Armas assumidas

This topic is classified in rooms: Heráldica

Armas assumidas

#332053 | alentem2 | 07 juil. 2013 11:10

Caros confrades

Eu uso armas assumidas, numa composição correspondente aos meus apelidos e resultante das armas do bisavô da minha mãe em linha masculina, de um bisavô do meu pai com uma quebra e de um quinto-avô do meu pai com duas quebras. Em termos de direito consuetudinário parece não haver dúvidas quanto ao meu direito em usar os três brasões. Os dois primeiros estão documentados e o terceiro, anterior a 1755, viu a respectiva carta perdida conhecendo eu os apelidos que dele constavam através das genealogias.

Estou a fazer alguma coisa errada? Existe algum organismo em que as possa registar, ou seria preferivel usar um dos dois que estão documentados apesaar de corresponderem apenas a dois dos meus apelidos?

Grato pela ajuda

Antonio Menezes

Reply

Direct link:

RE: Armas assumidas

#332350 | Sérgio Sodré | 12 juil. 2013 15:48 | In reply to: #332053

Caro António Menezes

Pesquisando neste fórum por Instituto da Nobreza Portuguesa encontrará a informação que pretende.

Sérgio Sodré

Reply

Direct link:

RE: Armas assumidas

#332404 | MontDias | 13 juil. 2013 11:42 | In reply to: #332053

Caro confrade António Menezes,

Encontra aqui uma beve resposta à sua questão.
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=269600#lista

Reply

Direct link:

RE: Armas assumidas

#332405 | tmacedo | 13 juil. 2013 11:55 | In reply to: #332053

Caro António Menezes,

Deve cuidar, na composição de armas assumidas, na posição das quebras de varonia na sua árvore ascendente. Os apelidos paternos ["...um bisavô do meu pai com uma quebra e de um quinto-avô do meu pai com duas quebras..."] deverão ser representados com relevância em relação ao materno. Entre aqueles, representaria em primeiro lugar o que tem a quebra de varonia mais distante de si [independentemente de poder ser o tal 5º avô de seu pai com duas quebras].

Cump.s

António Taveira

Reply

Direct link:

RE: Armas assumidas

#332420 | alentem2 | 13 juil. 2013 18:15 | In reply to: #332405

Caros amigos

Continuo um pouco confuso, agradecendo do mesmo modo a vossa preciosa ajuda.

No caso da família da minha mãe o timbre não é o do chefe, é o do contra-chefe, único apelido transmitido por linha masculina, pode ser?

O apelido da família do meu Pai é Magalhães, mas o meu bisavô acrescentou e Menezes, vindo do quinto-avô que era Magalhães e Menezes. Deixo cair o Menezes e mantenho apenas Magalhães em chefe?

Ou adoto como chefe o Silva do meu trisavô?

Obrigado

António Menezes

Reply

Direct link:

RE: Armas assumidas

#332423 | tmacedo | 13 juil. 2013 18:29 | In reply to: #332420

Caro António Menezes,

As informações que nos dá são ainda insuficientes. Poderia usar no 1.º quartel as armas dos Magalhães ou o Silva do seu trisavô [se este usou brasão com estas armas]. Dependendo do seu trisavô Silva ser seu antepassado por varonia, ou de pelo contrário a sua varonia ser Magalhães.

Sem perceber qual a sua linha de varonia torna-se difícil adiantar mais.

Cump.s

António Taveira

Reply

Direct link:

RE: Armas assumidas

#332428 | alentem2 | 13 juil. 2013 19:38 | In reply to: #332423

A varonia é Magalhães.

E os restantes apelidos, posso usar o Silva do trisavõ e o Faria e o Almeida da família da minha mãe?

O brasão da família da minha mãe é um caso curioso- Três irmãos, meu trisavô e dois tios-trisavôs usaram exatamente os mesmos apelidos nas suas armas, trocando a sua ordem, exceto no contra-chefe que era Faria em todos assim como o timbre.

O mais velho destes três irmãos foi pai do Conde de Alentém que usou as armas do pai.

Antonio

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 20 juin 2024, 02:06

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen