Como encontrar certidao de nascimento em Cabo Verde

This topic is classified in rooms: Regiões

Como encontrar certidao de nascimento em Cabo Verde

#309083 | Solange Da Silva | 27 juin 2012 00:40

Estou buscando a Certidao de Nascimento de meu avo LIDIO ESTEVAM DOS SANTOS, filho de LOURENCA FRANCISCA DOS SANTOS e de JOSE JOAQUIM DOS SANTOS, natural de Cabo Verde,Portugal, nascido em 03/08/1878.

Nao sei em que freguesia ele nasceu. Chegou com os pais ao Brasil em 1885, no Porto de Salvador.

Obrigado.

Reply

Direct link:

RE: Como encontrar certidao de nascimento em Cabo Verde

#309105 | roz | 27 juin 2012 14:01 | In reply to: #309083

Cara Solange

Sem saber pelo menos a ilha sera' muito dificil pois teria de procurar nos registos das 9 ilhas. Contudo se o quiser fazer pode visitar o Centro de Familia da Igreja Mormom, requerer os microfilmes dos livros que abrangem os baptismos desse ano e quando chegarem, ir la' pesquisar.

No seguinte link podera' encontrar qual o Centro mais proximo de si. https://www.familysearch.org/locations

Cumprimentos.
Rosario

Reply

Direct link:

RE: Como encontrar certidao de nascimento em Cabo Verde

#309219 | HRC1947 | 28 juin 2012 17:48 | In reply to: #309105

Cara Solange;

Os m/ cumprimentos;

Pergunto: vc. já deu uma vista de olhos pelo mapa de Cabo Verde, suas ilhas ,suas gentes etc....?

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cabo_Verde

atentamente
Ana Simões
.

Reply

Direct link:

RE: Como encontrar certidao de nascimento em Cabo Verde

#309322 | FLMF | 29 juin 2012 21:48 | In reply to: #309219

Caríssima

Nasci no ano de 1941 em Lisboa e a partir da minha Certidão de Nascimento consegui dados sobre minha mãe nascida ainda nos finais do séculoXIX na ilha de Santo Antão. Enviaram-me sua Certidão e daí fui recuando. A Administração Portuguesa possuía uma boa organização que transportara para as colónias. Foi minha ajuda o Consulado de Cabo Verde em Lisboa. Mesmo que, onde esteja, não exista Consulado Caboverdiano, forneça-me o que possuir para eu procurar.Desejo tê-la ajudado. Feficidades
FLMF

Reply

Direct link:

RE: Como encontrar certidao de nascimento em Cabo Verde

#309334 | Jorge Resende | 30 juin 2012 00:44 | In reply to: #309322

Se pudesse ter a sua ajuda... Já corri imensas portas, sem sucesso nenhum, desde carta para pároco de Santo Antão, para Conservatória de Santo Antão, etc, sem respostas.

Em Santo Antão, cerca de 1840 nasceu José Alves Salgado, bisavô da minha mulher. Foi filho de José António Alves Salgado e de Senhorinha Maria. Creio que este José António Alves Salgado, por razões que se ignoram, saíu do Porto, presume-se que tenha nascido em Paços de Ferreira, Serôa, e aportou a Sant Antão antes de 1840, 1837... Talvez por exílio forçado, alguma revolta militar onde ele fosse soldado, quem sabe...

Assim, para me ser possível pesquisar e ter certezas dos antepassados de José Alves Salgado, que deixou Santo Antão e cerca de 1865 em Massarelos, Porto, casou com Maria Machado da Cunha. Se fosse possível a sua ajuda no sentido de encontrar em Santo Antão assento de batismo de José Alves Salgado (1839, 40...) ou do casamento de seus pais em Santo Antão, José António Alves Salgado com Senhorinha Maria, bastante lhe agradecia. Rigôr nas datas não tenho, tudo deve girar em redor das datas referidas.
Deixo-lhe meu endereço email, se um dia algo surgir... jbgresende@gmail.com Cumprimentos, Jorge Resende

Reply

Direct link:

RE: Como encontrar certidao de nascimento em Cabo Verde

#309351 | roz | 30 juin 2012 09:41 | In reply to: #309334

Caro Jorge Resende

Creio que ja um dia sugeri que experimentasse o centro de historia da familia dos Mormons para pesquisar os filmes de Cabo Verde. Chegou a tentar? Eu consegui encontrar dezenas dos meus antepassados da ilha do Fogo ate' principio de 1800 atraves dos microfilmes.

Vi noutra mensagem que vivia na Madeira e ai' existe um centro no Funchal. Eles ajudam a encomendar o microfilme que lhe interessa, depois avisam quando chegar e entao 'e so' ir la' pesquisar.

Funchal Portugal
Rua Tenente Coronel Sacramento 25
Funchal, Madeira Tel: 91236860

Boas pesquisas.
Rosario

Reply

Direct link:

RE: Como encontrar certidao de nascimento em Cabo Verde

#309474 | jaferro | 02 juil. 2012 21:10 | In reply to: #309351

Cara Confrade Rosário,

Não encontrei no site familysearch, seja através do catalogo ou através da pesquisa de lugar (place search), nenhuma referência a microfilmes das paroquias de Cabo Verde. Solicito a sua ajuda no sentido de saber o que é que está micro-filmado nas paroquias cabo verdianas? Já tentei contactar duas vezes o respectivo Arquivo Nacional através de email e não obtive resposta.

Meus melhores cumprimentos,

José Fernandes Rodríguez

Reply

Direct link:

RE: Como encontrar certidao de nascimento em Cabo Verde

#309494 | roz | 02 juil. 2012 23:24 | In reply to: #309474

Caro Jose'

A razao porque nao encontra as referencias 'e porque deve-se escrever o nome da freguesia e nao do local! Depois aparece-lhe todas as paroquias do mundo com aquele nome e escolhe-se a que queremos.
Assim, St. Antao tem as seguintes paroquias: Nossa Senhora do Livramento, Nossa Senhora do Rosario, Santo Antonio das Pombas (acho que estas 3 serao as que lhe poderao interessar mais), Santo Andre', Santo Crucifixo, Sao Joao Baptista e Sao Pedro Apostolo.

Neste link https://familysearch.org/eng/library/fhlcatalog/supermainframeset.asp?display=localitysearch&columns=*,0,0 na primeira janela escreva por exemplo, Nossa Senhora do Livramento e clique. Aparecerao 2, uma no Basil e a de Cabo Verde depois vai clicando no link em azul ate que ao cimo 'a direita diz: "View film notes". Clica nesse e chegara' ao seguinte link:

https://familysearch.org/eng/library/fhlcatalog/supermainframeset.asp?display=titlefilmnotes&columns=*%2C0%2C0&titleno=1171040&disp=Registros+civis++

Infelizmente acho que estes nao lhe servem porque so comecam em 1897. Ja' a de N.a Sr.a do Rosario comeca em 1840
https://familysearch.org/eng/library/fhlcatalog/supermainframeset.asp?display=titlefilmnotes&columns=*%2C0%2C0&titleno=1171033&disp=Registros+civis++

e Santo Antonio das Pombas comeca em 1835

https://familysearch.org/eng/library/fhlcatalog/supermainframeset.asp?display=titlefilmnotes&columns=*%2C0%2C0&titleno=1170325&disp=Registros+civis+de+Santo+Ant%C3%B3++

St. Antonio das Pombas tambem nao 'e longe de onde o seu antepassado se supoe ter vivido. Se nao aparecer nestas duas paroquias podera' depois tentar nas outras embora algumas creio que sao "modernas" e os registos nao estarao ainda microfilmados.

Quanto ao Arquivo Historico tambem ja os contactei sem resultado e foi-me dito por pessoas que ja la foram de que sao muito ineficientes e tudo esta' mais ou menos "a monte"! Por isso nao lhes convira' responder...........
Se o encontrar agradecia que nos disesse para ver se entronca com os que o meu primo Joao M Oliveira uma vez lhe indicou.

Desejos de bom sucesso.
Rosario

Reply

Direct link:

RE: Como encontrar certidao de nascimento em Cabo Verde

#309503 | jaferro | 03 juil. 2012 00:56 | In reply to: #309494

Cara Confrade Rosário,

Muito obrigado pela sua resposta. Já verifiquei as suas indicações e aproveitando a sua amabilidade tenho duas questões para lhe colocar: No presente caso estamos a falar de registos civis baseados nos registos paroquiais. Certo? Os RP anteriores ao século XIX onde se encontram?

Renovo os meus agradecimentos.

Cumprimentos,

José Fernandes Rodríguez

Reply

Direct link:

RE: Como encontrar certidao de nascimento em Cabo Verde

#309511 | roz | 03 juil. 2012 11:13 | In reply to: #309503

Caro Jose

Sobre a primeira pergunta, tambem notei o que diz no site e nao sei exactamente o que quer dizer pois os da ilha do Fogo que pesquisei tambem diz o mesmo mas eram microfilmes dos livros antigos originais!
Quanto 'a segunda, isso esta' no segredo dos deuses. Desapareceram de uma maneira ou outra ou quem sabe, estao no "monte" do Arquivo Nacional. Eu encontrei alguns registos nos filmes que o meu primo nao encontrou quando foi ao arquivo pessoalmente e isto ja ha muitos anos. Quer dizer que entre o filmar e a visita dele algumas "coisas" ja tinham desaparecido. Por outro lado, ha 2 ou 3 anos outra parente foi la' e como nao encontravam nada do que queria, pediu "com muito jeitinho" se a deixavam entrar "nas entranhas" do arquivo e foi quem me disse que ha muita coisa espalhada, nao catalogada e ao po' que nao se pode pesquisar.

Ca' o espero com as suas descobertas.
Rosario

Reply

Direct link:

RE: Como encontrar certidao de nascimento em Cabo Verde

#319000 | Solange Da Silva | 12 déc. 2012 00:10 | In reply to: #309322

Primeiramente quero lhe agradecer e me desculpar por nao ter respondido antes a sua mensagem. Claro que sua ajuda sera valiosa.

O que tenho e a Certidao de Casamento dele.

LIDIO ESTEVAM DOS SANTOS,nascido no dia 03 de Agosto de 1878 no Cabo Verde,Portugal,filho de JOSE JOAQUIM DOS SANTOS E LOURENCA FRANCISCA DOS SANTOS.

Felicidades para voce tambem.
Feliz Natal!

Reply

Direct link:

RE: Como encontrar certidao de nascimento em Cabo Verde

#319237 | HRC1947 | 16 déc. 2012 20:04 | In reply to: #319000

.
http://www.youtube.com/watch?v=Lg6qg701rpE
.

Reply

Direct link:

Como encontrar certidao de nascimento em Cabo Verde

#406100 | zinhajona | 04 août 2018 05:27 | In reply to: #309322

fez isso pelos arquivos portugueses?

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 14 juin 2024, 08:52

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen