Paróquia de Sta Cristina de Cervos (Montalegre), antiga abadia da apresent. da Casa de Bragança - aj

This topic is classified in rooms: Arquivos

Paróquia de Sta Cristina de Cervos (Montalegre), antiga abadia da apresent. da Casa de Bragança - aj

#333901 | Cristina66 | 15 août 2013 21:01

Boa noite,

Estou a investigar a ascendência da minha família e felizmente que hoje em dia, com a digitalização e disponibilização online dos registos paroquiais, podemos fazê-lo comodamente em casa, pelo menos até ao século XVI, período em que se iniciaram estes registos.
Um dos meus trisavós paternos, António Alves Fernandes, nasceu em Santa Cristina de Cervos, Montalegre, cerca de 1839, pois o seu registo de casamento com Maria Adelaide, a 13 de agosto de 1874, em Grândola, informa que ele tinha trinta e cinco anos, era natural da freguesia de Santa Cristina de Cervos, concelho de Montalegre, residente em Grândola, lojista, proprietário, filho de António Fernandes e Ana Nogueira, ambos da dita freguesia de Santa Cristina.

Ao investigar no site do Arquivo Distrital de Vila Real (ADVR), apurei que «Cervos foi abadia da apresentação da Casa de Bragança, sua donatária. Em 1839 surge na comarca de Chaves passando, em 1852, para a de Montalegre.
Freguesia do concelho de Montalegre composta pelos lugares de Arcos, Barracão, Cervos, Cortiço, Fontão, Vidoeiro e Vilarinho dos Arcos.» O ADVR disponibiliza o fundo da Paróquia de Cervos (1853 - 1903).

As minhas dúvidas são as seguintes: para investigar registos anteriores a 1853, do tempo em que Santa Cristina de Cervos era abadia da Casa de Bragança, terei de consultar o Arquivo Histórico da Fundação da Casa de Bragança, no Paço Ducal de Vila Viçosa? Em caso afirmativo, este arquivo privado já se encontra digitalizado e disponível na internet?

Agradeço deste já os vossos esclarecimentos.
Maria Cristina Gonçalves

Reply

Direct link:

Paróquia de Sta Cristina de Cervos (Montalegre), antiga abadia da apresent. da Casa de Bragança - aj

#373950 | TiagoC88 | 20 sept. 2016 22:27 | In reply to: #333901

Boa noite Maria Cristina,

Também tenho família de Cervos e gostaria de esclarecer essa questão. Entretanto já descobriu mais alguma coisa?
Obrigado.

Cumprimentos,
Tiago Cunha

Reply

Direct link:

Paróquia de Sta Cristina de Cervos (Montalegre), antiga abadia da apresent. da Casa de Bragança - aj

#373953 | jpm2353 | 21 sept. 2016 00:22 | In reply to: #333901

Cara confrade,

Poderá ver os livros de Cervos aqui: http://tombo.pt/f/mtr03
Parece que o ADVR ainda não disponibilizou os mais antigos para consulta em linha.
Para as datas que estão em falta, possivelmente não há livros, ou se perderam nas invassões napoleónicas ou talvez nalgum incêndio...

Cumprimentos,
João Peixoto de Magalhães

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 02 juil. 2024, 00:30

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen