Francisco Dias e Catarina Fernandes, Póvoa de Arnosa, Papízios, Carregal do Sal

This topic is classified in rooms: Famílias | Pessoas | Regiões

Francisco Dias e Catarina Fernandes, Póvoa de Arnosa, Papízios, Carregal do Sal

#320677 | jaferro | 13 janv. 2013 19:43

Caro Confrades,

O referido casal são pais - pelo menos - de:
1. Maria Jorge que casa com Bernardo Antunes, o moço, de Cal, Currelos, filho de Bernardo Antunes (Cabral? de acordo com alguns sites...) e Francisca Jorge, em 16.01.1617, Papízios;
2. Ana Francisca que casa com Francisco da Costa (Leão), de Papízios, filho de António da Costa e de Vicência de Leão, em 05.08.1619, Papízios;

Alguém tem alguma informação sobre a possível ascendência deste casal?

Os meus melhores cumprimentos,

José Fernandes Rodríguez

Reply

Direct link:

RE: Francisco Dias e Catarina Fernandes, Póvoa de Arnosa, Papízios, Carregal do Sal

#336334 | joão reis | 06 oct. 2013 15:09 | In reply to: #320677

Caro José Fernandes Rodriguez

Tenho um antepassado Francisco da Costa Leão, de Papízios, que casa em Parada em 1647 com Briolanja Borges (ou Jorge), n. da P. Santo Amaro, freg. de Parada. Como no assento de casamento não constam os nomes dos pais dos noivos, fiquei aqui com uma barreira. O "meu" Francisco da Costa Leão poderá perfeitamente ser filho (ou sobrinho) do casal que descreve no ponto 2 da sua mensagem. será que encontrou alguma pista que corrobore ou afaste esta hipótese?

Cumprimentos

João Reis Caldeira

Reply

Direct link:

RE: Francisco Dias e Catarina Fernandes, Póvoa de Arnosa, Papízios, Carregal do Sal

#336341 | jaferro | 06 oct. 2013 17:08 | In reply to: #336334

Caro Confrade João Reis Caldeira,

Tenho o casamento de 1. Francisco da Costa Leão, n. Papízios, com 2. Briolanja Borges, n. Póvoa de Santo Amaro, Parada, referenciado em 22.06.1649 (Parada, imagem 31, Matrimónios, 1600-1666), filhos respectivamente de:

3. Francisco da Costa, n. Papízios, que cc

[Um outro filho deste casal, João de Gouveia Leão cc Tomasa Francisca, filha de Gaspar de Lima(?) e de Catarina Francisca, em 21.03.1661, Papizios (imagem 97). Repare no apelido Gouveia, o que nos poderá remeter para os Costa Cabral de Currelos (Por varonia os «Costa de Gouveia»).
Hipótese de trabalho, que encontra no casamento de Bernardo Antunes Cabral cc Maria Jorge, em 16.01.1617, Papízios, (Matrimónios, óbitos 1609-1664, Imagem 63) uma boa teia de relações, pois esta Maria Jorge é irmã da 4. Ana Francisca!]

4. Ana Francisca, Póvoa de Arnosa, Papízios, em 05.08.1619, Papízios (Matrimónios, óbitos 1609-1664, imagem 64)

5. Domingos Borges [Poderá ser filho de Pedro Dias e de Briolanja Borges, do Carregal, Cuurelos, que têm filhos a casar por volta de 1610, por ex.: Manuel Borges cc Ana Dias, Torre, Currelos, e Maria Borges cc Francisco Nunes, em 23.05.1610, Currelos. Apenas uma hipótese de trabalho, pois não tenho factos que a sustentem… Obviamente, podemos assumir que a referida Briolanja Borges fosse irmã de Cristóvão Borges, 1º Senhor da Casa das Laranjeiras, Currelos]

6. Francisca Simões, n. Póvoa de Santo Amaro, Parada

E netos de:
7. António da Costa
8. Vicência de Leão
9. Francisco Dias, . Póvoa de Arnosa, Papízios. [Morou e tinha familiares na Torre, Currelos, podendo ser familiar do já referido Pedro Dias (?)]
10. Catarina Fernandes, n. Póvoa de Arnosa, Papízios.
11. ?
12. ?
13. ?
14. Leonor Simões, falecida em 09.03.1623, Póvoa de Santo Amaro [antiga Póvoa do Sapo], Parada (imagem 97, Parada, tendo 5. Domingos Borges como herdeiro)

Espero ter ajudado.

Cumprimentos,

José Fernandes Rodríguez

Reply

Direct link:

RE: Francisco Dias e Catarina Fernandes, Póvoa de Arnosa, Papízios, Carregal do Sal

#336495 | joão reis | 09 oct. 2013 15:02 | In reply to: #336341

Caro José Fernandes Rodrigues

Ajudou e muito! o meu muito obrigado!
Algo se passou com os meus apontamentos que não estão correctos, até porque o assento está em boas condições e é perfeitamente legível, não sei o que se passou.
Quanto à hipótese de se tratar dos Costa Cabrais, faz todo o sentido. Principalmente porque aqui a difernça de estrato social (grande óbice a que determinado nome esteja ligado ou não a determinada família) não se coloca já que um elemento da família, Maria Jorge, casa com um indivíduo da referida família, pelo que a outra irmã deverá ter casado com alguém do mesmo estrato, que neste caso poderá ser da mesma família.

Esperemos (procuremos) por novos dados que possam corrobar ou desmentir esta teoria.

Uma vez mais o meu muito obrigado pelos dados que me enviou e que são novidades para mim.

Com os melhores cumprimentos

João Reis Caldeira

Reply

Direct link:

Francisco Dias e Catarina Fernandes, Póvoa de Arnosa, Papízios, Carregal do Sal

#364759 | joão reis | 01 janv. 2016 22:56 | In reply to: #336341

Caro José Fernandes Rodríguez

Apenas para referir que o Domingos Borges, da Póvoa do Sapo (ou seja Póvoa de Santo Amaro), surge em Currelos como padrinho em 3/7/1639 (batismo de Maria, filha de Manuel Jorge e Isabel Gomes , do Carregal. O que reforça a possibilidade que avançou de este Domingos Borges ser de lá.

Um óptimo ano de 2016.

Cumprimentos

João Reis Caldeira

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 22 sept. 2024, 16:22

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen