Baptismo em St.ª Catarina de filhos de Feliciano António Falcão

This topic is classified in rooms: Famílias | Pessoas

Baptismo em St.ª Catarina de filhos de Feliciano António Falcão

#307637 | peninha | 07 juin 2012 08:55

Caros Confrades,

De Feliciano António Falcão e de Ana Maria houve, pelo menos, um filho baptizado na freguesia de St.ª Catarina, da cidade de Lisboa.

Refiro-me a Luís António Mesquita Falcão que casou em 16/8/1839, em S. Mamede, com Maria Tomásia de Sousa. Dos quais houve, pelo menos, uma filha Luísa, baptizada em 4/6/1843 em St.ª Isabel.

Sucede que não encontro nem o assento de baptismo de Luís, nem o de outo filho de Feliciano António Falcão.

Grato ficaria se algum Confrade que “tropece” no assento de baptismo de algum filho de Feliciano António Falcão, disso me desse noticia.

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

Reply

Direct link:

RE: Baptismo em St.ª Catarina de filhos de Feliciano António Falcão

#307643 | MCNN | 07 juin 2012 11:03 | In reply to: #307637

Caro António Pena Monteiro


Se não encontra esse baptismo, pelo menos uma de das seguintes hipóteses pode ser verdadeira:

- Ele não foi baptizado em Santa Catarina, e/ou

- Foi baptizado como filho de pais incógnitos.


O nome da mãe é mesmo Ana Maria ? Faço essa pergunta porque, em Maio de 1816, Feliciano António Falcão casou, nos Mártires, com Gertrudes Narcisa de Sousa Pereira. Ele era morador em Santa Justa e ela era moradora nos Mártires.

Espreitei nos baptismos dos Mártires e encontrei o baptismo de uma Luísa, filha desse casal, em Março de 1817. Era mesmo uma Luísa, não havia engano aparente no sexo da criança.

Resolvi então procurar mais atrás, também nos Mártires, e acabei por encontrar um Luís, nascido em Outubro de 1813 e baptizado em Fevereiro de 1814, filho de pais incógnitos. Mas o nome do padrinho era ... Feliciano António Falcão, morador em Santa Justa.

Pode muito bem ser o baptismo que procura.

Já agora, não sei se aquela Luísa era a irmã que procurava. Mas eventualmente seria boa ideia procurar por mais irmãos nos livros de baptismos dos Mártires, o que é facilitado pelo facto dos livros conterem índices.

E, claro está, esses livros estão disponíveis para consulta online.


Boa sorte


Mário César Navarro

Reply

Direct link:

RE: Baptismo em St.ª Catarina de filhos de Feliciano António Falcão

#307655 | peninha | 07 juin 2012 15:59 | In reply to: #307643

Caro Mário César Navarro

Muito lhe agradeço a pesquisa e a explicação plausível.

Pode ser que o assento de 16/8/1839 do casamento, em S. Mamede, de Luis António Mesquita Falcão com Maria Tomásia de Sousa, quando disponível na internet, forneça algum contributo aclaratório.

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

Reply

Direct link:

RE: Baptismo em St.ª Catarina de filhos de Feliciano António Falcão

#307691 | peninha | 07 juin 2012 21:31 | In reply to: #307643

Caro Mário César Navarro,

Estive a tentar decifrar o assento de baptismo de Luís nascido em Outubro e baptizado em 12 de Fevereiro de 1814. Por comparação com os demais, percebe-se que algo fora do normal aconteceu. Bastante mais á frente, lê-se claramente "filho natural". Mas o contexto em que esta espressão está inserida para mim é indecifrável. Quiçá o Confrade me possa voltar a ajudar.


Com os meus cumprimentos,

António Pena monteiro

Reply

Direct link:

RE: Baptismo em St.ª Catarina de filhos de Feliciano António Falcão

#307697 | peninha | 07 juin 2012 22:35 | In reply to: #307691

Expressão...

Reply

Direct link:

RE: Baptismo em St.ª Catarina de filhos de Feliciano António Falcão

#307703 | MCNN | 07 juin 2012 23:29 | In reply to: #307691

Caro António Pena Monteiro


Este assento está de facto confuso, e o facto da tinta ter esborratado complica ainda muito mais o seu entendimento.

Não sei se reparou, mas no próprio índice, logo à frente da indicação "Pais Incógnitos" parece-me estar escrito "Deve-se ver o assento" seguido de algo que para mim é indecifrável, não sei se trata de uma rubrica de quem fez essa observação, ou se é um número.

Quanto ao assento propriamente dito, trata-se de um assento absolutamente "normal" até às palavras com que o padre aparentemente terminava todos os assentos "de que fiz este assento que assinei". O que está escrito a seguir aparenta ter sido acrescentado. Será que é a isso que se refere a nota do índice ? Quanto ao que está escrito, confesso que tenho muita dificuldade em ler, porque está muito esborratado. Mas parece.me conseguir ler "o qual foi declarado(?) por filho natural por João(?) Evangelista(??) de Sousa(??) Rodrigues(?? ..." o resto já não consigo ler, pelo menos hoje. E tenho sérias dúvidas de que tenha interpretado bem a primeira parte do "acrescento".

Da primeira vez não li este bocado do assento, porque pensei que, estando os vários assentos um pouco encavalitados, pertenceria já ao assento seguinte.

Se calhar seria boa ideia pedir a mais alguém que tentasse ler esse bocado do assento.

O que concluir disto tudo ? Será que afinal não é este o Luís que procurava ? Mas que grande coincidência !!! E logo eu que sou um pouco avesso a coincidências. De qualquer forma, procure no índice por mais filhos de Feliciano António Falcão na paróquia dos Mártires.

E pode ser que o assento de casamento de São Mamede traga alguma luz a este mistério.

Já agora, de onde retirou a informação que Feliciano António Falcão teve um filho chamado Luís ? Do assento de nascimento dos filhos de Luís ?

Desculpe não o conseguir ajudar mais, pelo menos para já.

Cumprimentos


Mário César navarro

Reply

Direct link:

RE: Baptismo em St.ª Catarina de filhos de Feliciano António Falcão

#307706 | roz | 08 juin 2012 00:35 | In reply to: #307703

Ola' Mario

'E bom ve-lo de volta por aqui!

Concordo com o que leu no Indice e acho que sao as iniciais do padre HH . Se olhar para as assinaturas dele em varios assentos notara' que se chama Henrique Jose Correa e sempre faz um rabisco em forma de H no fim do nome.

Quanto ao assento em si tambem concordo com o Joao Evangelista de Sousa, mas acho que o ultimo nome 'e Pereira. Repare na assinatura dele que termina na margem (por cima do nome da crianca seguinte) e esta' abreviada. Na continuacao dessa linha ha muita coisa que nao entendo mas ao fim creio que diz ".......... sua mae este termo".
Por baixo da assinatura do Joao esta' ainda a assinatura de uma Luisa Rosa da ........ .......

Cumprimentos.
Rosario

Reply

Direct link:

RE: Baptismo em St.ª Catarina de filhos de Feliciano António Falcão

#307715 | peninha | 08 juin 2012 10:47 | In reply to: #307703

Caro Mário César Navarro

Independentemente de quem for Luís, a descoberta deste assento é interessantíssima porque vai fornecer informação acrescida sobre a família de Feliciano António Falcão que não fosse a pesquisa atenta do Confrade, muito provavelmente, escaparia.

No assento da freguesia de St.ª Isabel, de 4 de Junho de 1843, de baptismo de Luísa, filha de Luís António Mesquita Falcão é referido que foi batizado em St.ª Catarina, bem como que Luísa é neta paterna de Feliciano António Falcão e de Ana Maria. (St.ª Isabel, B20, 115, Etombo)

A minha perplexidade é não encontrar em St.ª Catarina o assento de baptismo de Luís António Mesquita Falcão. Ademais, tal o primor dos índices de St.ª Catarina que são muito fáceis de pesquisar.

De regresso ao assento de baptismo de Luís, será que está escrito “filho natural de João Campos de Sousa Pereira e de Luísa Rosa…. Ou seja, os dois nomes que estão escritos à margem deste assento ?

Se assim for, qual será o nome completo de Luísa Rosa … ?

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

Reply

Direct link:

RE: Baptismo em St.ª Catarina de filhos de Feliciano António Falcão

#307718 | MCNN | 08 juin 2012 11:46 | In reply to: #307706

Bom dia Rosário

Eu tenho andado por aqui, mas não tenho tido tempo nenhum.

E sei que estou em falta consigo (e com mais algumas pessoas), mas a minha falta de tempo não me tem possibilitado ir à Torre do Tombo. Mas o assunto do seu João Gualberto não está esquecido.

Quanto a este assento, é lógico que tem toda a razão. Eu estava a tentar decifrar o nome do suposto pai da criança no corpo do assento e a sua assinatura estava mais abaixo, imediatamente a seguir à assinatura do Padre !!!

O último apelido do suposto pai é Pereira, pelo que o seu nome completo parece-me ser João Evangelista de Sousa Pereira.

No que diz respeito à Luísa Rosa, além de também ter assinado o seu nome, vejo agora (bendita noite que me fez descansar a vista !!!) que o seu nome consta igualmente no corpo do assento, imediatamente a seguir ao do João Evangelista.

E qual o seu apelido ? O meu receio é estar influenciado pela minha aversão a coincidências e saber já o nome completo do Luís cujo assento de baptismo o confrade António Pena Monteiro procura, mas não é que, quer no corpo do assento quer na assinatura, o apelido da senhora me parece ser ... Mesquita ?

Agradeço pois a sua douta opinião.

Cumprimentos

Mário César Navarro

Reply

Direct link:

RE: Baptismo em St.ª Catarina de filhos de Feliciano António Falcão

#307720 | MCNN | 08 juin 2012 11:58 | In reply to: #307715

Bom dia caro António Pena Monteiro


Como poderá ver na resposta que dei à amiga Rosário, que identificou e bem o correcto apelido do pai deste Luís, parece-me que o apelido da Luísa Rosa é Mesquita. A senhora chamar-se-ia pois Luísa Rosa Mesquita.

Mas não tenho a certeza de estar correcto, e posso estar influenciado por ideias preconcebidas. O que é que acha ?

Já agora, sabe donde vem o Mesquita no nome do Luís António Mesquita Falcão ?

Obrigado por ter disponibilizado o assento de baptismo da filha do Luís António. A letra do padre era horrorosa, e de facto parece estar escrito que o pai da criança era de Santa Catarina e a mãe era do Socorro. Mas já procurou o baptismo da mãe no Socorro ? Isso para precaver o caso do padre ter trocado as naturalidades dos pais. E já viu que o padrinho era Mesquita ?

Entretanto, tenho uma boa notícia para si. Hoje já começaram a carregar os primeiros livros de São Mamede. Ainda não tem o livro de casamentos que lhe interessa, mas não há-de tardar muito.

Boa sorte

Mário César Navarro

Reply

Direct link:

RE: Baptismo em St.ª Catarina de filhos de Feliciano António Falcão

#307727 | peninha | 08 juin 2012 13:38 | In reply to: #307720

Caro Mário César Navarro

Donde vem o nome de Mesquita no nome de Luís António Mesquita Falcão era precisamente o objecto da minha investigação. Melhor dizendo foi o início desta investigação… que se alargou sem que tenha resposta a essa questão inicial.

No que respeita à ascendência de /mulher de Luís António Mesquita Falcão/ Maria Tomásia de Sousa, baptizada na freguesia do Socorro, é filha de Joaquim Pedro de Sousa, baptizado na freguesia de St.ª Catarina da Lisboa, e de Tomásia Maria, baptizada na freguesia de S. Sebastião de Lisboa, neta paterna de José de Sousa e de Rufina Joaquina, neta materna de José Rodrigues e de Maria Joaquina.

[Joaquim Pedro de Sousa e Tomásia Maria casaram a 14 de Fevereiro de 1805, na Igreja de Santa Cruz do Castelo de Lisboa. Foram testemunhas António Pereira, morador na freguesia da Pena, e Miguel da Silva morador na da Madalena. Certidão a fols. 282 do livro de casamentos da freguesia do Socorro de 1788 - 1810, de Lisboa, C14, 932 Etombo.]

No que respeita à ascendência de /mulher de Feliciano António Falcão/ Gertrudes Narcisa de Sousa Pereira, nasceu em 18 de Março de 1792, baptizada em 26 de Março de 1792 na freguesia de N. S. dos Mártires (assento de 26/3/1792 a fols. 24 do livro de Baptismos de N. S. dos Mártires, B4, 293 Etombo), filha de António José de Sousa Pereira, natural e baptizado na freguesia de St-ª Eulalia de Pensalvos, Arcebispado de Braga, e de Joana Maria Crisântema?, natural e baptizada no freguesia dos Anjos, neta paterna de João Pereira e de Jacinta de Sousa, neta materna de José Ribeiro de Moura e de Ana Rosa.

[António José de Sousa Pereira e Joana Maria Crisântema? casaram em 24/12/1773 na freguesia dos Anjos. Foram testemunhas Domingos Vieira morador na rua Nova do Almada, freg. dos Mártires , e José Alves do Rio morador no Campo de Santana, freg. da Pena. Assento de 24/12/1773 a fols. 119 do livro de casamentos dos Anjos, C8, 799, Etombo].

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

PS: Também me parece ser Luísa Rosa Mesquita, mas também não tinha querido sugestionar…

Reply

Direct link:

RE: Baptismo em St.ª Catarina de filhos de Feliciano António Falcão

#307728 | roz | 08 juin 2012 14:01 | In reply to: #307720

Bom dia Mario

O meu amigo nao esta' em falta nenhuma comigo, nem pense nisso. Estas fainas sao um entretem e nao um dever. O importante 'e que esteja de boa saude que tudo o resto 'e secundario.

Seguindo para o caso em maos, tambem pensei que pudesse ser "de Mesquita" mas nao quiz ser presuncosa e arriscar tanto pois esta' muito esborratado. Contudo se ja somos dois a pensar o mesmo, pode ser que seja.

Aqui ha duas hipoteses. Se este Luis 'e o procurado pelo Sr. Antonio Pena Monteiro, pode ter "adoptado" o nome do padrinho por qualquer razao. Muito recentemente encontrei 2 casos desses. Ou pode o verdadeiro pai ter desaparecido da cena ou ate morrido e o padrinho criou-o, contudo isso nao explica o nome da mae que como ja vimos nao 'e Ana Maria. Sera' que Feliciano Antonio Falcao foi casado 2 vezes?

Outra coisa, o Sr. Monteiro diz que viu os indices de St. Catarina e nao encontrou o Luis. Por um azar pode ter havido uma falta do padre e ter omitido este nome. Talvez fosse uma ideia ver os assentos um a um por volta da possivel data so para eliminar essa possibilidade.

Bom, esgotei as sugestoes!

Cumprimentos.
Rosario

Reply

Direct link:

RE: Baptismo em St.ª Catarina de filhos de Feliciano António Falcão

#307857 | MCNN | 10 juin 2012 22:33 | In reply to: #307727

Caro António Pena Monteiro


Depois de algumas pesquisas na net, cheguei a alguns dados que poderá eventualmente confirmar.

Assim, Luis António Mesquita Falcão deve ter ido para o Brasil pouco tempo depois do nascimento da sua filha Luísa.

No Brasil terá exercido a sua profissão de taquígrafo, acompanhado do seu filho Carlos Ernesto de Mesquita Falcão.

Esse seu filho terá casado com D. Guilhermina Maria Fonseca de Freitas Falcão, e desse casamento nasceu no Recife um filho de nome Aníbal em 17/11/1859.

Com base nessas informações, concluí que esse filho de nome Carlos deve ter nascido muito próximo do casamento, uma vez que foi pai em 1859.

Resolvi pois dar uma pequena espreitadela nos baptismos de Santa Isabel, procurando por irmãos mais velhos do que a Luísa que referiu, e encontrei um irmão de nome Luís (St.ª Isabel, B20, 10), nascido e baptizado em 18/12/1841 (devia estar em perigo de vida). Um pormenor importante é que o padrinho foi o seu irmão de nome Carlos Maria de Sousa Falcão. A avó materna volta a aparecer como sendo Ana Maria Falcão.

Assim, encontrei referência a um irmão Carlos, mas não tinha à data o nome de Carlos Ernesto e chamava-se isso sim de Carlos Maria. O facto de ter o apelido Sousa indicia que muito provavelmente era um filho do matrimónio. Mas este Carlos Maria, quando chegou a adulto, pode muito bem ter usado o nome de Carlos Ernesto. Ou então era outro Carlos !!!!!

Não encontrei o baptismo do Carlos em Santa Isabel, mas posso ter visto mal. Quem sabe não foi baptizado em São Mamede.

Voltando à sua preocupação inicial, a origem do Mesquita, eventualmente virá da mãe Luisa Rosa Mesquita. Se Feliciano António Falcão era de facto o pai, restam bastantes dúvidas.

Eventualmente seria interessante procurar o óbito de Feliciano e ver se ele deixou testamento. Esse testamento, a existir, pode esclarecer este mistério.

Boa sorte


Mário César Navarro

Reply

Direct link:

RE: Baptismo em St.ª Catarina de filhos de Feliciano António Falcão

#307935 | peninha | 11 juin 2012 21:34 | In reply to: #307857

Caro Confrades Mário César Navarro, e Rosário

Parece-me razoável poder dar-se por assente que Luís, baptizado em 12/2/1814, na freguesia dos Mártires, é filho natural de João Evangelista de Sousa Pereira e de Luísa Rosa de Mesquita, e afilhado de baptismo de Feliciano António Falcão (Assento a fols. 22 do livro de baptismos dos Mártires, B5, 555, Etombo).

Fica-me a dúvida se depois de Mesquita, Luísa Rosa tem mais outro nome…? Quiçá, outro documento possa vir a dar resposta.

João Evangelista de Sousa Pereira foi um dos subscritores da “Vida de Jesus Cristo conforme quatro Evangelistas”, posta em português pelo Padre Francisco Manuel do Nascimento, dada à estampa em 1819, na Impressão Régia, a benefício da viúva e dos filhos do Coronel das Milícias Manuel Monteiro de Carvalho, um dos réus supliciados no Campo de Santana em 18 de Outubro de 1817.

Estabelecer a relação familiar de Luísa Rosa de Mesquita e de João Evangelista de Sousa Pereira com Feliciano António Falcão, afigura-se uma etapa difícil. Para a qual, reconheço, preciso de uma boa dose de sorte…

Obviamente que agradeço, se algum Confrade tiver informação, ou se “tropeçar” num documento, a eles referente que queira compartilhar.

Feliciano António Falcão, batizado na freguesia das Mercês, filho de Luís Gomes da Costa e de Guimar Rosa, casou em 5 de Maio de 1816 na freguesia dos Mártires com Gertrudes Narcisa de Sousa Pereira, assento a fols. 57 V.º do Livro de Casamentos dos Mártires (C3, 973 Etombo), omisso quanto ao estado dos nubentes. Pelo que, não se sabe se, à data deste casamento, era solteiro ou viúvo.

Feliciano António Falcão terá sido mercador de ferragens (fonte: Diário da Regência, n.º 124, Sábado, 26 de Maio de 1821, donativo de 4$880 para as urgências do Estado).

Já procurei o seu assento de óbito, o qual ao estabelecer a sua idade (ainda que aproximada) também facilitaria a busca do seu assento de baptismo, e consequentemente a busca dos seus ascendentes. Infelizmente, ainda não encontrei o assento do seu óbito.

Luís António Mesquita Falcão é filho de Feliciano António Falcão e de Ana Maria. Quiçá, o Mesquita seja de Ana Maria, ou venha de ascendentes de Feliciano Falcão. Seja com for, falta a sua demonstração …

Ao que acresce, à época, a falta de regra no uso dos apelidos. Tanto quanto me tenho apercebido, compunham o nome em função da relevância do apelido na comunidade em que se inseriam (dentro da panóplia de nomes da família), e não é garantido que tivessem sempre usado sempre o mesmo nome. E seguramente, não seguiam as mesmas regras que agora se usam.

Para quem tinha ofício na Câmara dos Deputados é deveras curiosa a ida de Luís António Mesquita Falcão para o Brasil.

Com os meus cumprimentos, muito grato pela ajuda e interesse manifestado.

António Pena Monteiro

Reply

Direct link:

RE: Baptismo em St.ª Catarina de filhos de Feliciano António Falcão

#308177 | MCNN | 14 juin 2012 15:16 | In reply to: #307935

Caro António Pena Monteiro


Queria apenas alertá-lo para o facto de já se encontrarem disponíveis para consulta online os casamentos de São Mamede para o período que lhe interessa.

Cumprimentos


Mário César Navarro

Reply

Direct link:

RE: Baptismo em St.ª Catarina de filhos de Feliciano António Falcão

#308199 | peninha | 14 juin 2012 20:37 | In reply to: #308177

Caro Mário César Navarro

Muito obrigado pela atenção.

Fui ver. “De um lado chove, do outro troveja…”

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 04 juil. 2024, 09:37

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen