Matias Lourenço da Araújo, Ordem de Cristo

This topic is classified in rooms: Pessoas | Títulos

Matias Lourenço da Araújo, Ordem de Cristo

#342810 | peninha | 21 févr. 2014 19:51

Caros Confrades

Havendo Confrade que tenha à mão os Tomos das Habilitações na Ordem de Cristo, pedia-lhe o favor de ver se consta a filiação de Matias Lourenço da Araújo (Séc. 18).

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

Reply

Direct link:

RE: Matias Lourenço da Araújo, Ordem de Cristo

#342820 | Anachronico | 22 févr. 2014 11:02 | In reply to: #342810

Caro confrade Pena Monteiro,


Aqui tem os dados que pediu:

”Matias Lourenço de Araújo, nat. de Santa Maria de Ferreiros, Braga, e mor. em Lisboa, accionista de 10 acções da Companhia Geral de Pernambuco e Paraíba, filho de Domingos Lourenço e de s. m. Francisca de Araújo, nats. de Santa Maria de Ferreiros; n. p. de Domingos Lourenço [sic] e de s. m. Serafina Ferreira, nats. de Ferreiros; n. m. de Bento Jácome, nat. de Celeiros, de s. m. Maria Araújo, nat. de Semelhe, tudo no termo de Braga. Em 30.07.1765 (m. 15, n.° 5).”

[Vol. III, p. 120]


Quero ainda lamentar não lhe ter dado ainda resposta à muito pertinente observação que fez sobre os concelhos recentemente, e à igualmente interessante pergunta que fez. Logo responderei.


Posso ainda acrescentar que poderá ― se assim quiser ― brevemente seguir o desenvolvimento do meu velho topico ”Acepções de Nobreza”. Depois de um grande estudo em 2012 para a Parte VI, cujos resultados estava prestes a partilhar com os confrades, perdi, por descuido meu, todo o trabalho já feito quanto a essa Pate VI. Isso e outros factores levaram-me a não concluir o topico. Mas depois de ter perdido tanto tempo recentemente a discutir questões que se revelaram futeis, resolvi resumir um thema que muito mais me interessa ― e quem sabe, talvez mesmo a outros confrades ― e tentar reproduzir o estudo feito em 2012. Dentro de uma semana devo poder partilhar algumas mensagens interessantes, em que descrevo em algum detalhe certos aspectos da situação da nobreza escandinava actual ― incluindo alguns pormenores que certamente surprehenderão os confrades. Tudo isto para exemplificar uma vez mais a tal ”Clivagem entre Norte e Sul”, e perguntar, mais uma vez: o que é afinal nobreza? Espero que tenha vontade de ler.


Cumprimentos,
Anachronico

Reply

Direct link:

RE: Matias Lourenço da Araújo, Ordem de Cristo

#342851 | peninha | 22 févr. 2014 20:54 | In reply to: #342820

Caro Confrade Anachronico

Muito grato, agradeço a informação que teve a gentileza de coligir para este tópico.

Agradeço também a atenção da sua resposta relativamente à questão que no outro tópico suscitei. Para não dispersar a discussão, aqui fica o agradecimento e a promessa de réplica, tão breve quanto possível, no tópico respectivo.

Finalmente, agradeço ainda a excelente notícia de que em breve retomará o tópico as ”Acepções de Nobreza”, do qual sou leitor atento.

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

Reply

Direct link:

Freguesia de N. S. da Conceição, Bispado de Bragança

#343172 | peninha | 03 mars 2014 12:43 | In reply to: #342820

Caro Confrade Anachronico

Tenho uma dificuldade que ainda não logrei resolver.

Em 29 de Junho de 1819 António José Coutinho, baptizado na freguesia de N. S. da Conceição, Bispado de Bragança, filho de Domingos Alvares Ferreira e de Ana Maria da Conceição, casou com Maria Cristiana de Carvalho (Lisboa, Madalena, C3, 547, Etombo).

Sucede que ainda não logrei apurar qual é a freguesia de baptismo de António José Coutinho, a que se refere o assento do seu casamento.

Há quase um ano, abri neste fórum o tópico “Freguesia de N. S. da Conceição, Bispado de Bragança” e, pese embora a boa vontade dos Confrades, então não foi possível aclarar a questão.

Quiçá, o Confrade refletindo na questão me possa dar pista ou pistas para a pesquisa, independentemente do resultado.

Porquanto, não tendo outra fonte, terá de ser pelo método das tentativas.

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

Reply

Direct link:

RE: Freguesia de N. S. da Conceição, Bispado de Bragança

#343174 | roz | 03 mars 2014 15:38 | In reply to: #343172

Caro Antonio

Sera' esta? http://www.portal.ecclesia.pt/anuario/ficha_paroquia_padre.asp?paroquiaid=57

E a unica com o orago de N. Sr.a da Conceicao pertencente 'a Diocese/ bispado de Braganca que vem na lista http://www.portal.ecclesia.pt/anuario/ficha_orago.asp?oragoid=281

Os meus cumprimentos.
Rosario

Reply

Direct link:

RE: Freguesia de N. S. da Conceição, Bispado de Bragança

#343182 | peninha | 03 mars 2014 17:05 | In reply to: #343174

Cara Rosario

Muito obrigado. Já por "lá" andei..., tanto quanto me pareceu, nessa não deve ser. Mas uma opinião mais definitiva, só quando todos os livros estiverem digitalizados. Ainda assim, nem Coutinhos, nem Ferreiras, por lá vislumbrei. Embora, vindo de quem vem, este não seja um grande argumento... :)

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 18 juin 2024, 01:43

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen