Covilhã – Moura Barata / Serra

This topic is classified in rooms: Famílias | Pessoas

Covilhã – Moura Barata / Serra

#307157 | peninha | 30 mai 2012 12:06

Caros Confrades,

Procuro informação sobre Francisco de Paula Serra, da Vila da Covilhã, que em 1817 era casado com D. Maria Bárbara Moura Barata.

D. Maria Bárbara Moura Barata é cunhada de Frei José de Santa Máxima Serra, religioso franciscano morador no Convento de Santa Cita, freguesia da Asseiceira, concelho de Tomar.

Pelo que presumo que Francisco de Paula Serra e Frei José de Santa Máxima Serra sejam irmãos.

Frei José de Santa Máxima Serra também usou José Bernardo de Santa Máxima Serra.

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

Reply

Direct link:

RE: Covilhã – Moura Barata / Serra

#307160 | Pursim | 30 mai 2012 14:03 | In reply to: #307157

Caro António Pena Monteiro

O casal de que fala casou na Covilhã em 27-7-1814.
Ele fº de Domingos José do Rego e Bárbara Paula da Fonseca Serra;
np de António Geraldes do Rego e Isabel Maria; nm de Ldo Francisco de Paula Serra e Maria da Cruz da Fonseca.
Ela fª de Francisco Gomes Feio e Antónia Maria Barata.
Estes Moura Barata já foram tratados neste forum.
Cumprimentos
Gabriel Santos

Reply

Direct link:

RE: Covilhã – Moura Barata / Serra

#307203 | peninha | 30 mai 2012 22:08 | In reply to: #307160

Caro Gabriel Santos

Muito lhe agradeço a informação.

Francisco de Paula Serra, e Frei José de Santa Máxima Serra, são irmãos de Máxima Maria Rita Benevuto Serra.

Na pesquisa que fiz neste fórum, no tópico Raízes da Beira, encontrei “o lugar” de Plácido Joaquim Pinto Serra (também usou Plácido Joaquim Pinto), natural da freguesia de S. Bartolomeu da vila da Covilhã, filho de Guilherme José da Fonseca Pinto de Abreu Castelo-Branco (também usou Guilherme José da Fonseca Pinto) e de s.m. Máxima Maria Rita Benevuto Serra, que seguiu carreira militar.

Em 16.11.1814 Plácido Joaquim Pinto Serra, então alferes do Batalhão de Caçadores n.º 5, casou na Igreja do Convento de Santa Cita com Rita Angélica da Purificação, natural do lugar de Santa Cita onde foi baptizada em 15.6.1789, filha de Manuel Joaquim de Oliveira e de s. m. Pudenciana Rosa da Conceição.

De Plácido Joaquim Pinto Serra e de Rita Angélica da Purificação tenho notícia dos seguintes filhos:

- Maria, nasceu em 8.5.1816 em Santa Cita, onde foi baptizada em 27.5.1816 (Foram padrinhos, Francisco de Paula Serra, da vila da Covilhã, tocou por ele Frei José de Santa Máxima Serra, e D. Maria Romana, da Vila de Tomar, tocou por ela seu irmão Carlos).

- Leopoldina Augusta Pinto (também usou Leopoldina Augusta Pinto Serra), nasceu em 15.8.1817 em Santa Cita, onde foi baptizada em 27.8.1817 (foram padrinhos, o major Vitorino José Batista, do Vale Florido, e D. Maria Bárbara Moura Barata, mulher de Francisco de Paula Serra, tocou por ela seu cunhado Frei José de Santa Máxima Serra). Em 7.2.1855, na Capela do Senhor Jesus das Necessidades em Santa Cita, casou com António José de Carvalho (também usou o nome de António José de Carvalho e Silva), natural da freguesia da Madalena de Lisboa onde foi baptizado em 27.1.1811, filho de Vicente José de Carvalho e de s.m. Rosa Justiniana de Mesquita e Silva (foram testemunhas deste casamento o ilustríssimo José do Vale e Sousa de Meneses, da Quinta da Guerreira, da freguesia da Asseiceira, e José Pedro de Campos, da Golegã). Com Geração. (Meus trisavós paternos).

-Maria José, nasceu em 30.11.1820 em Santa Cita, onde foi baptizada em 8.12.1820 (foram padrinhos Manuel Joaquim Brandão coronel das Milícias de Oliveira de Azeméis tocou por ele o major Vitorino José Batista, do Vale Florido, e D. Maria José de Vasconcelos, de Tomar, tocou por ela Frei José de Santa Máxima Serra).


Para além dos elementos referidos no tópico Raízes da Beira, relativos aos irmãos de Plácido Joaquim Pinto Serra, o Confrade têm mais elementos?

Relativamente aos irmãos de Máxima Maria Rita Benevuto Serra e sua descendência têm mais elementos?

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

Reply

Direct link:

RE: Covilhã – Moura Barata / Serra

#307263 | Pursim | 01 juin 2012 13:15 | In reply to: #307203

Caro António Pena Monteiro

Para além dos elementos que inseri no tópico Raízes da Beira, e que tinha como limite a data de 1800, nada mais tenho comigo sobre os irmãos de Plácido Joaquim Pinto Serra e de Máxima Maria Rita Benevuto Serra
Não tenho mais elementos introduzidos no computador não me sendo possível de momento aceder aos meus dados manuscritos.
Cumprimentos
GSantos

Reply

Direct link:

RE: Covilhã – Moura Barata / Serra

#307266 | peninha | 01 juin 2012 14:17 | In reply to: #307263

Caro Gabriel Santos

Reconhecido, muito lhe agradeço o seu contributo no tópico Raízes da Beira, o qual passados anos tanto me auxiliou.

Quiçá, ainda que daquí a algum tempo, o mesmo se verfique com outros Confrades.

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 04 juil. 2024, 09:28

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen