Germil - Freguesia São Pedro de Formariz - Conselho Paredes de Coura

This topic is classified in rooms: Famílias | Pessoas | Regiões

Germil - Freguesia São Pedro de Formariz - Conselho Paredes de Coura

#318829 | Rudy Barbosa | 09 déc. 2012 01:10

Prezados,

Preciso do apoio de vocês para continuar uma pesquisa sobre meus antepassados em Portugal. Meu pai Amadeu Barbosa nasceu em Pontefora, freguesia de Pinheiro de Lafões, Comarca Oliveira de Frades, Distrito Viseu. A relação ascendente directa dos Barbosa nessa região vai ate o ano 1733, data de nascimento de Antonio Barbosa. O registro de baptismo de Antonio diz o seguinte:

“... filho de Teotonio Barboza natural do lugar de Germil Freguezia de São Pedro de Formariz Conselho de Coura Arcebispado de Braga e de sua mulher Joanna Francisca natural do lugar de Pontefora desta freguezia donde são moradores... E neto pela parte paterna de Pedro Barboza natural do dito lugar de Germil e de sua mulher Maria Rodrigues natural do lugar de Villa Meam da mesma freguezia de São Pedro de Formariz, foram moradores no dito lugar de Germil ...”

Acontece que Germil não é parte da referida freguesia de São Pedro de Formariz ou do Conselho de Coura. Germil e uma freguezia do Município de Ponte da Barca, Distrito Viana do Castelo. A Villa Meam do registro de baptismo parece ser a freguesia Vila Meã do Município de Vila Nova de Cerveira (Viana do Castelo). Então, nenhum dos lugares referidos no registro de baptismo de Antonio são hoje parte da freguezia de São Pedro de Formariz.

Ja procurei nos registros da freguezia de Formariz no site ‘Familysearch.org’ e não encontrei nada sobre Teotonio ou seu pai Pedro Barboza (casado com Maria Rodrigues de Villa Meam).

Não estou entendendo a relação de Germil (no ano 1733) com a freguesia de São Pedro de Formariz ou com o Conselho Paredes de Coura a não ser que a divisão política da região norte de Portugal tenha sido modificada.

Desde já, fico muito agradecido se alguém puder me informar onde deveria procurar o registro de baptismo de Teotonio Barbosa (1680-1705) e Pedro Barbosa (1640-1670). Os períodos citados são aproximados.

Rudy Barbosa.

Reply

Direct link:

RE: Germil - Freguesia São Pedro de Formariz - Conselho Paredes de Coura

#319144 | Casimiro | 14 déc. 2012 19:34 | In reply to: #318829

Caro Rudy Barbosa,
Na freguesia de S. Pedro de Formariz, Paredes de Coura, existem efectivamente os lugares de Germil e/ou Argemil e Vila Meã.
Os livros anteriores ao ano de 1735 estão retirados à consulta, por deteriorados, podem-se consultar os microfilmes.
Pesquisei um pouco o livro de baptizados a partir de 1735, especialmente a partir de 1747, quando começaram a registar os avós, a ver se encontrava algum nascimento em que os avós fossem Pedro Barbosa e Maria Rodrigues e não encontrei nenhum, mas também não vi muitos, por falta de tempo.
O próprio Abade Teodósio Barbosa de Almeida era do lugar de Germil, Formariz.
Espero ter ajudado alguma coisa, melhores cumprimentos,
Casimiro Puga

Reply

Direct link:

RE: Germil - Freguesia São Pedro de Formariz - Conselho Paredes de Coura

#319212 | Rudy Barbosa | 16 déc. 2012 11:40 | In reply to: #319144

Prezado Casimiro,

Fico-lhe muito agradecido pela informação.

De fato, os registros dessa época não se encontram em bom estado o que faz a pesquisa mais complicada. Nos microfilmes que logrei revisar só encontrei um Teotonio, batizado no dia 6 de Fevereiro de 1703, filho de Maria Poloteira (?), viúva, moradora no lugar de Argemil e natural de uma freguesia da Galiza. Não parece que esta Maria tenha a ver com a outra Maria Rodrigues (mãe de Teotonio Barbosa), que é natural do lugar de Vila Meã (Villa Meam).

Quando fiz a consulta ao Arquivo Distrital de Viana do Castelo, eles tiveram a gentileza de verificar seus registros no período compreendido entre os anos de 1685 e 1715. O resultado foi a mesmo.

No Arquivo Distrital do Porto (CRAV), existe a seguinte informação: “A freguesia de São Pedro de Formariz foi anexada à de São João Baptista de Vila do Conde pelo Decreto de 23 de Maio de 1867. Hoje, Formariz é um lugar da freguesia de São João Baptista”. Porem, nesse site também existem registros de baptismos da freguesia de Formariz, do período 1580-1867. Quer dizer que os arquivos da antiga freguesia de Formariz estão espalhados por vários municípios (Vila do Conde e Paredes de Coura) e distritos (Porto e Viana do Castelo).

A duvida que eu tenho é saber se no passado Germil foi parte de freguesia de Formariz (Ate agora so encontrei a aldeia de Germil, que é parte do município de Ponte da Barca e tem sua própria paroquia chamada São Vicente). Pelo que já vi, no século XIX, Germil fazia parte de outras comarcas (Ponte de Lima e Arcos de Valdevez) o que da a entender que sua relação administrativa com o Conselho de Coura no século XVIII pode ter sofrido alterações que tenham influenciado o lugar de deposito dos livros paroquiais da época.

De qualquer maneira, nesse intento de encontrar ascendentes estou aprendendo muito da historia e geografia desse belo pais que é Portugal, comum a todos nos.

Sinceros cumprimentos,

Rudy Barbosa.

Reply

Direct link:

RE: Germil - Freguesia São Pedro de Formariz - Conselho Paredes de Coura

#319244 | Casimiro | 16 déc. 2012 21:50 | In reply to: #319212

Prezado Rudy Barbosa,
Por favor não faça confusão, são duas freguesias completamente distintas, não tem nada uma a ver com a outra.
Quando eu tiver um pouco de tempo, verei qualquer coisa que lhe ajude em Formariz, Paredes de Coura.
Melhores cumprimentos,
Casimiro Puga

Reply

Direct link:

RE: Germil - Freguesia São Pedro de Formariz - Conselho Paredes de Coura

#319320 | Rudy Barbosa | 18 déc. 2012 14:57 | In reply to: #319244

Prezado Casimiro,

So mesmo conhecendo a região para não fazer confusão.
Desde já, fico agradecido por qualquer outra informação que possa me ajudar nessa pesquisa.

Sinceros cumprimentos,

Rudy Barbosa.

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 23 sept. 2024, 10:04

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen