Tavares de Almeida

This topic is classified in rooms: Famílias

Tavares de Almeida

#16347 | JTaval | 28 janv. 2002 17:22

Algúem está interessado em trocar informações sobre esta família?
Tenho a sua genealogia feita até ao séc. XV.

Reply

Direct link:

RE: Tavares de Almeida

#16350 | ftalmeida | 28 janv. 2002 19:51 | In reply to: #16347

Caro JTaval,
Estou o mais interessado possível.
Tenho o meu ramo razoavelmente estudado até à actualidade mas o antepassado mais antigo que conheço é do séc.XVII.
P.f. contacte-me em ftalmeida@mail.telepac.pt
Francisco A.L.Tavares de Almeida

Reply

Direct link:

RE: Tavares de Almeida

#16513 | pfreitas57 | 01 févr. 2002 14:50 | In reply to: #16347

Estou muito interessado já que o meu bisavô (Tavares de Almeida) se proclamava "mais Lafões que o Duque de Lafões" e nunca consegui encontrar qualquer elo entre a Família Tavares de Almeida e os Duques de Lafões.
Muito obrigado.

Reply

Direct link:

RE: Tavares de Almeida

#16516 | JTaval | 01 févr. 2002 16:24 | In reply to: #16513

Caro PFreitas:

Sugiro então que me contacte para o mail jtaval@hotmail.com. Já agora posso saber quem era o seu bisavô?
É que a ligação aos Duques de Lafões pode-se fazer por dois ramos.
Adianto que a referência aos Lafões, nomeadamente Sousa Tavares, consta da Carta de brazão dos Tavares de Almeida. Se quiser posso disponibilizá-la.

Cumprimentos,
José Maria Tavares de Almeida

Reply

Direct link:

RE: Tavares de Almeida

#35355 | LCM | 12 févr. 2003 15:09 | In reply to: #16516

Caro José Maria Tavares de Almeida,

Procuro informações sobre Emilia Matilde Tavares de Almeida, n. N.ª Sr.ª da Conceição, Pangim, Goa, filha de António Tavares de Almeida e de sua 2ª mulher Ermelinda de Vasconcelos e Sousa.
Os elementos desta senhora e família interessam-me porque estou a organizar um texto sobre a família de seu marido Segismundo Carlos da Silva Ferreira de Freitas.

Cumprimentos,
Lourenço Correia de Matos

Reply

Direct link:

RE: Tavares de Almeida

#36409 | JTaval | 25 févr. 2003 15:39 | In reply to: #35355

Caro Lourenço Correia de Matos,

Não tenho muitos elementos sobre essa senhora. Sobre o seu pai e ascendência posso fornecer-lhe mais dados. Quanto à dita Emília vou solicitar informação ao meu primo Francisco que é quem melhor conhece a família e também participa neste Forum.
Sobre o Gen. António Tavares de Almeida sei que ele era o terceiro de vários irmãos e foi Governador de Tete e Moçambique. O irmão mais velho era João Tavares de Almeida, Governador da Índia, que aparece aqui neste Fórum. O irmão seguinte José Maria também aparece aqui e era meu 5º avô. Outros irmãos mais novos eram Cláudia Neptunina, Francisco e Frederico.
Os três primeiros nasceram em Montevideo. São filhos do Capitão João Tavares de Almeida (liberal, morreu em S. Julião da Barra em 1830)e de Dionisia Maria.
Este Capitão era filho de António Tavares de Almeida (cf. http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=131649), juiz de fora em Serpa.
Este por sua vez era filho do Dr. João Tavares de Almeida, advogado da Casa da Suplicação, e de Roza da Silveira.
Este era filho de Gaspar Mendes Castanho e de sua prima Catarina Moreno
Gaspar era filho de António TA e de Elena Castanho e neto paterno de João TA, escrivão em Beja (princípio séc. XVI).
Catarina Moreno era filha do Dr. João Moreno Lopes, advogado da Casa da Suplicação, que fundou o Morgadio da Quinta da Correia, em Carnide.
Estou a citar de cabeça e confesso que não me lembro de mais (embora tenha estes Castanhos e Morenos estudados até séc. XIV), mas o meu primo Francisco poderá ajudar de certeza.

Cumprimentos,
JTA

Reply

Direct link:

RE: Tavares de Almeida

#36410 | JTaval | 25 févr. 2003 15:44 | In reply to: #36409

Correcção:

Os Castanhos estão estudados até ao séc. XV e não XIV, como escrevi.

JTA

Reply

Direct link:

RE: Tavares de Almeida

#36428 | LCM | 25 févr. 2003 19:59 | In reply to: #36409

Caro JTA,

Muito obrigado pela sua resposta. Entretanto já estive como o Jorge Forjaz e passei-lhe a informação sobre esta senhora e sua descendência.

Cumprimentos
Lourenço Correia de Matos

Reply

Direct link:

RE: Tavares de Almeida

#36442 | ftalmeida | 26 févr. 2003 00:49 | In reply to: #35355

Caro Lourenço Correia de Matos

Apenas conhecia Emília Matilde Tavares de Almeida como Emília de Sousa Tavares de Almeida, por informação de um parente já falecido e que aceitei por boa dado que a sua irmã mais nova era Leonor de Sousa Tavares de Almeida. Também ignorava que a 2ª mulher do gen. António Tavares de Almeida era Vasconcelos.
Supunha bem que Emília tivesse casado com um Ferreira de Freitas por ter conhecimento da existência de dois filhos, Nuno T.A.F.Freitas, por ter oferecido um retrato do general seu avô ao Arquivo do Ministério do Ultramar e o cor. Rodrigo T.A.F.Freitas por ter pertencido aos corpos gerentes da Soc.Hist.da Independência de Portugal em 1966.
Há bastante tempo, dei todas as informações que tinha ao Dr. Jorge Forjaz que incluiu no seu trabalho sobre a Índia um título "Tavares de Almeida".
E, porque me interessa toda a descendência de T.Almeida, ficava-lhe muito grato se me facultasse dados sobre Emília Matilde, mascimento, casamento e falecimento e nascimento e pais do marido.
Se tiver dados sobre a descendência do casal ou me puder facultar o contacto de algum Ferreira de Freitas muito lhe agradecia.
O meu e-mail é "ftalmeida@mail.telepac.pt".
Fico ao seu inteiro dispor para qualquer informação mais pormenorizada sobre Tavares de Almeida.

Cumprimentos
Francisco Tavares de Almeida

Reply

Direct link:

RE: Tavares de Almeida

#36447 | LCM | 26 févr. 2003 09:26 | In reply to: #36442

Caro Francisco Tavares de Almeida,

Os doi filhos do casal Tavares de Almeida - Ferreira de Freitas que refere não tiveram descendência embora tenham ambos casado.
O Mestre José Benard Guedes era afilhado e foi herdeiro de Rodrigo e de sua mulher e prima Teresa Pinha de Freitas pelo que tinha algumas informações sobre estes irmãos e os pais.
O Jorge Forjaz apenas tinha Emilia como casada com "N... Ferreira de Freitas, c.g." pelo que lhe mandei alguns dados sobre Rodrigo e Nuno, seu pai e avós paternos.

Cumprimentos,
Lourenço Correia de Matos

Reply

Direct link:

RE: Tavares de Almeida

#36477 | JTaval | 26 févr. 2003 15:48 | In reply to: #36442

Caro Primo Francisco e Lourenço Correia de Matos,

Algum dos senhores sabe quando é que vai ser publicada essa obra do Dr. Jorge Forjaz sobre famílias indo-portuguesas e se é necessária subscrição para adquirir a respectiva?

E a propósito de Goa, o Primo sabe se já há mais informações sobre o nosso tio Jacinto Luís TA? Esta Emília é avó do professor da Nova ou do Jorge?

Estou a compilar os dados que me pediu. De Serpa já está quase tudo, mas em relação aos Sousa e Silva ainda me falta muita coisa. Quando tiver tudo reunido, envio.

A filha do Refóios ainda não casou (já agora porque lado é que ele é nosso primo?).

Um forte abraço,
JTA

Reply

Direct link:

RE: Tavares de Almeida

#36507 | LCM | 26 févr. 2003 20:19 | In reply to: #36477

Caro JTA,

As famílias de Goa deve ser apresentado lá para a última semana de Maio, se Deus quiser.

um abraço
Lourenço

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 29 juin 2024, 11:10

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen