familia veloso de mondim de basto

This topic is classified in rooms: Arquivos | Bibliografia | Cargos | Direito | Famílias

familia veloso de mondim de basto

#308275 | gabimota | 15 juin 2012 20:29

caros confrades peço ajuda pra saber se alguem nas suas pesquisas encontrou antepassados com sobrenome veloso em celorico de basto ou mondim porque os meus avós paternos e maternos tem o sobrenome veloso um era de mondim e o outro era natural de canedo celorico de basto nascido na casa da piedade de seu nome inacio teixeira veloso omeu avo paterno é natural de mondim de basto de seu nome bento teixeira veloso já agora o meu visavo da piedade chamava-se serafim se alguem tiver informaçao agradecia

Reply

Direct link:

RE: familia veloso de mondim de basto

#308288 | gabimota | 15 juin 2012 22:40 | In reply to: #308275

amigos alguem tem informaçao sobre a casa da piedade em canedo de basto de quem foi o meu avo e visavo maternos eram de lá por favor ajudem lá.

Reply

Direct link:

RE: familia veloso de mondim de basto

#308290 | f4b2 | 15 juin 2012 22:55 | In reply to: #308288

Caro gabimota

Estive a ver o Anuário de Portugal de 1909,e vi este nome,cito:

- SERAPHIM dos ANJOS TEIXEIRA BASTO - Proprietário e Agricultor em Canedo(Celorico de Basto),1909

Não vi nenhum nome VELOSO.

Cumprimentos

João Barroca

Reply

Direct link:

RE: familia veloso de mondim de basto

#308297 | f4b2 | 15 juin 2012 23:28 | In reply to: #308288

Caro gabimota

Deixo-lhe estes nomes,cito Anuário de Portugal de 1909:

- MANOEL JOSÉ da ROCHA VELLOSO - Capitalista,Campo de Sant' Ana,Braga,1909

- DOMINGOS VELLOSO - Official de Diligências da Administração do Concelho de Braga,1909

- MANOEL VELLOSO - Capellista,Campo de D.Luiz I,Braga,1909

Cumprimentos

João Barroca

Reply

Direct link:

RE: familia veloso de mondim de basto

#308321 | gabimota | 16 juin 2012 11:38 | In reply to: #308297

caro amigo joao barroca perdoe a minha ignorancia mas este anuario so dis respeito a 1909 ? nao sabe por acaso o ano de nascimento do seraphim dos anjos teixeira bastos pois pode ser familia.

Reply

Direct link:

RE: familia veloso de mondim de basto

#308322 | gabimota | 16 juin 2012 11:46 | In reply to: #308321

caros confrades gostava de saber se alguem que esteja a investigar as familias de vila real encontrou algo que possa tre a ver com a familia veloso pois nao sei se sao oriundos de mondim ou celorico?

Reply

Direct link:

RE: familia veloso de mondim de basto

#308420 | NISGM | 18 juin 2012 09:40 | In reply to: #308322

Há Velosos em todo o país, muito possivelmente em Mondim de Basto também.

Que passos deu para identificar as origens de seus antepassados além de perguntar aqui no fórum?

Sabe que o Arquivo de Vila Real tem a maioria dos livros de assento paroquiais online? Já procurou nesses? Que dados tem realmente?

Reply

Direct link:

RE: familia veloso de mondim de basto

#308450 | gabimota | 18 juin 2012 17:41 | In reply to: #308420

os dados que tenho sao so estes nomes como ja deve ter percebido sou amadora nertes assuntos pode darme o tal site de internet

Reply

Direct link:

RE: familia veloso de mondim de basto

#308490 | NISGM | 18 juin 2012 21:23 | In reply to: #308450

É verdade, mas na primeira mensagem a que lhe respondi, sugeria que lesse o guia de iniciação à genealogia aqui do Geneall. Também se indicava uma entrevista do criador do Geneall onde se explicitava bastante sobre metodologia. Não é impossível, mas será bem pouco provável que dê com informação já tratada sobre os seus familiares e que alguém lhe responda directamente para o fórum.

Nessa mensagem diz-se que o primeiro passo é obter localidades e datas de nascimento, casamento e óbito nas conservatórias do registo civil. Depois, também não diz se tem 18 anos ou 88 anos. Isso dá considerável amplitude nas datas de nascimento dos seus avós e bisavós. No primeiro caso, a visita à conservatória deverá ser suficiente para começar, já no segundo terá mais interesse o arquivo distrital.

Se não tem informação completa sobre os seus avós peça a certidão de nascimento dos seus pais onde deverá encontrar local e data de nascimento dos pais deles bem como o nome dos avós maternos e paternos (os seus bisavós).


Se sabe freguesia e data do nascimento dos seus avós deve pedir as respectivas certidões de nascimento onde vêm indicados os nomes e locais de nascimento também dos pais e dos avós deles. As certidões de casamento e de óbito (em sendo caso disso) também são importantes. Em principio isso estará na conservatória de Mondim de Basto. Para os nascidos antes de 1911, o mais certo é já estarem no Arquivo Distrital de Vila Real e aí Com os nomes completos de pais e avós e com as datas e freguesias de nascimento, poderá começar a procurar nos livros de assento de batismo, de casamento e de óbito.

Os livros do arquivo podem ser consultados em www.advrl.org.pt/documentacao/pesquisa_navv2.html mas primeiro precisa de recuar na conservatória de modo a ligar os seus antepassados mais próximos aos mais distantes.

Em caso de dúvida, diga.

Reply

Direct link:

RE: familia veloso de mondim de basto

#308518 | gabimota | 19 juin 2012 00:41 | In reply to: #308490

obrigada pela ajuda penso que descobri algo.o meu bisavo carlos teixeira veloso casado com ana joaquina de freitas nao sei o ano de nascimemto tenho tambem este nome que estava num inventario de 1909 que penso ser da familia sebastiao teixeira veloso casado com maria benedita da silva mais este 1894 francisco teixeira veloso e laurinda teixeira veloso penso que sao irmaos outro jose ricardo teixeira veloso -08-10-1874 antonio teixeira veloso 1895 cipriano augusto teixeira veloso1907 feliciano teixeira veloso 1923 todos eles sao de mondim o carlos deve ser o pai do meu avo bento .vou continuar a procura.

Reply

Direct link:

RE: familia veloso de mondim de basto

#308538 | NISGM | 19 juin 2012 11:27 | In reply to: #308518

Mas descobriu-os como? De que forma

Tem a certeza de que são mesmo seus parentes?

É capaz de os ligar a si documentalmente ou pode tratar-se de coincidência de nomes e apelidos? Chegou a eles retrocedendo a partir dos seus dados pessoas, aferindo assim a veracidade das Freguesias/localidades e datas prováveis de nascimento?

Ou limitou-se a ver os livros paroquiais e a registar coincidência dos nomes? Podem ser boas pistas, mas não dispensam a validação dos dados.

Quanto a Veloso confesso que não sei, mas há imensos Teixeiras por terras de Basto e a ligação entre eles está muito longe de ser imediata. Basta que existam duas famílias Veloso diferentes para correr o risco de que se cruzem com Teixeiras.

Depois, existe uma predominância brutal de Franciscos e Antónios como nomes próprios e também muitos Bentos.

Basta que exista um Bento com os mesmos apelidos, mas pais diferentes para lançar a confusão. Pediu a certidão de nascimento dos seus pais, para identificar o nome dos avós maternos e paternos deles? Mesmo não tendo pedido tem essa informação presente e validada?

Para Celorico tem isto https://www.familysearch.org/search/image/index#uri=https%3A//api.familysearch.org/records/collection/1913410/waypoints

Reply

Direct link:

RE: familia veloso de mondim de basto

#308560 | gabimota | 19 juin 2012 14:26 | In reply to: #308538

em mondim e celorico de basto existem velosos mas todos eles sao uma unica familia e quase todos eles sao tambem teixeira para dar um exemplo tenho um avo cujo nome é bento teixeira veloso o pai dele é carlos teixeira veloso de mondim de basto o meu avo materno chamava-se inacio teixeira veloso o pai dele chamava-se serafim teixeira veloso estes de celorico de basto veja a cuincidencia .

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 30 juin 2024, 22:43

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen