Brasil - Procuro certidão de Nascimento ou de Casamento

This topic is classified in rooms: Arquivos | Brasil | Famílias | Genética | Pessoas

Brasil - Procuro certidão de Nascimento ou de Casamento

#318716 | Marco de C Andrade | 06 déc. 2012 16:02

Olá, eu gostaria de achar os registros de nascimento e/ou casamento dos meus bisavós paternos em Portugal!

Meu bisavó se chamava: Sebastião Maria da Silva, nascido em 1.890/Mirandela
e casado com:Maria da Conceição Ferreira, nascida em aproximadamente 1.889/Vila Flor.
Só não me lembro o local do casamento, mas é quase certo que se casaram em Mirandela!

Gostaria muito que me ajudassem, pois já fiz diversas buscas e, até hoje, nada achei!
Qualquer pista que puder me dar, pelo menos para que eu consiga continuar com as minhas pesquisas, já seria de grande valia.
Os nomes dos Pais deles também será importante, onde poderei encontrar?

Obrigado,
Marco de Carvalho Andrade

Reply

Direct link:

RE: Brasil - Procuro certidão de Nascimento ou de Casamento

#318729 | HRC1947 | 06 déc. 2012 18:42 | In reply to: #318716

Caro Marco;

Mirandela tem muitas Freguesias, conforme pode verificar.
Assim, dentro do possivel, veja o que pode fazer sobre o seu caso!!
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mirandela#Freguesias
Espero aqui por si.
Saudações Genealógicas
HRC

Reply

Direct link:

RE: Brasil - Procuro certidão de Nascimento ou de Casamento

#318743 | MCNN | 07 déc. 2012 00:57 | In reply to: #318716

Boa noite Marco


No site do Memorial do Imigrante existe informação sobre a chegada ao Brasil dos seus bisavós.

Este é o registo de matrícula:

http://www.museudaimigracao.org.br/acervodigital/livrodetalhe.php?livro=08A&pagina=133&familia=43860

E esta é a imagem digitalizada do próprio livro, sendo que essa imagem contém mais informação do que o registo nomeadamente no que diz respeito à data de nascimento da sua bisavó.

http://www.museudaimigracao.org.br/acervodigital/upload/livros/pdfs/L08A_133.pdf

Os seus bisavós chegaram ao porto de Santos em 20/03/1913.

No que diz respeito ao seu bisavô, apesar de no registo de matrícula estar dito que ele nasceu em 25/05/1890, a verdade é que se consultar o livro o ano de nascimento está rasurado. Mas eventualmente será mesmo 1890, pois a idade (22 anos) está compatível.

Também é dito que o pai dele se chamava António.

Já sobre a sua bisavó, no livro pode ver que ela terá nascido em 14/07/1888.

Apesar de também dizer no livro que a sua bisavó era de Mirandela, o mais certo é que essa informação seja referente ao casal, pelo que se tem a informação de que a sua bisavó era de Vila Flor, o mais certo é que ela era mesmo de lá.

Já no que diz respeito a localizar os seus assentos de baptismo, torna-se difícil sem saber o nome dos pais e, o mais importante de tudo, a freguesia.

O que sabe é que o seu bisavô terá nascido no concelho de Mirandela, e a sua bisavó no concelho de Vila Flor. E parece que o pai do seu bisavô chamava-se António.

O Arquivo Distrital de Bragança tem estado a disponibilizar os livros paroquiais para consulta online, e já estão disponíveis os livros de algumas (poucas) freguesias desses dois concelhos.

Assim, e a menos que consiga saber mais informação aí no Brasil (procure os assentos de nascimento dos filhos dos seus bisavós, que eventualmente conterão a informação sobre o nome dos pais deles e talvez precisem melhor onde nasceram), a solução é ir procurando no site do Arquivo Distrital de Bragança.

Já sobre o casamento dos seus bisavós, eles devem ter casado muito provavelmente pouco antes de irem para o Brasil (pelo menos ainda não tinham filhos), pelo que o seu assento de casamento deve ainda estar ou na Conservatória do Registo Civil de Mirandela ou na Conservatória do Registo Civil de Vila Flor (consoante tenham casado em Mirandela ou em Vila Flor).

Aliás, existe outra possibilidade para encontrar o que procura, que será pedir a essas conservatórias que procurem (em 1913, 1912 ou 1911) o casamento dos seus bisavós. Se por acaso souber em que ano é que eles casaram, melhor ainda.

Se encontrar o casamento, o respectivo assento conterá o nome dos pais dos seus bisavós.

Boa sorte


Mário César Navarro

Reply

Direct link:

RE: Brasil - Procuro certidão de Nascimento ou de Casamento

#318744 | Marco de C Andrade | 07 déc. 2012 01:14 | In reply to: #318743

Boa noite,
Eu consegui melhores informações:

Tataravô: Antônio Joaquim da Silva, casado com Ermelinda Alves
Pais de Sebastião Maria da Silva nascido em 17/02/1890 Mirandela / Distrito de Bragança, casado com: Maria da Conceição Ferreira, nascida em 24/03/1887 Vila Flor / Distrito de Bragança.
Irmãos de Sebastião: Adelaide da Silva e João Baptista da Silva, inclusive tenho até o endereço onde vivia João B. da Silva: Rua Rosário, n° 27 Mirandela. Jão Baptista Ferreira foi casado com: Maria da Glória Cordeiro.

Pais de Maria da Conceição Ferreira: Manoel Diogo Ferreira (Loureiro) e Josefina da Conceição (Ferreira).
Irmãos de Maria da C. Ferreira: Victor Ferreira, João Ferreira, Manuel Ferreira (Adotado), Adriana da Conceição Ferreira, Anna da Conceição Ferreira e Beatriz da Conceição Ferreira. Todos nascidos e criados em Portugal!

Filhos de Sebastião Maria da Silva e Maria da Conceição Ferreira:
Alice da Silva, Aurora da Silva e Adalzira da Silva, estas nascidas no Brasil e 2 delas, ainda vivas!


Fico muito agradecido!

Reply

Direct link:

RE: Brasil - Procuro certidão de Nascimento ou de Casamento

#318780 | Marco de C Andrade | 07 déc. 2012 20:55 | In reply to: #318744

Bom, eu acredito que eles sejam da Freguesia Mirandela, pelo menos o Irmão de Sebastião Maria da Silva vivia lá!!!!

Tentei achar algum registro no Arquivo Distrital de Bragança, mas não achei nada, inclusive eu até mandei ume-mail para eles, mas, sem respostas!

Uma ligação telefónica do Brasil para Portugal fica muito caro? Pois estou pensando em ligar para eles!

Se puderem me ajudar, eu agradeço! Agora, com essas novas informações, creio ficar um pouco mais fácil encontrar as origens da família!

Desde já eu agradeço!

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 21 sept. 2024, 09:23

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen