Ajuda Leitura de Assentos Paroquias

This topic is classified in rooms: Pessoas

Ajuda Leitura de Assentos Paroquias

#339084 | JFHPereira | 06 déc. 2013 09:38

Bom dia Amigos,

Preciso da vossa ajuda na leitura dos assentos paroquiais dos links abaixo. São 4 assentos, 1 de casamento e 3 de batismo. À medida que vou avançando nas datas, maior é a minha dificuldade, por isso peço a vossa ajudar a transcrever os 4 assentos na sua totalidade, para eu tentar entrar nesta forma de escrita.

Assento de casamento:

http://img716.imageshack.us/img716/7366/99os.jpg

Assento de Batismo:

http://img855.imageshack.us/img855/5650/hkpm.jpg

Obrigado pela vossa preciosa ajuda.

Cumprimentos,

João Pereira

Reply

Direct link:

RE: Ajuda Leitura de Assentos Paroquias

#339135 | AlvesRF | 07 déc. 2013 15:21 | In reply to: #339084

Casamento:

1858/11/04
Jacinto Martins filho de Manuel Martins e Maria Henriques
Maria Pereira filha de Bento Pereira de Lima e de Ana Maria de Carvalho (moradores em Pessegueiro)

Reply

Direct link:

RE: Ajuda Leitura de Assentos Paroquias

#339185 | antjmendes | 08 déc. 2013 23:40 | In reply to: #339084

Prezado confrade João Pereira, aqui vai o consegui ler:

Transcrição do assento de casamento: Aos quatro dia do mês de Novembro / de mil oitocentos e cinquenta e oito / nesta Paroquial Igreja de Pessegueiro / na minha presença e das testemunhas / abaixo assinadas, na forma do Sagrado / Concílio Tridentino e Constituições des- / te Bispado, e depois de se terem dispen- / sado no terceiro grau de consanguinidade / se receberam em face da Igreja Jacinto / Martins, filho de Manoel Martins e de / Maria Henriques e Maria Tere- / sa, filha de Bento Pereira de Lima / e de Anna Maria de Carvalho, moradores no Lugar e freguesia de Pessegueiro / a que tudo foram testemunhas o Pai / da contraente Bento Pereira de Lima / e José Martins, do dito Lugar de Pesse- / gueiro, que aqui assinaram comi- / go, dia, mês, era ut Supra. O Abade António José da Silva.

Transcrição dos assentos de baptismo:
a) Em vinte e quatro de Maio de mil e setecentos e / cinquenta e três anos, baptizei solenemente e pus / os Santos Óleos a Maria, filha de Francisco de Bastos e sua / mulher Antónia Francisca, do lugar da Igreja, neta paterna / de Manoel de Bastos e sua mulher Joanna Marques / do lugar de Sóligo e materna de Manoel Domingues / e sua mulher Domingas Martins, esta natural da Senho- / rinha, freguesia de Sever e ele do Lugar da Igreja. / Foram padrinhos Manoel de Bastos, da Quinta / do Valeiro, e Maria Martins, viúva, do lugar de Ribela / de que fiz este assento, era ut supra. O Abade Bento Machado.
b) Em seis de Junho de mil e setecentos e cinquenta e três / anos, baptizei solenemente e pus os Santos Óleos a Bento / filho de Manoel Francisco da Silva e sua mulher Maria Caetana / da Silva, do lugar de Paredes, desta freguesia, neto pa- / terno de Manoel André e sua mulher Josefa João, do lugar / de Cristelo, e materno de António da Silva, natural do lugar / de Paredes, e sua mulher Natália Joanna Machado, natural do lugar / de Nespereira, freguesia de Rocas. Foram padrinhos Roza Maria, solteira, da Quinta do Casal, e eu que fiz este assento, era ut supra. O Abade Bento Machado.
c) Em o primeiro de Julho de mil e setecentos e cinquenta/ e três, baptizei e pus os Santos Óleos a Manoel / filho de João Martins e sua mulher Maria de Bastos / do lugar de Pessegueiro, neto paterno de João André / e sua mulher Antónia Martins, do lugar do Mosqueiro / e materno de Manoel de Bastos e sua mulher Francisca / Rebella, ele natural do Lugar do Toural e ela / de Pessegueiro. Foram padrinhos Manoel, solteiro / filho de João André, de Mosqueiro, e madrinha Maria, solteira, filha de Manoel de Bastos, das Ribas de Sóligo, de que fiz este assento na era ut supra.
Melhores cumprimentos
António José Mendes

Reply

Direct link:

RE: Ajuda Leitura de Assentos Paroquias

#340931 | JFHPereira | 14 janv. 2014 10:54 | In reply to: #339185

Bom dia a todos,

Antes de mais, quero agradecer as respostas dadas.

Caro António José Mendes, no assento de casamento, os noivos foram dispensados no terceiro grau de consanguinidade, qual seria o parentesco deles? Quem era irmão de quem?

Obrigado pela fabulosa ajuda.

Com os melhores cumprimentos,

João Pereira

Reply

Direct link:

RE: Ajuda Leitura de Assentos Paroquias

#340933 | LProjecto | 14 janv. 2014 11:03 | In reply to: #340931

Caro João Pereira,

Uma dispensa em 3.º grau de consanguinidade indica que os pais dos nubentes eram primos direitos, os avós eram irmãos, bisavós comuns.

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Reply

Direct link:

RE: Ajuda Leitura de Assentos Paroquias

#340937 | antjmendes | 14 janv. 2014 11:52 | In reply to: #340931

Prezado confrade João Pereira:
Infelizmente, não lhe sei responder, pois apenas transcrevi os assentos paroquiais, desconhecendo outros registos dessas famílias ou da própria freguesia.
A minha colaboração resume-se à leitura de documentos antigos, pois tenho alguma facilidade em os ler. Nisso, estou à sua disposição.
Melhores cumprimentos,
António José Mendes

Reply

Direct link:

RE: Ajuda Leitura de Assentos Paroquias

#340938 | JFHPereira | 14 janv. 2014 12:20 | In reply to: #340937

Caro António José Mendes,

Tem facilidade e sabedoria! Pedia-lhe por isso, se me podia enviar-me um email para ioannes@sapo.pt? Tenho mais uns assentos dessas épocas e iria precisar da sua preciosa ajuda. Isto se não lhe for incómodo, claro.

Com os melhores cumprimentos,

João Pereira

Reply

Direct link:

RE: Ajuda Leitura de Assentos Paroquias

#340939 | JFHPereira | 14 janv. 2014 12:26 | In reply to: #340933

Caro Luís,

Muito obrigado pela sua ajuda.

Com os melhores cumprimentos,

João Pereira

Reply

Direct link:

RE: Ajuda Leitura de Assentos Paroquias

#340940 | antjmendes | 14 janv. 2014 12:39 | In reply to: #340938

Caro João Pereira:

Não é incómodo. Vou já enviar um e-mail, pelo qual ficará a conhecer o meu

Cumprimentos,

António José Mendes

Reply

Direct link:

RE: Ajuda Leitura de Assentos Paroquias

#341144 | JFHPereira | 18 janv. 2014 08:26 | In reply to: #340938

Bom dia,

Só agora reparei que os assento de batismo não referem a data em que nasceu a criança. Só refere a data de batismo. É normal nesta altura fazerem isto? E sobre o assento de casamento, também não refere as idades dos noivos...

Obrigado.

Com os melhores cumprimentos,

João Pereira

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 21 juin 2024, 17:23

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen