heráldica
This topic is classified in rooms: Heráldica
heráldica
procuro a definição de "armas torsas" que encontrei a págs.7 da obra "memórias particulares de ignácio josé peixoto - braga século 18.
agradeço desde já qualquer ajuda .
vasco
Direct link:
RE: heráldica
Caro Vasco Briteiros
Também não tenho inteira certeza do que isso seja. No entanto, Felgueiras Gayo no I volume, no capítulo “Da Arte de Brazonar os Escudos”, na pg. 27 nas divisões do escudo fala em escudo torseado: “he de duas rayas, q devidem o escudo em tres p.tes iguaes conforme todos os lados: acha-se terceado em facha, em pala, em banda, e em Barra.”
Ou seja, Inácio Peixoto deveria querer dizer que inicialmente D. José de Bragança usava 3 armas no escudo (não sei é quais) e que só depois passou a usar armas plenas (Reais), tal como se pode ver no seu quadro no início das “Memórias”.
Aliás, parece ser esse o sentido da frase: “No principio se denominava D. José de Bragança e as armas do seu escudo erão torsas, depois se [emendarão], deixou o sobrenome e teve armas inteiras”. Sendo certamente “inteiras”, armas plenas. Provavelmente, quereria dizer “terseadas” e não “torsas”.
É esta a minha interpretação.
Cumprimentos,
Vasco Jácome
Direct link:
RE: heráldica/armas torsas
apreciei muito a sua resposta e os argumentos apresentados parecem-me perfeitamente aceitáveis. vou tomar, por isso, essa interpretação como verdadeira até facto em contrário. tentarei descobrir quais as "armas terseadas" que usou.
muito obrigado e melhores cumprimentos
vasco briteiros
Direct link:
Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 14 nov. 2024, 19:27