Família Nolasque

This topic is classified in rooms: Famílias

Família Nolasque

#311769 | RectorAganetti | 12 août 2012 14:02

Gostaria de saber mais sobre a família de minha mãe, os Nolasque, que nascem na França. Meu bisavô, JOHANN PIETER DE NOLASQUE, era natural de Antuérpia, província de Antuérpia, Bélgica. Era filho de WILLEM CORNELIUS DE NOLASQUE e JOANNA-CATHARINA JOSEPHA DE SCHEPPER, belga que tinha parentes em Petrópolis, RJ. WILLEM era cônsul, e serviu no Brasil, tendo chegado aqui com meu bisavô e a senhora JOANNA no mesmo navio que trouxe os reis belgas (Alberto e Isabel) ao Rio de Janeiro. WILLEM era natural de Antuérpia, e seus ancestrais, que assinavam ORLÉANS-NOLASQUE, fugiram da França, estabelecendo-se na HOLANDA. Registros da cidade de Utrecht afirmam que, em fins do século XVI, morava, na (rua da) Bíblia, um senhor, oriundo da nação francesa, cujo nome era MAURICE D'ORLÉANS-NOLASQUE, cujo nome foi neerlandeisado para MORITZ. Este, músico e militar, lutou ao lado do PRÍNCIPE GUILHERME DE ORANGE contra o rei Filipe d'Espanha, tendo sido um provável compositor do HET WILHELMUS, o hino holandês. Um dos filhos deste transladou-se para ANTUÉRPIA, onde casou-se com uma filha do pintor DAVID TENIERS, o jovem (e portanto neta de JAN BRUEGHEL, o velho). Meu bisavô, ao chegar no Brasil, casou-se com MARIA DE LIMA, natural da cidade de Donostia, província de Gipuzkoa, País Basco, Espanha, filha do engenheiro uruguaio JOAQUIM EUGÊNIO DE LIMA. João tinha, segundo documentos da paróquia de N. S. da Boa Viagem, Itabirito (MG), o tíulo ou a comenda de Elessário. É homenageado com uma rua em Blumenau e outra em Itabirito.

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 03 juil. 2024, 15:55

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen