Procuro meus antecedentes de Vila Nova de Gaia - Distrito Porto

This topic is classified in rooms: Famílias

Procuro meus antecedentes de Vila Nova de Gaia - Distrito Porto

#344282 | Alexandre França | 24 mars 2014 00:18

Gostaria de ajuda para achar a freguesia e familiares de Vila Nova de Gaia - Distrito do Porto

Bisavô : Alexandre Bernardo França nascimento: 1870-11-09 Vila Nova de Gaia
Bisavó: Francisca Pereira França

Filhos: Justino Bernardo França / Ana Bernardo França

Todos eles vieram definitivamente para o Brasil entre 1904 - 1906 no vapor mala real inglesa e desembarcaram no PORTO de Santos SP e faleceram em Sumaré - SP. Já retirei a certidão de óbito e casamento de meu avô Justino Bernardo França e necessito saber sua freguesia. Fiz várias pesquisas e não achei a certidão de nascimento deles.
Além dos dados que necessito, também gostaria de achar o elo (parentes, primos ) da minha família. Minha mãe que é viva e filha de Justino França não tem a informação da freguesia devido ela ter 4 anos quando ambos faleceram. Efetuei 3 noites seguidas pesquisas no museu do imigrante e em outros mas não achei passaporte nem entrada no Porto de Santos onde foi efetuado o desembarque. Estou precisando da informação da freguesia para continuar meu processo de nacionalidade. Muito grato quem puder me ajudar.

Reply

Direct link:

RE: Procuro meus antecedentes (Família Pereira / França) de Vila Nova de Gaia - Distrito Porto

#344284 | Alexandre França | 24 mars 2014 00:32 | In reply to: #344282

data Nascimento Justino Bernardo França 1893-03-26 Vila nova de Gaia - distrito Porto

data Nascimento Ana Bernardo França 1896-12-10 vila Nova De Gaia

Reply

Direct link:

RE: Procuro meus antecedentes (Família Pereira / França) de Vila Nova de Gaia - Distrito Porto

#344287 | vmo123 | 24 mars 2014 02:14 | In reply to: #344284

Caro confrade Alexandre,

o concelho de Vila Nova de Gaia possui 24 freguesias, sendo que os registros paroquiais de algumas dessas freguesias estão disponíveis para consulta e o confrade pode acessá-los a partir do link:

http://tombo.pt/m/vng

Com os melhores cumprimentos,
Vinícius.

Reply

Direct link:

RE: Procuro meus antecedentes (Família Pereira / França) de Vila Nova de Gaia - Distrito Porto

#344290 | Alexandre França | 24 mars 2014 02:53 | In reply to: #344287

Caro Confrade Vinícius,
muito obrigado. Pesquisei no sítio CEPESE e achei o número de Identificação de EMIGRAÇÃO do meu bisavô e AvÔ. Estou muito feliz de ter lido os nomes deles na lista. Preciso urgente da Freguesia de meu avô Justino Bernardo França.
Estarei neste momento pesquisando no sítio que você passou.
meus cumprimentos !

Reply

Direct link:

RE: Procuro meus antecedentes (Família Pereira / França) de Vila Nova de Gaia - Distrito Porto

#344293 | MCNN | 24 mars 2014 09:51 | In reply to: #344290

Bom dia

Justino Bernardo França foi baptizdo na paróquia de Pedroso, concelho de Vila Nova de Gaia, em 12/04/1893.

Pode ver o assento de baptismo neste link:

http://pesquisa.adporto.pt/viewer?id=828085

(veja a imagem 39.tif)

Boa sorte


Mário César Navarro

Reply

Direct link:

RE: Procuro meus antecedentes (Família Pereira / França) de Vila Nova de Gaia - Distrito Porto

#344298 | Alexandre França | 24 mars 2014 12:46 | In reply to: #344293

Bom dia Sr. Mauro

Muito obrigado . Essa é a informação mais preciosa que vc me passou . Fiquei muito emocionado quando li o nome do meu avô . Minha Mãe vai chorar quando mostrar para ela. Fiquei muitas noites pesquisando sem sucesso.

Esse deve ser o principal passo para obter a nacionalidade portuguesa e continuar minha jornada em busca do ELO da minha família.

que Deus te abençoe.

Meus leais Cumprimentos

Reply

Direct link:

RE: Procuro meus antecedentes (Família Pereira / França) de Vila Nova de Gaia - Distrito Porto

#344299 | Alexandre França | 24 mars 2014 13:04 | In reply to: #344298

Bom dia Sr. Mauro Cézar Navarro

Muito obrigado . Essa é a informação mais preciosa que vc me passou . Fiquei muito emocionado quando li o nome do meu avô . Minha Mãe vai chorar quando mostrar para ela. Fiquei muitas noites pesquisando sem sucesso.

Esse deve ser o principal passo para obter a nacionalidade portuguesa e continuar minha jornada em busca do ELO da minha família.

que Deus te abençoe.

Meus leais Cumprimentos

Reply

Direct link:

RE: Procuro meus antecedentes (Família Pereira / França) de Vila Nova de Gaia - Distrito Porto

#344315 | Jorge Resende | 24 mars 2014 23:53 | In reply to: #344293

http://pesquisa.adporto.pt/viewer?id=828109 na imagem 11, assento 9, assento de casamento de Alexandre Bernardo e Francisca Pereira.

Cumprimentos

Reply

Direct link:

RE: Procuro meus antecedentes (Família Pereira / França) de Vila Nova de Gaia - Distrito Porto

#344316 | MCNN | 25 mars 2014 00:29 | In reply to: #344299

Caro Alexandre França

Fico feliz em ter ajudado. Com a cópia deste assento de baptismo, a sua mãe pode dar início ao processo de aquisição da nacionalidade portuguesa (presumo que será a sua mãe a solicitar primeiro a nacionalidade portuguesa, pois é o que faz mais sentido).

Entretanto, constatei na sua primeira mensagem que tinha procurado no porto de Santos a chegada da sua família no vapor mala real inglesa.

Ora a "mala real ingles" não era o nome do vapor, era isso sim o nome da Companhia de Navegação (mais propriamente chamava-se Royal Mail Lines). Para procurar a chegada da sua família era importante saber de facto qual o nome do vapor em que eles chegaram.

Finalmente, na sua primeira mensagem manifestava vontade em descobrir outros parentes. Ora o ponto para iniciar essa busca será procurar nos assentos paroquiais.

O confrade Jorge Resende já noutra mensagem indicou o link para o casamento dos seus bisavós, ocorrido em Pedroso em 28/01/1892:

http://pesquisa.adporto.pt/viewer?id=828109

(imagem 11.tif)

Deixo-lhe também o baptismo do seu bisavô em 21/11/1870 na freguesia de Pedroso, e que havia nascido em 09/11/1870

http://pesquisa.adporto.pt/viewer?id=828069

(imagem 68.tif)

e o baptismo da sua bisavó em 08/02/1873 na freguesia de Vilar de Andorinho, concelho de Vila Nova de Gaia, e que havia nascido nesse mesmo dia:

http://pesquisa.adporto.pt/viewer?id=828663

(imagem 19.tif)



Boa sorte

Mário César Navarro

Reply

Direct link:

RE: Procuro meus antecedentes (Família Pereira / França) de Vila Nova de Gaia - Distrito Porto

#344317 | Jorge Resende | 25 mars 2014 00:37 | In reply to: #344315

http://pesquisa.adporto.pt/viewer?id=828663

Na imagem 19, assento 9, o assento de batismo de Francisca, apenas registada pela mãe, o nome do pai nesse acto não foi revelado, mas no assento de casamento de 1887, entre Manuel Sá e Cunha e Ana Pedroso, Francisca ficou legitimada.

http://pesquisa.adporto.pt/viewer?id=828684 e aqui o dito casamento, imagens 10 e 11, assento nº 8, assim, por este casamento, em 1887, legitimaram Francisca nascida em 1873.


http://pesquisa.adporto.pt/viewer?id=828069 e o assento de batismo de Alexandre Bernardo imagem 68, assento 130.



Este endereço é respeitante aos Arquivos Distritais portugueses, está por ordem alfabética de distritos, procure PORTO, e dentro do Porto procure Vila Nova de Gaia, dentro de V.N.Gaia Pedro e Andorinho e muitos mais assentos irá encontrar. Boas pesquisas e os meus cumprimentos, ao dispôr

Jorge Resende

Reply

Direct link:

RE: Procuro meus antecedentes (Família Pereira / França) de Vila Nova de Gaia - Distrito Porto

#344318 | Jorge Resende | 25 mars 2014 00:42 | In reply to: #344317

Alexandre, esqueci-me de lhe enviar o link dos Arquivos distritais, aqui vai ele, ajuda bastante

http://www.quinta-do-mosteiro.com/linksparq.htm

Disponha
cpts
Jorge Resende

Reply

Direct link:

RE: Procuro meus antecedentes (Família Pereira / França) de Vila Nova de Gaia - Distrito Porto

#344319 | Alexandre França | 25 mars 2014 00:52 | In reply to: #344316

Sr. Mário César Navarro

Não tenho palavras para lhe agradecer. Eu e minha mãe (Cleonice França de Campos) estamos muito felizes em conseguir visualizar os documentos graças ao Sr. . Vi hoje escorrer lágrimas nos olhos dela após mostrar o arquivo. Meu objetivo é buscar a Nacionalidade Portuguesa ( primeiro dela _) depois a minha e dos meus filhos. Meu próximo objetivo se Deus assim quiser,será uma viagem para Portugal com todos eles. Se o Sr. reside em Portugal, por gentileza gostaria de agradecê-lo pessoalmente quando eu for.
Hoje mesmo, enviei e mail para o consulado Português aqui em São Paulo informando a freguesia. Acredito que agora o processo vai caminhar. Sr. Mário, meu avô Justino, foi uma pessoa muito generosa e trabalhadora mas infelizmente faleceu cedo demais. Segue abaixo um resumo do que ele fez durante sua vida em Campinas -SP e Sumaré. Para o povo Português se orgulhar!!!

http://promemoriasumare.com.br/materias-jornais/03-01-11/Edicao%202010-12-22.pdf

Reply

Direct link:

RE: Procuro meus antecedentes (Família Pereira / França) de Vila Nova de Gaia - Distrito Porto

#344320 | Jorge Resende | 25 mars 2014 01:02 | In reply to: #344316

Mario Navarro, meu caro, perdoe-me a duplicação dos assentos, não reparei que com a sua habitual e desinteressada ajuda, já os tinha informado. Um abraço, é o desejo de ajudarmos que nos faz ir tão depressa, nem li a sua mensagem anterior. Desculpe-me uma vez mais

Seu amigo Jorge Resende

Reply

Direct link:

RE: Procuro meus antecedentes (Família Pereira / França) de Vila Nova de Gaia - Distrito Porto

#344321 | Alexandre França | 25 mars 2014 01:05 | In reply to: #344315

Sr. Jorge Resende

Não tenho palavras para lhe agradecer. Eu e minha mãe (Cleonice França de Campos) estamos muito felizes em conseguir visualizar os documentos graças ao Sr(s) Mário. . Vi hoje escorrer lágrimas nos olhos dela após mostrar o arquivo. Meu objetivo é buscar a Nacionalidade Portuguesa ( primeiro dela _) depois a minha e dos meus filhos. Meu próximo objetivo se Deus assim quiser,será uma viagem para Portugal com todos eles. Se o Sr. reside em Portugal, por gentileza gostaria de agradecê-lo pessoalmente quando eu for.
Hoje mesmo, enviei e mail para o consulado Português aqui em São Paulo informando a freguesia. Acredito que agora o processo vai caminhar. Sr. Mário/Sr Jorge, meu avô Justino, foi uma pessoa muito generosa e trabalhadora mas infelizmente faleceu cedo demais. Segue abaixo um resumo do que ele fez durante sua vida em Campinas -SP e Sumaré. Para o povo Português se orgulhar!!!

http://promemoriasumare.com.br/materias-jornais/03-01-11/Edicao%202010-12-22.pdf

Reply

Direct link:

RE: Procuro meus antecedentes (Família Pereira / França) de Vila Nova de Gaia - Distrito Porto

#344334 | Jorge Resende | 25 mars 2014 18:48 | In reply to: #344321

Obrigado por me permitirem ler tanta palavra bonita sobre um vosso antepassado.
Espero que consigam, através do site sobre Arquivos Distritais em vosso poder, que possam ir regredindo no tempo e encontrar muitos e muitos antepassados.
Nasci em Lisboa, sempre ali vivi, todavia, depois de me reformar, e porque o meu único filho casou e trabalha na Ilha da Madeira, eu e a minha mulher decidimos deixar Lisboa e viemos viver para a Madeira. A vida é mais calma e como temos aqui netos, por cá ficaremos.
Quando um dia vierem a Portugal, que tudo vos corra bem. Quem sabe se ainda poderão encontrar alguns parentes?
Felicidades e podem dispôr para qualquer dúvida que surja. O primeiro culpado de tantas lágrimas não fui eu, foi o Sr. Mário Navarro, sempre pronto a ajudar o próximo!!!
Cumprimentos
Jorge

Reply

Direct link:

RE: Procuro meus antecedentes (Família Pereira / França) de Vila Nova de Gaia - Distrito Porto

#344381 | MCNN | 26 mars 2014 21:06 | In reply to: #344320

Caro amigo Jorge Resende

Por amor de Deus, não se preocupe com isso. Aliás, a mim já me aconteceu mais do que uma vez.

E garanto-lhe que quando essas situações de ajuda em duplicado acontecem, a pessoa mais interessada (e também ao fim e ao cabo a mais importante, e que é aquela que procuramos ajudar) não se importa minimamente com esse facto.

Mais vale ajuda a mais do que ajuda a menos, não é verdade ?

Um grande abraço


Mário César Navarro

Reply

Direct link:

RE: Procuro meus antecedentes (Família Pereira / França) de Vila Nova de Gaia - Distrito Porto

#344403 | MCNN | 27 mars 2014 09:14 | In reply to: #344319

Caro Alexandre França

Obrigado por partilhar connosco um pouco da história da sua família. O percurso de vida do seu avô foi de facto muito bonito.

Entretanto, creio ter descoberto um pouco mais sobre a sua família.

Assim, e se reparar no assento de baptismo do seu bisavô Alexandre Bernardo França, constatará que ele era neto de uma pessoa de nome Félix Bernardo França.

Ora esse nome, Félix Bernardo França, coincide com o de um Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia eleito em 1836 (cargo equivalente ao de Prefeito).

Assim, e tratando-se este Félix Bernardo França do seu tetravô (como tudo leva a crer), aparentemente a veia política do seu avô estaria já inscrita nos seus genes.

Também esse nome de Félix Bernardo França aparece referenciado, em 1825, como nomeado no Regimento de Milícias da Feira como Capitão da 7ª Companhia (e Capitão de Ordenanças de Malta).

Será que é a mesma pessoa ? Eventualmente sim. Vou procurar saber algo mais.

Entretanto, aparentemente o seu bisavô Alexandre Bernardo França terá tido uma irmã de nome Ermelinda de Sousa França que terá casado com Augusto Francisco Pereira e que também terá emigrado para o Brasil, levando consigo pelo menos 3 filhas (de nomes Ermelinda, Amélia e Maria).

Jé tinha ouvido falar desses tios e primas do seu avô ?

Um abraço

Mário César Navarro

PS- Eu vivo em Lisboa, se algum dia passar por cá terei muito gosto em o conhecer pessioalmente

Reply

Direct link:

RE: Procuro meus antecedentes (Família Pereira / França) de Vila Nova de Gaia - Distrito Porto

#344410 | Alexandre França | 27 mars 2014 14:32 | In reply to: #344403

CARO SR MÁRIO ,

Estou muito feliz com essas informações. Está confirmado uma das irmãs Amélia morou em Sumaré SP e tem parte da família ainda viva . Ermelinda e Maria foram morar em Minas Gerais.

Sr Mário, o Sr está autorizado caso queira , e assim que descobrir mais detalhes , publicar tudo . Tenho fotos aqui caso necessite. Estarei fazendo um arquivo com todas as informações que o Sr.me passar.

Caso o Sr. possua facebook, por gentileza me adicionar para falarmos on line .

Alexandre França - Campinas- Sp Brasil facebook

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 02 juil. 2024, 20:19

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen