Manhufe - Mancelos

This topic is classified in rooms: Famílias

Manhufe - Mancelos

#344154 | heinrich | 21 mars 2014 19:05

Boa tarde.
Perguntava aos prezados Confrades que investigam Mancelos, concelho de Amarante, se possuem informação sobre a ascendência de FRANCISCO ÁLVARES E ANA FERNANDES de Manhufe, que terão casado por 1590.
Obrigado.

Heinrich

Reply

Direct link:

RE: Manhufe - Mancelos

#344160 | Truta59 | 21 mars 2014 20:25 | In reply to: #344154

Caro Heinrich

Curiosamente no dia de hoje fechei um ramo dos meus ascendentes com o casal Francisco Alvares e Ana Fernandes de Manhufe, Mancelos. Descendo deste casal por parte do filho Pedro Fernandes que casou em Real, Amarante com Margarida de Matos em 24/2/1630.

A Margarida de Matos é filha de Baltasar Dias e de Margarida Fernandes, moradores no Lugar de Salgueiros, Real Amarante.

Por muita pena minha não tenho mais informações sobre os ascendentes do casal em causa. Fico a aguardar com expectativa qualquer outra informação que apareça neste "Forum".

Cumprimentos

Arnaldo Silva

Reply

Direct link:

RE: Manhufe - Mancelos

#344200 | heinrich | 22 mars 2014 16:55 | In reply to: #344160

Caro Arnaldo Silva, boa tarde.
Obrigado pela resposta.
O que me conta é curioso pelo apelido do seu Pedro tirado do da mãe. Pela investigação que fiz de Mancelos, nesse período, não encontrei outro casal com esses nomes, em Manhufe, pelo que estamos a falar das mesmas pessoas. Digo curioso porque todos os filhos que tenho registados têm o apelido Ribeiro, excepto as raparigas que são Franciscas.
O seu Pedro é de certeza o mais novo ou dos mais novos do casal. A minha linha provém de Francisco Ribeiro I (houve mais 2), casado com Margarida João. De facto perdi-lhes o rasto e é por documentos cruzados que consegui a filiação. Não sei por que se chamam Ribeiros. Há em Manhufe um sítio chamado Ribeiro. No assento do óbito da Ana Fernandes, de 1633, o Padre escreveu "seu filho Hyeronimo Ribeiro ficou na propriedade". Ficava essa propriedade no Ribeiro e daí tiraram o apelido? Talvez. Não há certezas. Nesse tempo não havia regras rígidas quanto à fixação dos apelidos.
Devo já esclarecê-lo de que estes Ribeiros eram um bocadinho danados prà brincadeira. Antes de casarem tinham 2 ou três filhos de moças solteiras e depois sossegavam. O Francisco Álvares devia ser padrinho dos filhos das moças solteiras de toda a freguesia.
O Hyeronimo Ribeiro casa com Francisca Teixeira, morre relativamente novo, e dos filhos legítimos, solteiros à altura da sua morte, todos, ou quase todos, tomam o apelido da mãe - Teixeira. Uma ascendente de Eça de Queirós, Maria Teixeira, filha de António Teixeira e Ângela Ribeiro, casa em Real em 18Ago1725. Seria interessante investigar se teriam ligação ao Francisco Álvares e Ana Fernandes.
Como disse, os Ribeiros passavam por essa fase de experiências e depois sossegavam. Não quis sossegar o Francisco Ribeiro II, de quem encontrei filhos de 4 mulheres, sendo que de uma não há certeza quanto a ser o mesmo F. R. Eu provenho de Francisco Ribeiro II e Leonor Pereira, de Fregim.
Os filhos de FA e AF que tenho registados (sem estar seguro de 1 ou outro) são:
- Francisco Ribeiro I (casou em 1616)
- António Ribeiro
- Hyeronimo Ribeiro
- Filipa Francisca
- Anna Francisca
- Gonçalo Ribeiro

Por outro lado o seu Baltazar Dias pode também ser da minha família. Os patronímicos Dias, como Álvares, já se tinham tornado em apelidos e eram passados às gerações sucessivas como identificação de estirpe. Tenho um casal Simão Dias e Catharina Gaspar que são precisamente de Real. Quando tiver tempo, irei investigar essa linha.
Por agora é tudo.
Com os melhores cumprimentos,

Henrique Ribeiro

Reply

Direct link:

RE: Manhufe - Mancelos

#344375 | heinrich | 26 mars 2014 20:07 | In reply to: #344200

Caro Arnaldo Silva, boa noite.

Completando a informação anterior, indico algumas datas do Francisco Álvares e AF e descendência.

O Fran. Alv. faleceu a 4Dez1626, Manhufe, Mancelos
A Ana Fern., a 16Nov1634, idem
A Anna Franc. c.c. Pero Pereira a 18Ago1616, idem
O Franc. Rib. I c.c. Margarida João a 2Fev1616, idem
A Filipa Franc. c.c. Franc. Lopes a 7Jan1629, idem

Dos outros irmãos não encontrei os assentos de casamento.

Não sei se será possível encontrar a ascendência de FA e AF. No entanto, tendo Mancelos um mosteiro, e de certa importância, é possível que haja outros livros ou registos disponíveis.
Perguntava-lhe se na sua investigação se cruzou com outros filhos do casal além do Pedro Fernandes. Se sim, pedia-lhe o favor de me indicar as referências.
Obrigado.
Com os melhores cumprimentos,
Henrique Ribeiro

Reply

Direct link:

RE: Manhufe - Mancelos

#344377 | Truta59 | 26 mars 2014 20:32 | In reply to: #344375

Caro Henrique Ribeiro

Como inicialmente escrevi, este ramo foi o fim de linha. Pela 1ª vez aquele ramo me levou a Manhufe, Mancelos, embora noutros ramos tenha investigado Mancelos.

Foi a única vez que cruzei com o casal, Francisco Alvares e Ana Fernandes, ou com qualquer seu descendente, contudo vou estar atento e se encontrar qualquer outra ligação farei aqui chegar a informação.

Cumprimentos

Arnaldo Silva

Reply

Direct link:

Manhufe - Mancelos

#437379 | heinrich | 03 nov. 2021 14:21 | In reply to: #344154

Boa tarde!

Perguntava se haveria informações sobre Ana Fernandes, mer. de Francisco Álvares, que viveu em Manhufe, S. Martinho de Mancelos, Amarante, que parece ser Ribeiro.
Obrigado
AC

Reply

Direct link:

Manhufe - Mancelos

#437488 | heinrich | 09 nov. 2021 16:37 | In reply to: #344154

Boa tarde!

Pedia ajuda para a interpretação de uma passagem no seguinte assento de casamento:

https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=537511
tif 899

Na pág. da direita, 2º assento, Francisco Lopes, 4ª linha:

"...filha de Francisco Álvares (...) já defunto ..."

Obrigado
AC

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 23 juin 2024, 14:25

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen