Ajuda na Torre do Tombo (Habilitação FSO)
This topic is classified in rooms: Arquivos | Cargos | Famílias | Pessoas
Ajuda na Torre do Tombo (Habilitação FSO)
Boa tarde,
Será que alguém teria disponibilidade para ver na TT estes dois processos de Habilitação para FSO? Precisava de saber qual (ou até se algum) é o do Matias Carvalho que eu procuro:
Diligência de habilitação de Matias Carvalho
Complete reference PT/TT/TSO-CG/A/008-001/22113
Physical location Tribunal do Santo Oficio, Conselho Geral, Habilitações, Matias, mç. 2, doc. 32
Diligência de habilitação de Matias Carvalho
Complete reference PT/TT/TSO-CG/A/008-001/22114
Physical location Tribunal do Santo Oficio, Conselho Geral, Habilitações, Matias, mç. 6, doc. 88
O Matias de Carvalho que eu procuro, nascido provavelmente por volta de 1650, viveu em Pereira do Campo (mas não sei onde nasceu). Era filho de Manuel João e Ana Carvalho. Não queria pedir cópia dos processos sem saber se realmente são do "meu" Matias de Carvalho.
Desde já muito obrigada,
Rita van Zeller
Direct link:
RE: Ajuda na Torre do Tombo (Habilitação FSO)
Cara Rita
Será este?
"Auto de reconhecimento e obrigação que fazem Matias de Carvalho e sua mulher Maria Gomes,
cabeças do Casal dos Pingarelhos (Pingarelhos, lugar da freguesia de Almagreira, concelho de Pombal), e todos os seus inquilinos e suas mulheres. Aos 20 de Março de 1715."
Tombo da Casa e Ducado de Aveiro
Cumpts,
Rui
Direct link:
Caro Rui Correia,
Não é esse Matias de Carvalho, já que o meu casou em 1676 com Maria Pinheiro Pimentel, que lhe sobreviveu, mas muito obrigada pela resposta, em qualquer caso!
Melhores cumprimentos,
Rita van Zeller
Direct link:
Cara Rita
Como tenho umas linhas por Pereira andei a pesquisar um pouco e achei isto http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=170041. A Isabel Pinheiro Pimentel (casada em 1666) será possivelmente irmã da sua Maria.
Irei manter-me atento e se achar alguma coisa digo.
Aproveito para lhe agradecer a ajuda nas consultas de paroquiais (cuja dicas recebi através do meu amigo Adelino)
Rui
Direct link:
Caro Rui,
Também penso que sim, que essa Isabel Pinheiro Pimentel é quase certamente também filha do Manuel Pimentel "Doutor" e de sua mulher Maria Pinheiro, e que deve ser a Isabel, filha desse casal, baptizada a 1.9.1655 em Pereira do Campo. Mas nunca encontrei o assento de casamento dela com o Manuel Gonçalves Floreado (que deve ter sido posterior a 1666), que o poderia confirmar. Além da coincidência de apelidos há um relacionamento estreito com o ramo da "minha" Maria Pinheiro Pimentel, pois aparecem muitas vezes essas duas famílias juntas como padrinhos e testemunhas uns dos outros.
Quanto às consultas de paroquiais, não tem nada que agradecer :) Quanto mais fácil e acessível a informação, mais aproveita a todos!
Melhores cumprimentos,
Rita
Direct link:
Cara Rita
Ainda ontem achei a este casal Manuel-Isabel dois filhos António e Jacinto que mantêm os apelidos maternos e se prolonga em Santo Varão/Formoselha ou seja ali mesmo ao lado de Pereira.
Os que tenho na miha linha são
1. Luis de Sousa Pimentel (FCR e Senhor da Quinta de Alminde em Pereira). &Margarida Coelho fª de Afonso Coelho, FCR (julgo que estes eram de S. Martinho do Campo) e Madalena do Cazo
2. Maria de Sousa Pimentel Coelho & António Castanheira e Moura Galvão, Comendador de S. Salvador, Capitão-mor MMV (e cuja família tem ligações a Poiares)
3. Luiza Micaela de Moura Pimentel (1655-) Recebeu parte da Quinta de Alminde como dote de casamento sendo designada depois por Quinta de S. Luiz e da qual ainda hoje existe a casa e jardim envolvente.
Casou com Nuno Álvares Botelho filho (não legitimado) de Francisco Nuno Álvares Botelho (Lisboa 7.10.1627-Caparica 30.03.1687), 1º Conde de S. Miguel (Montijo) e Inês de Almeida
4. Josefa Luiza Botelho (- Góis 12.09.1746) & Victor Barreto Perdigão de Villasboas (-Góis 23-07.1706), Capitão-mor de Góis
Tiveram única a
5. Victória Elisabeth Botelho de Villasboas (1706-1782) a qual casou com o tio paterno Bernardo Barreto Perdigão de Villasboas (-1751), Capitão-mor de Góis
A filha 6. Maria Victória Barreto Botelho de Villas-Boas sucedeu nas casas de Pereira pelo casamento com o primo Nuno António Álvares Botelho mas não tendo sucessão sucedeu-lhes o sobrinho dela
7. Fernando Barreto Botelho Perdigão de Villas Boas filho legitimado do irmão Francisco Xavier. Este casou com Maria Cândida Chichorro de Castro e Eça.
8. Francisco Barreto Chichorro Botelho Perdigão de Villas-Boas de quem foi a pedra de armas colocada na Quinta de Pereira.
Cumpts,
Rui
Direct link:
Caro Rui,
O meu Pimentel mas antigo em Perera é mesmo o Manuel Pimentel "Doutor", n. c. 1615. Ainda não consegui descobrir-lhe os pais, já que não vêm no assento do seu casamento com Maria Pinheiro. Descendo do casal pela filha, Maria Pinheiro Pimentel (b. 9.3.1652), que casou em Pereira a 1.6.1676 com Matias de Carvalho.
Um dos Filhos foi Felix de Carvalho Pimentel, capitão.mor de Pereira, que casou com D. Teodora Higina Arnaut do Rivo, e tiveram como única filha D. Ana Teresa Higina de Carvalho Arnaut do Rivo que casou com José Ramalho de Oliveira Catana, que herdou depois o morgado dos Ramalhos em Condeixa.
De qualquer modo, vi muito mal os paroquiais de Pereira, já que foram dos primeiros que consultei online e a paleografia de principiante não ajudou! Esses livros merecem uma nova volta um destes dias,
Melhore cumprimento,
Rita
Direct link:
Boa noite,
Sou bisneto de portugues, José Mendes Ferreira Junior, nascido em Lamego, freguesia de Almacave. Não sei exactamente a data de nascimento de meu bisavô que veio para o Brasil e se casou com Laura dos Santos Rodrigues, também portuguesa.
Estou a procura de seu registo de nascimento. Alguém poderia me ajudar?
Att
Alexandre
Direct link:
Caro Alexandre.
Aconselhava-o a pôr a sua mensagem num novo tópico do fórum, com um título explícito, para que possa ser vista por mais pessoas que tenham a possibilidade de ajudar. Deste modo, como respondeu a uma mensagem minha sobre outro assunto, o seu pedido vai ter muito pouca visibilidade.
Quanto ao que pretende, talvez pedir ajuda no Arquivo Distrital de Viseu.
http://www.ad-viseu.com/
Se calcular aproximadamente a data de nascimento do seu bisavô, pode pedir que procurem nesse intervalo de datas na freguesia de Almacave o baptismo de um José filho de um outro José Mendes Ferreira. Isto partindo do princípio que o pai seria também José Mendes Ferreira, já que ele usava o sufixo Junior... Mas sem encontrar um outro documento que estabeleça claranente a filiação (assento de casamento, pedido de passaporte), não poderá ter muita certeza.
Boa sorte,
Rita van Zeller
Direct link:
Cara Rita,
Agradeço demasiado sua resposta e, desde já, peço minhas desculpas por invadir sua busca com outro assunto totalmente diferente.
Quanto a filiação, voce tem toda razao. Tenho documento de nascimento e obito que indicaque meu nisavô era filho de José Mendes Ferreira e de Maria da Conceição.
Muito obrigado por sua gentileza.
Alexandre Leite
Direct link:
Caro Alexandre,
Não tem nada de que se desculpar, porqie há qualquer problema em usar este tópico :) a não ser o facto de que que poucas pessoas o vão ver!
Boas pesquisas,
Rita van Zeller
Direct link:
Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 10 nov. 2024, 16:55