cfpp | 08 janv. 2008 01:49 | In reply to: #178883

(continuação da msg anterior)
Hoje e antes de prosseguir devo acrescentar, à mensagem anterior que a referida Prima Maria do Carmo era Mãe de Maria Ana,Alfredo,Fernando(julgo serem filhos de um seu 2º casamento).A minha Mãe gostava de compartilhar com ela as dificuldades que iam surgindo numa cidade nova ,com a responsibilidade de 3 filhos menores.Lembro-me de uns lanches muito carinhosos e ao cuidado da Prima Mª doCarmo .Viviam junto à Praça do Chile em Lisboa.
O referido jazigo,onde se encontram, como se pode ver pelos nomes, familiares muito próximos destes primos, pertencia ao irmão do Tio Marcelino,Vicente Maria-
-Tenho acesso a esses docts.
A irmã de Marcelino,bispo e Vicente,coronel- MªAntónia- está sepultada emFaro,juntamente
com meus Pais+seu irmão Sérgio,o"aventureiro"(meu Avô) e Sua Mãe Maria Isabel-
.
Minha bisavó Maria Isabel fundou em Faro uma escola com uma sua amiga(?) por todos chamada Menina Teresinha .Minha bisavó ensinava línguas,história e música,
às meninas da elite da época.Creio que foi assim que conseguiu ,juntamente com o tio Marcelino-que minha irmã diz ser o mais velho dos irmãos-educarem os mais
novos.
Assisti em Tavira, já adolescente,ao enterro da tia MªLibânia.Do tio José,advg não tenho a certeza,mas é provável que seja Tavira o lugar da sua última morada.
Estou ansiosa por receber do meu irmão,mais notícias que prometeu enviar-me
Olhei, na última reunião familiar, muito de fugida,a Árvore e pareceu-me que existem casamentos entre primos o que baralha qd se quer desvendar quem é quem.Tb é recorrente a profissão de militar e historiador.
Numa próxima vez e se acharem que ajuda, posso mencionar alguns outros nomes ,visitas de meus tios. Fico na dúvida se não teriam ligação à família...
A G.M.L e Outros Primos... A tds peço desculpas por esta forma ,por vezes pessoal de vos dar notícias,mas não
sei mt bem o que pode ajudar em genealogia.Fantasias não é concerteza!...Por isso
tento frear as minhas suposições .
Agora acho melhor suspender e espero ter na mão elementos que apoiem melhor a pesquisa.
Com simpatia os meus cordiais cumprimentos.
Mª Carlota

Reply

Direct link:

RE: Franco, de Dom Marcelino Franco, Bispo do Algarve

#179871 | facs | 10 janv. 2008 15:01 | In reply to: #178588

D. Maria Carlota
Boa Tarde, tenho andado a fazer pesquisas, sobre a familia Franco. No entanto há uns meses atras, me disseram que havia varias familias com o mesmo apelido, infelizmente assim nao acontece, uma vez que li nuns depoimentos de aqui que seriam espanhois vindos da Galiza ou de certas partes de Portugal, no entanto tenho um Ascendente de nome Domigos Franco ou (Domingos Francisco Franco) faleceu em 1668, foi casado com Barbara Luís, estes eram de Mafra, lugarejo de Alcainça e Gradil, foram pais de
Domingas
António
João
Domingas
e Manuel Franco
Se tiver algo que me possa ajudar nesta pesquisa muito lhe agradeço, com os melhores cumprimentos e votos de bom ano já que um pouco atrazados

Francisco

Reply

Direct link:

RE: Franco, de Dom Marcelino Franco, Bispo do Algarve

#180185 | cfpp | 12 janv. 2008 23:22 | In reply to: #179411

Caro Francisco
Terei muito gosto em responder à sua mensagem que muito agradeço,mas como pode ler nas informações que vou deixando aqui neste tópico ,de momento não estou a conseguir elementos baseados em dados mais concretos.
...Mas os nomes que indica ou já os encontrei em outros tópicos ou nas "pesquisas"
no GeneallPlus, onde acabei por me inscrever e que recomendo.
Aí encontra um trabalho notório e mt sério;ajuda muito - principalmente a quem como eu, por exemplo,que ganhou muito gosto pela matéria mas que continua muito ignorante .Se por acaso não tem este acesso ,tentarei um dia destes ir à pro-
cura e com todo o prazer lhe dou o resultado.
Agradeço e retribuo os desejos de um Bom Ano Novo!
Boas pesquisas
Cordialmente
Mª Carlota

Reply

Direct link:

RE: Franco, de Dom Marcelino Franco, Bispo do Algarve

#180712 | cfpp | 16 janv. 2008 21:12 | In reply to: #179871

Caro Francisco
...Ao início deste tópico,à drtº escreva o nome do seu antepassado- Domingos Francisco Franco -e clica em » e aí pode explorar os descendentes.Provàvelmente
já experimentou,mas eu por exemplo levei tempo a descobrir o que era tão evidente...
Parece-me que esta família não se "encaixa" na tratada neste tópico,mas isto só os senhores genealogistas deste grupo poderão elucidar.Continuo a aguardar o en-
contro já marcado para o prx mês com o meu irmão que -como pode ler em msgs
minhas anteriores,possui mais dados.
Até breve
Mª Carlota.

Reply

Direct link:

RE: Franco, de Dom Marcelino Franco, Bispo do Algarve

#180720 | cfpp | 16 janv. 2008 21:48 | In reply to: #179871

Caro Francisco
Aqui estou de novo só para lhe dizer que tem uma outra msg minha (anterior à de mnts atrás),mas que saíu na ordem cronológica.Tb só agora percebi a diferença de colocar a resposta indo à última msg do forum ou responder na msg que nos é di-
rigida.Gostava de saber o que é mais correcto fazer-se...Isto são mesmo dúvidas de
principiante!
MC

Reply

Direct link:

RE: Franco, de Dom Marcelino Franco, Bispo do Algarve

#180737 | facs | 17 janv. 2008 00:45 | In reply to: #180712

Amiga Carlota

Infelizmente; nao tenho acesso á torre do tombo, pois vivo no estranjeiro, no entanto em contactos anteriores, tive respostas mas nada que supera-se as espectativas, do referido Domingos Franco ou Domingos Francisco Franco, como em tópicos anteriores nesta pagina, cheguei a observar, que os Francos podem ter uma linhagem unica, poderia ser que este es francos tambem lfizessem parte da sua lista
Mas pacientemewnte vou aguardando

Fico lhe muito grato se conseguir alguma resposta

com os meus cumprimentos

Francisco simoes

Reply

Direct link:

RE: Franco, de Dom Marcelino Franco, Bispo do Algarve

#191199 | cfpp | 05 avril 2008 16:44 | In reply to: #180185

Caríssimos
Foi uma agradável surpresa ver, aqui no site, enriquecida a lista dos Bispos do Algarve ,com um filho da terra . Se juntarmos o facto de se tratar de um ente nosso ,muito querido ,ainda melhor é!-Pela família respondo e agradeço.
Andava eu a "pesquisar" uns Sousa Coutinho(Linhares)visitas dos tios e ,por me lembrar de ouvir dizer a minha Mãe que esta família tb teria tido um familiar Bispo no Algarve,eis se não quando...me deparo com a recente inclusão- se bem que desconfie serem os responsáveis, alguns simpáticos primos deste tópico... e, provàvelmente tb alguns deles, irão estar presentes nesse tão anunciado encontro de Tavira .Espero que seja um êxito!
Tenho originais de fotografias doTio Marcelino,mas para enviar precisava dominar as" habilidades"-tenho quem ajude,só que...santos de casa... lá irei e com estes estímulos,tenho mesmo de me empenhar!
Tenho estado pouco activa,sei que estou em falta ,mas às vezes a vida é tb ela feita de pequenos contratempos, impeditivos de estarmos em sintonia.
Bom fim de semana!
M.Carlota

Reply

Direct link:

RE: Franco, de Dom Marcelino Franco, Bispo do Algarve

#194402 | cfpp | 27 avril 2008 18:51 | In reply to: #191199

Caros Maia Loureiro, Gameiro, Rafael e demais confrades,
Após reunião familiar entre minha irmã Maria de Lourdes e meu irmão António, concluímos que deveríamos fornecer-vos mais elementos - por fases - a genealogia que possuimos dos ascendentes de D. Marcelino António Maria Franco:

Diogo Roiz Franco, casado com Guiomar da Conceição, tiveram os seguintes filhos:
a- António Roiz Franco
b - Luiza Inácia, mãe de António Roiz Franco Júnior
c - Pedro Roiz Franco
e - Maria da Conceição, mãe de José Pires e avó de António Duarte Pires
f - André da Conceição, pai de 7 filhos:
f1 - Francisca Franco, não teve filhos
f2 - João André da Conceição Franco, pai de Maria Olympia.
f3 - Dores, não teve filhos
f4 - Joaquim das Chagas Franco, pai de:
f41 - Ana N. Franco;
f42 - Maria das Dores;
f43 - Adelaide;
f44 - Gen. Theodósio Franco;
f45 - Leandro;
f46 - Joaquim
f47 - Luís Franco.
f5 - Maria Gertrudes da Conceição, mãe de:
f51 - Maria da Conceição
f52 - Manuel das Chagas, pai de:
f521 - Fellisbela
f522 - Francisco
f523 - Cesinando, pai de 2 filhos de que não se sabe os nomes.
f53 - Francisco Franco (médico naval), pai de:
f531 - Conselheiro Franco, pai de:
f5311 - Jayme
f54 - Maria do Sacramento, mãe de 3 filhos:
f541 - Adelaide, mãe de 3 filhos:
f5411 - Amélia
f5412 - Quitéria
f5413 - Eduarda
f542 - Eduardo Antune, pai de 4 filhos:
f5421 - Francisco
f5422 - Luiz
f5423 - Eduardo
f5424 - Maria Eduarda
f543 - Amélia que teve 2 filhos:
f5431 - Amélia - mãe de 3 filhos de que não se sabem os nomes
f5432 - João - pai de 2 filhos de que não se sabe os nomes

Em próxima etapa, seguem os 2 restantes filhos, de entre 7, de André da Conceição:

f6 - Francisco das Chagas Franco
f7 - Manuel António das Chagas

Reply

Direct link:

RE: Franco, de Dom Marcelino Franco, Bispo do Algarve

#194412 | cfpp | 27 avril 2008 20:00 | In reply to: #194402

Continuação da mensagem de 27/4/2008 às 18,51h

f6 - Francisco das Chagas Franco, teve 7 filhos:
f61 - António das Chagas Franco, sem filhos conhecidos
f62 - Francisca que teve apenas 1 filho:
f621 - Maria da conceição que teve 4 filhos:
f6211 - Marçal
f6212 - Theodósio
f6213 - Parifino
f6214 - Maria Cândidá
f63 - Tereza que teve 3 filhos:
f631 - Emília que teve 3 filhos:
f6311 - Jayme, sem descendência conhecida
f6312 - Olympio, sem descendentes conhecidos
f6313 - Amélio que teve 3 filhos:
f63131 - Maria
f63132 - não se conhece o nome
f63133 - não se conhece o nome
f632 - Francisco Franco teve 3 filhos:
f6321 - Theodósio - não consta descendência
f6322 - Gen. Bernardino Franco - não consta descendência,
f6323 - Amândio, teve 1 filho
f6324 - Francisco que consta ter tido 1 filho de que não se sabe o nome
f633 - Rosália com 1 filho
f6331 - Wenceslau
f64 - Maria Antónia que teve 2 filhos:
f641 - ? Soares Franco que teve 3 filhos de que não se sabe os nomes
f642 - Mariana Franco que teve 2 filhos
f6421 - Maria
f6422 - J. Joaquim
f65 - Conceição que teve 5 filhos:
f651 - Desiderei
f652 - Hermínia
f653 - Emília
f654 - Vergínia
f655 - Angelina que teve 1 filho
f6551 - Eduardo
f66 - Cândida que teve 1 filho
f661 - Público
f67 - Ana

f7 - Manuel António das Chagas que casou 3 vezes:
f7a - 1ªs núpsias com uma prima direita Maria da Conceição do qual tiveram 1 filho:
f7a1 - Epaminondas de que não se conhecm descendentes
f7b - 2ªs núpsias com Adelaide Francisca Ângela Narchiel do qual tiveram 3 filhos:
f7b1 - Fábio de quem não se conhece descendência;
f7b2 - Fabrício, pai de 3 filhos:
f7b21 - Leopoldo,
f7b22 - Victor que teve 3 filhos
f7b221 - Alice
f7b222 - filho de que não se conhece o nome
f7b223 - filho de que não se conhece o nome
f7b23 - Raúl que teve 1 filho
f7b231 - cujo nome se desconhece
f7b3 - Adelaide, mãe de 1 filha:
f7b31 - Adelaide
f7c - 3ªs núpsias com D. Maria Izabel da Encarnação do qual tiveram 6 filhos:
f7c1 - Maria Libânia que teve 1 filho:
f7c11 - Rodolfo que teve 3 filhos:
f7c111 - Maria Libânia
f7c112 - Amílcar
f7c113 - Theodósio
f7c2 - D. Marcelino António Maria Franco
f7c3 - José Firmino Maria Franco - adv./juiz em Mafra
f7c4 - Cor. Vicente Maria Ferrer Franco, casou com D. Mª da Conceição Caldeira Baptista,; tiveram 3 filhos:
f7c41 - João Baptista Franco, casado com Mª. Leonor (açoreana); não houve filhos
f7c42 - Fernando Baptista Franco que teve 1 filho
f7c421 - Jorge
f7c43 - Maria Isabel - n.c.
f7c5 - D. Maria Antónia - nc
f7c6 - Sergis Anton Maria Franco casado com Carolina Amélia Pelica Aleixo
f7c61 - José Pedro Aleixo Franco casado com Lídia de quem teve 2 filhos:
f7c611 - Sérgio - nc
f7c612 - Carolina - com 3 filhos
f7c62 - Carolina da Conceição Aleixo Franco casada c/ António Chaveca, c/ 2 filhos:
f7c621 - Maria Antónia com 1 filho
f7c622 - Sérgio Manuel (farmaceutico) com 2 filhos:
f7c6221 - Bruno
f7c6222 - Sandra
f7C63 - Maria de Lourdes Aleixo Franco, casada com Mário Ernesto da Matta Coelho
cujos descendentes (dos quais faço parte) segue na fase 3.
Cumprimentos
Mª Carlota

Reply

Direct link:

RE: Franco, de Dom Marcelino Franco, Bispo do Algarve

#194738 | cfpp | 30 avril 2008 08:46 | In reply to: #194412

Bom dia!

Ao reler as duas mensagens anteriores verifiquei que na 1ª em f7, deveria ter sido acrescentado:-Pai de Manuel António das Chagas Júnior (este sim, que casa em 3ªs núpcias com D.Maria Isabel da Encarnação e são Pais de Dom Marcelino)
Tb devo acrescentar que estes elementos têm data de 1912 e em 1955 acrescentados por meu irmão António.
Devo tb emendar a ortografia de NARCHIAL- que seguiu com E na última síliba e talvez a falta algures de um S em Antunes creio, mas ficarão para outras núpCias!
estas emendas menos graves.
Cumprimentos
Mª Carlota

Reply

Direct link:

RE: Franco, de Dom Marcelino Franco, Bispo do Algarve

#194771 | GML | 30 avril 2008 13:22 | In reply to: #194412

Cara Maria Carlota,

Agradeço o trabalho que teve a transferir para este Forum a árvore da descendência dos Francos de Tavira. Permita uma ligeira correcção e complemento:

f66 Cândida é na verdade Cândida Lúcia Franco, minha tetravó, que casou com José Joaquim de Brito, filho do Tenente-Coronel Constantino Joaquim de Brito de sua mulher D. Mariana Augusta Osório. Vide http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=200332

A minha trisavó Joana nasceu em Abrantes e talvez por isso tenha escapado ao seu levantamento da família. Aliás, estou em crer que tinha mais irmãos, mas nunca oportunidade de investigar isso.

Mais uma vez agradeço o seu esforço.

Cumprimentos,

Gui Maia de Loureiro

Reply

Direct link:

RE: Franco, de Dom Marcelino Franco, Bispo do Algarve

#194936 | cfpp | 01 mai 2008 18:16 | In reply to: #194771

Caro Guilherme Maia de Loureiro,

Foi bom ter de volta um «feed-back» e contente tb por podermos ter contribuído , de forma mais consistente ,no esclarecimento da genealogia directa da Família de Dom Marcelino Franco e colaterais.
Estarei sempre disponível e espero continuar também a ter a sua atenção, bem como a dos demais parentes deste tópico - em boa hora por si iniciado - e ,cujo desenvolvimento é enriquecedor da base de dados do Genea .

Cumprimentos,

M.Carlota

Reply

Direct link:

RE: Franco, de Dom Marcelino Franco, Bispo do Algarve

#195624 | GML | 07 mai 2008 19:50 | In reply to: #194936

Cara Maria Carlota,

Já agora fica aqui mais uma achega: a avô Cândida Lúcia Franco teve pelo menos mais um filha que se chamou D. Mariana Leopoldina Franco de Brito.

Cumprimentos,

Gui Maia de Loureiro

Reply

Direct link:

RE: Franco, de Dom Marcelino Franco, Bispo do Algarve

#195886 | cfpp | 09 mai 2008 19:27 | In reply to: #195624

Caro Gui Maia de Loureiro

Grão a grão o" puzzle " vai surgindo ...
E então dá ,segundo os seus costados e os elementos fornecidos pelo parente José Firmino que o Senhor Seu Pai e eu-
nascidos no mesmo ano-1943- termos ambos, os nossos trisavós, como primos direitos.
A época que agora se aproxima -final de ano lectivo- não vai ser muito propícia
para ir mais aos detalhes, tudo "isto" é um bichinho muito contagiante...
Vou tentar trazer mais achegas; Entretanto e, a propósito delas, a minha Irmã lembrou ,a paragem obrigatória que se fazia em Évora, na casa da Prima(?) então já viúva do General Bernardino Pires Franco,quando se ia em peregrinação a Fátima,
com os Tios Marcelino e Mª Antónia-isto nos anos 40 - + ou -
Talvez aqui nesta cidade se pudessem,eventualmente,colher mais alguns dados...
Por estar mais preocupada a trazer informação ,esqueci de emendar, a partir logo das mhs 1ªs mensagens,a minha apresentação, identificando-me quase anònimamente o que me parece pouco simpático,no mínimo .Assim: f de Franco(como não podia deixar de ser) c de Coelho (d`Almeida Coelho)outra família tb algarvia,algures lá para trás tb ligada aos meus(nossos) Franco e pp de Pereira Pinto,por casamento,aqui já vamos para o Norte,mas todos a conviverem mt bem.

E por onde andam escondidos os outros simpáticos participantes deste tópico?...

Por hoje me despeço,agradecendo as suas mensagens e desejando a continuação de um bom trabalho e êxito na sua carreira que. pelo que me foi dado ler ,segue muito promissora.

Cordialmente,
Mª Carlota

Reply

Direct link:

RE: Franco, de Dom Marcelino Franco, Bispo do Algarve

#202930 | cfpp | 11 juil. 2008 13:41 | In reply to: #195886

Caro guilherme,
No caso de não ter recebido em condições o meu e-mail,fica aqui a indicação do Tópico
«Festa Militar Curso de Infantaria e Cavalaria de 1897» iniciado pela amável STELLA,onde consta o nome de Bernardino Pires Franco e outros familiares (Vizetto)p,ex.
Quase em férias ,vamos ver se ,enquanto as aulas não começam de novo ,consigo enviar mais dados dos arquivos familiares.
Nunca sei muito bem se, ao responder devo escolher uma msg sua ou manter a ordem cronológica e responder à minha própria,no caso de ter sido a última a contactar(?)
Um muito Bom Dia!Bom trabalho!
Maria Carlota

Reply

Direct link:

RE: Franco, de Dom Marcelino Franco, Bispo do Algarve

#202933 | josécyr | 11 juil. 2008 14:21 | In reply to: #179411

Cara Senhora Dona Maria Carlota,
As minhas desculpas pela intromissão neste tópico mas não queria deixar de referir que tenho na minha posse uma fotografia tirada, segundo julgo por volta de 1938, com a classe da época do colégio que refere e no qual estudaram meu pai e uma minha tia, sua irmã.
Conheci ainda muito bem a "menina Teresinha" e fui "bombardeado" em toda a minha meninice pelas qualidades e dedicação, das pessoas que refere, ao ensino particular da época.
Nessa fotografia estão, segundo me foi referido pela minha avó, pois nunca as conheci, a “Irmã do Sr. Bispo D. Marcelino Franco”, a Maria Joaquina (creio que saberá a quem me refiro” , a menina Teresinha, muito mais nova do que aquela que conheci e é claro o meu pai, na fila da frente, sentado numa cadeirinha de palha com uma vintena de colegas seus.
Minha tia, mais velha que o meu pai uns bons anos, frequentou a chamada “Casa de Trabalho”, onde para além das pessoas que menciona, tinha como professoras de piano a Dona Isabel Soares e a Dona Mariana Soares.
Mais uma vez lhe peço desculpas por este “iato” na genealogia dos “Francos”, mas não consegui resistir a esta nota sobre o “Faro dos anos 30”.
Cumprimentos,
Zé Cabecinha

Reply

Direct link:

RE: Franco, de Dom Marcelino Franco, Bispo do Algarve

#202947 | cfpp | 11 juil. 2008 17:53 | In reply to: #202933

Caro José Cabecinha,
...Como fiquei contente com a sua mensagem!... A mim não tem nada que pedir desculpas - É um prazer receber uma mensagem de quem,como o José,permita que assim o trate,trabalha com tanta dedicação,na descoberta dos nossos Avoengos algarvios.Só por timidez talvez, ainda não me tenha dirigido a si,José, mas já vai sendo meu conhecido das minhas "excursões aqui no Fórum e, estava a ganhar coragem para o fazer.
Também penso que para o autor deste tópico´segundo me parece,atribui à sua intervenção, uma mais valia!
Penso tb que a genealogia,com estas achegas,das histórias de vida,e assim partilhada
por todos, é um contributo para caracterizar épocas,regiões,e falarmos de sentimentos e emoções que adoçam ,no presente, o nosso dia a dia.
Assim que recebi esta sua mensagem, liguei logo para a minha irmã Maria de Lourdes,
essa sim,a começar em 1938, a sua aprendizagem na dita escola da menina Teresinha.Também eu a conheci , já não tão nova, porque faço 12 anos de diferença desta minha irmã Maria de Lourdes.
A menina Maria Joaquina estava mais ligada à "Casa de Trabalho"e no fim da vida dos meus tios,era como que a sua "dama de companhia"e afilhada (creio da minha tia Maria Antónia),que faleceu em 1955,dois meses antes do tio Marcelino-tinha eu portanto12/13anos.Ficava muitas vezes lá em casa,quando era pequena e tenho recordações muito presentes da vida e das histórias contadas aos serões.Já nessa altura gostava de "contos"...
A minha irmã também tem uma ou outra foto e era muito engraçado trocarmos recordações e,quem sabe, ajudar nalgum trabalho de época.Até já tem nome -
Gostei desse:-"Faro dos anos 30".Lanço-lhe o desafio.!...
Muito agradecida e espero que não leve a mal,mas sou brincalhona por natureza ou não fosse eu uma algarvia que se preza!...
Tenha um Bom final de tarde,prezado Patrício,que no nosso Algarve não é de certeza coisa difícil . Cumprimentos da Maria Carlota

Reply

Direct link:

RE: Franco, de Dom Marcelino Franco, Bispo do Algarve

#202971 | cfpp | 11 juil. 2008 22:09 | In reply to: #178686

caro José Rafael,
Tem lido as mensagens,deste tópico? Tudo bem consigo? Tenho escrito para todos em geral,mas tenho reparado que o primo,não tem dado ares da sua graça e faz falta!
Lembro-me bem da sua amável mensagem ,faz agora quase um ano e, depois...
Bem ,espero que esteja tudo bem e se o silêncio é devido ao trabalho do mal o menos.
Espero tb que tenha lido as minhas mensagens e veja se as informações que fomos deixando coincidem com o seu ramo.Dê, pf,uma olhadela às referentes a uma lista de oficiais, descoberta por outra participante aqui do Fórum,senhora muito participativa ,
amável e onde se regista um Vizetto.Sobre eles tenho mais umas "achegas".
Até breve!
Maria Carlota

Reply

Direct link:

RE: Franco, de Dom Marcelino Franco, Bispo do Algarve

#203134 | josécyr | 14 juil. 2008 09:10 | In reply to: #202947

Cara Maria Carlota,
Terei muito gosto em trocar este tipo de "memórias". Salvo o erro a "Casa de Trabalho" funcionou no casarão dos Garfias (vulgo na época a casa dos fantasmas) que é hoje as um repartição das Companhia das Águas do Algarve, na esquina da Rua Rasquinho com a que sai do Arco do Repouso para o Largo D. Afonso III e a escola era na casa onde morou o seu tio D. Marcelino Franco (uma bem bonita forrada a azulhejos e que felizmente ainda lá está) na rua lateral ao palacete dos Belmarço, quem vai para o Largo da Feira (Largo de São Francisco).
Sem saber a idade de sua irmã Maria de Lourdes, julgo que terá sido contemporânea da minha Tia, que se chamava Margarida, que nasceu em 1925 e que andou na escola referida. O meu pai, depois da sua estada nela foi para uma outra que funcionou em Faro na mesma época e que era de umas senhoras de origem indiana "as manas Trindade" que ainda conheci e que lhe deixaram gratas recordações. Como calcula sou bem mais novo, pois nasci em 54, mas estas "memórias" fazem parte das conversas de família e, para o "cábula" que fui nos meus tempos de estudante, eram constantemente referidas como exemplo do bom aluno que o meu pai tinha sido.
Mesmo assim, e com a diferença de épocas, não creio que o início da minha vida de estudante tenha sido diferente da dos anos 30, pois ainda andei nas "escolas pagas", com cadeira e ardózia e fui agraciado várias vezes com a menina dos 5 olhinhos, instituição vulgar da época.
Tenha também uma boa semana e votos de felicidades,
Com estima,
Zé Cabecinha

Reply

Direct link:

RE: Franco, de Dom Marcelino Franco, Bispo do Algarve

#203153 | marsousa | 14 juil. 2008 12:37 | In reply to: #194412

Cara Maria Carlota


Acompanho habitualmente o Fórum e, com especial interesse, os tópicos referentes ao Algarve, região onde tenho numerosos ascendentes por via de meu pai, natural de Tavira.

Encontrei numa revista antiga – Modas e Bordados de 6 de Outubro de 1948 – a notícia de um casamento, acompanhada de uma fotografia. Nela se podem ver os noivos e Dom Marcelino Franco, “parente da família da noiva”.

A noiva é Maria Antonieta Molarinho Jacinto Franco, filha de Francisco Fonseca Franco. Não sei se já tem estas pessoas referenciadas.

Se quiser poderei transcrever aqui a notícia.


Cumprimentos.

Maria Manuela Pereira

Reply

Direct link:

RE: Franco, de Dom Marcelino Franco, Bispo do Algarve

#203234 | jorafael | 15 juil. 2008 13:30 | In reply to: #202971

Cara Maria Carlota
Desculpe pela minha ausência, mas tenho seguido com curiosidade os dados que tem lançado. No entanto estes e os do Guilherme Maia de Loureiro estão em desacordo com o do registo de baptismo de D. Marcelino, que é o seguinte:

Aos vinte nove dias do mês de Abril de mil oitocentos setenta e um nesta paroquial igreja de Santa Maria do Castelo da cidade de Tavira concelho da mesma, Diocese do Algarve baptizei solenemente um indivíduo do sexo masculino a que dei o nome de Marcelino, que nasceu nesta freguesia às nove horas da manhã do dia dezassete do mês e ano supra, filho legítimo, primeiro do nome e do terceiro matrimónio de pai e primeiro de mãe, de Manuel António das Chagas, proprietário e Dona Maria Isabel da Encarnação, naturais baptizados e casados nesta freguesia, de que são paroquianos e moradores na rua da Alegria, neto paterno de Manuel António das Chagas e Dona Maria Antónia de Encarnação e materno de José Pedro da Encarnação e Maria das Dores. Foram padrinhos, que sei serem os próprios, Joaquim da Conceição Franco, casado, proprietário. Tocou com a coroa de Nossa Senhora Fabrício Victor Narchial Franco, solteiro, também proprietário e ambos desta freguesia, e para constar lavrei en duplicado este assento …

ADF - Baptismos -Tavira - Santa Maria - Lv 1871 - fl. 25V - Registo nº 62

Os costados de Guilherme Maia de Loureiro:
1 Francisco António das Chagas Franco
2 André da Conceição [Franco]
3 Maria do Sacramento
4 Diogo Rodrigues Franco
5 Guiomar da Conceição

Os costados de D. Marcelino dados pela Maria Carlota:
1 Manuel António das Chagas (pai de D. Marcelino)
2 André da Conceição
3 ?
4 Diogo Rodrigues Franco
5 Guiomar da Conceição

Registo de nascimento de D. Marcelino:
1 Manuel António das Chagas (pai de Marcelino)
2 Manuel António das Chagas
3 D. Maria Antónia da Encarnação

Os avós paternos do registo são diferentes dos que a Maria Carlota e o Guilherme indicam. Terá o padre cometido um erro no nome dos avós paternos?
Teremos de procurar os registos de todos os irmãos de D. Marcelino.

Cordialmente
José Rafael

Reply

Direct link:

RE: Franco, de Dom Marcelino Franco, Bispo do Algarve

#203282 | cfpp | 15 juil. 2008 21:20 | In reply to: #203234

Caro José Rafael,
Obrigada pelas suas notícias e vamos ver se, sem a ajuda de meu irmão António,consigo responder-lhe.Penso que a sua dúvida estará esclarecida na mensagem que deixei,em 30/Abr,logo após termos lançado aqui os dados genealógicos dos ascendentes de D.Marcelino.
O f7,filho de André- é Manuel António das Chagas,SÉNIOR- Pai de Manuel António das Chagas Júnior - este sim, Pai de Marcelino .
O Avô de Marcelino ( Mel Antºdas Chagas) casa com D.Maria Antónia da Encarnação e o
filho(Mel Antº das Chagas Júnior, casa pela 3ªvez com D. Maria Izabel da Encarnação e
têm 6filhos,de entre eles D.Marcelino e meu Avô Sérgio Maria.
Penso que (no seu 3 ? )deverá estar tb Maria do Sacramento,visto que Francisco António das Chagas Franco e Manuel António das Chagas Sénior,são irmãos, filhos de André Roiz Franco e de Maria do Sacramento,casados em Tavira a 10 de Janeiro de 1779.
Francisco António das Chagas Franco tem 7 filhos,como seu pai André e casa com
Maria da Conceição(filha de Francisco da Cruz e Maria de Jesus ),Temos aqui de confirmar,com Guilherme Maia de Loureiro.
A Avó de Guilherme:D. Sara Franco de Brito é portanto bisneta de Francisco Antº
das Chagas Franco e de D. Maria da Conceição.
Não sei se esclareci ou se não percebi a dúvida?
Em breve e com mais tempo, vou deixar mais umas notas do Tio-Avô José que o meu irmão me enviou recentemente.
Ainda tenho uma vida profissional intensa e depois há os nètinhos que são uma
tentação!...mas esta compulsão de "escarafunchar "no passado é muito interessante!Enquanto os lembramos ,eles não ficam esquecidos , fazem-nos muita companhia e a imaginação funciona!...
Até breve!
MªCarlota

Reply

Direct link:

RE: Franco, de Dom Marcelino Franco, Bispo do Algarve

#203372 | cfpp | 16 juil. 2008 18:52 | In reply to: #203153

Cara Maria Manuela,

Muito obrigada pela sua disponibilidade e ,como calcula, faço muito gosto em ter essa notícia aqui transcrita -é muito gentil da sua parte e aceite os nossos agradecimentos.

Na verdade não sei se alguns- Francisco- dos nomes que aqui lancei ,será o Pai de
Antonieta(?) por enquanto(?)...Embora o nome Julieta, lá das"brumas" da memória,
me diga qq coisa - ...talvez uma prima Centeno(?) que quando íamos de férias ,a minha Mãe visitava,mas isto...em Faro...e tinha uma habilidade especial e muito característica no Algarve- fazia uns bolinhos que eram de "comer e chorar por mais"!... É claro que com 14/15 anos ficou para mim associada aos doces, daí ficar o nome "Prima dos bolinhos"!
Mas não me penitencio-porque ela é também, um doce de pessoa e oxalá,ainda esteja por cá e por muitos anos para a rever agora e, quem sabe, provar mais um manjar dos deuses!...

Desculpe o «fait-divers» só que, com o correr dos anos ,a vida ensina-nos que é melhor levá-la mais a brincar e, mas também... a não comer muitos bolinhos!...
Cordiais cumprimentos
Mª Carlota

Reply

Direct link:

RE: Franco, de Dom Marcelino Franco, Bispo do Algarve

#203379 | cfpp | 16 juil. 2008 20:22 | In reply to: #54452

Caro Rafael Guerreiro,

Na minha cabeça estava presente que já teria comunicado consigo, mas ela prega
muitas partidas e agora, ao rever as mensagens,reparei que" o seu Rafael ", está ligado a rgc e não a jorafael - também um outro prezado participante e julgo que parente também.
...É curioso que noutros tópicos ,de ínicio lidos com alguma compulsividade,há um
ano atrás,já me tinha impressionado com mensagens de cunho idêntico e, só há muito pouco tempo percebi tb que eram da mesma pessoa - ainda por cima,aqui representado e com valiosa contribuição,neste tópico!
Peço desculpa e hoje, venho mais para lhe dizer da minha admiração e respeito pela visão que tem da genealogia,do tanto trabalho que neste Fórum desenvolve, bem como,da pedagogia que está sempre subjacente nas suas intervenções: -Incentiva os mais novos,os mais velhos inexperientes e é,de certeza grande apoio tb para os companheiros de" route"de um bom par de anos!
Só não posso despedir-me por hoje, sem lhe falar de como fiquei comovida por ainda ter conhecido meu Tio Marcelino.
A minha Mãe falava de ligações familiares aos Guerreiro(talvez pelos Narchial),,, e
outras famílias que deixarei para prxs mengs.
Um dia destes irei em busca dos livros que recomenda.Acho até que próximo de
minha casa, na D.Carlos I,em Lisboa, tenho uma biblioteca boa para pesquisa.
Com muita consideração,
Maria Carlota

Reply

Direct link:

RE: Franco, de Dom Marcelino Franco, Bispo do Algarve

#203382 | cfpp | 16 juil. 2008 20:58 | In reply to: #203372

P.S.
Deverá ler-se Antonieta no lugar de Julieta/mensagem de 16-o7-2008/
Peço desculpas
Mtº boa noite!
M.C.

Reply

Direct link:

RE: Franco, de Dom Marcelino Franco, Bispo do Algarve

#203392 | jorafael | 16 juil. 2008 22:42 | In reply to: #203282

Cara Maria Carlota

Obrigado pelos esclarecimentos, que afinal já estavam dados. Segundo o que entendi temos:

f7 - Manuel António das Chagas (Sénior) casou com D. Maria Antónia da Encarnação foram pais de:
f71 – Manuel António das Chagas (Júnior) que casou 3 vezes:

Penso que somos “mestres do mesmo ofício” professores, eu no antigo Liceu de Beja hoje escola secundária Diogo de Gouveia. Tenho metido o nariz no arquivo que vem desde a instituição dos liceus por Passos Manuel à procura de registos de membros da família que aqui passaram como alunos. Em 1892 surge o seguinte registo:

No dia vinte e dois do mês de Junho de mil oitocentos e noventa e dois perante o júri abaixo assinado, fizeram exame de língua latina primeira parte os seguintes alunos:
………………………………………
- José Maria Pereira filho de Florêncio José Pereira natural de Tavira concelho do mesmo nome distrito de Faro que foi = APROVADO

- Sesinando Raimundo das Chagas Franco filho de Sesinando António das Chagas Franco natural de Tavira concelho do mesmo nome distrito de Faro que foi = APROVADO
……………………………………………

O Sesinando pai será o seu f523

Cordialmente
José Rafael

Reply

Direct link:

RE: Franco, de Dom Marcelino Franco, Bispo do Algarve

#203405 | cfpp | 17 juil. 2008 01:27 | In reply to: #203392

Caro José Rafael,

...É muito bom maravilharmo-nos com o que a vida ainda tem para nos oferecer e surpreender!...O poder destas novas tecnologias fazem milagres!-descobrimos e
aproximamo-nos,mesmo que virtualmente...Quem diria que ainda nos estava re- servada a ligação de familiares que de outro modo, iríamos ignorar por toda a nossa vida?
Aqui para nós,que ninguém nos ouve(?)-penso que a esta hora,todos os nossos AVÓS,estão a bater palmas...teclado ainda não devem ter lá no alto! Será?... Espero não estar a ofender alguém mais "sisudo",porque Sesinando,graças a si, Rafael, já o temos cá e, mais conhecido também.Tinha dado com ele no RADiX-Mi- nistério da Cultura e quase com a certeza absoluta que seria dos"nossos"-condizia com o que a minha Mãe sempre afirmava-que na família,professores- historiadores
e militares ,não faltavam!...
Ainda creio, nos vão esperar mais surpresas dos nossos egrégios-avós mas,por hoje vou deixá-los em paz! Antes,quero muito agradecer as suas notícias,caro primo-colega,permita que assim o trate.A minha área é a Dança-Clássica,mas comecei por praticar ,como educadora-infantil e professora primária,como tb minha Mãe o era.Gosto muito de ensinar e como se aprende!...
Quanto ao início da sua missiva ela está de acordo com os dados que tenho do nosso tio-avô José-correcto!
Desejo-lhe um bom final de ano-lectivo.
Até breve!
Mª Carlota

Reply

Direct link:

RE: Franco, de Dom Marcelino Franco, Bispo do Algarve

#203442 | marsousa | 17 juil. 2008 13:22 | In reply to: #203372

Cara Maria Carlota

Muito obrigada pela sua interessante mensagem que me recordou os bolinhos algarvios a que raramente consigo resistir.
Esperando que as informações contidas na notícia lhe sejam úteis, passo a transcrevê-la.

Cumprimentos.
Maria Manuela

__________________________________________________


CASAMENTO ELEGANTE

Realizou-se na Igreja de Santa Maria do Castelo, da cidade de Tavira, o enlace matrimonial da sr.ª D. Maria Antonieta Molarinho Jacinto Franco, gentil filha do sr. Francisco Fonseca Franco, director-gerente do Grémio da Lavoura e proprietário em Castro Marim, com o sr. Romeu Jacinto Tavares Rosa, regente agrícola tirocinante no Posto Agrário de Sotavento do Algarve, Tavira, filho da sr.ª D. Maria Madalena Marreiros Jacinto Tavares Rosa e do sr. Manuel Tavares dos Santos Rosa, conceituado comerciante e proprietário em Portimão.
Para presidir ao acto religioso, deslocou-se propositadamente a Tavira sua excelência reverendíssima o senhor D. Marcelino António Maria Franco, bispo do Algarve, parente da família da noiva, que celebrou a missa «pro sponso et sponsa», sendo acolitado pelos reverendos párocos António Patrício, de Tavira, e Arsénio Águas, de Castro Marim.
Sua excelência reverendíssima proferiu no momento próprio uma tocante alocução aos noivos.
Paraninfaram o acto: por parte da noiva os pais do noivo, e, por parte deste, os pais da noiva.
Em casa da família da noiva foi servido aos numerosos convidados, um finíssimo copo-de-água.
Na corbelha viam-se muitas e valiosas prendas.
Na fotografia vêem-se os noivos e sua ex.ª reverendíssima, após a cerimónia do casamento.

(In Modas & Bordados, n.º 1913, de 6 de Outubro de 1948)

Reply

Direct link:

RE: Franco, de Dom Marcelino Franco, Bispo do Algarve

#203474 | marsousa | 17 juil. 2008 18:29 | In reply to: #203372

Cara Maria Carlota

Ao reler a mensagem que enviei, verifiquei que faltava o nome da mãe da noiva.
Pedindo desculpa pelo lapso, envio o texto completo.

Maria Manuela

____________________________

CASAMENTO ELEGANTE

Realizou-se na Igreja de Santa Maria do Castelo, da cidade de Tavira, o enlace matrimonial da sr.ª D. Maria Antonieta Molarinho Jacinto Franco, gentil filha da sr.ª D. Maria da Glória Molarinho Jacinto Franco e do sr. Francisco Fonseca Franco, director-gerente do Grémio da Lavoura e proprietário em Castro Marim, com o sr. Romeu Jacinto Tavares Rosa, regente agrícola tirocinante no Posto Agrário de Sotavento do Algarve, Tavira, filho da sr.ª D. Maria Madalena Marreiros Jacinto Tavares Rosa e do sr. Manuel Tavares dos Santos Rosa, conceituado comerciante e proprietário em Portimão.
Para presidir ao acto religioso, deslocou-se propositadamente a Tavira sua excelência reverendíssima o senhor D. Marcelino António Maria Franco, bispo do Algarve, parente da família da noiva, que celebrou a missa «pro sponso et sponsa», sendo acolitado pelos reverendos párocos António Patrício, de Tavira, e Arsénio Águas, de Castro Marim.
Sua excelência reverendíssima proferiu no momento próprio uma tocante alocução aos noivos.
Paraninfaram o acto: por parte da noiva os pais do noivo, e, por parte deste, os pais da noiva.
Em casa da família da noiva foi servido aos numerosos convidados, um finíssimo copo-de-água.
Na corbelha viam-se muitas e valiosas prendas.
Na fotografia vêem-se os noivos e sua ex.ª reverendíssima, após a cerimónia do casamento.

(In Modas & Bordados, n.º 1913, de 6 de Outubro de 1948)

Reply

Direct link:

RE: Franco, de Dom Marcelino Franco, Bispo do Algarve

#203482 | cfpp | 17 juil. 2008 18:54 | In reply to: #203442

Prezada Maria Manuela,
Muito obrigada pela notícia,por si aqui transcrita! Mesmo sem saber localizar estes parentes,é sempre muito agradável receber estes contributos - são muito valiosos, na procura dos nossos familiares.
Tenho dado voltas aos meus "circuitos"das lembranças e,vem-me à memória, minha Mãe nos ter falado de um primo que terá mandado um cartão,à família mais próxima,por ocasião do falecimento de D.Marcelino(1955).E,quase iria jurar, chamar-se Francisco. Recordo nossa Mãe ter estranhado o remetente ser da margem sul do Tejo- Almada ou, outro lugar tb aqui próximo deste e, junto a Lisboa--não posso já precisar.
Só depois de lhe ter enviado a minha anterior mensagem,recordei e, não faz muito tempo ,ter encontrado em Cabanas, no restaurante que habitualmente frequentamos, a Prima dos famosos bolinhos que penso,se fazia acompanhar da Mãe e do Marido.
Em férias tentarei,através da senhora que dirige o restaurante,também minha senhoria e principalmente muito Amiga,relembrar o nome da Prima.
...Como o mundo fica um Aldeia!...
Quanto aos bolinhos,não se penalize e não resista muito!Culpabilizadas é que eles fazem muito mal! ...E,não nos podemos esquecer que para o "perdão", temos a interceder,uma grande cunha!!!...-Se nos ouvisse,não levaria a mal-Gostava muito
das brincadeiras em família e adorava o meu Avô Sérgio ,com o seu grande espírito
de humor!Há histórias hilariantes que eu pedia a minha Mãe para contar e repetir, vezes sem conta!...
Agora nas férias e ,com um pouco mais de tempo,faço gosto em percorrer os tópicos que falam das gentes do nosso Algarve e ficar talvez tb a saber um pouco
mais de si e dos Seus Maiores.Muito à pressa outro dia, fiz uma tentativa e penso que, nalguns "corredores", não andam muito longe os seus dos meus!Pelo menos
há nomes que me são muito familiares!
Mais uma vez o meu obrigada!
Com estima,
Maria Carlota

Reply

Direct link:

RE: Franco, de Dom Marcelino Franco, Bispo do Algarve

#203497 | cfpp | 17 juil. 2008 22:49 | In reply to: #203134

Caro José,
Gostei muito das suas notícias e vieram-me à memória histórias divertidas da «casa dos fantasmas» mas esta,na Rua do Repouso,ainda dentro da zona histórica da nossa linda cidade de Faro,muito próxima do« Arco do Repouso».
...Esta casa e aqui,já estou a transmitir informações da minha Irmã Maria de Lourdes,era propriedade da sua madrinha de baptismo- Adelina,senhora muito querida e amiga da família.Tinha 2 filhos: ele-Dr António Leitão Correia, amigo de meu Pai e, a filha-Lídia que foi tb a madrinha do Crisma de minha Irmã e, casada com o Dr Galvão,moradores em Faro-(figuras de futuras "histórias")...
Nesta 1ª casa ainda morou também,minha bisavó Maria Isabel.No rés-do-chão, deste casarão viveu Menina Teresinha,com sua Mãe,viúva de um militar e, quando fica também sem Mãe ,acompanha os tios então ,para a casa que mencionou e, onde continuam o desenvolvimento do trabalho educativo iniciado pela senhora minha Bisavó,nesta altura,já falecida.Esta casa sim,é que já é por mim conhecida.
Os tios Maria Antónia e Marcelino,ainda pensavam voltar de novo para casa do Repouso ,depois das obras a que foi sujeita mas, acabaram por ficar na nova que realmente era muito bonita,com seu pátio de tipo andaluz e um quintal aprazível!
Ora temos que,minha irmã nasce em 1932 e,ainda bem bébé,se lembra de ficar a adormecer ,no grande colo da imponente Germana que vestia imaculados trajes brancos ,como era da praxe ao tempo usarem quem tratava dos pequenitos. A minha irmã ainda conserva memórias auditivas do perpétuo balançar dos embalos da Germana que religiosamente,há hora dos sonos,se dirigia à sala grande e, se sentava com muita majestade ,numa cadeira que rangia todo o santo tempo!...À orquestra,emprestavam os ditos"fantasmas",os seus ritmos próprios que, mais não eram que ruídos provenientes da casa estar bem perto da ria/mar e ,assente em estacas...
Daí,toda a crendice popular e as"Histórias Fantásticas do Arco da V...perdão,do
Repouso"!
Diz e bem ,a propósito da casa dos azulejos que «felizmente ainda lá está»e ,a
dos Fantasmas também!...
Gostei muito das cenas que descreve da sua infância e..deixe lá...é da tradição:- todo o bom algarvio que se preza,não poder livrar-se da fama de ser "cábula"qd estudante e, depois também os temos ,anos mais tarde -brilhantes!!!
E por hoje... fiquei sem mais contos!...
E ,um até breve da Maria Carlota

Reply

Direct link:

RE: Franco, de Dom Marcelino Franco, Bispo do Algarve

#203501 | rafael | 17 juil. 2008 23:59 | In reply to: #203497

Cara Confrade Maria Carlota

Desculpe intrometer-me, mas não resisti a recordar essa casa;aliàs,quando frequentei a Escola do Magistério Primário de Faro passava, geralmente, pelo Arco do Repouso e outras recordações me vieram à memória,porque tive casa em Faro e embora alentejano, tenho muitos antepassados do Algarve alguns tb. da Beira.
O Fórum tem destas "coisas" a propósito e inerente tb. a uma Genealogia com vida aproxima parentes, torna conhecidos outros,e irmana-nos a todos, com afinidade, numa grande família.
E foi o Fórum tb. que durante muito tempo me proporcionou alívio e me ocupou o espírito numa fase da minha vida e muitos dos amigos que tenho, os devo igualmente a este grande e agradável espaço cultural.

Espero que não me considere indelicado aproveitar esta msg. para enviar ao meu primo José Rafael, que continua a brindar-nos com óptima informação, um grande abraço.

Envio os meus melhores cumprimentos, e desejo agradável fim de semana.
Rafael Carvalho

Reply

Direct link:

RE: Franco, de Dom Marcelino Franco, Bispo do Algarve

#203513 | cfpp | 18 juil. 2008 03:33 | In reply to: #203501

Caríssimo Rafael Carvalho

Creio,ser sempre um gosto para todos nós, aqui no Fórum .termos alguém que não saiba resistir a recordar...Vou-lhe conhecendo o discurso vivo e limpo que o caracteriza e a que já nos habituou - "Intromissões" assim,são sempre muito bem vindas!
Julgo não estar enganada e creio tb estar a responder a quem pela manhã,me dirigi hoje.Para ser mais concreta,gostaria saber se além de ter "viajado"até ao Arco do Repouso, notou a minha mensagem dirigida a (rgc )-e será creio, Rafael Carvalho que adopta, por razões de ordem prática,diferentes formas de apresentação,conforme os tópicos em que se envolve,certo?
Fiquei muito contente ter tão óptima companhia e ver enriquecida assim a" base de dados" de "Primos e Primas "amáveis que, se brindam e se respeitam!
Bem haja por tão calorosa e forte colaboração, neste espaço de infindáveis recursos,onde a Aldeia se faz Mundo e o Mundo vira Aldeia!
Com estima,aqui ficam também os meus votos de um óptimo final de semana e um até sempre
Maria Carlota

Reply

Direct link:

RE: Franco, de Dom Marcelino Franco, Bispo do Algarve

#203575 | rafael | 19 juil. 2008 00:54 | In reply to: #203513

Cara Maria Carlota

Fico muito reconhecido pela sua amabilidade.De facto,com exagero,usei várias identificações: bernardo 2000-rafael mião-rgc-orgc-e agora-rafael.Mas,assino -Rafael Carvalho e raríssimas vezes usei o nome completo ou outro apelido.
Envio as identificações que me dizem respeito,porque será uma forma prática de aceder a algumas das msgs que há anos fui enviando para o Fórum e psse a presunção julgo que numa ou outra poderá haver matéria que seja do seu interesse,porque a maioria trata de famíias e gente do Algarve e Baixo Alentejo,etc.

Fico ao seu dispor no que souber e for útil.
Creia-me com amizade e consideração.
Rafael Carvalho

rafaelgcarvalhoarrobagmail.com

Reply

Direct link:

RE: Franco, de Dom Marcelino Franco, Bispo do Algarve

#203688 | cfpp | 20 juil. 2008 22:30 | In reply to: #203474

Cara Maria Manuela
Muito agradecida pelo seu cuidado na rectificação e, quando estiver em férias e passar por Tavira,vou lembrar estas suas felizes mensagens.
Muito obrigada
Mª Carlota

Reply

Direct link:

RE: Franco, de Dom Marcelino Franco, Bispo do Algarve

#203827 | cfpp | 22 juil. 2008 20:57 | In reply to: #203575

Caro Rafael
Agradeço toda a disponibilidade e assim,na verdade,com as suas indicações fica,a minha busca facilitada - muito amável!
Também não vou esquecer as Beiras porque...tenho um"feeling"de por lá haver algo de interesse e depois, quem sabe, se não vamos descobrir mais parentescos e parentes !
...Talvez alguns históricos,provàvelmente por alguns de nós, não muito "apreciados"(?)...mas existiram!... com todas os seus defeitos e qualidades ,como tds nós!
...Minha Mãe dizia que havia para todos os gostos na Família - os monárquicos convictos que puseram em causa mts "haveres" pela Causa e, fervorosos republicanos!...É assim... é tb das direfenças que o mundo avança... e os "partos", nunca ficam fáceis para ninguém!...
Recordo como isto incomodava a Figura que tratamos neste tópico e secundado pela Irmã, de feitio igualmente bondoso e apaziguador - sempre ambos muito discretos!
Como fico muitas vezes acordada,fazendo horas para telefonar à nossa filha que reside nos USA,aproveito e corro um pouco,pelos corredores infindáveis deste agradável Fórum e pela base de dados.
Ontem reparei melhor,nos registos da Senhora sua Esposa e, o nome COLAÇO,é-me muito familiar. Veio à tona uma doce nostalgia:- é que recordo, com muita saudade uma família, muito nossa amiga e de quem fomos vizinhos,na rua Caçadores 4,em Faro!Mais tarde e,sempre que ia de Lisboa para férias, convidavam-me,para passar com eles uns dias,numa casa na ilha de Faro.Era uma família muito unida e alegre,apesar de trágicos incidentes terem ocorrido no passado.Terão alguma relação com os seus?
Dei-me conta também que a vida ,num passado recente ,não foi nada prazenteira consigo, mas todos deveríamos seguir o seu exemplo e não baixar os braços porque Ela,está aí também,para nos dar muita alegria e, como bem diz, os Amigos são um bálsamo nestas ocasiões .
Vou tentar então, antes das férias, deixar aqui o prometido de mais alguns dados.
Uma boa semana !
Com estima e admiração
Maria Carlota

carlotafrancopparrobagmail.com

Reply

Direct link:

RE: Franco, de Dom Marcelino Franco, Bispo do Algarve

#204149 | cfpp | 26 juil. 2008 19:50 | In reply to: #203405

Caro Guilherme Maia de Loureiro
e demais Primos-Participantes deste Tópico



Dados da Família Chagas Franco recolhidos e manuscritos por nosso Tio-Avô
materno Dr. José Firmino Maria Franco(Juiz em Mafra,contemporâneo de Justini Cúmano,seu grande Amigo e de outros colegas da Universidade de Coimbra),irmão de Dom Marcelino António Maria Franco

Manoel António das Chagas

Filho de Manoel António das Chagas e de Maria Antónia da Conceição,ambos nascidos, o 1º na freguesia de Santa Maria do Castello,a 2ª na freguesia de S.Thiago da cidade de Tavira,nasceu em 23 de Julho de 1809 e foi baptizado na referida freguesia de Santa Maria do Castello da referida cidade.

Casa em Lisboa, em 1ªs núpcias com sua prima-irmã Maria da Conceição Franco filha de Francisco das Chagas Pereira e de Maria Gertrudes,todos naturais desta já dita cidade,na freguesia de S.Paulo da cidade de Lisboa em 19 de Agosto de 1843.

Casou em 2ªs núpcias com Adelaide Francisca Ângela Narchial Franco,filha de João Baptista Narchial ,natural de Itália e de Maria das Dores Silva,natural de Hespanha,
em 21 de Maio de 1848 na freguesia de Stª Cattarina na cidade de Lisboa.

Casou em 3ªs núpcias com Maria Izabel da Encarnaçâo,filha de José Pedro da Encarnação,natural de Lisboa e de Maria das Dores da freguesia de S. Thiago desta mesma cidade em 24 de Junho de 1870.

Faleceu em 14 de Fevereiro de 1890 às 2 horas e 10 minutos da tarde,na casa nº32 da Rua da Alegria da cidade de Tavira e está sepultado no cemitério velho na Capella do Carmo na frente do mausoleo da casa e junto a ele.
.............................................................


Epaminondas Firmo Otosi Franco,

filho do 1º matrimónio de Manuel António das Chagas,nasceu em 1 de Junho de 1844 e faleceu em 19 de Julho de 1845.Está no cemitério do Carmo de (Tavira)

..............................................

Fabrício Victor Narchiale Franco,

filho do 2º matrimónio de Manuel António das Chagas,nasceu em 25 de Maio de 1849


Fábio António Maria Franco,

filho do 2º matrimónio de Manuel António das Chagas, nasceu em 1 de Setembro de 1850 e faleceu em 19 de Julho de 1853.Está no cemitério do Carmo(Tavira).


No dia 4 de Novembro 1851 houve do 2º matrimónio(uma gravidez não vencida de 3 meses)


Maria Adelaide Narchiale Franco Centeno,

filha do 2º matrimónio de Manuel António das Chagas,nasceu em 15 de Setembro de 1852 e faleceu em 20 de Novembro de 1870.Cemitério do Carmo(Tavira).


...............................................


MARCELINO António Maria Franco

1º filho do 3º matrimónio de Manuel António Manuel das Chagas,nasceu em Tavira em 17 de Abril de 1871

Maria Libaniea da Natividade Franco,

1ª filha do 3º matrimónio de Manuel António das Chagas,nasceu a 6 de Setembro de1873.


Sérgio António Maria Franco,

3º filho do 3º matrimónio de Manuel António das Chagas,nasceu a 11 de Agosto de 1876


Vicente Ferrer Maria Franco,

4º filho do 3º matrimónio de Manuel António das Chagas,nasceu a 11 de Agosto de 1879.


Maria Antónia da Conceição Franco,

5º Filho(2ª Filha) do3ºmatrimónio de Manuel António das Chagas ,nasceu a 6 de Novembro de 1881.


José Firmino Maria Franco,

6ºfilho do 3º matrimónio de Manuel António das Chagas,nasceu a 18 de Setembro
de 1884.
(faleceu a 12 de Fevereiro de 1912 à 1/2 hora)

........................................................................................................................

Continua

Reply

Direct link:

RE: Franco, de Dom Marcelino Franco, Bispo do Algarve

#204178 | cfpp | 27 juil. 2008 02:24 | In reply to: #204149

Vou fazer algumas observações ao que atrás ficou transcrito por me parecerem úteis alguns comentários aos escritos do nosso Tio-Avô José Firmino e poderem ajudar a situar no tempo, algumas pessoas nas suas relações familiares e de amizade.

Falei de Justini Cúmano de seu nome completo- Justino Henrique Cúmano de Bívar Weinholtz,advogado,neto materno de Justini Cúmano,médico e arqueólogo.
Justino(neto)era grande amigo de meu tio José.Meu irmão António,que aliás herda deste tio tendência para desenho e escultura,conserva dele, uma caricatura do seu amigo Justino.Há mais nomes registados de outros colegas de curso em Coimbra mas este, é o que se encontra mais destacado,talvez tb porque as famílias de ambos estabeleciam laços de proximidade.
.....................................................................................
Do 1ºcasamento do Pai de Dom Marcelino em1843 (por curiosidade,este matrimónio realiza-se no ano de nascimento de D.Maria Isabel,sua 3ªesposa e mãe de Marcelino),efectuei a minha 1ª consulta,através do Guarda-Mor: Registo Paroquial-Foi muito agradável,principalmente por ser bem sucedida e o resultado foi o seguinte:
Lisboa
Tipo de Registo: Casamento
Local:Lisboa ,São Paulo
data:19.8.1843
Livro 05-C-Folha 151
Homem:Manuel António das Chagas Júnior

Mulher:Maria da Conceição Franca,D.

Podemos concluir que a sua 1ª esposa e prima direita D.Maria da Conceição terá, a posição f51,nos elementos anteriormente fornecidos (vidé msg de 27-04-08).

Acho curioso o"Franca"do registo das Paroquiais bem como a sua naturalidade e de seus pais, registados por nosso tio José Firmino.
Sua mãe,Maria Gertrudes( f5), filha de André da Conceição(Franco) e este, filho de Diogo Roiz Franco,deverá ser tb Franco e vai casar com Francisco das Chagas (Pereira)-serão tb primos(?).

Do 2º casamento,com D.Adelaide Francisca,creio que os nossos ilustres Primos Guerreiro (Rafael Carvalho e José Rafael ),nos podem ajudar,bem como Miguel Centeno,no seu completíssimo estudo sobre a Família Centeno.

Fica também esclarecido que Fabrício Victor Narchial(Narchiale), filho deste 2º matrimónio,foi um dos padrinhos de Baptismo de meu tio Marcelino,portanto irmãos.

Ao 3º casamento com D.Maria Isabel da Encarnação Chagas,acrescento os seguintes dados:Nasceu a 26 de Janeiro de 1843 e Faleceu a 31 de Março de 1921.
Izabel tem 34 anos de diferença de idade de Manoel António,Pai de Dom Marcelino
O filho Marcelino nasce em Stª Maria de Tavira a 17 de Abril de 1871
Baptizado a 29 do mesmo mês
Ordenado Sacerdote a 12 de Novembro de 1893
Sagrado Bispo a 18 de Julho de 1920
Repousa na Cripta da Sua Catedral de Faro


Maria Antónia (5º filho)nasceu em Stª Maria do castelo da cidade de Tavira a 6 de Novembro de 1884. Faleceu na cidade de Faro,a 11 de Outubro de 1955.

Dados mais concretos dos outros seus irmãos e várias outras referências,seguirão em futuras mensagens.

Cordialmente
Maria Carlota

Reply

Direct link:

RE: Franco, de Dom Marcelino Franco, Bispo do Algarve

#207457 | rafael | 06 sept. 2008 01:35 | In reply to: #203379

Cara Maria Carlota

Tenho andado há muito tempo sem oportunidade de colaborar no Fórum e tb. não tenho pedido informações que fazem bastane falta.

Por isso peço desculpa de só agora responder à sua msg. que refere uma família -COLAÇO-muito sua amiga com casa na Ilha de Faro e residentes em Faro.Como cito de memória é possível ter-me escapado alguma coisa; mas como vim consultar este tópico respondo logo aqui sem reler a respectiva mensagem sobre este assunto.

Penso que serão outros-COLAÇO-não me recordo da Maria da Soledade falar em parentes deste apelidos residindo em Faro.Admiro-me, porque ela frequentara a Escola do Magistério Primário de Faro.
Espero que a Maria Carlota desenvolva este assunto com dados pessoais para que eu possa chegar a uma conclusão e ligá-los à nossa família.
Os -COLAÇO- da Maria da Soledade e residentes e naturais de Almodôvar são oriundos de Santa Bárbara de Padrões e de Mértola,os mais antigos.Se tiver oportunidade, amanhã,enviar-lhe-ei mais alguma inf. sobre isto.

Despeço-me, por agora,desejando-lhe um bom fim de semana e uma noite agradável.

Rafael Carvalho

Reply

Direct link:

RE: Franco, de Dom Marcelino Franco, Bispo do Algarve

#207469 | St. Pierre | 06 sept. 2008 08:23 | In reply to: #54436

Sebastião Rodrigues Barbosa Centeno casou uma segunda vez com Amélia Augusta Franco Antunes. Ambas tinham o apelido Franco no nome.
Os filhos dos dois casamentos do Sebastião acabaram por ter Franco no nome.
Existe uma boa pagina sobre os Centeno.
http://www.centenos.net/

JC

Reply

Direct link:

RE: Franco, de Dom Marcelino Franco, Bispo do Algarve

#207491 | cfpp | 06 sept. 2008 14:16 | In reply to: #207457

Caríssimo Rafael
É curiosa a coincidência,só não lhe enviei ainda uma msg sobre este assunto,porque queria juntar mais uns elementos ,fruto do meu "trabalho de campo",nas férias e que fui carregando noutro tópico,por ser mais prático responder,com mais oportunidade e atempadamente,a msgs que iam surgindo no tópico Vizetto de Lgameiro.
Contudo,guardei para este,nomes familiares que me pareceram estar mais ligados às suas mts investigações e tb porque devo fidelidade ao tópico que me iniciou nesta aventura,faz agora um ano-o tempo corre rápido!...
Vou enviar só estes três parágrafos de momento,porque estou noutro computador e já me têm acontecido algumas "desgraças".De momento,o meu tem um problema e não ouso tocar para não estragar mais.
Se eu tiver sorte, vamos ver se recebe o meu agradecimento por ter dado notícias e um até já!
M.Carlota

Reply

Direct link:

RE: Franco, de Dom Marcelino Franco, Bispo do Algarve

#207506 | cfpp | 06 sept. 2008 16:41 | In reply to: #207491

Continuação
Caríssimo Rafael
Que alívio,não falhei,mas desta vez aprendi a guardar e não perdia a msg escrita.
Provàvelmente ,não vai dar para escrever tudo o que quero,porque estou a aproveitar um tempo de descanso do meu marido e depois,tenho de saltar logo daqui- está na parte final de um projecto a apresentar e,não há contemplações nos prazos de entrega...Só stress - Mas as férias foram magnificas para compensar!...
Mal escrevi a mensagem onde falava dos meus queridos amigos Colaço,telefonei à minha irmã Mª de Lourdes,porque me surgiram dúvidas.Quando somos mt pequenos a nossa memória engana-nos e,mistura-se o real com um pouco do que nos vai sendo contado;felizmente valem-nos os manos mais velhos...
Assim e afinal,quem eram os nossos vizinhos do lado -eram uns Correia-as manas Correias,a quem o meu Irmão,sempre mt brincalhão mudava o C inicial em P e... lá recebia o respectivo ralhete da nossa Mãe.
Mas voltando então às minhas amigas Colaço: uma Carlota e outra penso ser a Julinha que moravam para o lado oposto do Largo D`Alagoa(?) passando para o outro lado, da rua de Stº Antº(à Pontinha).Nas traseiras da casa no Verão,faziam-se deliciosas sardinhadas,onde não faltava a companhia da grande amiga das Colaço, tratada por todos nós como Mana Carlota e professora de piano da minha Irmã. Eram vizinhas do Dr.Silva Nobre e de umas outras familiares nossas de quem me falta saber-lhes os nomes.
As Manas Colaço vieram depois para Lisboa e tenho mta pena de lhes ter perdido o rasto,a partir dos finais dos anos 60.
Pode ser que entretanto consiga mais dados.A propósito de dados,nesta conversa com a minha Irmã,ela falou de um vizinho da nossa AvóGuilhermina (lado paterno) -Dr.Guerreirinho,como era carinhosamente por todos conhecido.Creio mesmo que foi professor dos meus pais no liceu de Faro(será seu familiar?).No entanto minha irmã ,acha que era médico.Moravam para os lados da Estação dos Caminhos de Ferro
Bem,a minha licença tem o tempo contado e não vai dar para contar a mh aventura das férias mas,se tiver um pouco de tempo p,f. veja o tópico referido acima e já me situa melhor enquanto não dou mais notícias.
Com muita estima
M.Carlota

Reply

Direct link:

RE: Franco, de Dom Marcelino Franco, Bispo do Algarve

#207510 | cfpp | 06 sept. 2008 17:52 | In reply to: #207469

Caro JC
Acabo de enviar duas msg para o nosso Caríssimo José Rafael e como nela explico, vou ter hoje pouco tempo para estar ao computador,mas agradeço muito a sua mensagem e o que deixa dito foi objecto de troca de mails com Miguel Centeno Neves,antes de partir para férias e,só esperava dele mais pormenores,para depois descarregar aqui,com mais certezas.
Mas,ao que tudo indica,Maria do Sacramento Franco,irmã do meu bisavô,Manoel António das Chagas,é a Mãe de Amélia Augusta.Assim 4 irmãos Centeno e,amigos de meus filhos que sempre brincaram com a ideia de serem primos,podem agora dizer que teem em comum os tisavós -irmãos.
Também gosto muito de consultar a excelente página que referenciou e que tanto ajudou nesta ligação.Sabia que existiam laços familiares tb neste ramo,por ouvir falar tanto disso aos nossos Antigos,mas...não sabia como e,isto assim é maravilhoso!
Bem,fica mais para uma prx vez e agradeço muito a msg
Tenho mesmo de acabar.
Até breve
Cordialmente
M.Carlota

Reply

Direct link:

RE: Franco, de Dom Marcelino Franco, Bispo do Algarve

#207547 | St. Pierre | 07 sept. 2008 01:24 | In reply to: #207510

O meu nome é João Centeno, descendente do segundo casamento de Sebastião Rodrigues Barbosa Centeno e Amélia Augusta Franco Antunes. Sempre ouvi dizer que o Bispo era parente. Até se conta que tinha um irmão oficial que foi morto a tiro no quartel, de ruim que era. Historias que se contam.

J Centeno

Reply

Direct link:

RE: Franco, de Dom Marcelino Franco, Bispo do Algarve

#207605 | cfpp | 07 sept. 2008 18:25 | In reply to: #207547

Caro João Centeno
...Contam-se muitas histórias ...até que aparecia de espada em punho a uma das janelas da já aqui falada casa "assombrada", da Rua do Arco do Repouso- Faro- pedindo justiça pela sua morte...
Pelo que me foi contado,foi morto por um soldado,mas em manobras,numa carreira de tiro-Azares(?)...
Maria Carlota

Reply

Direct link:

RE: Franco, de Dom Marcelino Franco, Bispo do Algarve

#223478 | cfpp | 12 mars 2009 00:15 | In reply to: #178731

Caro Joaquim Falcão de Lima

Há muito tempo aqui não deixava notícias e, ao reler esta sua mensagem, ela facilitou a minha vontade de lhe deixar directamente, os meus parabéns pela sua recente obra e, manifestar a minha admiração pela forma original como nos conta a história da sua família e, de todo o enquadramento na época - que belas fotografias contém este belo livro de « Gente entre Searas e Montados » .

Foi o primo José Rafael que, muito gentlmente me apresentou, algumas das minhas raízes alentejanas que, até há bem pouco tempo, desconhecia.

Consigo agora, ligar e situar melhor, todos estes Francos alentejanos, depois de ler o seu lindo livro. Como pode calcular, fi-lo com redobrado interesse e prazer, de tal maneira que não resisti a oferecê-lo posteriormente, ao meu irmão António que, de certeza vai gostar muito de mergulhar nessas raízes que, ao que tudo indica, também devem ser um pouco nossas.

Muitos Parabéns!
Com admiração
Maria Carlota

Reply

Direct link:

RE: Franco, de Dom Marcelino Franco, Bispo do Algarve

#223483 | jflfl | 12 mars 2009 01:00 | In reply to: #223478

Olá Maria Carlota
Muito obrigado pelas suas simpáticas palavras. Fico contente sempre que alguém acha útil e gosta daquilo que produzi. Um dos ojectivos era esse mesmo - partilhar. Ainda bem que gostou. Agora deixou-me um pouco curioso com o facto de também descender desta gente. Gostava de saber mais....
Cumprimentos
Joaquim Falcão de Lima

Reply

Direct link:

RE: Franco, de Dom Marcelino Franco, Bispo do Algarve

#223486 | cfpp | 12 mars 2009 02:09 | In reply to: #223483

Olá Joaquim

Fico também muito contente pela sua amável resposta.

Faz pouco mais de 1 ano que resolvi vir espreitar este magnífico Fórum e, simultâneamente atrever-me a dar os primeiros passos no computador; o meu baptismo, teve tanta sorte que quase incrédula, descobri este tópico. Fiquei muito emocionada.

Numa fase em que ainda havia interrogações, sobre a figura do Bispo Marcelino, senti-me muito feliz, por vir a tempo de poder contribuir com umas achegas.

Com a intervenção de meu irmão António que aqui me apoiou, na colocação de uma árvore da família,(como pode ver, se consultar as mensagens que a partir de 2007, fomos deixando neste tópico), começaram a ligar-se algumas pontas perdidas.

Hoje, é já um pouco tarde para continuar, mas enquanto eu "arrumo" o que julgo podermos partilhar, sugiro que quando tiver tempo, dê tb um "giro"pelo TPc: Vizetto, de Igameiro e Tpc: Família Franco de Almeida Coelho, de KodiaK.

Até breve
Maria Carlota

Reply

Direct link:

RE: Franco, de Dom Marcelino Franco, Bispo do Algarve

#223878 | cfpp | 15 mars 2009 21:17 | In reply to: #223483

Caro Falcão de Lima

Por vezes, a minha falta de experiência nesta área, leva-me à partida, a achar primos (ou antes, o desejo de encontrar raízes em famílias, onde existem sobrenomes idênticos aos que procuro e, afinal não são assim tão primos quanto isso) e, a "desprezar" outros que por apresentarem apelidos diferentes, teem origens na mesma raíz... e, tantas outras confusões que se fazem, quando sem preparação, queremos "meter o nariz".

Não sei se teve tempo de ler algumas mensagens dos tpcºs que referi e, como sei que às vezes, se torna pouco confortável consultar as mensagens que nos aparecem, fora da ordem cronológica, aqui deixo a sugestão das seguintes: 27/o7/o7/; - 30/o7/o7; - 2/08/07 -03/01/08( de sua autoria) + a de "7/04/08 (da Ascendência de D. Marcelino) e onde achei que os Francos, da sua e da família de José Rafael, andam mt próximos dos meus, na família algarvia de que Gui e eu temos algumas raízes.

Vou entrar num período de muito trabalho, mas vai dar sempre para vir espreitar e responder embora de modo um pouco mais telegráfico.

Agradeço a sua atenção e desejo - lhe uma boa semana de trabalho
Maria Carlota

Reply

Direct link:

RE: Franco, de Dom Marcelino Franco, Bispo do Algarve

#223879 | cfpp | 15 mars 2009 21:25 | In reply to: #223878

ps: As datas que indiquei só dizem respeito a este Tópico.

Reply

Direct link:

RE: Franco, de Dom Marcelino Franco, Bispo do Algarve

#223884 | jflfl | 15 mars 2009 22:06 | In reply to: #223878

Olá Maria Carlota,
Obrigado pela sua mensagem. Relendo algumas mensagens deste tópico e a propósito dos "Franco" devo dizer-lhe que pouco mais sei do que aqui expus e deixei escrito no meu livro. Não me custa nada admitir a tese do Gui de que os "Francos" do Algarve serão os mesmos que os do Alentejo. Mas sobre isso não haverá quem explique melhor os fundamentos dessa tese do que o próprio Gui. Aliás como eu próprio refiro num destes tópicos terá sido com a ajuda do Gui que avancei algo mais na investigação dos meus/nossos "Francos". No presente momento e depois do lançamento do livro, "subi para Norte" onde estou a procurar desenvolver a investigação sobre "Ferreiras Leão de Lousada! Continuo interessadissimo em desenvolver ainda mais a minha investigação no Alentejo mas por ora estou mais focado no Minho. Em todo o caso consciente que provavelmente tereis dscoberto mais uma "prima" ficarei atento aos "Franco" e à possivel ligação com o Algarve.
Também para si faço votos de uma boa semana de trabalho.
Joaquim Falcão de Lima
Para o que entender deixo aqui o meu e-mail (falcaolima arroba sapo ponto pt)

Reply

Direct link:

RE: Franco, de Dom Marcelino Franco, Bispo do Alga

#223891 | cfpp | 15 mars 2009 22:44 | In reply to: #223884

Olá Joaquim,

Obrigada pela sua gentil mensagem.
Desejo-lhe muitos êxitos no desenvolvimento da investigação, com essa subida ao belo Norte e depois... muito provàvelmente, presentear -nos com mais um livro - que venha ele!
Grata também pelas referências que aqui colocou.

Até breve
Maria Carlota

Reply

Direct link:

RE: Franco, de Dom Marcelino Franco, Bispo do Algarve

#224833 | GML | 24 mars 2009 17:10 | In reply to: #223884

Caro Joaquim,

Antes de mais queria dar-lhe os parabéns pelo seu livro. Concordo inteiramente com a apreciação que a Maria Carlota dele fez: está bem organizado e com uma apresentação original e eficaz; a genealogia é interessante e há muitos pormenores curiosos sobre as pessoas e bens mais marcantes das famílias estudadas. Resumindo, gostei muito e acho que está verdadeiramente de parabéns!

Quanto ao tópico dos Francos, chamo a sua atenção para o facto de não ter sido eu a levantar a hipótese e os do Algarve serem os mesmos dos de Castro Verde.

Aliás, a minha opinião é de que não serão os mesmos: os Francos de Castro Verde estão bem estudados até ao Marcos Gonçalves Franco e eram lavradores (provavelmente com boas lavoras) no Baixo Alentejo. Na segunda metade do século XVIII já Silvestre José Franco era Capitão-mor, enquanto que nessa mesma época temos um Diogo Rodrigues Franco em Tavira que aparece como mareante!!

Não podemos excluir a hipótese de haver um parentesco remoto entre eles, mas tirando a proximidade geográfica, nada aponta nesse sentido.

Boa sorte para as suas pesquisas minhotas!

Um abraço,

Gui

Reply

Direct link:

RE: Franco, de Dom Marcelino Franco, Bispo do Algarve

#224841 | jflfl | 24 mars 2009 22:40 | In reply to: #224833

Olá Gui
Muito obrigado pelas suas palavras. Fico muito contente com a sua apreciação do meu livro. Quanto aos "Francos" peço desculpa pela minha confusão pois assumi, inadvertidamente, uma tese que de facto não é sua. Mais uma vez as minhas desculpas.
Um grande abraço
Joaquim

Reply

Direct link:

RE: Franco, de Dom Marcelino Franco, Bispo do Alga

#224844 | GML | 24 mars 2009 23:26 | In reply to: #224841

Caro Joaquim,

Hoje é o dia dos Francos! Pediram-me hoje aqui no Forum informações sobre a família de uma minha tia da região do Turcifal, Torres Vedras e ao procurar os apontamentos antigos relativos à pesquisa nos respectivos livros paroquiais, lá dei de caras com outros Francos, uma família bem estabelecida na região. Não só são antepassados dessa tia como também do meu cunhado.

Mas a razão principal por que lhe escrevo é que no meio desses apontamentos, encontrei uma referência ao nosso antepassado Silvestre José Franco, que julgo nunca lhe passei. Como disse, os apontamentos são velhos e este em particular está "rabiscado" numa folha solta, pelo que não respondo cegamente por ele; mas como tem cota, sempre se poderá verificar novamente.

Trata-se da indicação de que Silvestre José Franco terá sido Juiz de Fora de Castro Verde (Desembargo do Paço, Alentejo e Algarves, Maço 321, n.º 68). Será possível? Sempre justificava a ida de Cuba para Castro Verde! Enfim, quer esta referência esteja correcta ou não, achei que devia comunicar-lhe o achado. Quando for à Torre do Tombo novamente tentarei esclarecer o assunto.

Um abraço,

Gui

Reply

Direct link:

RE: Franco, de Dom Marcelino Franco, Bispo do Alga

#224845 | jflfl | 24 mars 2009 23:49 | In reply to: #224844

Olá Gui
Boa, terei todo o gosto em procurar confirmar.Vamos ver se consigo dar um salto TT este sabado.
Dar-lhe-ei noticias. Um abraço
Joaquim FL

Reply

Direct link:

RE: Franco, de Dom Marcelino Franco, Bispo do Algarve

#287963 | Bellis | 26 sept. 2011 09:23 | In reply to: #195886

Olá Carlota, que estranho voltar aqui a este forum depois de tanto tempo, uma vez que "perdi" a página dos meus Pereira de Lira, removida assim, sem jeito nenhum, sem uma explicação (mas hoje, tirando nós, ninguém explica nada a ninguém)
Pois só lhe digo que Carlota tem aí pano para mangas e até podia escrever uma história fantástica.
Uma coisa lhe digo, há aqui nomes medievais que fariam as delícias de um qualquer cancioneiro.
De certo modo estou empatado com o seu irmão pois também já fui "intervencionado" duas vezes este ano, e eu qu enunca tinha sido.Sou uma espécie de Hellas, intervencionada que foi pelo FMI.
O que lhe posso dizer é que a história do fantasma pelo menos para mim é verdadeira, pois uma vez fui perseguido pela rua Rasquinho acima por uma entidade espectral, com um ENORME corpo de dor, andava eu na segunda classe na velhinha escola da Sé. E a perseguição sóparou frente à casa de José Maria Assis, o barbeiro ajudante d eConstantino Cúmano.
Ele há cada uma, Carlota amiga.
Seu
Helio d´Oliveira de Pereira

Reply

Direct link:

RE: Franco, de Dom Marcelino Franco, Bispo do Algarve

#288008 | cfpp | 27 sept. 2011 00:11 | In reply to: #287963

Olá
Mas que honra vê-lo por aqui! Fico mt contente! Seja muito bem vindo a este tópico, onde fica em casa.
De um modo muito peculiar, apresenta as suas histórias "verdadeiras" que quase a brincar, falam de coisas sérias... Fantástica!...liga bem com fantasma. Em meninos, não nos libertamos fàcilmente do(s)fantasmas, o que vale é que no fim da corrida, sempre aparece alguém a socorrer... mas depois de crescidos, a coisa fica mais difícil, temos nós de fazer o esforço...
Espero que esteja a recuperar e a voltar aqui ao Fórum, para ressuscitar... fantasmas de brincadeira e histórias com História.
Sigo e aprecio o amor que dedica na sua escrita ao nosso Sul, em particular a Faro,onde tb nasceu, sem esquecer o Norte onde também tem profundas raízes. Tenho andado longe... e entristece-me não ter mais tempo para investigar e apoiar aqui, os primos. Mas, lendo os seus artigos, ajuda muito a não perder o contacto com a nossa terra de nascimento e o entusiasmo volta.
Que pena terem desaparecido aqui, as páginas dos seus Pereira de Lira. Estou em querer que com melhores condições e capacidade de resposta, a explicação que lhe é devida, há-de chegar.
Espero tb que a recuperação se esteja a fazer com calma e boa disposição. O meu irmão faz por isso e está felizmente, cheio de força.
Bem, e... sendo a sua história verdadeira como diz, o interesse por uma "genealogia" dos fantasmas tem de surgir... é um desafio!
Ele há cada uma, Hélio amigo.
Até breve!
Maria Carlota

Reply

Direct link:

RE: Franco, de Dom Marcelino Franco, Bispo do Algarve

#316476 | jorafael | 02 nov. 2012 23:01 | In reply to: #178615

Caro Luís Gameiro

Como é conhecedor das gentes de Tavira venho pedir a sua ajuda, procuro dois casais que viviam em Tavira por volta de 1842. Num inventário que decorreu em Mértola aberto em 1842 são herdeiros os dois casais referidos, Manuel Guerreiro casado com Luzia Hermenegilda Farias Guerreiro e o casal José de Almeida Paiva Pereira e Mello e Balbina Albana Guerreiro Paiva. A Balbina era irmã do Manuel Guerreiro e ambos irmãos de Rita Antónia Guerreiro casada com Jerónimo Caetano da Rosa Branco (Franco) estes moradores em Mértola e avós maternos de João Possidónio Guerreiro nascido em Martinlongo, Alcoutim, em 9/1/1855 casado em Tavira, 1884, com Eliza Augusta da Cruz Vizetto, como me indicou em 2008.
Cordialmente
José Rafael
Beja

Reply

Direct link:

Franco, de Dom Marcelino Franco, Bispo do Algarve

#356877 | espadilha | 19 avril 2015 21:30 | In reply to: #178731

´Boa noite. Sou de Albernoa-Beja, onde há uma grande comunidade de Francos descendentes de José Mestre Franco, filho do do Capitão mor Silvestre José Franco e de Bárbara Mestra. Este era natural de Cuba, mas viveu em Castro Verde. Há mais filhos do 2º casamento. Já encontrei o António e o Joaquim e amanhã espero encontrar os outros. Depois vou procurar os casamentos e os nascimentos dos filhos do 1º casamento. Estou a constituir a minha árvore Genealógica e como minha esposa é Franco estou a incluir os Francos que descendem de José Mestre Franco. Pode consultar na Google Ildefonso Pixeiro e procurar Mariana Teresa Franco. Já estão muitos Francos. Vou actualizando



Reply

Direct link:

Franco, de Dom Marcelino Franco, Bispo do Algarve

#453095 | mmrsf | 23 mars 2024 18:16 | In reply to: #1620

Já lá vão muitos anos. Não sei se por aqui ainda andam. Lembro-me de ler o que alguém terá aqui escrito que estes Francos de que falam seriam parentes entre outros dos Soares Franco, etc. Pergunto se falam dos Soares Franco do Alentejo (vindos de Castelo Branco para Fronteira, Distrito de Portalegre) e se têm as ligações a essa família Soares Franco.
Obrigada.
Com os melhores cumprimentos
Madalena Soares Franco

Reply

Direct link:

Franco, de Dom Marcelino Franco, Bispo do Algarve

#453115 | cfpp | 25 mars 2024 22:01 | In reply to: #453095

Boa tarde, Cara Madalena Soares Franco

Os Soares Franco, aqui falados neste Tópico têm origem em Tavira, séc. XIX.
Tenho nota de um Eloi Soares Franco*1888, nascido em Tavira, filho de Joaquim Soares Franco e Emerênciana do Nascimento Cruz; neto de Maria Antónia e de Francisco Soares Simões; bisneto de Maria da Conceição e Francisco das Chagas Franco.
Estes dados foram posteriormente acrescentados por Gui Maia de Loureiro, autor deste tópico e constam da base da dados do Genneal

Com os melhores cumprimentos
M.ªCarlota

Reply

Direct link:

Franco, de Dom Marcelino Franco, Bispo do Algarve

#453408 | mmrsf | 08 avril 2024 14:48 | In reply to: #453115

Cara Maria Carlota,

Muito obrigada pela sua resposta.
Tenho estado a ler/reler começando pela mensagens mais antigas. Na altura, há uns anos, não achei ligação entre os Franco de que falam, incluindo o D. Marcelino, e os meus Franco e pela releitura actual a maioria deles, pelas datas, parece-me que estão fora de questão.

Diz-se na família, sem absolutamente nenhuma prova, que um dos filhos de um dos nossos avoengos Soares Franco (avoengo nascido em 1766) era militar e teria ido para o Algarve. Imaginação?

Este Joaquim Soares Franco despertou-me a atenção mas depressa percebi, acho que correctamente, que a junção do apelido Soares com Franco se deu com ele (séc XIX). Ora o meu apelido Soares Franco (os 2 juntos) começou no sec XVIII em Castelo Branco com um dos meus 5ºs avós - não foi o primeiro apelido usado por ele - , cristão novo, e daí até hoje.

Mesmo assim, vou revisitar os Chagas Franco no Geneal como sugere e fazer mais algumas pesquisas sobre esta hipótese, que me parece cada vez mais improvável.

De novo, obrigada
Cumprimentos

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 28 avril 2024, 17:03

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen