Manuel Lourenco / Arganil

This topic is classified in rooms: Arquivos | Bibliografia | Famílias | Genética | Pessoas

Manuel Lourenco / Arganil

#338892 | RomyLourenco | 02 déc. 2013 03:43

Boa noite,

gostaria de saber se alguem me pode ajudar pois pouco sei sobre o meu avo paterno....e gostaria de saber mais sobre a familia dele.
Sei que morreu antes de eu nascer e que Nasceu em Arganil perto de Coimbra mas nao tenho certeza em que ano foi porem posso descobrir pela certidao de obito que o meu pai tem. O nome do meu Avo era Manuel Lourenco nasceu em Arganil mas foi para Angola jovem. Os pais do meu Avo chamavam-se Alberto Lourenco e de Maria da Conceicao...qualquer informacao que me ajude a localizar outros familiares ou mesmo descobrir mais sobre a historia dessa familia iria-me deixar muito feliz.


Obrigada,


Romy

Reply

Direct link:

RE: Manuel Lourenco / Arganil

#338906 | Jorge Resende | 02 déc. 2013 13:39 | In reply to: #338892

Qualquer data que possa indicar é fundamental para este tipo de ajuda e pesquisa. Se souber a data de nascimento do seu pai, a idade que tinha o seu avô à data da morte, esses são dados importantes. Porém, se o seu avô nasceu depois de 1910, o assento de nascimento dele ainda deve estar na Conservatória de Arganil, para onde deve endereçar o seu pedido, desde que saiba com muita ou quase precisão a data do nascimento dele, senão, na Conservatória não se darão ao trabalho de pesquisar.
Antes de 1910, os livros paroquiais encontram-se no Arquivo Distrital da Universidade de Coimbra, estão online, já digitalizados, e poderão ser publicamente consultados, mas as datas são necessárias. Consulte documentos em poder da sua família, e talvez a ajuda corra com sucesso.
Cumprimentos Jorge Resende

Reply

Direct link:

RE: Manuel Lourenco / Arganil

#338907 | RomyLourenco | 02 déc. 2013 15:21 | In reply to: #338906

Bom dia Sr Jorge Resende,

Gostaria de agradecer por ter respondido aqui no forum, visitei a site do arquivo da universidade de coimbra e ate agora so encontrei o nome do meu avo e de seus pais no indice da Freguesia de Pombeiro, paroquia de vila cova de alva/ Arganil mas nao consigo acessar os documentos que me interessam ver como baptismo, certidao de nascimento, etc.... Pois so mostra ate a data de 1895.... Nao sei se estou a fazer algo errado ......


romy

Reply

Direct link:

RE: Manuel Lourenco / Arganil

#338924 | Jorge Resende | 02 déc. 2013 20:42 | In reply to: #338907

Deixo-lhe aqui um link precioso sobre todos os arquivos distritais portugueses.

http://www.quinta-do-mosteiro.com/linksparq.htm

Se entrar em Coimbra/Arganil, há-de reparar que há duas paróquias que lhe interessam, Pombeiro e Vila Cova de Alva. Não sei em qual das zonas viu em índice o assento de Manuel, de qualquer modo, se foi depois de 1895, quer dizer que o Arquivo da Universidade de Coimbra ainda não digitalizou e por isso não pôs online os livros paroquiais, pelo que pode pedir através de email o assento de batismo e o de casamento dos pais cuja data deve ser perto do nascimento de Manuel. Assim, com a data e o número do assento de batismo que me disse ter visto no índice, solicite ao Arquivo da Universidade o assento, mas peça cópia simples, não se esqueça, cópia simples, custa 1 euro, 1 euro e meio, e peça para enviarem por correio.

Seja preciso no tocante às datas, pois se tal não acontecer, se a pesquisa fôr superior a 30 minutos, paga-se por tempo a mais.

EMail:

auc-geral@auc.uc.pt


Desculpe a pergunta, mas vive aonde?
Cumprimentos Jorge Resende

Reply

Direct link:

RE: Manuel Lourenco / Arganil

#338932 | Jorge Resende | 02 déc. 2013 21:43 | In reply to: #338907

No índice encontrei o nome de Manuel, e o seu nascimento foi em 19.2.1904.
Assim, é essa data que tem de indicar ao Arq. Univ. Coimbra, bem como a paróquia, e não esqueça, repito, de pedir cópia simples.

Quando tiver em seu poder o assento de batismo do seu avô Manuel, seguir-se-á se assim for o seu desejo a pesquisa do assento de casamento deles que deve ser perto de 1904, e esse assento, como não está online terá de o pedir também ao arquivo.

Os assentos de batismo de Alberto Lourenço e Maria da Conceição são simples de encontrar, pois os livros estão online de 1895 para trás como observou.
Ao seu dispôr para qualquer ajuda
Jorge Resende/Madeira/Funchal

Reply

Direct link:

RE: Manuel Lourenco / Arganil

#338940 | RomyLourenco | 02 déc. 2013 23:56 | In reply to: #338932

Boa noite senhor Jorge Resende,

Gostaria muito de lhe agradecer, o senhor tem sido muito atencioso e uma grande ajuda nesta minha pesquisa. Eu Resido no Canada ...vou comecar a minha pesquisa e seguir o seu conselho de pedir uma copia simples....fico feliz em saber que depois de ter acesso ao registo de casamento dos meus bisavos terei informacao suficiente para descobrir quem foram os pais deles e por ai adiante...

Muito obrigada por se dispor a ajudar-me, agradeco imenso.....



Romy

Reply

Direct link:

RE: Manuel Lourenco / Arganil

#338941 | RomyLourenco | 03 déc. 2013 00:25 | In reply to: #338924

Boa noite Senhor Jorge Resende, tenho apenas uma outra pergunta...eu vi o nome do meu Avo no indice da Freguesia de Pombeiro dos anos 1890-1911 mas em baixo desse livro no canto do lado direito diz "Arganil, Vila Cova de Alva"...quando enviar o email devo dar essa informacao toda?

os meus cumprimentos,


Romy

Reply

Direct link:

RE: Manuel Lourenco / Arganil

#338946 | Jorge Resende | 03 déc. 2013 12:19 | In reply to: #338940

Não tem que me agradecer. Algumas vezes tenho encontrado ajuda neste site para pesquisas que gosto de fazer, e também gosto de ajudar sempre que possível.

Fiquei curioso por me dizer que habita no Canadá. Em 1958, para Montreal, foram os meus tios Arlindo e Lourdes Marques. Já faleceram, mas nunca perdemos o con tato com eles. Têm filhas, Virginia, Ana Mara e Linda, e eu conheci uma família Lourenço, eram dois irmãos, de Lisboa tal como os meus tios. Um dos Lourenços, o mais velho, era casado com Odete, ele dirigia o grupo português de folclore em Montreal, e o outro irmão, era mais novo, não lembro o nome, seriam da sua família? Também conheço uma família Portas que foi para o Canadá no mesmo ano de 1958, viviam perto de Montreal.
Olhe, são coincidências !
Sobre as suas pesquisas, envie portanto o pedido ao Arquivo Distrital da Universidade de Coimbra. Repare num dado importante:

De 1911 até à atualidade, os registos de nascimento, casamentos e óbitos encontram-se nas diversas Conservatórias de Registo Civil espalhadas pelo país; de 1911 para trás estão nos Arquivos Distritais.

A forma de pagamento não sei como será, mas no seu email pergunte se pode pagar em dólares, e peça também se lhe pesquisam o assento de casamento dos pais de Manuel , talvez a data desse casamento seja perto, mais ano menos ano.

Gostava que me informasse do andamento das pesquisas. Cumprimentos Jorge Resende

Reply

Direct link:

RE: Manuel Lourenco / Arganil

#338954 | RomyL | 03 déc. 2013 14:14 | In reply to: #338946

Bom Dia Senhor Jorge Resende,

Eu ja enviei um email para o email que me deu, responderam me este manha a pedir filiacao.... assumo que precisem de uma certidao de nascimento mas para me darem informacao sobre o registo de casamento dos meus bisavos, querem que lhes diga o ano e onde se casaram, coisa que nao sei. Eu nao sei em que ano casaram e onde e duvido que alguem na familia tenha essa informacao...Quanto aos irmaos Lourenco de Lisboa que mencionou eu nao conheco essa parte da familia porque o meu avo casou uma segunda vez e eu como nao o conheci, eu nasci depois dele morrer nao fiquei a conhecer os filhos dele com a sua segunda mulher...sei que tinha rapazes e uma menina (Acho eu)...foi uma das razoes porque comecei esta pesquisa...e sei que um deles chama-se Rui Manuel ou Manuel Rui. Pelo que pude apurar a maior parte deles sao medicos... sei muito pouco sobre o meu Avo, sei que foi para Angola jovem e que teve uma farmacia em Luanda, que se casou uma segunda vez e teve filhos e morreu em Lisboa com trombose...de resto pouco mais sei. O meu pai conheceu uma prima no funeral do meu tio mas perdi o contacto com ela. Tenho muita curiosidade pois a historia da nossa familia, certamente tambem conta a nossa historia... Eu nao sou de Montreal, Estou em Toronto mas sim existem muitas coincidencias....

Mais uma vez muito obrigada por toda a ajuda


cumprimentos,


Romy

Reply

Direct link:

RE: Manuel Lourenco / Arganil

#338982 | Jorge Resende | 03 déc. 2013 23:34 | In reply to: #338954

Vamos por partes, com passos curtos...

O principal pedido a fazer ao Arquivo da Universidade é o do assento de batismo de Manuel, que nasceu em 19.2.1904, e o nome dos pais dele bem como o local de nascimento também sabe indicar, não é assim?

Portanto, esse será o primeiro passo, apenas.

Depois, quando lhe enviarem o assento de batismo de Manuel, nesse assento deve estar os nomes dos pais dele, bem como os nomes dos avós paternos e maternos, ou, os nomes dos pais de Alberto Lourenço e os nomes dos pais de Maria da Conceição.

Quanto ao assento de casamento de Alberto e Maria da Conceição, será uma segunda fase.
Penso que deve seguir esta metodologia, com calma. Apanhe primeiro o assento de batismo de Manuel, e ver-se-á depois as informações que lá estão escritas, para se poder avançar, e talvez, depois nos livros paroquiais online, se continue a pesquisa.

O pedido que fizer, que seja então apenas para o batismo de Manuel, cujo assento é o mesmo relativamente ao registo de nascimento, os padres faziam nas igrejas esses registos antes de 1910, porque depois surgiram os Registos Civis, e os pais iam ali registar os filhos, mas em 1904, era ainda nas igrejas.

Em genealogia, a calma, paciência, é um dado importante, vá devagar, passo a passo, e vai ver que qualquer dia tem os nomes dos seus familiares mais antigos, quanto aos mais modernos, só a família poderá ajudar, ou então, dados concretos, lugar de morte, filhos deixados, datas certas, etc.

Talvez tenha ajudado um pouco... Olhe, os Lourenços de que lhe falei foram de Lisboa para Montreal em 1958. Mas não são os seus familiares, já vi.
Cumprimentos, dê notícias
Jorge Resende

Reply

Direct link:

RE: Manuel Lourenco / Arganil

#338986 | Jorge Resende | 04 déc. 2013 00:15 | In reply to: #338982

Romy, penso que encontrei o assento de batismo do pai do seu avô Manuel, de nome Alberto. A certeza será quando tiver na sua mão o assento de batismo de Manuel, onfiguram os nomes dos avós dele, os pais do Alberto.

Assim, no link que aqui pus, , nele está o assento de um Alberto, nascido em 15 de Setembro de 1870 e batizado em Pombeiro, Vilarinho, em 7.10.1870. Os pais de Alberto segundo este assento foram Manuel Lourenço e Maria Joaquina de Jesus. Se tiver dificuldades em lêr a letra do padre, diga que eu ajudo. Mas, parece crível ser o assento de batismo de Alberto. O livro paroquial tem poucos assentos, o princípio está na página da esquerda, e o resto na página da direita.
Se não conseguir, vá ao link que lhe enviei que tem todos os arquivos distritais, vá a Coimbra, Arganil, Pombeiro da Beira, batismos 1870, e no assento do mês de Outubro, encontra o assento que julgo ser este.

http://pesquisa.auc.uc.pt/ViewerForm.aspx?id=32350

Como vê, o mais importante ´+e o assento de Manuel, seu avô, pois pode-se recuar no tempo e começar a encontrrar online os assentos da família.
Espero consiga visualizar.

Para fazer o printe, a impressão, faça assim:
Visualize no ecrã do seu computador as duas partes do assento, uma de cada vez, carregue na tecla printscrren prtscn,
abra uma folha word, faça colar, e efetue os cortes do desnecessário e aumente até ler bem, e clareie ou escureça conforme precise para o documento ficar bem.

Diga algo

Jorge Resende

Reply

Direct link:

RE: Manuel Lourenco / Arganil

#339017 | Jorge Resende | 04 déc. 2013 18:51 | In reply to: #338986

Romy, se o Alberto que nasceu em 1870 e me parece ser o pai do seu avô Manuel, pois é Lourenço também, tinha 32 anos quando o filho Manuel nasceu em 1904, parece ser uma idade normal, e, andando um pouco mais para trás, encontrei o assento de casamento dos pais de Alberto, Manuel Lourenço e Maria Joaquina de Jesus, casamento realizado em Pombeiro, em 1861, assento nº 5, de 24 de Abril. O link do livro de casamentos aqui vai

http://pesquisa.auc.uc.pt/ViewerForm.aspx?id=32380

depois de receber o assento de 1904 do seu avô Manuel, vamos ver se os dados conferem. Se tiver dificuldades em lêr os documentos, diga, que eu transcrevo os assentos e envio-lhe por email, que se entender disponibilizar o seu contacto para esse fim,
enviarei os dois assentos encontrados. Quando tiver novidades, diga alguma coisa
Cumprimentos Jorge Resende
jbgresende@gmail.com

Reply

Direct link:

RE: Manuel Lourenco / Arganil

#339027 | RomyL | 04 déc. 2013 20:59 | In reply to: #339017

Ola senhor Jorge Resende!

Que giro!!! parece bater certo dai o meu avo levar o nome de Manuel...pois o avo tinha o mesmo nome. Ainda nao recebi nada da universidade de Coimbra pois precisao que eu prove que tenho algum grau de parentesco com ele. mas assim que receber algo da Universidade de Coimbra eu aviso-lhe...muito obrigada por toda a informacao que tem encontrado para mim. Estou a achar um maximo!


cumprimentos,


Romy

Reply

Direct link:

Manuel Lourenco / Arganil

#351323 | RomyLourenco | 17 oct. 2014 05:25 | In reply to: #338892

Ola Senhor Resende, toda a informacao que o senhor me deu bate certo pois tenho o registo de obito do meu avo e os nomes sao sim Alberto Lourenco e Maria da Conceicao. encontrei neste assento de casamento deles na link que o senhor me enviou muitos outros nomes mas gostaria que o senhor me ajuda-se a ler alguns dos nomes. eu acho que sao os seguintes.

Manoel Lourenco e Maria Joaquina de Jesus, manoel lourenco filho de manuel Lourenco e de Jozefa Baptista (Acho eu pois a letra nao e legivel), Neto paterno de Manoel Lourenco e de Luiza Rodrigues e materno de Jose Baptista? e de Joanna Pedroza? os outros nomes nao consigo ler bem...e contava com a sua ajuda se nao for pedir demais.

nao sei se me pode ajudar mas agradecia imenso.


cumprimentos,


Romy

Reply

Direct link:

Manuel Lourenco / Arganil

#351339 | Jorge Resende | 17 oct. 2014 16:56 | In reply to: #338892

Já passou tanto tempo que nem me lembrava deste seu pedido de ajuda.
Diz que pediu ao Arquivo Distrital de Coimbra cópias simples dos assentos que gostaria de possuír, e que lhe negaram... Ora, tal não é admissível, qualquer pessoa pode pedir seja o que fôr mesmo não sendo parente, a menos que a Romy tivesse feito o pedido incompleto no tocante a informações, nomes corretos, e eles, para não estarem com muito trabalho, despacharam-na dessa forma. Aconselho-a a enviar por carta ou por email novamente o pedido, mas tem de ser certa nos dados e no que pretende.
Voltei a ler o assento casamento de Manuel Lourenço e Maria Joaquina de Jesus. Sobre o noivo, os nomes estão todos certos, desde os pais aos avós paternos e maternos:
Manuel quando casou tinha 26 anos, nasceu em Vilarinho, Pombeiro, Arganil, em 1835. Nome dos pais:
Manuel Lourenço e Josefa Batista, ambos naturais de Vilarinho; nomes dos avós paternos - Manuel Lourenço, de Pombeiro e Luísa Rodrigues, de Bufalhão, Pombeiro, eram moradores em Vilarinho, Pombeiro. Quanto aos avós maternos - José Batista e Joana Pedrosa, de Vilarinho, Pombeiro.

Sobre a noiva - Maria Joaquina de Jesus, tinha 24 anos, nascera em 1837 em Vilarinho, batisada na igreja de Pombeiro, filha de José António e Maria Joaquina naturais e moradores em Vilarinho; Neta paterna de António José e de Madalena Antónia, ele natural de Vilarinho e ela, Madalena, natural da Póvoa da Rainha Santa, Pombeiro, eram moradores em Pombeiro. Os avós maternos da noiva eram Manuel Fernandes, julgo que de Sabugosa, Tondela, Viseu, difícil leitura, e Joaquina Maria, de Vilarinho.

Uma pergunta: demorou tanto tempo a voltar à questão porquê??? Quando se deseja saber algo sobre os nossos antepassados, é preciso persistência, não se pode desistir logo ao princípio!!!

Qualquer coisa, qualquer dúvida, não hesite

Cumprimentos Jorge Resende


Reply

Direct link:

Manuel Lourenco / Arganil

#351348 | Jorge Resende | 17 oct. 2014 22:46 | In reply to: #338892

Manuel Fernandes, avô materno de Maria Joaquina de Jesus, era natural da aldeia de Sabouga, freguesia de São José de Lavegadas, concelho de Vila Nova de Poiares, distrito de Coimbra.

Jorge Resende

Reply

Direct link:

Manuel Lourenco / Arganil

#351351 | Jorge Resende | 17 oct. 2014 22:59 | In reply to: #338892

http://pesquisa.auc.uc.pt/ViewerForm.aspx?id=32338 clic sobre este endereço

na imagem 49 página da direita o assento de batismo de Maria Joaquina de Jesus 1837 e no mesmo site, imagem 39,página da esquerda batismo de Manuel Lourenço 1835.
Jorge Resende

Reply

Direct link:

Manuel Lourenco / Arganil

#351352 | Jorge Resende | 17 oct. 2014 23:55 | In reply to: #338892

http://pesquisa.auc.uc.pt/ViewerForm.aspx?id=32377 na imagem 13 assento de casamento de José António e Maria Joaquina, pais de Maria Joaquina Jesus

http://pesquisa.auc.uc.pt/ViewerForm.aspx?id=32376 na imagem 193 casamento dos pais de Manuel Lourenço, Manuel e Josefa, página da esquerda.

Cumprimentos
Jorge Resende

Reply

Direct link:

Manuel Lourenco / Arganil

#351354 | RomyLourenco | 18 oct. 2014 02:10 | In reply to: #338892

Ola! gostaria muito de agradecer, fico contente que afinal entendi bem os nomes escritos no documento.
Eu deixei esta pesquisa de lado por um tempo por questoes pessoais...estava sem tempo e cabeça. Eu enviei ontem um email para Os arquivos em Coimbra mas ainda ninguem me respondeu... vou aguardar mais um pouco a ver se alguem responde se nao o fizerem insisto de novo. Gostaria de saber como o senhor consegue ler tao bem estes registos, eu cliquei nos links que o senhor colocou aqui mas nao consigo ler os nomes que o senhor menciona... muito dificil perceber a letra. vou tentar imprimir a ver se leio melhor. O senhor tem sido muito generoso com o seu tempo e ajuda, fico muito grata por tudo o que tem feito para me ajudar nesta pesquisa.

os meus cumprimentos,

Romy

Reply

Direct link:

Manuel Lourenco / Arganil

#351361 | Jorge Resende | 18 oct. 2014 13:06 | In reply to: #338892

ESPERO QUE CONSIGA OBTER OS DOCUMENTOS PEDIDOS AO ARQUIVO DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA. DEMORA ALGUNS DIAS ALGUMA RESPOSTA. NÃO SE ESQUEÇA DE PEDIR SEMPRE CÓPIA SIMPLES POIS O PREÇO DE CADA FOTOCÓPIA SERÁ DE 1 EURO, MAIS OU MENOS, MAIS O VALOR DOS PORTES DE CORREIO PARA O CANADÁ.

QUANTO Á DIFICULDADE DE LER AS LETRAS DOS PADRES, TAL ACONTECE MUITAS VEZES, MAS COMO EU JÁ HÁ ALGUM TEMPO PERCORRO E PESQUISO ONLINE OS LIVROS PAROQUIAIS, VOU CONSEGUINDO. pARA CONTINUAR AS SUAS PESQUISAS, SE O QUISER FAZER, E RECUAR MAIS NO TEMPO, USE ESTE CAMINHO:

por exemplo, se tiver encontrado um assento de batismo, para pesquisar o casamento dos pais do batisado, comece por pesquisar os assentos de c asamento do ano do batisado para trás, geralmente, um casal casa e passado um ano, dois tem filhos, por isso, perto de um nascimento, há o casamento dos pais, mais ano menos ano, espero que tudo corra bem, bom trabalho.

O endereço para pesquisar em Pombeiro aqui fica
http://pesquisa.auc.uc.pt/details?id=32328&ht=par%C3%B3quia

os livros mistos, muito mais antigos, têm os assentos de batismo, casamentos e óbitos lá dentro. Quando receber os documentos diga qualquer coisa.
Cumprimentos Jorge Resende

Reply

Direct link:

Manuel Lourenco / Arganil

#351465 | RomyLourenco | 21 oct. 2014 19:38 | In reply to: #338892

Senhor Jorge Resende,

Gostaria de agradecer de novo toda a sua ajuda, finalmente recebi um email a dizerem -me que encontraram o registo de batizado do meu avo e perguntaram me se quero apenas uma fotocopia do registo ou a certidao.... eu pedi a copia simples que tem a informacao de quem eram os pais do meu avo e seus avos maternos e paternos. Agora vou aguardar a resposta de Coimbra e digo-lhe qualquer coisa depois.

muito obrigada,


Romy

Reply

Direct link:

Manuel Lourenco / Arganil

#351472 | Jorge Resende | 21 oct. 2014 23:27 | In reply to: #338892

Ótimo!!! Fez bem pedir cópia simples, custa 1 euro, 2, fora despesa de correio. Vá dizendo algo, se não conseguir interpretar i assento, diga, informarei meu endereço de email, e se assim o decidir, envia-me como anexo, depois de digitalizado o assento, para eu o poder traduzir.

Cuimprimentos Jorge Resende/Ilha da Madeira

Reply

Direct link:

Manuel Lourenco / Arganil

#351533 | RomyLourenco | 23 oct. 2014 20:19 | In reply to: #338892

Ola! recebi hoje este email da universidade de Coimbra:

Ex. ma Senhora
Informo V. Ex.ª de que a fotocópia não certificada é a reprodução da digitalização que está disponível para consulta on-line, penso que enviar 1,00€ pela reprodução e 1,91€ de portes de envio do Canadá fique bastante dispendioso. Assim, excepcionalmente, vou esclarecer algumas dúvidas que tem, pois este serviço é pago, Manuel é filho de Alberto Lourenço e Maria da Conceição, os avós paternos são Manuel Lourenço e Maria Joaquina, avós maternos Manuel Jorge e Ludovina da Cunha.


agora não sei o que fazer para conseguir o nome dos outros parentes...não sei quantas gerações posso pesquisar nestes arquivos... acho-os tao dificeis de ler.

Reply

Direct link:

Manuel Lourenco / Arganil

#351539 | Jorge Resende | 23 oct. 2014 23:49 | In reply to: #338892

1/ A decisão é sua, Romy, pois se fizer muita questão em possuir o assento de batimo do seu avô Manuel, nascido em 1904, terá que responder ao Arquivo da Universidade, no mesmo email, dizendo que o ano de 1904, Pombeiro, não está online, pelo que solicita que lhe enviem o assento de Manuel, por uma questão sentimental, apenas isso, já que os nomes dos pais e dos avós paternos ficou a sabê-los por informação graciosa da funcionária do arquivo; o casamento dos pais dele, Alberto e Maria da Conceição, foram talvez perto de 1904, mas precisa de saber a naturalidade quer de Alberto quer da pessoa com quem casou, Maria da Conceição, talvez essa informação esteja no assento de batismo de Manuel, e decerto que o casamento foi na terra de Maria da Conceição, que creio não ter sido natural de Vilarinho, Pombeiro, pois não encontrei o assento de batismo dela, por isso seria bom ter na sua mão o dito assento da Universidade de Coimbra, o preço é acessível, creio, talvez eles queiram evitar a maçada de fazer câmbio...daí a ajuda que deram com os nomes;

2/ Ficou para já com a certeza que os avós paternos de Manuel, o filho de Alberto, foram Manuel Lourenço e Maria Joaquina;

3/ Tem de começar a esquematizar um organigrama, de baixo para cima, pondo no fim da folha Manuel, e, subindo, os nomes dos pais, avós, os nomes dos pais destes, etc;

4/ Da parte da mãe de Manuel, Maria da Conceição, nada encontrei, pois não se sabe de onde ela era natural, mas a parte do pai, Alberto, apanhei bastante coisa.

Assim:

A/ Alberto nasceu em 15.9.1870, e foi filho de Manuel Lourenço e Maria Joaquina, Manuel nasceu em 1835, já encontrou o assento dele, e casou com Maria Joaquina em 1861, assento 5;

B/ Também já sabe que os pais deste Manuel Lourenço, foram Manuel Lourenço e Josefa Batista, ela nascida em 1796, e ambos casados em 1820;

C/ Este Manuel Lourenço, era filho de outro Manuel Lourenço e de Luísa Rodrigues;

D/ A Josefa Batista, nascida em 1796, foi filha de José Batista e de Joana Pedroso, casados em 1795;

E/ Este José Batista, foi filho de João Batista e Maria Figueiredo, neto pela paterna de Nicolau Soares e Caetana João, e neto pela materna de Manuel Figueiredo e Maria Duarte;

F/ Joana Pedroso foi filha de Manuel Pedroso e Isabel Soares, neta paterna de Manuel Pedroso e Domingas Lopes e neta materna de Manuel Soares e Maria Rodrigues;

G/ Todos de Pombeiro, Vilarinho.

H / Voltando atrás, aos pais de Alberto Lourenço, depois de termos visto os ascendentes pela parte paterna de Alberto, os ascendentes pela parte materna dele foram - sua mãe, Maria Joaquina Jesus, nascida em 1837, filha de José António e Maria Joaquina, ambos de Vilarinho, casados em 1835;

I/ Pais de José António foram: António José, de Vilarinho, e Madalena Antónia, da Póvoa da Rainha Santa, Pombeiro,e os pais da mãe de Maria Joaquina Jesus, também ela Maria Joaquina, foram Manuel Fernandes e Joaquina Maria, de Vilarinho.

E pronto, ir até D. Afonso Henriques é muito difícil e os meus velhos olhos não aguentariam.

Ficam aqui estes nomes, organize como lhe disse um organigrama, se não conseguir peça a quem a possa ajudar, e fica com umas poucas gerações. Para encontrar os assentos, tem que gastar umas horas, e ir pesquisando os casamentos, os batismos, essencialmente.
É pena osassentos de casamentos perto de 1904 não estarem online, podia-se apanhar o casamento para ver os ascendentes da mulher dele, Maria da Conceição.

Qualquer dúvida, diga algo.

Cumprimentos
Jorge Resende


Reply

Direct link:

Manuel Lourenco / Arganil

#351540 | Jorge Resende | 24 oct. 2014 00:03 | In reply to: #338892

http://pesquisa.auc.uc.pt/ViewerForm.aspx?id=32350

na imagem 11 do livro de batismos de 1870, no fim da página esquerda, começa o assento de batismo de Alberto, lê-se bem. Leia com cal,a palavra a palavra, e vai lá chegar. Imprima as páginas como eu informei, para ficar com os assentos.

Cpts JResende

Reply

Direct link:

Manuel Lourenco / Arganil

#351546 | Jorge Resende | 24 oct. 2014 11:31 | In reply to: #338892

Na anterior mensagem quis dizer leia com calma, palavra a palavra

Reply

Direct link:

Manuel Lourenco / Arganil

#361509 | RomyLourenco | 16 sept. 2015 18:14 | In reply to: #351546

Ola senhor Jorge Resende, gostaria de pedir a sua ajuda para ler um assento de registo de batismo do meu bisavo materno se for possivel. inseri o link abaixo e ficaria muito grata se me pudesse ajudar

http://digitarq.adavr.arquivos.pt/viewer?id=1260470

agradecia imenso qualquer ajuda....


cumprimentos,


Romy

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 14 juin 2024, 11:52

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen