Bartolomeu Fernandes - Secretário da Inquisição

This topic is classified in rooms: Cargos | Famílias | Pessoas

Bartolomeu Fernandes - Secretário da Inquisição

#331276 | peninha | 20 juin 2013 19:02

Caros Confrades

Procuro informação sobre Bartolomeu Fernandes. O qual, em 1602, era Secretário da Santa Inquisição.

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

Reply

Direct link:

RE: Bartolomeu Fernandes - Secretário da Inquisição

#331277 | tmacedo | 20 juin 2013 19:12 | In reply to: #331276

Caro António Pena Monteiro,

Sabe algo mais sobre esse Bartolomeu Fernandes, para além do nome ? Seria clérigo ? Seria licenciado ? Onde residia ?

Cumprimentos,
António Taveira

Reply

Direct link:

RE: Bartolomeu Fernandes - Secretário da Inquisição

#331281 | peninha | 20 juin 2013 21:11 | In reply to: #331277

Caro António Taveira

Apenas sei que, em 1602, na vila de Benavente celebrou o casamento de Baltasar da Costa Homem com Clara de Campos Loba. Sendo no assento do casamento, elaborado pelo pároco de N. S. da Graça de Benavente, apenas identificado por Bartolomeu Fernandes, Secretário da Santa Inquisição.

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

Reply

Direct link:

RE: Bartolomeu Fernandes - Secretário da Inquisição

#331282 | tmacedo | 20 juin 2013 21:31 | In reply to: #331281

Caro António Pena Monteiro,

Sei de um Bartolomeu Fernandes, licenciado pela Universidade de Salamanca, abade do Sabugal e reitor de Andrâes, irmão de um António Fernandes, comissário do Santo Ofício e abade de S. Dinis de Vila Real, nascido em Vila Real em meados do século XVI.

Será este ? Parece-me pouco provável que andasse por Benavente.

Cumprimentos,
António Taveira

Reply

Direct link:

RE: Bartolomeu Fernandes - Secretário da Inquisição

#331286 | peninha | 20 juin 2013 22:57 | In reply to: #331282

Caro António Taveira

Este foi especificamente a Benavente celebrar este casamento. A hipótese que se me afigura mais provável é tenha sido pelo parentesco com algum dos nubentes… Falta demonstrar.

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

Reply

Direct link:

RE: Bartolomeu Fernandes - Secretário da Inquisição

#331289 | tmacedo | 20 juin 2013 23:15 | In reply to: #331286

Caro António Pena Monteiro,

Se algum dos nubentes tiver alguma ligação ao antigo termo de Vila Real ou à Beira Interior o "meu" licenciado tem hipóteses de ser o por si referido. Costas e Homens, bem como Campos, são apelidos correntes na Beira. Será ?

Cumprimentos,
António Taveira

Reply

Direct link:

RE: Bartolomeu Fernandes - Secretário da Inquisição

#331306 | peninha | 21 juin 2013 09:25 | In reply to: #331289

Caro António Taveira

Neste momento, não tenho elementos que me permitam estabelecer as ascendências dos nubentes. Embora suspeite que os nubentes são naturais de Benavente, até porque o assento de casamento não refere as naturalidades (nem a filiação, nem o estado) dos nubentes. Quiçá, seja mais fácil indagar se o seu foi Secretário da Santa Inquisição.

Todavia, quando conseguir estabelecer as ascendências dos nubentes dar-lhe-ei notícia.

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

PS: Há uma forte probabilidade de Baltazar da Costa Homem ser filho de outro do mesmo nome, o qual também foi morador em Benavente.

Reply

Direct link:

RE: Bartolomeu Fernandes - Secretário da Inquisição

#331398 | mtt | 22 juin 2013 23:21 | In reply to: #331282

Caro António Taveira
O padre António Fernandes, irmão do Bartolomeu Fernandes que foi abade do Sabugal e reitor de Andrães, nunca foi abade de São Dinis, mas, sim, de São Pedro.
Já o vi a ser dado por comissário do Santo Ofício, mas em documento que merece pouco crédito. A sua fonte para o afirmar é a informação de João Taveira Botelho sobre Francisco Machado Botelho, ou tem melhor?
Quanto ao Bartolomeu nunca li que se tivesse licenciado em Salamanca. Pode saber-se qual é a sua fonte?
Cumprimentos,
Manuel Cravo.

Reply

Direct link:

RE: Bartolomeu Fernandes - Secretário da Inquisição

#331399 | tmacedo | 22 juin 2013 23:51 | In reply to: #331398

Caro Manuel Cravo,

De facto esses Fernandes aparentados com os "Malrascas", sucedem-se como reitores de Andrães e abades de São Pedro. Tinha a impressão que António Fernandes fora também abade de S. Dinis, mas é provável que me tenha equivocado. Ou que haja um outro irmão, que não o António Fernandes, abade de S. Dinis.

Bartolomeu Fernandes é referido como licenciado (tenho de ver a fonte, pois escrevi o texto anterior de memória) e faz parte das listas dos estudantes portugueses em Salamanca, publicadas há umas décadas, sendo, inclusivamente, indicado como representante dos estudantes portugueses. Teve um neto homónimo, também padre, que foi FSO.

Também não sei onde vi referido que António Fernandes fora Comissário do Santo Ofício. Se, como parece, tal foi referido pelo Comissário Santo Ofício, João Taveira Botelho, abade de Guiães, parece-me uma informação plausível. na minha opinião, João Taveira Botelho dificilmente iria "inventar" tal cargo para António Fernandes, sendo a veracidade de tal afirmação fácilmente confirmada pelo Tribunal do Santo Ofício.

Cumprimentos,
António Taveira

Reply

Direct link:

RE: Bartolomeu Fernandes - Secretário da Inquisição

#331408 | tmacedo | 23 juin 2013 08:01 | In reply to: #331276

Caro António Pena Monteiro,

O Bartolomeu Fernandes, secretário do Conselho Geral da Inquisição, bacharel em Teologia, residia em Lisboa e era quaternário na dita Sé, não sendo confundível com o seu contemporâneo e homónimo vilarealense, abade do Sabugal e reitor de Andrães.

Veja em http://books.google.pt/books?id=OmjndMzwviYC&pg=PT170&dq=%22Bartolomeu+Fernandes%22+secretario+inquisi%C3%A7%C3%A3o&hl=en&sa=X&ei=8ZvGUfL1NqPX7Aa2pYD4Bw&ved=0CDYQ6AEwAQ

Cumprimentos,
António Taveira

Reply

Direct link:

RE: Bartolomeu Fernandes - Secretário da Inquisição

#331458 | peninha | 23 juin 2013 21:38 | In reply to: #331408

Caro António Taveira

Muito lhe agradeço a atenção.

Interessantíssima a informação disponibilizada.

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

Reply

Direct link:

RE: Bartolomeu Fernandes - Secretário da Inquisição

#336113 | Tiago R de Andrade | 01 oct. 2013 19:14 | In reply to: #331276

Boa tarde,

Poderá Bartolomeu Fernandes estarrelacionado com Vicente Fernandes de Andrade, Meirinho da Inquisição? Só sei que terá morrido a 06.04.1679, não sei o local.

Obrigado.

TRA

Reply

Direct link:

RE: Bartolomeu Fernandes - Secretário da Inquisição

#336118 | peninha | 01 oct. 2013 21:23 | In reply to: #336113

Caro Tiago Andrade

Relativamente a Vicente Fernandes de Andrade nada sei.

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 27 juin 2024, 09:58

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen