Ajuda em leitura de assento de batismo em Portalegre
This topic is classified in rooms: Famílias | Pessoas | Regiões
Ajuda em leitura de assento de batismo em Portalegre
Caros participantes
No assento de batismo de Miguel na Sé de Portalegre a 07.01.1642 o pai é António Gonçalves e a mãe parece ser Maria Dias:
http://digitarq.adptg.dgarq.gov.pt/viewer?id=1013720
Na página 304 do número de ordem na internet
Tenho dúvidas no casamento na Sé de António Gonçalves, será o que está no seguinte link:
http://digitarq.adptg.dgarq.gov.pt/viewer?id=1013784
Páginas 44, 124 e 179 (ordem internet)
Penso que seja o que casa a 17.06.1635 com Maria Rodrigues, mas gostaria de partilhar a dúvida neste fórum.
Cumprimentos
António Francisco Cota
Direct link:
RE: Ajuda em leitura de assento de batismo em Portalegre
Caro António Francisco Cota,
Quanto à primeira questão:
Salvo melhor opinião, por comparação com entrada escrita pelo mesmo padre, António Lopes, na página 303 desta versão digital eu diria que a senhora do primeiro assento se chama Maria Brás.
Ele desenha o D da palavra Dezembro de forma diferente e também se nota que põe os pontos nos is.
Atentamente, nuno de m.
Direct link:
RE: Ajuda em leitura de assento de batismo em Portalegre
Caro António Francisco Cota
Relativamente ao baptismo de Miguel, eu leio Maria Dias. o "i" de Dias é parecido com o i imediatamente antes em Maria, e os "r" não fazem a volta no fim em formato de cabo de guarda-chuva, ao contrário como acontece por exemplo com os "i" de "foi padrinho Sebastião" no mesmo assento. Em "Dias" consigo ver o pingo no i, que parece de facto estar ligado ao suposto "i" parecendo os "r" desse padre, mas penso que será um artefacto do papel (existe um "traço" semelhantes no espaço em branco, pouco acima do "as" de "Dias") originando assim essa ilusão.
Cumprimentos
Tiago Matos
Direct link:
RE: Ajuda em leitura de assento de batismo em Portalegre
Quanto aos registos de casamento:
1 - Na imagem 44 (folha 20 v), trata-se do casamento, aos 24/10/1632, de António Gonçalves (Ant.º Glz), filho de Manoel Gonçalves (M.el Glz) e Anna Fernandes (Anna Frz), com Margarida Vaz, filha de Manoel Pires e Beatriz Vaz (Breatiz Vaz), todos naturais e moradores nesta cidade.
2 – Na imagem 124 (folha 60 v):
O primeiro assento refere-se ao casamento, aos 17/06/1635, de António Gonçalves Mosqueira (Ant.º Glz Musq.ra), filho de Manoel Gonçalves Mosqueira (M.el Glz Musq.ra) e Maria Dias (M.ª Dias), com Maria Rodrigues (M.ª Roiz), filha de Domingos Fernandes (Domingos Frz) e Maria Rodrigues (M.ª Roiz), todos naturais desta cidade e desta freguesia.
O segundo assento refere-se ao casamento, aos 27/06/1635, de António Gonçalves (Ant.º Glz), filho de Manoel Dias (M.el Dias), já defunto, e Maria Gonçalves Santos (M.ª Glz Santos) com Izabel Nogueira (Izabel Nug.ra), filha de Gaspar de Macedo e Beatriz Fernandes (Briatiz Frz), já defunta, todos desta cidade e desta freguesia.
3 – Na imagem 179 (folha 88), trata-se do casamento, aos 16/01/1639, de António Fernandes (Ant.º Frz), filho de Francisco Fernandes (F.co Frz) e Catharina Lopes, já defuntos, naturais de Vila Cova, freguesia de S. Sebastião, com Maria Dias (M.ª Dias), filha de Manoel Fernandes (M.el Frz) e Maria Nunes (M.ª Nunes), naturais desta cidade e desta freguesia.
António José Mendes
Direct link:
Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 25 nov. 2024, 11:15