D. Antónia Manoel de Vilhena - descendência

This topic is classified in rooms: Arquivos | Cargos | Famílias | Pessoas | Títulos

D. Antónia Manoel de Vilhena - descendência

#320304 | atsmenezes | 07 janv. 2013 19:26

Caros Confrades,
Solicito a vossa ajuda para descobrir os nomes do marido e dos filhos de D. Antónia Manoel de Vilhena, que nasceu em Goa, cerca de 1710. Seu pai, D. Cristóvão Severim Manoel de Vilhena, neto de D. Sancho Manoel de Vilhena, 1º Conde de Vila Flor, foi para a Índia em 1699, onde casou duas vezes e teve 7 filhas e 1 filho. Sabe-se os nomes dos maridos de 6 filhas mas desconhem-se os dados familiares da filha D. Antónia.

Com os melhores cumprimentos,


AM

Reply

Direct link:

RE: D. Antónia Manoel de Vilhena - descendência

#320331 | cardosodoamaral | 08 janv. 2013 07:06 | In reply to: #320304

Caro Confrade AM

Caso tenha acesso ao Genea Plus com certeza conseguirá visualizar a descendência de D. Sancho Manuel de Vilhena o 1º Conde de Vila Flor.

Eu não tenho esse acesso, mas haverá confrades que possam visualizar.

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=3825

Espero ter ajudado

Cordiais cumprimentos

Adelino Cardoso do Amaral

Reply

Direct link:

RE: D. Antónia Manoel de Vilhena - descendência

#320333 | atsmenezes | 08 janv. 2013 10:29 | In reply to: #320331

Caro Confrade Adelino Cardoso do Amaral,

Agradeço-lhe imenso a sua colaboração na tentativa de descoberta dos nomes dos progenitores de D. Antónia Manoel de Vilhena, bisneta de D. Sancho Manoel de Vilhena, 1º conde de Vila Flor. Efetivamente, conheço a informação genealógica contida , quer nos livros " Os Luso-Descendentes da Índia Portuguesa ", da autoria de Dr. Jorge Forjaz, quer dos dados existentes no GeneAll, referentes à família Manoel de Vilhena, incluindo o ramo que foi para a Índia. Ando, realmente à procura de ajuda para descobrir o elo de uma cadeia genealógica, que me permitiria interligar duas árvores genealógicas ou , então, partir em busca de outras soluções. O objetivo principal desta demanda consiste em estabelecer uma ligação genealógica entre D. Antónia Manoel de Vilhena, que nasceu em Goa cerca de 1710, e D. Luis Manoel de Sousa e Menezes que nasceu em Goa, cerca de 1740, àcerca do qual não se conhecem os ascendentes mas são conhecidos os descendentes até aos dias de hoje. A razão de ser desta hipótese de ligação prende-se com algumas circunstâncias que se seguem:
1- O apelido Manoel que só poderia ter entrado por via materna.
2- O Local de nascimento dos dois.
3- As datas de nascimento dos dois
4- D. Luis tem o título de Dom, bem como os seus descendentes, tal como a família Manoel de Vilhena.
5- Não há dados familiares de D. Antónia, ao contrário das suas 6 irmãs.

Reply

Direct link:

RE: D. Antónia Manoel de Vilhena - descendência

#320345 | JC | 08 janv. 2013 12:57 | In reply to: #320304

Caro confrade
Conforme consulta na base de dados, D. Antónia Manoel de Vilhena é filha de D. Cristovão Manoel de Vilhena, 2º conde de Vila Flor e de Joana Mascarenhas, que não é sua mulher.
D. Antónia foi religiosa professa em Santa Ana de Lisboa e morreu em 18.10.1763.

Cumprimentos,

José de Castro Canelas

Reply

Direct link:

RE: D. Antónia Manoel de Vilhena - descendência

#320346 | JC | 08 janv. 2013 12:58 | In reply to: #320304

Caro confrade
Conforme consulta na base de dados, D. Antónia Manoel de Vilhena é filha de D. Cristovão Manoel de Vilhena, 2º conde de Vila Flor e de Joana Mascarenhas, que não é sua mulher.
D. Antónia foi religiosa professa em Santa Ana de Lisboa e morreu em 18.10.1763.

Cumprimentos,

José de Castro Canelas

Reply

Direct link:

RE: D. Antónia Manoel de Vilhena - descendência

#320354 | atsmenezes | 08 janv. 2013 15:45 | In reply to: #320345

Caro Confrade, José de Castro Canelas

Antes de mais o meu obrigado pela sua colaboração. É tudo verdade, o que escreveu , só que se refere à pessoa errada, muito embora com nome idêntico. Com efeito, a D. Antónia Manoel de Vilhena cujos dados familiares, relativos ao marido e filhos, eu procuro, nasceu cerca de 1710, em Goa, onde o seu pai, D. Cristóvão Severim Manoel de Vilhena, (neto de D. Sancho Manoel de Vilhena , 1º conde de Vila Flor ) , era Capitão da fortaleza da Cidade de Goa.
A D. Antónia, cujos dados familiares procuro, é uma das 6 filhas do 2º casamento do seu pai com D. Ana Sarmento de Noronha.

Cumprimento,

A Menezes

Reply

Direct link:

RE: D. Antónia Manoel de Vilhena - descendência

#320382 | JC | 08 janv. 2013 21:29 | In reply to: #320354

Caro confrade A Menezes

Peço desculpa da confusão que fiz.
Aqui na base de dados a informação que existe remete para o Livro dos Luso-descendentes da Ìndia Portuguesa: "LDIP sugere a possibilidade de ser mãe de D. Luis Manoel de Sousa e Menezes."
Não dá mais informações além das que refere nas suas mensagens.
Cumprimentos,

JC

Reply

Direct link:

RE: D. Antónia Manoel de Vilhena - descendência

#320398 | RCCORREIA | 09 janv. 2013 00:32 | In reply to: #320333

Cara AM

D. Luis Manuel de Sousa e Menezes, 4º Conde de Vila Flor 1700-1752, partilha com este o nome e deve ser seu familiar. Este é filho primogénito do 3º conde, D. Martim de Sousa e Menezes Manuel e de D. Maria Antónia de Melo sua primeira esposa.

Se souber de mais aqui virei.

Cumpts,
RCC

Reply

Direct link:

RE: D. Antónia Manoel de Vilhena - descendência

#320409 | atsmenezes | 09 janv. 2013 10:42 | In reply to: #320382

Caro Confrade José de Castro Canelas,

É normal, antigamente, os nomes repetirem-se ao longo do tempo, por duas ordens de razões : Em primeiro lugar, muitas famílias eram numerosas, e em segundo, muitos filhos morriam muito novos. Cheguei a ver casos em que um mesmo pai teve dois filhos com o mesmo nome, devido à morte do primeiro filho. Uma das coisas interessantes no estudo da genealogia é a descoberta destas e de outras coisas características de um passado remoto, mas que nos ajudam a compreender o presente. Eu tenho o Livro a que se referiu e procuro outras fontes que confirmem essa tese do historiador, Dr. Jorge Forjaz, que, tanto quanto eu sei, esteve diversas vezes na Índia para fazer o levantamento dos registos paroquiais e outros, que lá existem. Há, no entanto, lacunas nesse livro, algumas das quais respeitam precisamente aos hipotéticos marido e filhos de D. Antónia Manoel de Vilhena. Se tivermos em consideração que as mulheres Lusas e Luso-descendentes, nos séculos 16, 17 e 18, eram poucas nas antigas colónias Portuguesas e, portanto, tinham muita procura, dado que o número de homens era bem maior, é altamente improvável que a D. Antónia não se tivesse casado. Procuro, portanto, outras fontes que me permitam confirmar ou não a versão do " LDIP ". Eu sei que há, algures, pessoas que sabem muito sobre questões genealógicas. Espero ter a sorte de convencer algumas dessas pessoas a participar neste meu desafio. Muito obrigado, mais uma vez, pela sua colaboração.
A Menezes

Reply

Direct link:

RE: D. Antónia Manoel de Vilhena - descendência

#320411 | atsmenezes | 09 janv. 2013 11:57 | In reply to: #320398

Caro Confrade RCCorreia,
Muito obrigado pela sua contribuição para o esclarecimento do assunto em referência. Nas famílias "Manoel de Vilhena" e "Sousa de Menezes" ou " Sousa e Menezes", há nomes iguais e, daí que , temos que estar atentos a outras particularidades para os conseguirmos identificar. Com efeito, Luis Manoel de Sousa de Menezes, a que se refere, é filho de Martim de Sousa de Menezes, neto de Luis de Sousa de Menezes e bisneto de Martim de Sousa de Menezes, 3º Copeiro-Mór do Reino. Este é o ramo primogénito do Jorge de Sousa de Menezes, 2º Copeiro-mór do reino. Não sei se algum elemento masculino deste ramo foi à Índia, cerca de 1740, de maneira a permitir ter um filho com D. Antónia Manoel de Vilhena,de nome D. Luis Manoel de Sousa e Menezes.
O ramo secundogénito de Jorge de Sousa de Menezes, 2º Copeiro-Mór, iniciado com o seu 2º filho, Luis de Sousa de Menezes, casado com Luisa Maria Teles da Silva, teve vários dos seus elementos que foram para a Índia. Conhecem-se os registos de uns,mas de outros não. É, nesses outros que não constam do livro da Fundação Oriente, Os Luso-Descendentes da Índia Portuguesa, que está a solução para o meu problema: quem são os filhos e o marido da D. Antónia Manoel de Vilhena, que nasceu em Goa, cerca de 1710, e é filha de D. Cristóvão Severim Manoel de Vilhena?

Os melhores cumprimentos,
A Menezes

Reply

Direct link:

RE: D. Antónia Manoel de Vilhena - descendência

#320493 | atsmenezes | 10 janv. 2013 16:32 | In reply to: #320409

Caros Confrades,
Depois da primeira ronda na abordagem do assunto em referência, podemos concluir que nem a base de dados do Geneall, nem o livro " Os Luso-Descendentes da Índia Portuguesa ", da Fundação Oriente , nos possibilitam o esclarecimento sobre as identidades do marido e dos filhos de D. Antónia Manoel de Vilhena, que nasceu em Goa, cerca de 1710 e é filha de D. Cristóvão Severim Manoel de Vilhena e de D. Ana Sarmento de Noronha. Existe uma hipótese de trabalho de que D. Antónia Manoel de Vilhena será mãe de D. Luis Manoel de Sousa e Menezes - nasceu em Goa cerca de 1740 onde foi Capitão da 1ª Legião de Voluntários Reais de Pondá - , considerada por Dr. Jorge Forjaz, autor do livro " Os Luso-Descendentes da Índia Portuguesa ", que é certamente fundamentada no apelido Manoel, - que só poderia ter entrado por via materna -, no local de nascimento dos dois, na diferença de idades, no facto de não existir , outra família com o apelido Manoel, em Goa, por volta de 1740 e, ainda, no facto de não se conhecerem dados familiares da D. Antónia, ao contrário do que acontece com as suas seis irmãs. Poderíamos acrescentar, ainda, que, ao longo dos tempos, houve outras duas mulheres de apelido Manoel , que casaram com homens da família Sousa, posteriormente, Sousa de Menezes. Foi o caso de Inês Dias Manoel, casada com Vasco Martins de Sousa Chichorro, 1º Senhor de Mortágua, e de D. Maria Ana Manoel de Noronha, casada com Luis de Sousa de Menezes, 4º Copeiro-Mór do reino. É, portanto, indispensável recorrer a outras fontes de informação, e, para isso, conto com a ajuda dos Confrades, dado que as minhas possibilidades são escassas. Os meus agradecimentos a todos. A. Menezes

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 30 juin 2024, 20:24

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen