Defunta sepultada dentro da igreja?
This topic is classified in rooms: Pessoas
Defunta sepultada dentro da igreja?
Bom dia amigos,
Preciso da vossa ajuda e esclarecimento acerca de duas situações no assento de óbito de Joaquina Maria, da freguesia de Telhadela, Ribeira de Fráguas, Albergaria a Velha.
Tenho dúvidas no nome do marido, José Domingues (?). E qual a profissão da defunta?
Agora a minha interrogação pretende-se com o facto da defunta ser enterrada dentro da igreja...É uma situação normal?
http://digitarq.adavr.arquivos.pt/ViewerForm.aspx?id=1176322
Tif 0101- Óbito nº 9 de Joaquina Maria.
Cumprimentos,
João Pereira
Direct link:
RE: Defunta sepultada dentro da igreja?
Caro confrade,
Até meados do séc XIX os sepultamentos eram feitos nas igrejas e nos adros. Só a partir dessa data em que foram proibidos os sepultamentos em Igrejas, por razões de higiene e espaço, é que surgiram os cemitérios.
Em muitos locais todas as pessoas eram sepultadas dentro das Igrejas excepto os não baptizados que eram nos adros.
Cumprimentos,
José de Castro Canelas
Direct link:
Caro Confrade João Pereira
Consultei o assento que refere, que é do ano de 1871, e alguns outros do mesmo livro de óbitos, que tem o seu início no ano de 1860.
Muito interessante, a questão que suscita.
Uma vez que o enterramento dentro da Igreja Paroquial de Ribeira de Fraguas era comum no 3.º quartel do Séc. 19
Não obstante, desde os finais da 1.ª metade do séc. 19, a regra ser a proibição dos enterramentos dentro das igrejas. Proibição esta, que até é comum ser associada à revolução da Maria da Fonte, como uma das suas causas.
Em jeito de conclusão, parece-me poder extrair-se que a normalidade em Ribeira de Fráguas é um desvio à regra nacional, e nesta medida deveras curiosa.
Com os meus cumprimentos,
António Pena Monteiro
Direct link:
Caros Confrades
A lei saiu no Seculo XIX, mas muitas freguesias não tinham terreno ou dinheiro para construir um cemitério, tenho o exemplo na minha freguesia que foi construido em 1910, até 1910 as pessoas eram enterradas dentro da igreja ou no adro.
Cumprimentos
Badim
Direct link:
Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 11 nov. 2024, 21:41