"Macias" entre 1590 e 1700 Em Vila do Escalhão

This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões

Porque tanto "Macias" entre 1590 e 1700 Em Vila do Escalhão, Portugal?

#313054 | PedroPires95 | 03 sept. 2012 23:33

Saudações, me chamo Pedro Pires, na minha busca por minha ascendência me deparei com o sobrenome Macias, Eu pesquisei parece ser uma família tipicamente Judaica no FamilySearch um site dos Mórmons que é um auxilio a arvore genealogia, Mas o problema é que existe vários Macias em Vila do Escalhão, Figueira de Castelo Rodrigo, Guarda, Portugal. Queria saber a explicação para esse fenômeno, Parece que não é só Macias que é um nome comum nessa região durante esse período de 1590 até 1700, Alguém tem explicação para isso? Gostaria de saber se esse sobrenome é mesmo de Judeus, porem eu estou desconfiando que segundo o próprio Wikipedia o Nome Macias seja originado da Espanha da região de Galicia norte da Espanha, Apesar de alguns Judeus do Marrocos terem o nome "Massias" bem próximo do sobrenome Macias, enfim alguém poderia me dar uma luz? Ficaria muito agradecido.. Até mais..

Att. Pedro Pires

Reply

Direct link:

RE: Porque tanto "Macias" entre 1590 e 1700 Em Vila do Escalhão, Portugal?

#313055 | Vínculo | 03 sept. 2012 23:39 | In reply to: #313054

Caro confrade
Nas redondezas Escalhão tem fama de terra de judeus e ourives.
Havia problemas nos casamentos com originários de outras terras ( por ex Mata de Lobos ).

Cps

AB

Reply

Direct link:

RE: Porque tanto "Macias" entre 1590 e 1700 Em Vila do Escalhão, Portugal?

#313056 | PedroPires95 | 03 sept. 2012 23:54 | In reply to: #313054

Caro amigo, isso já é um consolo, mas eu não entendi porque havia tanto Macias e Gonçalves lá em Vila do Escalhão em Portugal, Será que é uma especie de nome de Anussim? Judeus Convertidos a força pela inquisição? Até mais..

Pedro Pires..

Reply

Direct link:

RE: Porque tanto "Macias" entre 1590 e 1700 Em Vila do Escalhão, Portugal?

#313057 | HRC1947 | 04 sept. 2012 00:01 | In reply to: #313056

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=310944

Reply

Direct link:

RE: Porque tanto

#313113 | PedroPires95 | 04 sept. 2012 17:12 | In reply to: #313054

Caro amigo, eu não entendi porque me redirecionou para meu antigo post.. espero evitar constrangimentos.. Só queria saber se sou mesmo descendente dessa família Macias, Será que lá em Escalhão não houve uma mudança de nomes das pessoas para esse sobrenome? Assim eu poderia não ser descendente dessa família?

Att. Pedro Pires

Reply

Direct link:

RE: Porque tanto "Macias" entre 1590 e 1700 Em Vila do Escalhão, Portugal?

#313118 | Almegue | 04 sept. 2012 19:53 | In reply to: #313054

Ex.mo Senhor

O apelido Macias (Messias, Massias) é originário de Marrocos e passou à Andaluzia, em concreto a Huelva e Ayamonte. Passaram mais tarde a Portugal, e ainda se encontra muita gente desta familia, na zona de Serpa e Ficalho.

Melhores cumprimentos

Francisco de Almeida Guedes,

Reply

Direct link:

RE: Porque tanto "Macias" entre 1590 e 1700 Em Vila do Escalhão, Portugal?

#313122 | HRC1947 | 04 sept. 2012 21:53 | In reply to: #313118

Caro Confrade;
Segue a foto da Aldeia de Escalhão, Figueira Castelo Rodrigo.
Para aumentar utilize [ Ctrl + ].
http://i3.photobucket.com/albums/y67/Barragon/Escalhao.jpg
[Castelo Rodrigo:]
" Foi fundado pelo povo dos Galegos. Em cerca de 100 a.C. foi anexada ao Império Romano. O antigo nome era Secalhão, nome derivado ao prolongado de seca que se faz sentir no Verão nesta zona. Foram deixadas várias fontes e uma ponte romanas, já recuperadas. Venceu os espanhóis na época medieval, sob o comando do capitão Zamora.
Reza a história (segundo variados relatos da época) que a aldeia em peso resguardou-se na Igreja Matriz, levando consigo os instrumentos agrícolas. Os espanhóis lançaram balas de canhão à Igreja (que ainda hoje estão marcadas as "mossas" provocadas), mas um senhor chamado Janeiro foi ao cimo da Igreja, ao pé de um pequeno sino em cima da entrada principal. Ao ver os espanhóis a tentarem abalroar a entrada, ouvi-os dizerem "Viva o capitão Zamora!", ao que o Janeiro gritou como resposta "E viva também a sua porra...!!!", mandando o badalo do sino para os espanhóis que acertou na cabeça de Zamora. Com os espanhóis sem capitão, os escalhonenses sairam da Igreja e mataram todos os invasores. Há algum tempo foi descoberta uma grande juncada de cadáveres desde o lado Este de Escalhão até ao Rio Águeda, que fazia e ainda faz a fronteira entre Portugal e Espanha.
Perto de Escalhão, situa-se um dos castelo mais importantes de Portugal, onde D. Afonso Henriques venceu uma batalha contra os espanhóis: "o Castelo " [Castelo Rodrigo.] "
Elementos retirados da net.
atentamente
HRC

Reply

Direct link:

RE: Porque tanto "Macias" entre 1590 e 1700 Em Vila do Escalhão, Portugal?

#313124 | HRC1947 | 04 sept. 2012 22:11 | In reply to: #313122

http://trilhos.files.wordpress.com/2007/09/22_08_2007_castelo-rodrigo-010.jpg
http://trilhos.files.wordpress.com/2007/09/22_08_2007_castelo-rodrigo-004.jpg

Reply

Direct link:

RE: Porque tanto

#313196 | HRC1947 | 05 sept. 2012 22:53 | In reply to: #313124

http://www.panoramio.com/photo_explorer#user=1829869&with_photo_id=20918709&order=date_desc
""
ESCALHÃO:

Já foi Sede de Concelho, e, quando o foi, ganhou 4 castelos, mas depois foi Figueira de Castelo Rodrigo a ser Sede de Concelho, mas Escalhão nunca perdeu os 4 castelos. É uma das excepções à regra, e esta excepção nunca é abordada nesses sites e/ou livros que falem do assunto dos castelos das bandeiras. Infelizmente, Escalhão é uma aldeia esquecida... Mas vá lá, foi a 1ª aldeia em Portugal a ter electricidade... nem Figueira de CR teve aquando Escalhão...

O concelho a que pertence esta localidade é composto por 17 freguesiasAlgodres, Almofala, Castelo Rodrigo, Cinco Vilas, Colmeal, Escalhão, Escarigo, Figueira de Castelo Rodrigo, Freixeda do Torrão, Mata de Lobos, Penha de Águia, Quintã de Pêro Martins, Reigada, Vale de Afonsinho, Vermiosa, Vilar de Amargo, Vilar Torpim. ""
Elementos retirados da net.
--
HRC

Reply

Direct link:

RE: Porque tanto

#313197 | HRC1947 | 05 sept. 2012 23:04 | In reply to: #313196

http://www.panoramio.com/photo/20918709

Reply

Direct link:

RE: Porque tanto "Macias" entre 1590 e 1700 Em Vila do Escalhão, Portugal?

#313307 | Luis K. W. | 08 sept. 2012 13:52 | In reply to: #313055

Caro Vinculo,
Tenho antepassados de Escalhão casados com outros de Mata de Lobos.
Porque diz que havia problemas com casamentos de gentes de outras terras? Por, supostamente, serem de sangue infecto?
Em Mata de Lobos proliferam nomes (patronímicos) e profissões (sapateiro, etc.) mais que suspeitas de serem de cristãos-novos... e até ainda lá existe uma 'Casa do Judeu'.
E em Castelo Rodrigo ainda existe uma "Rua da Sinagoga".

Curioso que ninguém fala na possibilidade de descendência de MOUROS nesta zona (ALgodres, ALmofala, ALmeida,..).
:-)

Reply

Direct link:

RE: Porque tanto "Macias" entre 1590 e 1700 Em Vila do Escalhão, Portugal?

#313308 | HRC1947 | 08 sept. 2012 14:44 | In reply to: #313307

Caro Vinculo;

Com os meus cumprimentos;
.... Se calhar a nosso " azar ", foi mesmo o Rei D. Manuel I., ter acatado a " ordem dos Reis de Espanha",
para expulsar quem sabia da " coisa ".
Ficámos reduzidos ao mínimo![ Já no tempo de Roma. os Senadores diziam: " aquela Lusitânia não tem
emenda "não se sabe governar, nem deixa que a governem !!]
:-/
Saudaçõers Genealógicas
HRC

Reply

Direct link:

RE: Porque tanto "Macias" entre 1590 e 1700 Em Vila do Escalhão, Portugal?

#313317 | Vínculo | 08 sept. 2012 16:13 | In reply to: #313307

Caro Luís K. W.
Boa tarde.
Pelas razões que aponta sempre ouvi dizer às "gentes" de Mata de Lobos que os de Escalhão eram judeus.
Mais pormenores não sei pois não é zona que eu investigue.
Limito-me a conhecer gente dos dois lados da "fronteira". A rivalidade era entre as duas povoações. Actualmente ainda existe esse "estigma".

saudações genealógicas,

AB

Reply

Direct link:

RE: Porque tanto "Macias" entre 1590 e 1700 Em Vila do Escalhão, Portugal?

#313318 | Vínculo | 08 sept. 2012 16:17 | In reply to: #313308

Caro HRC

O mesmo aconteceu com os jesuítas no tempo do Marquês.
Árvore que faz sombra há que a abater! Por isso mesmo ficámos com um atraso de dezenas de anos.

Saudações genealógicas

AB

Reply

Direct link:

RE: Porque tanto "Macias" entre 1590 e 1700 Em Vila do Escalhão, Portugal?

#318765 | PedroPires95 | 07 déc. 2012 17:01 | In reply to: #313054

Olá a todos, primeiramente gostaria de pedir desculpas a todos, acho que de fato minhas perguntas no Geneall não estão agradando a todos, inclusive alguns moderadores estão chateados comigo, Mas venho aqui fazer um apelo, quem por favor puder me ajudar, pois estou desesperado, Antes eu achava que era descendente de Uma mulher chamada Maria Macias (Que consta nos registros de casamento e Óbito Massias) Só que eu acho que fui enganado pelo site Ancestry, que diz claramente que Teresa De Oliveira Magalhães é filha de Isabel Gonçalves, que por sua vez é filha de Isabel Gonçalves Clara com Manoel Fernandes Nabuco, que este é filho ou neto de Maria Massias, Pois bem, não achei nos registros dos mórmons que Isabel Gonçalves se casou com Luis de Oliveira Magalhães o Pai de Teresa, mas achei nos registros de casamento de Luis de Oliveira uma mulher chamada Isabel Gonçalves, O Site ancestry diz que ela é claramente a mesma pessoa que é filha de Isabel Gonçalves Clara, Em outros sites encontrei o registro de que Teresa de Oliveira também tinha Rodrigues em seu sobrenome, Só que vários sites dizem o contrario, Dizem que Teresa era Teresa de Oliveira Magalhães, mas no familysearch.com há um registro de uma mulher chamada Isabel Rodrigues que se casou com Luis de Oliveira Magalhães, Mas em outros registros do mesmo site só encontro uma mulher de nome Isabel Gonçalves com a data de nascimento em 1683 e no Rio Grande do Norte, Alguém saberia me dizer se a informação do Ancestry.com é certa? Veja o registro aqui: http://records.ancestry.com/Isabel_GONÇALVES_records.ashx?pid=13528852 Alguém poderia me esclarecer também aonde fica essa S. Maria da Cabrasilacao? Citado no registro? Até mais, Pedro Pires. E desculpem qualquer coisa..

Reply

Direct link:

RE: Porque tanto

#318766 | HRC1947 | 07 déc. 2012 17:29 | In reply to: #318765

---
Os 3 Cérebros (teste quociente tricerebral)
André Gauer FranzonAndré Gauer Franzon
andregauerfranzon@yahoo.com.br
Existem basicamente três tipos de pessoas: as Emocionais, as Mentais e as Ativas. Cada uma delas com suas características, motivações e reações diferenciadas.
Todos nós sofremos a interferência de uma determinada parte de nosso cérebro, o objetivo deste artigo é aplicarmos um pequeno teste de QT (Quociente Tricerebral), para podermos nos auto conhecer e observar onde estamos falhando em nossas ações.

Os Três cérebros são: Reptiliano, Límbico e Neo-córtex.
• Reptiliano - Parte interna do cérebro nos mamíferos, que se pode simplificar dizendo que corresponde ao cerebelo que é o “único” cérebro dos répteis. É responsável pelo comportamento agressivo de luta de reprodução e sobrevivência, pelo estabelecimento de hierarquias sociais, (poder) e os rituais correspondentes. Nele ocorrem também os padrões automáticos, os hábitos e as rotinas. Foco Ativo.

• Límbico - Segunda camada do cérebro, onde se encontram, dentre outras, as estruturas do tálamo e hipotálamo; comum a todos os mamíferos, é responsável pela emoção, comportamento e controle do sistema nervoso autônomo. É também conhecido como o cérebro do sentimento. Foco Emocional.

• Neo-córtex - Camada mais externa e evoluída do cérebro, típica dos mamíferos superiores e do homem: racionalidade, linguagem conceitual, verbal e simbólico. É chamado de “cérebro inteligente”, mesmo porque, os seus neurônios altamente especializados, lhe possibilitam múltiplas tarefas simultâneas. Foco Mental.

Todas as pessoas, logicamente, possuem os três cérebros e os utilizam quando convenientes em cada situação da vida. Ou seja, em momentos de vida ou morte, por exemplo, estaremos sob a interferência de nosso cérebro instintivo, o reptiliano, que sem pensar ou sentir, toma uma atitude “rápida e rasteira”.

Se pesquisarmos mais sobre estes três centros de comandos, podemos obter conclusões sobre o padrão de ação de cada pessoa. As diferenças entre elas, muitas vezes, são gritantes. O mais interessante é que todos temos os três cérebros, porém encontramos em um deles, nosso conforto e segurança.
Conhecendo os três cérebros:

Para você se conhecer e aquilatar o poder de seus três cérebros, vamos oferecer um exercício que se chama o Revelador do Quociente Tricerebral que foi estruturado por Waldemar De Gregori (in Construção Familiar-Escolar dos Três Cérebros). O exercício consta de 27 itens em que você deve se auto-avaliar. As notas obedecerão a escala de 1 (menor) a 5 (maior).

Obs.: Em uma folha de papel anote a cada pergunta seu símbolo [(q), (t) ou (c)] e ao lado numere a nota de 1 a 5. Tente ser o mais verdadeiro em suas respostas, o teste não visa excluir pessoas, apenas avaliar você mesmo.

QT - Revelador do Quociente Tricerebral

01 Você confere os dados de uma passagem, de uma nota, de uma conta? Ao fim do dia, da semana, de uma atividade, você faz revisão, avaliação? (q)

02 Em seu quarto, em sua casa tem ordem? Costuma prever o onde, o quando, o como, o curso, o resultado do que pretende fazer? (t)

03 Você crê em alguma força maior, como o amor, a vida, alguma entidade superior? Você crê que faz parte de um todo maior, invisível, espiritual? (b)

04 Você anda alegre, gosta de brincadeira, piada, festa? Você é otimista apesar de tudo? (b)

05 Numa discussão, você tem boas explicações, tem bons argumentos, sabe rebater? Sabe levar adiante uma discussão com paciência? (q)

06 Você tem pressentimentos, previsões ou sonhos que se cumprem? Você tem estalos, insights, idéias luminosas, para resolver seus problemas? (b)

07 No relacionamento afetivo você entra pra valer, com romantismo, com paixão? (b)

08 Você fala bem em grupo, tem bom vocabulário, tem fluência e correção gramatical? Você sabe convencer os outros? (q)

09 Ao falar, você gesticula você olha todas as pessoas, você movimenta bem e com elegância todas as partes do corpo? (b)

10 Você é capaz de pôr-se no lugar de outrem, de imaginar-se na situação de uma outra pessoa e sentir como ela se sente? (b)

11 Diante de uma situação, você combina os prós e os contras, você faz diagnósticos realistas, faz julgamentos bons, acertados? (q)

12 Ao narrar algum fato você dá muitos detalhes, você gosta de descer às minúcias, aos pormenores? (q)

13 Quando compra ou vende, você se sai bem? Se tivesse um negócio, você teria êxito financeiro, saberia ganhar e multiplicar dinheiro? (t)

14 Você gosta de modificar a rotina do dia-a-dia, do ambiente? Você acha soluções criativas, originais? Gosta de andar inventando? (b)

15 Você controla seus ímpetos? Pára e pensa antes de agir? Pensa nas conseqüências antes de agir? (q)

16 Antes de tomar uma informação como certa, você se dedica a coletar mais dados, a ouvir o outro lado, a averiguar as fontes, a buscar comprovação? (q)

17 Como vão suas mãos em artesanato, consertos, uso de agulhas, facas, serrote, martelo, ferramentas, jardinagem, habilidades manuais? (t)

18 Frente a dificuldade, você tem capacidade de concentração, dedicação continuada, você tem boa resistência, agüenta muito? (t)

19 Na posição de chefe, você sabe dividir tarefas, calcular o tempo para cada coisa? Sabe dar comandos curtos, exatos, e cobrar a execução? (t)

20 Você gosta de decoração, arrumação de ambientes? Você se arruma bem? Você presta atenção a um pôr-do-sol, a um pássaro, a uma paisagem? (b)

21 Você tem atração por aventuras, por desbravar caminhos, por tarefas desconhecidas, pioneiras, que ninguém fez antes? (t)

22 Você se autoriza a questionar pessoas e informações de TV, jornal, de política, religião, ciência, e denunciar seus interesses disfarçados? (q)

23 Você consegue transformar seus sonhos e Idéias em fatos, em coisas concretas? Seus empreendimentos, suas iniciativas, progridem e duram? (t)

24 Você fica imaginando o que poderá acontecer no ano que vem, daqui a 10 anos, e nos possíveis rumos dos acontecimentos? (b)

25 Você se dá bem com a tecnologia, gravador, máquina de lavar, calculadora, máquina fotográfica, cronômetros e os botões da eletrônica? (t)

26 Você é rápido (a) no que faz? Resolve logo? Termina bem o que faz e no prazo certo? Seu tempo rende mais que o de seus colegas? (t)

27 Quando se comunica, você usa números, medidas, estatísticas, matemática, além do palavrório popular? q)


Vamos, agora, à apuração e interpretação do exercício.

1. Some as notas de todos os (q) e escreva o escore; some também as notas de todos os (t)e (b).

2. Observe os seguintes critérios:

2.1 A média está entre 28 e 35 pontos.
2.2 Abaixo de 28 é fraco, sendo 9 o mínimo.
2.3. Acima de 35 é forte, sendo o máximo 45 pontos.
2.4 Os três processos não podem ter pontos iguais, pois se anulam, sofrem de impasse; nem mais de 07 pontos de diferença entre si pois ficam desproporcionais.

2.5. Se o escore de um processo mental está muito abaixo de 27 pontos, ou seja, baixando em direção ao 9, trata-se de atrofia, excepcionalidade negativa; se o escore for acima de 35, aproximando-se de 45, trata-se de superdotado, excepcionalidade positiva. É impossível ser superdotado nos três processos.

2.6. Não dê muito valor aos resultados. Na primeira vez, as pessoas fazem infravalorização ou supervalorização. É aconselhável passar a observar seus processos mentais e ouvir o parecer de pessoas de sua convivência.

3. Comece pelo escore mais alto. Este é o processo mental onde você tem mais êxito.

3.4. Se for o (t), a parte central do encéfalo, então você é pessoa prática, organizada, com êxito no trabalho, nos negócios, é líder de ação. Localize o segundo escore mais alto. Tanto pode ser o lógico, científico, como pode ser o intuitivo. Se o (t) tiver o escore mais baixo, então a luta pela sobrevivência, a vida prática não é seu campo preferido.

3.5. Se o escore mais alto for o do (b), ou do hemisfério direito (límbico), você é pessoa de sensibilidade, afetuosa, criativa, sonhadora. Se a segunda nota mais alta for o (t), você tem os pés no chão; mas se for o lado lógico, você voa longe da realidade: deve ser poeta ou místico.

3.6. Se o escore mais alto for o do (q), lógico, você age conscientemente, é pensador, intelectual. Se sua 2ª nota for a do (t) você raciocina em função de sobrevivência; mas se sua segunda nota mais alta for a do (b) (processo intuitivo) você é um teórico, um distraído.

3.7. Existem casos extremos, de um só processo afastar-se muito dos outros dois. Nesse caso, existe a genialidade (típica de cada processo: cientista, artista, realizador), aliada à esquisitice. São conhecidas as esquisitices dos sábios (processo lógico); dos videntes, artistas e santos (processo intuitivo); e dos capitães de indústria, estadistas e generais (processo operacional). Neste caso, existe a desproporcionalidade entre os três processos.

4. Feita a interpretação, cada pessoa identifica seu processo predominante e seu campo de ação favorito (ciência, profissão, etc.) sem excluir os outros dois. Mesmo dentro de seu processo predominante existem os outros dois processos, pois aceitamos que cada porção do encéfalo seja polivalente, podendo assumir funções das outras, até um certo ponto, o que significa que não há uma localização rígida de funções cerebrais ou mentais.

4.1. O importante, entretanto, é a possibilidade de autocondução, de modificação dos processos mentais. Depois da interpretação, cada um pode investir na reeducação ou cultivo de determinados itens de um dos processos mentais, seja para ficar proporcional aos outros, seja para distanciar os que têm pontos iguais, seja para cultivar um item esquecido.
Fonte do Teste: www.neuropedagogia.com.br
Elementos retirados da Nett.
---

Reply

Direct link:

RE: Porque tanto

#318774 | MariaDavid | 07 déc. 2012 19:25 | In reply to: #318766

Boa tarde, cara Ana

Muito interessante o que postou aqui sobre o funcionamento do cérebro. Escusado será dizer que fui logo fazer o teste e os resultados confirmam a ideia que fazia de mim mesma.
Obrigada por ter partilhado connosco este tipo de informação.
Boa net!!

Maria

Reply

Direct link:

RE: Porque tanto

#318777 | HRC1947 | 07 déc. 2012 20:02 | In reply to: #318774

Maria David;

... O. K.
Os m/ cumprimentos
HRC

Reply

Direct link:

RE : O QUARTO CÉREBRO

#329078 | HRC1947 | 13 mai 2013 15:12 | In reply to: #318766

-
O QUARTO CÉREBRO;
"O ser humano está a ser permanentemente construído, a cada momento morre e nasce de novo, não apenas ao nível das células. A pulsação de vida e de morte está em constante alternância. Dentro de nós existe um agente auto-regulador que prescinde de apoio exterior. Trata-se de um sistema auto-regenerador autónomo e auto-criador independente. É ele que preside à evolução embrionária com operacionalidade genética, é a base matricial, o elemento anímico, a alma ou o sopro de vida. Sem esta matriz fundamental somos condenados à auto-destruição.
Os antigos conheciam intuitivamente a relação psique – soma ; este saber, de que, por exemplo, uma emoção pode ser tão destrutiva, tal como um alimento tóxico ou um veneno, levou ao desenvolvimento de uma psicoterapia que resolva a toxicidade emocional. A salvação da alma é um acto terapêutico. Para salvá-la chama-se a atenção para o facto de que a alma poder ser portadora de um princípio destruidor. Daí surge a fenomenologia do milagre, muitas vezes ligada a certos locais propícios. O milagre é a entrada em acção de uma agente não previsto nas duas categorias de cura, nem na psico-terapia nem na terapia orgânica. Este terceiro elemento introduz algo de imprescindível, um factor de auto-regulação que tem a ver com a economia do milagre. É um espaço de abertura a um agente interior, um agente de cura que está em todos nós, mas que ignoramos.

Estrutura do cérebro;
O cérebro humano divide-se em três partes. O cérebro arcaico (3) ou reptiliano, é o sistema mais antigo, ao qual o ser humano recorre na acção psicomotora. O cérebro límbico (2), ou mamífero, é o cérebro que lida com a nossa economia emocional ; finalmente, há o cérebro neocéfalo (1), ou neocortex, é estrutura cerebral mais recente em termos evolutivos, propriamente humana, e que lida com o pensamento e a racionalidade. As terapias tradicionais sabem como funcionam estes três cérebros. Hoje dependemos, em termos evolutivos e intelectuais, do primeiro cérebro.
Há, contudo, um quarto cérebro, e é este faz uma verdadeira diferenciação entre o ser humano e os antropóides superiores . O seu sistema opera a economia do milagre, que é o terceiro factor de natureza inteiramente nova, operacionalizando uma terapia própria, além da psicoterapia e da terapia orgânica. As tradições espirituais conhecem este terceiro agente, que se compõe, e baseia organicamente, em dois elementos, a hipófise (corpo pituitário), e a epífese (glândula pineal), atribuindo à primeira características lunares, e à segunda aspectos solares. Este quarto sistema cerebral tem possibilidades de activação diferentes. Ao passo que os três sistemas anteriores respondem a estímulos externos, com uma capacidade de resposta que se tornou cada vez mais complexa ao longo da evolução, o quarto não reage a estímulos vindos de fora.
Descartes localizou na pineal a sede da alma, – e pode-se lhe dar razão, uma vez que o quarto cérebro lida com a Pura Consciência. A pineal não é uma glândula mineral, é cristalina, é formada por cristais. Esta estrutura cristalina tem as propriedades do cristal com possibilidades bastante interessantes. A sua estrutura salinizada, à base de cristalização orgânica, é uma espécie de chefe de orquestra que tem a ver, por um lado, com o sistema endócrino, por outro, está ligada ao sistema nervoso central, a feixes de nervos / plexos nervosos, cérebros secundários ou sub-cérebros inteligentes em número de sete, referenciados como chacras na tradição oriental. Esta estrutura cerebral é latente e não responde a estímulos externos. Há, contudo, muitos métodos com os quais se tentou activar este cérebro, que é o lugar da Consciência e tem capacidades transpessoais.
Toda a imaginação, incluindo a imaginação activa, cria-se nos outros três cérebros, este quarto não cria imagens. Assim, a arte-terapia, por exemplo, age sobre o cérebro límbico, o exercício muscular das artes marciais e os sons ritmados da percussão actuam sobre a cérebro arcaico, enquanto a matemática e o raciocínio actuam através do neocortex. Mas o quarto cérebro funciona a partir de dentro, dele irradiam as grandes experiências religiosas, as experiências não-verbais, sem conceitos nem imagens, experiências de Pura Consciência. É um sistema cerebral de apercepção intuitiva, activada em condições excepcionais, provocadas por estados meditativos.
O primeiro cérebro reage ao estímulo exterior com memórias associativas e emocionais, levando à comparação e provocando reacções e respostas à situação nova a partir do passado. Este cérebro é muito útil para a aprendizagem, mas perturba e cria problemas, porque recorre à memória. O quarto cérebro não responde a partir de memórias, inverte a dinâmica e funciona do centro para a periferia, emitindo os seus próprios estímulos. A origem deste estímulos não condicionados é o Self – Pura Consciência. Emitindo estes sinais para o sistema vital, espera respostas novas, não condicionadas. A irradiação de estímulos não condicionados faz dele um cérebro de redenção, um cérebro religioso, mas não devoto. Não se serve de nenhum equipamento dos outros cérebros, não recebe nem emite informações, é o espaço da Pura Consciência.
A acção do quarto cérebro;
É uma acção dinamizadora e transformadora que se faz sentir em todo o sistema nervoso central, endócrino e orgânico. Nele encarna-se a Consciência , voltada para a auto-realização do ser humano, tornando possível uma espiritualidade autêntica. A activação deste cérebro leva o ser humano à auto-realização que é o seu propósito, a sua finalidade. Esta activação processa-se sem estímulos exteriores condicionados, vem do centro para periferia, e não são registados pelos outros cérebros, agindo muitíssimo mais longe. Os sinais emitidos impregnam o sistema psicossomático e irradiam mais além, para o Cosmos, para o infinito do espaço, e o infinito responde. A esta experiência do Uno, do universo como um só, as religiões chamaram Deus.
O quarto cérebro é uma espécie de Big Bang ao nível da consciência pessoal, é como se o universo fosse recriado por dentro, como no Big Bang que esteve na origem do universo (admitindo esta hipótese), quando um pequeno ponto se projectou no espaço, continuando ainda hoje a expandir-se. No quarto cérebro existe todo o conhecimento, ele é o estado de Buda, de Cristo. Entra em actividade supramental, sem estar sujeito a informação prévia. Um dia chegará, onde este cérebro se pode utilizar voluntariamente.
O projecto do desenvolvimento humano chegou a um culminar da sua evolução. O novo patamar apenas se pode alcançar por mutação do ser humano, e não pela continuação do processo evolutivo. O quarto cérebro pode accionar esta mutação para o Homem Novo.
Pedagogia de mutação do campo de Consciência humana;
É preciso desenvolver uma pedagogia de mutação do campo de consciência humana, única hipótese para que a humanidade não se auto-destrua. Esta pedagogia começa com a vivência do intervalo. No espaço entre um pensamento e outro, o quarto cérebro pode entrar em acção. Na meditação que prolonga este intervalo, toma-se consciência do quarto cérebro. Graças ao quarto cérebro há coerência entre corpo e alma, ele é o centro organizador desta coerência. Quando o “eu” psicológico chega aos seus limites, o quarto cérebro entra em acção. O auto-conhecimento é uma ferramenta para descobrir o intervalo, através de experiências potenciadoras. O quarto cérebro é o emissor organizador. Pessoas que irradiam emissões do quarto cérebro são mestres capazes de transmissão sem utilizar a palavra, trata-se de transmissão transpessoal, sem determinação exterior. Funcionar ao nível do quarto cérebro é pensar, sentir, agir sem interferência psicológica, chegando a outras formas de expressão, além da dualidade, num sistema de inteligência não-dual."
Fonte; Wikipédia.
HRC

Reply

Direct link:

Porque tanto

#366426 | santiagomacias | 22 févr. 2016 22:16 | In reply to: #313118

Sr. Francisco Almeida Guedes

Achei interessante a referência a Marrocos. Tem mais dados quanto a esta matéria?
Sou dessa família de Paymogo, justamente.

Deixo o meu mail:
santiagomacias1963@gmail.com

Com os melhores cumprimentos
Santiago Macias

Reply

Direct link:

Porque tanto

#439090 | amarah | 06 févr. 2022 02:06 | In reply to: #313054

Ola, eu sou descendente dos Macias de Escalhão.

Reply

Direct link:

"Macias" entre 1590 e 1700 Em Vila do Escalhão

#439093 | miguel monteiro | 06 févr. 2022 12:27 | In reply to: #439090

Boa Tarde

Sou descendente do casal Pedro Macias/Maria Madeira, que viveram em Escalhão em meados
do séc. XVII. O apelido parece ser de origem espanhola. Aliás, esta aldeia fica a 5Km da fronteira,
mas no concelho a que pertence (Figueira de Castelo Rodrigo) só aqui encontrei esse apelido.
Não sei se serão judeus, mas sou descendente de um José Dias Sanches (do ínicio do séc XVIII),
que era aqui bacharel. A grande concentração de cristãos-novos talvez se justifique por ser uma aldeia muito populosa e porta de entrada para quem vêm de Trás-os-Montes.
Cumprimentos

miguel monteiro

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 25 juin 2024, 01:33

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen