Pedido de ajuda - Registo de casamento

This topic is classified in rooms: Arquivos | Eventos | Famílias | Genética | Pessoas

Pedido de ajuda - Registo de casamento

#330391 | kryszor | 04 juin 2013 21:55

Caros amigos,


Gostaria de solicitar se é possível localizar o registo de casamento de minha trisavó.

Nome: Belmira Pereira Cardozo nascida em fevereiro de 1889 em Porto, Gondomar, Jovim.

O casamento ocorreu em Santa Cruz de Jovim, Gondomar, em 14 de fevereiro de 190- (ilegível, provavelmente 1906, 1907 ou 1908)

Filha de: João Pereira Cardozo e Margarida Ferreira da Silva


Casou-se com: Serafim Pereira Cardoso.


Com os melhores cumprimentos.

Reply

Direct link:

RE: Pedido de ajuda - Registo de casamento - Jovim, Gondomar, Porto

#330502 | kryszor | 07 juin 2013 01:22 | In reply to: #330391

Alguém de Gondomar, Jovim ?

Reply

Direct link:

RE: Pedido de ajuda - Registo de casamento

#330518 | MCNN | 07 juin 2013 12:08 | In reply to: #330391

Bom dia

Aparentemente, os casamentos dessa época de Santa Cruz de Jovim ainda não estão no Arquivo Distrital do Porto (pelo menos isso é o que se conclui pela consulta do site do Arquivo Distrital, que indica só ter registos até 1900), pelo que deverão estar ainda à guarda da Conservatória do Registo Civil de Gondomar.

Deverá pois contactar a referida Conservatória, através de:

email: crc.gondomar@irn.mj.pt

telefone: +351 224 664 680

Diga-lhes o nome dos noivos e ainda a data de casamento, salientando que não tem a certeza absoluta do ano em que casaram. Já agora, estive a olhar para o averbamento que consta do assento de baptismo da sua trisavó, e quer-me parecer que o ano de casamento foi o de 1909. Mas não tenho a certeza absoluta.

Boa sorte

Mário César Navarro

Reply

Direct link:

RE: Pedido de ajuda - Registo de casamento

#330528 | kryszor | 07 juin 2013 17:15 | In reply to: #330518

Obrigado MCNN,

Já mandei alguns emails, mas eles nunca respondem...Não consigo pegar o registo de casamento infelizmente.

Agradeceria se alguém que more em Portugal pudesse telefonar rapidamente para saber se eles estão realmente recebendo emails.

Reply

Direct link:

RE: Pedido de ajuda - Registo de casamento

#330531 | MCNN | 07 juin 2013 18:00 | In reply to: #330528

Boa tarde

Eu na próxima terça feira passo por uma Loja do Cidadão e trato disso (segunda feira é feriado).

Cumprimentos

Mário César Navarro

Reply

Direct link:

RE: Pedido de ajuda - Registo de casamento

#330533 | kryszor | 07 juin 2013 18:04 | In reply to: #330531

Agradeço MUITO a sua gentileza Mário.

Fico no aguardo,

Com os melhores cumprimentos.

Reply

Direct link:

RE: Pedido de ajuda - Registo de casamento

#330685 | MCNN | 11 juin 2013 11:15 | In reply to: #330533

Bom dia

Queria que me confirmasse apenas uma coisa.

O nome do seu trisavô era mesmo Serafim Pereira Cardoso ?

Ele era Pereira Cardoso tal como a sua trisavó ? Seriam primos talvez ?

Cumprimentos


Mário César Navarro

Reply

Direct link:

RE: Pedido de ajuda - Registo de casamento

#330692 | kryszor | 11 juin 2013 11:59 | In reply to: #330685

Bom dia,

Era sim Serafim Pereira Cardoso.

Os 2 eram Pereira Cardoso sim, não sei se pura coincidência ou primos.

Cumprimentos.

Reply

Direct link:

RE: Pedido de ajuda - Registo de casamento

#330713 | kryszor | 11 juin 2013 17:47 | In reply to: #330692

Alguma novidade caro MCNN?

Cumprimentos.

Reply

Direct link:

RE: Pedido de ajuda - Registo de casamento

#331077 | MCNN | 17 juin 2013 20:20 | In reply to: #330713

Boa noite

Espero ter notícias para si na próxima quarta feira

Cumprimentos


Mário César Navarro

Reply

Direct link:

RE: Pedido de ajuda - Registo de casamento

#331102 | kryszor | 17 juin 2013 23:47 | In reply to: #331077

Olá MCNN,

Os livros estão realmente limpando =( .. o único jeito é esperar ou consultar o livro dos mórmons..

Mas se conseguir alguma coisa me avise..

Obrigado.

Reply

Direct link:

RE: Pedido de ajuda - Registo de casamento

#331220 | MCNN | 19 juin 2013 20:37 | In reply to: #331102

Boa noite

Nem calcula como esta sua mensagem foi premonitória ...

Sendo o casamento na primeira década do século XX, em princípio como teria mais de 100 anos deveria estar já à guarda do Arquivo Distrital do Porto.

Mas, como no site do Arquivo Distrital do Porto indica que só têm livros de Jovim até 1900, telefonei para o Arquivo Distrital do Porto a fim de confirmar essa informação.

Acontece que os Arquivos Distritais, de tempos em tempos, recebem novos livros paroquiais provindos das Conservatórias, e por vezes a informação que consta no site não está actualizada.

De qualquer forma, a resposta que tive do Arquivo Distrital do Porto foi peremptória. Eles não tinham mais nenhuns livros de Jovim, pelos que os livros posteriores a 1900 ainda estariam à guarda da Conservatória do Registo Civil de Gondomar.

Tendo por base essa informação, e como resido em Lisboa, desloquei-me tal como lhe referi a uma Loja do Cidadão a fim de solicitar uma cópia do assento de casamento.

Quando hoje lá voltei, deparei-me com a funcionária muito preocupada com a resposta que havia recebido por parte da Conservatória do Registo Civil de Gondomar.

Vou transcrever textualmente a resposta da Conservatória do Registo Civil:

"Informo V. Exª. que nos é de todo impossível fazer a busca nos nossos livros Paroquiais, uma vez que, foram todos enviados para uma Empresa de Conservação e Restauro dos mesmos, e posteriormente serão enviados para o Arquivo Distrital".

Por outras palavras, os livros estão em trânsito entre a Conservatória do Registo Civil de Gondomar e o Arquivo Distrital do Porto. Mas, pelo caminho, estão a "limpar a cara" (tal como premonitoriamente adivinhou), a fim de chegarem em boas condições ao Arquivo Distrital.

Telefonei para a Conservatória do Registo Civil de Gondomar e perguntei-lhes quanto tempo era suposto demorar o restauro dos livros. Disseram-me que o prazo de restauro deve estar em torno de três meses pelo que, atendendo a que eles já enviaram os livros há mês e meio para a tal empresa de Conservação e Restauro, daqui a cerca de mês e meio essa empresa deve enviar os livros para o Arquivo Distrital do Porto.

Em conclusão, lá para Agosto deve contactar o Arquivo Distrital do Porto para saber se os livros já lá chegaram...

Lamento não lhe trazer hoje outro tipo de notícias, mas a situação fala por si ...

Cumprimentos

Mário César Navarro

Reply

Direct link:

RE: Pedido de ajuda - Registo de casamento

#331223 | kryszor | 19 juin 2013 22:22 | In reply to: #331220

Muito obrigado mesmo Mário!!

O jeito é esperar, ou alguem com o livro dos mórmons me ajudar!


Agradeço seu tempo!

Reply

Direct link:

RE: Pedido de ajuda - Registo de casamento

#331298 | MCNN | 21 juin 2013 01:05 | In reply to: #331223

Boa noite

Acho que a única alternativa será esperar, uma vez que os Mórmons não digitalizaram esses livros, pois estavam ainda na Conservatória do Registo Civil.

Cumprimentos

Mário César Navarro

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 19 juin 2024, 11:30

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen