meu tio-avô cônsul de portugal em manaus

This topic is classified in rooms: Pessoas | Cargos | Famílias | Regiões

meu tio-avô cônsul de portugal em manaus

#342549 | pinto embaixador | 16 févr. 2014 21:08

Olá Celina,

Sou Pinto Embaixador, sobrinho-neto de Jerónimo Gomes Pólvora, Jerónimo Vicente Gomes, Jeronymo Vicente Gomes ou Gerónimo Vicente Gomes nascido em ( assim se escrevia em 1872, CEZIMBRA ) Sesimbra, pelas 16h do dia 19-03-1872, baptizado em 26-03-1872, cfr. assento de baptismo paroquial nº 47 de 1872 que aqui procuro, para um trabalho doutoral, traduzível em livro que também homenageará, a minha família e em especial um outro tio-avô que foi padre e irmão deste meu tio Jerónimo;
AVÓS Paternos – Jerónimo Gomes e Claudina Rosa;
AVÓS Maternos – Francisco Pereira e Baptista Maria ou Maria Baptista;

PAIS – João Vicente Gomes Pólvora e meu bisavô paterno ( foi “mestre” de um “barco de picada”, natural de Santiago, Sesimbra onde nasceu em 24-06-1844 ( neto paterno de Vicente Gomes Pólvora Maria Francisca e neto materno de Alexandre Pereira Batta e de Claudina Rosa, onde nasceu em 24-06-1844 e baptizado em 11-08-1844 pelo padre José Maria Pereira Folga, tendo como padrinhos João Vicente e Maria da Conceição ) falecido em 18-06-1922, na Aldea Galega do ribatejo, actual cidade do Montijo
e
Maria da Luz Pereira Gomes Pólvora ( doméstica, natural de Olhão e falecida, na Aldea Galega do ribatejo, actual cidade do Montijo em 25-12-1921, assento de óbito da CRC do Montijo, nº 227/1921.

Nas pesquisas no arquivo e na Biblioteca da Associação Comercial de Manaus - ACA, as únicas referências encontradas sobre Jeronymo Vicente Gomes encontraram-se as seguintes informações:
- 02 de agosto de 1909 - Jeronymo Vicente Gomes é eleito como Chefe da Secção da Secretaria
- 16 de janeiro de 1911 - Jeronymo Vicente Gomes lê um ofício em que pede sua exoneração do Cargo de
Chefe da 1ª Secção da Secretaria.
Fonte: Atas da Associação Comercial do Amazonas de 1909 e 1911

Segundo soube junto de jornais e documentos da época ele terá pertencido à vossa associação, do qual
era muito respeitado e orador em palestras, por disputas de poder com a Sociedade Lusitana
Repatriadora presidida por José Soares e que queria colocar, como cônsul o seu vice presidente,
Joaquim Mendes Cavalleiro, enquanto a vossa associação propora e apoiou o meu tio Jerónimo.
Porém, o meu tido deixou o cargo e tomou posse, desse lugar um outro familiar daquele, de seu nome
António de Oliveira Mendes Cavalleiro e que já o fora, em 1908.
tendo o nome de baptismo Jerónimo Gomes Pólvora ignora-se a razão de mudar,
decaindo o apelido Pólvora e ter junto o nome do pai Vicente que passou a figurar nos documentos
oficiais, Jerónimo Vicente Gomes, tanto que o apelido Pólvora não transmitiu aos filhos nem à esposa.
Em 1919 sabe-se que aquela Sociedade Repatriadora organizou um jogo de futebol particular entre o
Nacional de Manaus e o Luso Sporting ( entretanto desaparecido ) em solidariedade ou beneficência
porque a família depois do seu óbito ficara, financeiramente desamparada.
O consulado de Portugal em Belém confirmou-me que foi cônsul honorário de Portugal em 1911, por nomeação confirmada pela Legação de Portugal do Rio de Janeiro e confirmada, pelo Presidente da República Portuguesa recém, instaurada em 5 de Outubro de 1910, Manuel de Arriaga.

Em face do exposto, agradecia que me pudesse informar de tudo o que se possa saber sobre o meu ti-avô
Jerónimo, Jeronymo ou Gerónimo Vicente Gomes designadamente, aonde vivia, qual a sua actividade sem
ser a de cônsul honorário, em que data exactamente faleceu e de que causa que suponho ter sido mais uma das vítimas mortais da febre espanhola ou vírus influenza ou febre pneumónica, das centenas de milhar que assolou, então o Brasil em 1918-1919, eventuais fotos, aonde foi sepultado, etc, etc.
Informo também que em pesquisa aos Cartórios notariais Civis de Manaus e no cemitério mais antigo da cidade, não consegui nenhuma informação, por nada ter sido encontrado.
Estou fazendo um livro de homenagem a um outro irmão deste meu tio-avô Jerónimo que também foi figura pública, artista ligado à criação de musica,opereta e teatro, encenação, escritor, sindicalista e padre falecido em 1956, também no Montijo.
Agradecendo desde já a v/melhor atenção e resposta seja qual for, sou com os melhores cumprimentos

Reply

Direct link:

RE: meu tio-avô cônsul de portugal em manaus

#342607 | rfmc | 17 févr. 2014 23:20 | In reply to: #342549

-
Caro Pinto;
...Relativamente a Jerónimo Vicente Gomes, pela leitura da sua mensagem,
fica-se com a sensação que a partir de 1911, ... a sorte o teria abandonado,
tendo ficado doente.... o resto é fácil de imaginar!
Quanto a ter sido cônsul honorário; existem mais dúvidas do que certezas.
Naquele tempo Manaus ainda era um grande centro produção borracha etc,
tendo de seguida entrado em decadência pelas razões que se conhecem.
Vamos aguardar que apareça alguma informação complementar.
http://www.portalamazonia.com.br/blogs/%E2%80%9Caurora-lusitana%E2%80%9D-mais-de-um-seculo-de-historia/
--
Cumptºs
Rfmc
.

Reply

Direct link:

RE: meu tio-avô cônsul de portugal em manaus

#342630 | pinto embaixador | 18 févr. 2014 13:21 | In reply to: #342607

Se depois de 1911 ficou doente e sem sorte não se sabe, sabe-se que veio a Portugal nesse período e a Sesimbra aonde esteve com a família, quando o meu avô o conheceu, porque era o irmão mais novo nascido em 1904.

Agora quanto a ser cônsul disso, não há a mínima incerteza, pelo contrário, está absolutamente confirmado em vários registos, primeiro, no registo do Consulado de Belém e na Legação portuguesa do Rio de Janeiro; segundo, está registado no próprio Ministério dos Negócios Estrangeiros, em Lisboa, terceiro, está confirmado, nos livros anuais da Marinha Portuguesa publicado pela Imprensa Nacional em Lisboa em 1912, mas referente ao ano de 1911, aliás neste livro estão registados, entre outros, todos os funcionários de representação diplomática por todo o mundo de então, e no Brasil, em todos os consulados, a sua categoria, vencimentos, etc, etc. Finalmente como escrevi, a própria ACA - associação comercial de Manaus o confirmou, como tendo sido ali secretário-geral antes de ingressar, naquele cargo consular.
Mas tudo isto a família sempre o soube desde 1911, o que se ignorava era a cidade brasileira e onde faleceu, porque pela morte dos pais em 1921 e 1922, ele como herdeiro foi citado por publicação edital de 30 dias, mas de que nunca houve resposta.
Agora no vosso blog e através, da escrita do Professor Abrahim Base soube, das notícias do jogo de futebol entre o NAV e o Luso Sport Clube em socorro da viúva e dos filhos menores, relacionado com a Loja Maçónica Aurora Lusitana e aí, quase que me convenço que a sua morte se verificou em 1919 em resultado, da gripe espanhola. O Luso parece que deixou de existir, e do NAV não existem registos, senão após os anos 60/70, como ali me informaram. E assim devo acreditar.
Por seu turno, com esta Loja Maçónica Aurora Lusitana, apesar de ainda parecer que funciona, em Manaus, não consegui porém contacto de email e do seu telefone, ninguém me atendeu nem junto, do Grande Oriente do Brasil com quem falei telefonicamente há uns meses, até hoje também, ninguém me informou de nada, apesar de solicitado, sendo certo que antes de ir para o Brasil ele não era irmão maçon, no Grande Oriente Lusitano em Lisboa..
Sobre a sua vida em Manaus até 1911, os documentos do Ministério dos Negócios Estrangeiros revelam, a luta política na "caça" ao seu lugar, inclusive entre irmãos rivais que se auto proclamava mais competente do que todos os demais, mas era-o tanto que o próprio irmão delegou o cargo no meu tio-avô e no processo administrativo que o outro fez junto da Legação perdeu a reclamação, e a posse foi ratificada, mas ele acabou, voluntariamente no final de 1911 deixar o cargo, só que quem lhe fez "guerra" de nada beneficiou, pelo menos logo imediatamente.
Ninguém aqui pretende quaisquer saberes de fortunas que ao que parece não tinha, aliás foi a família directa que nãos e habilitou ao pouco que o meu bisavô e seu pai lhe deixou, agora que gostaria muito de saber mais do que simples "parece que", gostaria muito até porque, posso vir a usar em tese de doutoramento, porque como professor de história que fui, e enquanto, jurista, magistrado judicial e advogado sou, muito rigoroso no uso das palavras e do seu sentido.
Tudo o que vos escrevi e é pouco, está por mim documentado e disso possuo, cópias. Depois de 1911 nada mais se soube, até porque segundo uma prima e também sobrinha-neta, de seu nome Maria do Carmo Pólvora que aí é conhecida, pelas exposições de arte plástica que faz e de amigos que residem, não em Manaus, mas noutras cidades fora do Estado, do mesmo me confirmou e mais me disse que ele teria saído de Portugal sem nada dizer à família, a família só soube dele, numa viagem em 1911 ou 1912 quando a visitou aqui e informou do cargo que ocupava, mas não da cidade. Esta minha prima que só há 2 anos nos conhecemos, foi professora da Faculdade de Belas Artes em Lisboa e mantém-se, a trabalhar, como artista plástica fazendo depois, exposições. Na Internet é possível visualizá-la e saber da sua actividade. No mais, a não ser eu e esta prima e ainda uma outra que regressa hoje dos Estados Unidos, ninguém conhece ninguém da enorme família que se dispersou, por todo o mundo e eu, sou o elo de ligação de todo este saber familiar comum. pelo que estando a terminar o meu trabalho sobre a ancestralidade, desde finais de 1700 apenas me posso apoiar, agora no que me puderem trazer, à colação.
FAce ao que exponho e no mais que me puderem ajudar, agradecia, independentemente de quaisquer juízos de valor sobre a época, o que me importa é conhecer esta ancestralidade e depois como jurista e historiados, não aceito só a sua história, a não ser que a não possa ter documentada, mas sem a poder documentar, tenho que ser rigoroso no que escrevo e limito-me, a ficar com o que se sabe, mas não documentado, apenas isto.
Aliás, muito mais vos agradecia ajudarem-me até porque queria valer o seu nome que já propus, à CÂmara Municipal de Sesimbra que é o equivalente à vossa perfeitura, para logo que fosse oportuno atribuirem o seu nome a uma das ruas do concelho, Sesimbra tem navegadores do tempo das descobertas marítimas famosos, tem juízes conselheiros, tem eclesiásticos, mas na vida diplomática não. Inclusive, Camões nos Lusíadas refere-se a Cezimbra, e Raul Brandão, escritor português do princípio do século XX muito se refere a esta terra e aos seus pescadores, como a "Piscosa", depois nos anos 40 chegou o Turismo que se mantém, e desde os anos 70 passados, chegaram as v/escolas de samba, para todo o ano e não só, para o Carnaval, além da indústria das rochas ornamentais que vai para Itália e é vendida para todo o mundo como sendo mármore de Carrara, mas é de Sesimbra.
Agradeço e Cumprimentos, esperando de volta, as boas novas

(Não posso ir ver a selecção portuguesa jogar aí no vosso estádio, senão teria todo o gosto de pessoalmente, me inteirar do que peço)

Reply

Direct link:

RE: meu tio-avô cônsul de portugal em manaus

#342883 | Jorge Resende | 23 févr. 2014 19:27 | In reply to: #342549

Eis o assento de batismo de Jerónimo
Clic no link e clic nas imagens nºs 117 e 118 e é o registo nº 47

http://digitarq.adstb.arquivos.pt/viewer?id=1209145


Qualquer dúvida, ao dispôr
Jorge Resende

Reply

Direct link:

RE: meu tio-avô cônsul de portugal em manaus

#342895 | pinto embaixador | 24 févr. 2014 10:03 | In reply to: #342883

Bom dia, Jorge

Obrigado pela simpatia, mas esse documento tenho, o que não tenho é notícia do óbito em Manaus, provavelmente em 1919.
Mas, mais uma vez o meu agradecimento
Com os melhores cumprimentos,
JC

Reply

Direct link:

RE: MANAUS

#342896 | pinto embaixador | 24 févr. 2014 10:16 | In reply to: #342877

Obrigado, Rfmc

tenho acompanhado, este tema ou no national gografic ou no canal história, ainda na passa semana passou esse filme da cidade criada na floresta amazónica pelo Ford.

Mas, o que mesmo procurava era saber, se há fotos do meu tio, ou na ACA ou na loja "Aurora Lusitana", etc, etc.

De todo o modo, mais uma vez obrigado e se tivesse como saber da sua morte, e do documento de óbito por exemplo, era a cereja sobre o bolo.
Com os melhores cumprimentos,
JC

Reply

Direct link:

RE: CORPO CONSULAR NO BRASIL

#342912 | rfmc | 24 févr. 2014 17:33 | In reply to: #342896

-
Caro Pinto Embaixador;
... Depois de ter consultado uma delegação da ENCM,
nada foi encontrado de publicações sobre Embaixadores/
Corpo Consular, no Br.
Surgiu este link, reportado aos anos de 1844 a 1846;
http://www.cbg.org.br/novo/wp-content/uploads/2012/07/diplomatas-portugueses-II.pdf
-
Sobre fotos do seu tio, assento de óbito etc. poderá haver algum Confrade-Brasileiro, que
faça o favor de averiguar o que realmente se passou em MANAUS, o que antecipadamente
agradecemos.
Melhores cumprimentos
Rfmc
.

Reply

Direct link:

RE: CORPO CONSULAR NO BRASIL

#342920 | pinto embaixador | 24 févr. 2014 19:42 | In reply to: #342912

Boa noite,

eu tenho essa informação do consulado de Belém, da legação portuguesa do Rio e do Ministério dos Negócios Estrangeiros em Lisboa, tudo isso está confirmado, o meu tio foi só cônsul honorário em 1911, não foi da carreira diplomática.
O que eu preciso é saber o depois de 1911 e até à sua morte em 1919, em Manaus.
O que fez, se faleceu da gripe espanhola, aonde, e a data da sua morte. Isto, os livros consulares já não têm. Se houver informação ´
e nos jornais dessa época de Manaus, no Município, no registo dos mortos da gripe espanhola entre 1918 e Abril de 1919, quando a o surto epidémico terminou. E principalmente, junto da loja maçónica Aurora Lusitana em Manaus, porque foi seu membro. ATENÇÃO O APELIDO DELE ERA GOMES PÓLVORA E AÍ NO BRASIL DEIXOU DE O USAR E APENAS USOU O DE VICENTE GOMES
Continuo a agradecer, e os meus cumprimentos até breve espero,
JC

Reply

Direct link:

RE: Aurora Lusitana

#342929 | rfmc | 25 févr. 2014 01:46 | In reply to: #342920

-
....Creio que ainda resta o edifício da "Aurora Lusitana"... Av. 7 Setembro, 1832-Centro Manaus.

https://fbcdn-sphotos-d-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn2/t1/988329_652002384830240_2113964480_n.jpg
-
http://goo.gl/maps/Ld6tj
-
https://www.facebook.com/manausnabelaepoca
Cumptºs
Rfmc
.

Reply

Direct link:

RE: Aurora Lusitana

#342940 | pinto embaixador | 25 févr. 2014 15:09 | In reply to: #342929

Boa tarde, Rfmc


Não me consegue um contacto de email da Loja "Aurora Lusitana" ou do Grande Oriente do Amazonas aonde a loja está filiada ?

Na Loja deve haver registos dos irmãos e o meu tio, segundo o blog do escrito pelo Professor Abrahim Baze ele foi irmão até à morte.

Do Grande Oriente do Brasil, nunca me responderam, mas esta loja deixou o Grande Oriente do Brasil e passou para o do Amazonas.
Grato pela atenção,
JC

Reply

Direct link:

RE: EDIFICIO LOJA AURORA LUSITANA - MANAUS

#342942 | rfmc | 25 févr. 2014 15:49 | In reply to: #342940

Caro Pinto;
Hoje consegui ver esse prédio da Loja A. Lusitana, pelo aspecto continua em actividade.
Envio vários mapas, entre eles a casa da Empresa Genial-Refrigeração, que se situa em
frente da " Aurora Lusitana".
Assim, o Confrade sempre pode entrar em contacto com esta Firma, [ se for necessário...] e
solicitar alguma ajuda, pois sempre saberão se essa Loja Aurora funciona e em que dias etc....
-
Em 2012, data das fotos da Google, a loja Aurora L. estaria com toda a certeza em funcionamento......
Boa sorte
Cumprimentos
Rfmc
------
http://goo.gl/maps/Md83r
-
--------
GENIAL- REFRIGERAÇÃO; Av. 7 Setembro,1903- Centro Manaus
Tef. (92) 3622-1110
--
http://www.apontador.com.br/local/am/manaus/ventilacao_e_refrigeracao/J9C37P3G/genial_refrigeracao.html
--------------
Loja Aurora Lusitana

Religião

Av 7 Setembro , 1832 , Centro, Manaus - AM ver mapa

(92) 3232-09...ver telefone >
------
http://www.apontador.com.br/guia_de_ruas/am/manaus/av_7_setembro.html
--------

Reply

Direct link:

RE: EDIFICIO LOJA AURORA LUSITANA - MANAUS

#342948 | rfmc | 25 févr. 2014 16:56 | In reply to: #342944

-
AURORA LUSITANA;
[Artigo Religioso Fábrica]
Medalhas,Terços,Crucifixos,Biblias,
Mini terços,Imagens,Camisetas,Brind
www.rosarioemfamilia.com.br
----------
Rfmc

Reply

Direct link:

RE: EDIFICIO LOJA AURORA LUSITANA - MANAUS

#342951 | rfmc | 25 févr. 2014 19:04 | In reply to: #342948

-
http://www.guiamais.com.br/guia/manaus-am
-
Rfmc

Reply

Direct link:

RE: Cartórios Notariais em Manaus-AM

#342952 | rfmc | 25 févr. 2014 21:50 | In reply to: #342951

-
Segue lista pagª amarelas de Manaus, onde
pode procurar Cartórios,[ registos de nascimento,
casamento e óbitos....]
http://www.informacerto.com.br/manaus/cartorio.htm
-
Rfmc

Reply

Direct link:

RE: Tele-Lista AM - Manaus Centro

#342953 | rfmc | 25 févr. 2014 22:37 | In reply to: #342952

-
Aurora Lusitana;
http://www.telelistas.net/templates/resultado_busca.aspx
-
Rfmc

Reply

Direct link:

RE: Municípios do Amazonas

#343797 | saintclair | 14 mars 2014 22:20 | In reply to: #342975

http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_munic%C3%ADpios_do_Amazonas
Saintclair

Reply

Direct link:

RE: AMAZÓNIA

#346755 | rfmc | 31 mai 2014 19:09 | In reply to: #342895

-
http://www2.uol.com.br/historiaviva/reportagens/os_grandes_guerreiros_da_amazonia.html
Rfmc

Reply

Direct link:

meu tio-avô cônsul de portugal em manaus

#347565 | rfmc | 22 juin 2014 20:22 | In reply to: #342549

-
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_Negro_%28Amazonas%29#mediaviewer/Ficheiro:Negroamazonrivermap.png
Rfmc

Reply

Direct link:

meu tio-avô cônsul de portugal em manaus

#347570 | saintclair | 22 juin 2014 22:36 | In reply to: #347565

-
" Cuidem desta maravilha "...
http://sorisomail.com/powerpoint/3604.html
Saintclair

Reply

Direct link:

meu tio-avô cônsul de portugal em manaus

#347572 | rfmc | 22 juin 2014 22:52 | In reply to: #347570



http://aeiou.expresso.pt/hora-de-inverno-grafico-animado=f684122
Rfmc

Reply

Direct link:

meu tio-avô cônsul de portugal em manaus

#350334 | Raquel85 | 17 sept. 2014 20:29 | In reply to: #342549

Sugiro que se informe em 1º lugar nos registo do cemitério S. João Batista em Manaus. É possível lque tenha falecido no Hospital da Santa Casa da Misericordia de Manaus como aconteceu com meu trisavô.
Com uma ajuda milagrosa de uma historiadora de Manaus, que, infelizmente já aí não eside, conseguimos localizar as circunstâncias do óbito do nosso familar em Manaus , ocorrido em 1919, vitima de gripe espanhola.
Boa sorte
L Ferreira

Reply

Direct link:

meu tio-avô cônsul de portugal em manaus

#350342 | mila1000 | 17 sept. 2014 22:58 | In reply to: #342549

Confrade Pinto Embaixador,
Sugiro contactar GOEAM -Cultura Maçonica do Amazonas,pois,a Aurora Lusitana consta como uma de suas lojas no periodo que Jeronimo esteve em Manaus.
Quem sabe consiga a informação que procura.

faleconosco@goeam.com.br

o endereço:
http://goeam.com.br/index.php/component/content/article/80-cultura-maconica/89-ideario-para-um-dirigente-maconico

Mila
Brasil

Reply

Direct link:

meu tio-avô cônsul de portugal em manaus

#350344 | rfmc | 18 sept. 2014 00:01 | In reply to: #342549

-
L. Ferreira;
Agradeço a sua mensagem.
O Confrade Pinto Embaixador por qualquer motivo
deixou de dar assistência a este tópico.
Fica um pouco de história do que foi o H.Santa Casa M. Manaus.
http://www.bauvelho.com.br/?p=705
Obrigado.
Melhores cumprimentos
Rfmc

Reply

Direct link:

meu tio-avô cônsul de portugal em manaus

#356139 | almferreira | 26 mars 2015 00:40 | In reply to: #342549

Sou bisneta de Jeronymo Gomes. Ele teve 5 filhos, Alice, Waldomiro, Marilia, Fernanda e Odete. Todos falecidos. A família mudou para o Rio de Janeiro após o falecimento de Jeronymo, e mais tarde a minha bisavó, Waldomira, mudou-se para Taubaté, onde esta enterrada. O corpo de Jeronymo foi levado para Taubaté pela filha caçula, Fernanda. Sei poucos detalhes da sua vida em Manaus. Mas sei alguns detalhes da família aqui em São Paulo. Meu email para contato: analuciamf@ig.com.br.
Procuro também informações sobre meu bisavô, e foi uma grata surpresa encontrar seus comentários.

Reply

Direct link:

meu tio-avô cônsul de portugal em manaus

#357914 | pinto embaixador | 24 mai 2015 19:07 | In reply to: #356139

Olá, Ana Lúcia

Já lhe enviei um email há uma semana, agradecia sff que o lesse e me pudesse responder. Obrigado,
afinal ainda seremos primos. Um Bem Haja
JCarlos

Reply

Direct link:

meu tio-avô cônsul de portugal em manaus

#357915 | pinto embaixador | 24 mai 2015 19:17 | In reply to: #350344

Caro, Sr Ferreira

de facto estive afastado, por doença mas também com outros afazeres, não por desinteresse. Simplesmente estava a terminar o trabalho de fotografar o espólio da biblioteca do meu tio-avô António e irmão do Jerónimo, e como consultava este site e não havia notícias, outras prioridades se levantaram e quase que me dei sem esperança de voltar a ter alguma informação.
De qualquer modo, o meu interesse sobre o meu tio-avô mantém-se e se souberem de algo concreto muito agradecia.
JCarlos

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 28 juin 2024, 16:53

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen