Duvidas

This topic is classified in rooms: Arquivos | Formação

Duvidas

#338150 | Lyana2 | 15 nov. 2013 19:29

Caros confrades,

agradeço desde já qualquer ajuda que me possam dar.

Meu avô Mário de Melo Coutinho, nasceu em São Nicolau, Porto.
Viveu muitos anos em Angola onde foi Chefe de Posto, ficou doente e seguiu para Portugal
onde acabou por falecer na freguesia de Alcântara na Cidade de Lisboa a 12 de Dezembro de 1969.
A minha dúvida é onde posso encontrar a certidão de óbito?
Como vivo em Angola não queria estar a fazer pedidos sem ter certeza, pois sei que cada pesquisa tem que ser
paga mesmo que não se encontre nada...

com os melhores cumprimentos

Liliana Freitas

Reply

Direct link:

RE: Duvidas

#338153 | Jorge Resende | 15 nov. 2013 19:53 | In reply to: #338150

http://www.nacionalidade.sef.pt/docs/CR_civil.pdf

A Conservatória unificada das diversas conservatórias de Lisboa situa-se na Avenida Fontes Pereira de Melo em Lisboa, pode online solicitar o pedido, ou então, enviar carta com dados concretos, se diz que morreu em Alcântara então indique tal, e pode por carta pedir cópia simples, paga 1 euro e 50 cêntimos, ou, se fôr para outro fim, oficial,creio serem cerca de 20 euros, porque é autenticada.
Nas conservatórias, o mais que podem dizer é que não encontram assento de óbito conforme os dados que indicou, ou então, se não tiver dados credíveis, não vale a pena enviar pedido, responderão não encontram! Não levam dinheiro por pesquisas, como os Arquivos distritais, as Conservatórias não têm essa especialidade.
Talvez a tenha ajudado...
Cumprimentos
Jorge Resende

Reply

Direct link:

RE: Duvidas

#338154 | Lyana2 | 15 nov. 2013 20:31 | In reply to: #338153

Caro Jorge Resende,

tenho a certidão de nascimento do meu avô
muito obrigada pela sua ajuda.

Com os melhores cumprimentos
Liliana Freitas

Reply

Direct link:

RE: Duvidas

#338956 | roz | 03 déc. 2013 15:34 | In reply to: #338153

Peço desculpa por "invadir" este topico com um assunto diferente.

Caro Jorge Resende

Atraves de alguns topicos deu-me a impressao que vive na Madeira ou pesquisa la'. Se for o caso queria pedir-lhe um favor.

O meu bisavo vivia em Lisboa mas por razao que desconheco faleceu na Madeira em 1868. Ja pedi ao Arquivo Regional mas nao o enontraram, tambem nao sei a freguesia!
O que sei 'e a informacao dada pelo cemiterio dos Prazeres em Lisboa pois ele foi trasladado para la' a 10 de Setembro 1889 (21 anos depois de falecer). Esta data nao sei se se refere ao dia que saiu do Funchal ou quando chegou ao cemiterio.
Seu nome era Joao Severiano Duarte Ferreira mas alguns dos papeis no cemiterio tem "Jose Severino" o que tambem no ajuda a busca.

Se nao 'e possivel o registo de obito, nao haveria registos das trasladacoes? Talvez ai' houvesse informacao que nos levasse ao assento de obito.

Desde ja agradeco qualquer ajuda ou informacao que me possa dispensar.
Com os melhores cumprimentos.
Rosario

Reply

Direct link:

RE: Duvidas

#338978 | Jorge Resende | 03 déc. 2013 23:12 | In reply to: #338956

Estimada Rosário
Como certamente já observou, o Arq. da Madeira não tem online os assentos de óbitos aqui registados. Certamente que estão em seu poder os livros paroquiais óbitos, todavia, as freguesias apesar de existirem apenas 11 concelhos, as freguesias, Porto Santo incluído, são muitas. Claro que não se sabendo se o bisavô João veio para aqui viver e em que freguesia, ou se apenas veio por motivos de saúde, talvez, mas difícil... não se conseguirá encontrar o desejado assento. Terá morrido em algum hospital do Funchal? Não há cartas dele? Ao inscrever o nome dele no google reparei em dois trabalhos de família que o referem, ele era de Cabo Verde?

Enviei email ao Arq. Regional para indagar se ali se encontram os livros paroquiais de óbitos, todavia, é procurar agulha em palheiro como soi dizer-se e a D. Rosário bem o entende.

Se os assentos de óbitos estivesse digitalizados, seria ótimo, pois pelo nome, na base de dados era fácil correr as freguesias, agora em rolos, que penso seja o que ali existe, é muito difícil. Aguardarei que me digam algo do Arquivo, bem como tambem aguardo que me dê mais alguma achega se a tiver. Cpts Resende

Reply

Direct link:

RE: Duvidas

#338985 | roz | 04 déc. 2013 00:12 | In reply to: #338978

Caro Jorge Resende

Obrigada pela sua resposta.
Sei que estou agarrando-me a "palhinhas" mas 'e por nao ter mais nada. Embora tanto ele como o filho tenham deixado uma folha de 25 linhas com alguns apontamentos sobre a vida profissional deles, nao ha mencao de que faleceu, porque^ na Madeira, a data certa, NADA. So diz faleceu em 1868. Como lhe disse ate a questao do traslado foi no cemiterio em Lisboa que encontrei. E 'e porque nao faz sentido: a mulher ja tinha falecido e ele tinha 4 filhos, o meu avo com 18, outro de 13 e mais 2 gemeos de 12 e deixa-os para ir para a Madeira? Claro que acabou por os deixar mesmo porque morreu mas faz-me especie.
A minha ideia era que deve haver algum registo das trasladacoes que se faziam e que ai' estivesse a freguesia onde faleceu ou a causa da morte. Para procurar em cada paroquia ja sei que nao da'. O Arquivo da Madeira ha anos que nao adianta nada na digitalizacao. Uma pena!

Respondendo 'a sua pergunta, ele era de Lisboa mas trabalhou muitos anos em Cabo Verde onde casou com a minha bisavo de ascendencia italiana e espanhola, e 5 anos em Bissau. Contudo desde 1857 que tinha regressado a Lisboa com a familia.
Enfim, nao 'e absolutamente essencial mas gostava de "desvendar o misterio"!

Muito lhe agradeco pela sua ajuda. Esperemos pelo que dira' o Arquivo.

Cordiais cumprimentos.
Rosario

Reply

Direct link:

RE: Duvidas

#339355 | Jorge Resende | 11 déc. 2013 18:19 | In reply to: #338985

Rosário, hoje fui ao Arquivo Regional.
Claro que nada encontrei, mas confesso, também não é simples o problema.
Como lhe disse, a Madeira tem 11 concelhos, e cada um com várias freguesias.
Levava na ideia que talvez o seu parente tivesse falecido no Funchal, por isso procurei em três das freguesias do Funchal, Sé, São Pedro e Santa Maria Maior. Pensei ver Santo António e São Martinho, mas estas duas freguesias não estão digitalizadas, teria de ver-se em rolo, o que é medonho.
Lamento nada surgir, mas sem a indicação da freguesia nada feito.
Mas, fiquei com uma dúvida: no cemitério em Lisboa (Prazeres), não viu a guia de transladação? Não haverá alguma inscrição, averbamento, que diga de qual freguesia ou cemitério saíram as ossadas do seu bisavô??

São poucas as informações, e já agora quem teria feito as demarches da transladação??? Será que ele veio para a Madeira, criou aqui família??? São tantas dúvidas, não é Rosário? Olhe, no Funchal há um grande cemitério, o de São Martinho. E se tentasse ligar para lá, para secretaria para saber se se encontra lá o livro de enterramentos de 1868? Ou o processo de transladação...

Se conseguir mais alguma coisa diga, ok?
Cpts Jorge Resende

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 07 juin 2024, 01:31

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen