Famílias de Guimarães
This topic is classified in rooms: Famílias | Pessoas | Regiões
Famílias de Guimarães
Caros confrades
Nas minhas pesquisas por Guimarães deparo-me neste momento com alguns casais nos quais não consigo progredir e gostava de saber se alguém tem dados que me possam ajudar a avançar mais um pouco.
. Quem foram os pais de ANA PELEJA SALGADO, irmã de Fernão Pelejo e Francisco Salgado e casada com Afonso Álvaro pais pelo menos de Grácia Álvares batizada em Creixomil a http://04.02.1591 e Margarida Álvares?
. De quem é filho o Padre BENTO RODRIGUES DO LAGO, Vigario de Corvite, falecido em Corvite a http://29.01.1685 pai de pelo menos Ana do Lago que casa em Corvite a 1ª vez a http://03.03.1658 com Gregório Ribeiro e 2ª vez a http://27.04.1664 com André Francisco?
. Quem são realmente os pais de FRANCISCO DE PASSOS “engeitado, da Vila da Covilhã” ou “engeitado, natural da cidade da Guarda”?
Francisco de Passos casa em Azurém a http://08.06.1737 com VIOLANTE DA COSTA, falecida na Oliveira a http://01.03.1786 (fª de António da Costa e de Inácia Gonçalves moradores em Azurém) e têm:
NA OLIVEIRA:
1- Luísa Maria http://n.07.08.1738, padrinhos Cosme Leite Peixoto e sua irmã Luísa Mª filhos de João Leite Peixoto, de Infias;
2- Josefa Mª http://n.10.09.1740, padrinhos o Padre António Pacheco e Josefa Mª mulher de João Ferreira, da Oliveira com procuração sua o Padre João Peixoto;
3- António José http://n.29.01.1743, padrinhos António Gonçalves e s.m. Francisca Carvalho, de São Paio;
4- Bernarda Josefa http://n.10.03.1745, padrinhos Manuel Coelho e Josefa filha de Jerónimo Ferreira e Joana Machado
(Bernarda Josefa casa com Custódio José e têm pelo menos em Azurém: - Josefa Bernarda http://n.17.04.1768, padrinhos Fernando da Costa de Mesquita e Sampaio e sua irmã D. Josefa Maurícia de Sampaio, moradores na Rua do Cano de Cima, Oliveira; - António http://n.13.03.1771, padrinhos o Pde António Pacheco, da Rua do Cano de Cima e Luís António Menezes com procuração de sua mãe D. Maria Leonor de Menezes, da Rua de Santa Mª, todos da Oliveira; e na Oliveira têm Maria http://26.12.1775, padrinho Francisco da Costa de Mesquita e Sampaio, solteiro, da Rua dos Fornos, Oliveira e com sua procuração o Pde Manuel António de Sousa, da Rua da Fonte, São Paio e madrinha D. Mª Raimunda de Sampaio, solteira, irmã do padrinho e com ele moradora e com sua procuração Pedro Machado da Maia, solteiro fº de Paulo de Melo Sampaio e D. Grácia Pereira de Castro, todos desta; - Custódio http://21.06.1777, padrinhos, o mesmo da irmã e sua irmã (?) D. Joana Josefa Raimunda de Sampaio, com procuração assistiram o Pde Pedro da Silva Machado e Pedro Machado de Melo; - Joana http://14.08.1781, padrinho o mesmo dos irmãos e D. Joana Clara Leite de Miranda)
5- Pedro António de Passos http://n.15.06.1747
(Pedro António de passos casa em Azurém a http://11.10.1766 com Teresa Maria de Freitas e que têm pelo menos em Azurém Catarina http://n.08.08.1767, padrinhos Pde João de Freitas, da Rua de Santa Maria com procuração do Rdo António Carvalho da Cunha, Arcipreste da Real Colegiada e D. Catarina de Miranda Pereira de Castro, da Rua de Donães e Ana http://n.30.01.1769, padrinho o Pde Bento Martins Ferreira com procuração de João António Vaz Vieira de Melo e o Pde Pedro da Silva Machado com procuração de D. Ana Margarida Leite de Miranda)
6- Josefa http://n.09.05.1749, padrinhos Cosme Leite Peixoto e sua sogra Maria Josefa da Silva;
7- José de Passos http://n.01.02.1751, padrinhos António Francisco e s.m. Mariana de Freitas, de Creixomil
(José de Passos casa na Oliveira a http://18.02.1771 com Luísa Teresa e têm na Oliveira pelo menos Mariana Angélica http://n.07.08.1774, padrinhos Sebastião Navarro de Andrade e sua irmã Mariana Angélica de Andrade, vª do Dr Rodrigo Alvares de Almeida por procuração a seu sobrinho Luís Tomás Navarro de Andrade, todos de São Sebastião)
EM AZURÉM:
8- Joana Jacinta http://n.10.05.1753, padrinhos o Sargento-Mór Pedro Pereira de Guimarães e Joana Jacinta, de Guimarães
(Joana Jacinta casa com João da Costa Pentieiro, na Oliveira em http://15.10.1775, e têm pelo menos em Azurém: - Sebastião http://n.02.09.1776, padrinhos Sebastião Navarro de Andrade e Mariana Angélica de Andrade, vª do Dr Rodrigo Álvares de Almeida por procuração a seu sobrinho Luís Tomás Navarro de Andrade, todos de São Sebastião - Manuel http://n.26.05.1785, padrinho o “Rdo Pde Frei Manuel de São José e Menezes, religioso da Ordem dos Pregadores, natural da Vila de Guimarães, com licença que apresentou de sua Alteza Real e madrinha D. Antónia Benedita por procuração que apresentou em lugar dela seu marido Diogo José da Silva e Mendonça, natural da Cidade do Porto” - Domingos http://n.15.08.1787, sendo nestes o avô materno “engeitado, natural da cidade da Guarda” e a avó materna natural de Gandarela)
Aqui na BASE DO GENEALL atribuem a esta Joana Jacinta, por pais, Francisco Álvaro José de São José e Menezes de Passos nascido na Guarda, Guarda, http://08.11.1733 e Violante da Costa nascida em Gandarela, Guimarães a http://16.04.1740.
Estes anos não podem ser os corretos mas os locais parecem ser os corretos uma vez que pelo menos no batismo do neto Domingos http://n.15.08.1787 fº da Joana Jacinta, o avô materno é “engeitado, natural da cidade da Guarda” e a avó materna natural de Gandarela.
Os apelidos “de São José e Menezes” que atribuem a Francisco de Passos surgem no padrinho de outro neto daquele casal: Manuel n. http://26.05.1785 fº de Joana Jacinta, padrinho o “Rdo Pde Frei Manuel de São José e Menezes, religioso da Ordem dos Pregadores, natural da Vila de Guimarães, com licença que apresentou de sua Alteza Real...”
Agradeço desde já algum dado que algum dos confrades me possa disponibilizar.
Com os meus melhores cumprimentos,
Lúcia Cardoso
Direct link:
Famílias de Guimarães
Ex.ma Lúcia Cardoso,
O arquivo de Guimarães, o AMAP encontra-se online e é só procurar,
visto que nos registos de casamento costuma aparecer o nome dos pais
das pessoas que se casaram e no dos baptismos os avós.
Não a devo conseguir ajudar, mas gostava que me ajudasse a mim.
Eu procuro informações sobre duas famílias de Guimarães, os Lobo
Machado, da casa do mesmo nome, no antigo largo da Misericórdia
e os Cardoso de Menezes, da quinta do Proposto.
E gostava de saber se nos seus apontamentos terá, por acaso,
informações sobre Rafael da Costa, FSO, Prebendeiro da Colegiada
de Sta Maria; sobre o seu filho Pedro da Costa Pereira, FSO,
Vereador da Vila de Guimarães, Capitão, etc; e também sobre o
FCA, Simão Lobo de Sousa Machado Pereira, Senhor da Casa de
Santão.
Cumprimentos, Afonso Nespereira.
Direct link:
Famílias de Guimarães
Caro confrade Afonso Nespereira
Já corri várias vezes os paroquiais de Guimarães e naqueles ramos não consigo avançar.
Dos ramos que me pede ajuda infelizmente não tenho grandes informações, apenas encontro como padrinho de batismo, de Josefa fª de Jerónimo de Oliveira e de Catarina Maria Ribeiro em 1762, Pedro Bernardino Cardoso de Menezes, da Quinta de Proposto.
Com os meus cumprimentos,
Lúcia Cardoso
Direct link:
Famílias de Guimarães
Cara confrade
Queira consultar:
http://www.ghp.ics.uminho.pt/geneweb/gwd.exe?b=Azurem;lang=pt;p=pedro+antonio;n=passos;oc=1
http://www.ghp.ics.uminho.pt/geneweb/gwd.exe?b=Azurem;lang=pt;p=joana+jacinta;n=passos;oc=1
http://www.ghp.ics.uminho.pt/geneweb/gwd.exe?b=Oliveira;lang=pt;p=francisco;n=passos
Ao dispor
Vasconcelos
Direct link:
Famílias de Guimarães
Caro confrade
Queira consultar:
http://www.amap.com.pt/gisa/units-of-description/documents/74084/?q=pedro+pereira
Ao dispor
Vasconcelos
Direct link:
Famílias de Guimarães
Caro confrade
Ver também:
http://www.ghp.ics.uminho.pt/geneweb/gwd.exe?b=Oliveira;lang=pt;p=rafael;n=costa;oc=1
Vasconcelos
Direct link:
Famílias de Guimarães
Cara Lúcia Cardoso
Relativamente ao pomposo nome de Francisco de Passos estou em crer que não passa de uma criação; aliás, a informação que o geneall contém acerca da linha ascendente do marido de Joana Jacinta é um mito, facilmente refutado pela consulta das fontes primárias. Quem sanciona a informação privada e a coloca online sem se dar ao trabalho de a confirmar acaba por, infelizmente, deitar por terra qualquer pretensão de cientificidade do projeto geneall.
Cumprimentos,
Rui Faria
Direct link:
Famílias de Guimarães
Caro confrade Vasconcelos
Agradeço as suas respostas.
São dados que eu já havia consultado mas infelizmente não me permitem progredir.
Grata,
Lúcia Cardoso
Direct link:
Famílias de Guimarães
Caro confrade Rui Faria
Concordo com a sua opinião uma vez que as datas de nascimento apresentadas na base, de Francisco de Passos em 1733 e de Violante da Costa em 1740, não podem, pelos registos paroquiais, ser reais uma vez que estes casam em 1737.
O filho deste casal que pertence à minha árvore é Pedro António de Passos.
Obrigada pela sua resposta,
Lúcia Cardoso
Direct link:
Famílias de Guimarães
Cara Lúcia Cardoso
Sobre o vigário Bento Rodrigues do Lago, aconselho-a a direcionar as suas pesquisas para a freguesia do Lago, concelho de Amares, Distrito de Braga, pois daí era natural a sobrinha do dito vigário, Joana, que com ele assistiu portas adentro, filha de Frutuoso Pinheiro morador na aldeia de Santa Marta, da dita freguesia de São Martinho do Lago, Couto de Rendufe, de Entre o Homem e Cávado. Concentre-se em qualquer dado sobre este casal, e poderá descobrir a filiação do padre Bento. Se assim acontecer agradeço a partilha.
Cumprimentos
Rui Faria.
Direct link:
Famílias de Guimarães
Caro confrade
Para melhor informar gostaria de saber, com mais pormenor, o que pretende saber sobre Lobo Machado e Cardoso de Menezes. Pessoas, casas, brazões ?
Ao dispor
Vasconcelos
Direct link:
Famílias de Guimarães
Caro confrade
Vou transcrever uma nota:
Carta de brasão de armas passada a Simão Lobo de Sousa Machado Pereira:
In Brasões Inéditos, por José de Sousa Machado, Braga - 1906, pág. 185, nº 45; e também ob. cit.(Suplemento),Braga - 1931, pág. 42, nº 101.
"Simão Lobo de Sousa Machado Pereira, natural de Guimarães, filho de Pedro da Costa Pereira e de sua mulher Josefa Maria de Sousa Lobo Machado, naturaes daquella villa; neto, pela linha paterna, de Raphael da Costa e de sua mulher Angela Pereira; e neto, pela linha materna, de António Machado Brandão de Sousa Lobo e de sua mulher Maria Pinheiro de Carvalhaes e Bastos. Sousas, Lobos, Machados e Pereiras. D. uma brica azul com um trifolio de prata.
B. p. 20 de Julho de 1739.
Registado no L. 9.º fl. 32."
Espero que tenha algo de útil
Vasconcelos
Direct link:
Famílias de Guimarães
Em Lago, temos:
- #Maria, b. 15.2.1637, filha de #João Pinheiro e Margarida Ribeiro, P. Diogo Rodrigues, filho de Francisco Rodrigues e Martha Antonia, S. Victor, Braga e Isabel Rodrigues, mulher de Antonio Alvares, Adaufe, Padre Francisco de Amorim, cura
[#Domingos Fernandes, filho de Francisco Alvares e Catherina Dias, moinhos, Adaufe (casou, em 9.6.1658, com Maria Ribeiro, filha de João Pinheiro e Margarida Ribeiro)]
[João Pinheiro, ribeiro - f. 19.7.1658]
2) Domingos, b. 5.8.1640, filho de João Pinheiro e Margarida Ribeiro, P. Padre Bento Rodrigues e Martha, irmã de João Pinheiro, Padre Francisco de Amorim, cura
3) Margarida, b. 23.4.1643, P. Frutuozo Pinheiro e sua irmã Maria, de santa marta, Padre Francisco de Amorim, cura
4) Isabel, b. 6.11.1644, santa marta, P. Francisco Pires e Maria Lopes, mulher de Frutuozo Pinheiro, ambos de santa marta, Padre Francisco de Amorim, cura
5) Madalena, b. 29.9.1647, santa marta, P. Francisco Gonçalves, outeiro e Madalena, filha de Gonçalo Gonçalves, outeiro, Padre Francisco de Amorim, cura
6) Bento, b. 16.10.1650, santa marta, P. Padre Bento Rodrigues, irmão do pai e Catherina Fernandes, mulher de Francisco Alvares, moinhos, Adaufe, Padre Francisco de Amorim
7) Domingos, b. 5.10.1653, P. Francisco Lopes, moinhos, Adaufe e Maria Antonia, mulher de Antonio Fernandes, bouro, Padre Francisco de Amorim, cura
Bom Domingo
Direct link:
Famílias de Guimarães
Familia do Padre Bento Rodrigues
- Maria/Isabel ‘gémeas’, b. 20.7.1604, filhas de Simão Rodrigues e Beatriz Gonçalves, santa marta, P. Pedro, filho Gonçalo Pires, santa marta e Inez Machado, mulher de João Fernandes, ponte, somente, Padre Matheos Dias, cura
[Francisco, b. 10.1.1640, barral, P. Francisco Fernandes e Maria Simões, filha de Simão Rodrigues, santa marta]
[Simão Rodrigues, filho de Gregorio Pires e Joana Rodrigues (casou, em 1.9.1603, com Beatriz Gonçalves, filha de Gaspar Pinheiro]
[Beatriz Gonçalves, mulher de Simão Rodrigues, santa marta - f. 24.11.1641]
[consta Simão Rodrigues, santa marta - f. 17.2.1657]
3) Frutuozo, b. 23.4.1606, filho de Simão Rodrigues e Beatriz Gonçalves, santa marta, P. Antonio, solteiro, filho de Gonçalo Gonçalves, ponte e mulher de Gonçalo Rodrigues, irmão do pai, Padre Matheos Dias, cura
[Frutuozo Pinheiro, filho de Simão Rodrigues e Beatriz Gonçalves ‘Pinheiro’, Lago (casou em Adaufe, a 21.1.1636, com Maria Lopes, filha de Paschoal Fernandes e Isabel Lopes, desta, T. Francisco Alvares e Simão Alvares, moinhos, Padre Domingos Antunes Tinoco, reitor)]
[Maria, b. 12.5.1641, santa marta, ‘filha de Frutuozo Pinheiro’, P. seu irmão João Pinheiro e Isabel Pinheira, da preza ‘Adaufe’, irmã de Frutuozo Pinheiro]
4) Joana, b. 4.11.1607, santa marta, P. João Fernandes, ponte e Maria Gonçalves, mulher de Antonio Francisco, igreja, Padre Matheos Dias, cura
5) João, b. 14.12.1608, P. João, filho de Gonçalo Pires, santa marta e Catherina Francisca, mulher de Simão Gonçalves, igreja, Padre Matheos Dias, cura
[Maria, b. 15.2.1637, filha de #João Pinheiro e Margarida Ribeiro]
6) Bento, b. 6.1.1611, santa marta, P. Bento, filho de Belchior Pinheiro e Maria Dias, mulher de Gabriel Gonçalves, Palmeira, Padre Matheos Dias, cura – ‘Clerigo’
[Ana, b. 14.10.1638, santa marta, P. Padre Bento Rodrigues, clerigo de missa e Maria Antonia, mulher de Antonio Fernandes]
7) Martha, b. 27.12.1613, P. Gonçalo Gonçalves, igreja, irmão mai e Maria, solteira, filha de Gonçalo Pires, santa marta, Padre Matheos Dias, cura
[João Francisco, filho de Francisco Gonçalves da Mota, Adaufe (casou, em 12.5.1643, com Martha Rodrigues, filha de Simão Rodrigues, santa marta)]
[Domingos, b. 5.8.1640, filho de João Pinheiro e Margarida Ribeiro, P. Padre Bento Rodrigues e Martha, irmã de João Pinheiro]
Bom Domingo
Direct link:
Famílias de Guimarães
Gente do lado materno do Padre Bento Rodrigues
- Beatriz, b. 4.4.1570, filha de Gaspar Pinheiro e Inez Gonçalves, caseiros igreja, P. Afonso Pinheiro, seu irmão e Beatriz Pinheiro, Padre Gonçalo Afonso, cura
[Simão Rodrigues, filho de Gregorio Pires e Joana Rodrigues (casou, em 1.9.1603, com Beatriz Gonçalves, filha de Gaspar Pinheiro e ‘Inez Gonçalves)]
[Gaspar Pinheiro - f. 4.10.1604]
[Inez Gonçalves, mulher de Gaspar Pinheiro - f. 18.10.1604]
2) Maria, b. 30.12.1572, filha de Gaspar Pinheiro e Inez Gonçalves, P. Afonso Pinheiro e Ana Pires, carreira, Padre Gonçalo Afonso, cura
[Maria Pinheiro (f. 10.2.1612) c. c. Gonçalo Pires, santa martha]
[Pedro Gonçalves, filho de Gaspar Pinheiro e Inez Gonçalves (casou, em 1.2.1598, com Maria Fernandes, filha de Sebastião Fernandes e Margarida Dias, oiteiro)]
[Gonçalo Gonçalves, filho de Gaspar Pinheiro ‘e Inez Gonçalves’ (casou, em 29.8.1603, com Juliana Rodrigues, filha de Gregorio Pires e Joana Rodrigues)]
Bom Domingo
Direct link:
Famílias de Guimarães
Caros confrades Rui Faria e António Gonçalves
Muito obrigada pelas informações.
Se conseguir progredir nesta linha deixo “aqui” o que descobrir.
Grata,
Lúcia Cardoso
Direct link:
Famílias de Guimarães
Caro confrade António Gonçalves
Muito obrigado pelos dados que amavelmente postou aqui e que acabam por desvendar a filiação do padre Bento Rodrigues do Lago, que por sua filha deixou larga descendência no concelho de Guimarães.
Cumprimentos,
Rui Faria
Direct link:
Famílias de Guimarães
Caro António Gonçalves
Já tive a oportunidade de o dizer pessoalmente, mas nunca é demais repeti-lo, desta vez publicamente; muito obrigado pelo excelente trabalho que o confrade está desenvolver e cuja informação disponibiliza gratuitamente no seu blogue Homens do Cávado.
Cumprimentos,
Rui Faria
Direct link:
Famílias de Guimarães
Caro confrade António Gonçalves
Mais uma vez muito obrigada!
Agora, que ia ver os dados com atenção, percebi que já forneceu a ascendência do Padre Bento Rodrigues do Lago!
Aproveito também para agradecer toda a informação que disponibiliza no seu blog Heróis do Homem e Cávado, que muito me têm permitido avançar em alguns ramos.
Com os meus melhores cumprimentos,
Lúcia Cardoso
Direct link:
Famílias de Guimarães
Caros confrades:
Mais “fim de linha” que procuro pistas para poder progredir!
Algum confrade sabe de onde vem este apelido Tinoco ou tem informações sobre os sogros ou avós de:
Antónia Tinoco
. casada em São Vítor, Braga a 02.06.1648 com Manuel de Araújo (fº de António Geraldes e de Maria de Araújo, também pais do Padre Bartolomeu de Araújo)
e filha de:
António Fernandes (filho de Salvador Afonso e Maria Fernandes)
. casado em São Vítor, Braga a 12.06.1611 com
Ana Gonçalves (filha de António Gonçalves e Isabel Antónia)
Antónia Tinoco e Manuel de Araújo têm vários filhos em São Vítor, Braga e um deles André de Araújo casa em São Jorge do Selho, Guimarães, por duas vezes, com descendência ...
Com os meus cumprimentos,
Lúcia Cardoso
Direct link:
Famílias de Guimarães
Cara Lucia Cardoso
É a primeira vez que participo neste forum. Não tenho muito jeito para comunicar através das "novas tecnologias" mas espero ser-lhe útil com esta simples resposta
o apelido Tinoco é conhecido no concelho da Povoa de Lanhoso, distrito de Braga. Ver registos paroquiais freguesias de Ferreiros e São Tiago de Lanhoso.
Os meus cumprimentos
B.O.
Direct link:
Famílias de Guimarães
Caro confrade B.O.
Muito obrigada pela dica, vou procurar nessas freguesias.
Cumprimentos,
Lúcia Cardoso
Direct link:
Famílias de Guimarães
Caro Vasconcelos,
Obrigado pela informação, e peço desculpa pela demorada resposta, é que publiquei aquele comentário, sem querer, pela conta de um amigo meu - e, assim sendo, não recebi a notificação pelo e-mail.
Quanto a essas duas famílias, os Lobo Machado e os Cardoso de Menezes, tenho sempre o maior interesse em recolher toda e qualquer informação possível. É a minha família e, portanto, tudo o que 'vier a rede' é sempre bom.
Tinha um interesse em especial de ter mais informações sobre a varonia de Rafael da Costa, o que fazia o seu pai, o seu avô paterno, etc.
Muito obrigado pela disponibilidade,
Obrigado, Afonso LM
Direct link:
Famílias de Guimarães
Prezada Lucia Cardoso
Num breve e rápido apanhado sobre Tinoco's, que são muitos, tenho estes elementos, que poderei num ou noutro caso, dar elementos de descendentes, pois estou a falar de linhas finais do meu trabalho de análise:
TINOCO’s
(Lanhoso - ‘junto sede concelho, Calvos, Oliveira, Rendufinho e …’
e Amares - ‘Rendufe, Carrazedo Barreiros, e …’
1. –Domingos Antunes Lousado, porta do souto, S. João de Souto, Braga
1. 1. Padre Domingos Antunes Tinoco, reitor de Adaufe
1.2. Salvador Tinoco, surgião (casou em Rendufe com Antonia Veloso, quinta da sedofeita)
[Salvador Tinoco, surgião, rua da porta do souto, pertencia aos Tinocos Antunes, era homem baixo, refeito de corpo, vestido de baeta, nem curto nem cumprido, modo dos surgiões]
[Antonia Veloso, viuva, sedofeita, mulher de Salvador Tinoco - f. 25.7.1655]
1.2.1 João Tinoco Veloso, escrivão e tabelião, tiveram muitos filhos:
[João Tinoco Veloso, filho de Salvador Tinoco e Antonia Veloso, sedofeita (casou, em 13.9.1652, com Joana Soares de Lima, filha de Gregorio Soares Vivas e Maria Lourenço de Lima, S. Simão, couto de Aboim, T. licenciado Padre João Ledo de Lima, crasto, Carrazedo, Antonio Fernandes, couto de Aboim, celebrou o coadjutor Padre Domingos Barbosa)
1.2.2. Francisco Tinoco, solteiro, filho de Salvador Tinoco e Antonia Veloso, sedofeita - f. 14.9.1643
1.2.3. Francisca Veloso ‘Tinoco’
[Francisca Veloso, casou com Francisco Gonçalves, surgião, amarelos, Rendufinho, moradores em barreo, Frades, Lanhoso]
[Que Francisca Tinoco, foi para casa de uma sua tia (Maria Veloso, que tinha uma filha mais nova, baptizada em 13.1.1608, ainda viva]
[Maria Veloso, mulher de Gonçalo Antunes, nasce, S. Gens de Calvos;
Maria Veloso, mulher de Gonçalo Antunes, barreo – f. 5.9.1662]
- Maria, b. 9.2.1631, filha de Francisco Gonçalves e Francisca Veloso, barreo, P. Padre Gaspar de Carvalho, abade de S. Estevão de Cantelães e Catherina Fernandes, mulher de Francisco Gonçalves, S. Gens de Calvos, Padre João Rodrigues, abade
[Francisco Gonçalves mestre – f. 3.1.1667 – sepultado no adro, detras capela-mor – f/T escritura dote a filho Manoel Tinoco]
[Francisca Veloso, viuva – f. 22.12.1680 – ‘h. Manoel Tinoco’]
2) Antonia, b. 6.11.1632, filha de Francisco Gonçalves e Francisca Veloso, barreo, P. Simão Antunes, abade de Rendufinho, somente, Padre João Rodrigues, abade
[Pedro da Silva, filho de Damião Gonçalves e Maria Alvares, guiçoe, Verim (casou em 23.11.1664, com Antonia Tinoco, filha de Francisco Gonçalves e Francisca Veloso, barreo, Frades)]
3) Manoel, b. 10.1.1635, filho de Francisco Gonçalves e Francisca Veloso, barreo, P. Francisco Gonçalves, S. Gens de Calvos e Antonia, fraldrem, Padre João Rodrigues, abade
[Manoel Tinoco, casou em Santiago de Oliveira, Lanhoso, com muita geração]
?) Gonçalo Tinco, clérigo
- Gonçalo Tinoco, Pasta 1201, Procº 27385, de 2.11.1688
a) Filho de Francisco Gonçalves, surgião, amarelos, Rendufinho e Francisca Veloso, sedofeita, Rendufe, Entre Homem e Cavado e moradores em barreo, S. Andre de Frades
b) Neto paterno de Gonçalo Gonçalves, Rendufinho, Lanhoso e Ana Antunes, barreo, Frades, moradores em longainho de baixo, Rendufinho
c) Neto materno de Salvador Tinoco, surgião, rua da porta do souto, Braga e Antonia Veloso, sedofeita, Rendufe, moradores em sedofeita, mosteiro de Rendufe, onde faleceram
TINOCO’S
Amares (Fiscal, freguesias vizinhas e Vila Verde
1. Antonio Fernandes e Antonia Pires
1.1. Francisco Tinoco (casou com Maria Carvalho, campo de touros, S. João de Souto, Braga
- Phelipa, b. 7.5.1625, filha de Francisco Tinoco (Tinoquo) e Maria Carvalho, caseiros da igreja, P. Gonçalo Carvalho e Ana Afonso, Padre João Paes Maciel, abade
[Francisco Tinoco, criado do Sr. Arcebispo D. Frei Agostinho, natural de S. Miguel de Fiscal, filho de Antonio Fernandes, falecido e Antónia Pires (casou em 25.2.1591, com Maria Carvalho, filha de Diogo Carvalho e Catherina Gomes, rua do Souto, em casa de Gaspar Lopes, vedor do Sr. Arcebispo]
2) João, b. 27.1.1627, filho de Francisco Tinoco e Maria Carvalho, caseiros da igreja, P. seu cunhado Manoel Carvalho e Martha, filha de João Jorge, casal, irmão do dito Francisco Tinoco. ‘será o padre Coucieiro’
3) Francisco, b. 10.2.1630, caseiros assento igreja, P. Balthazar Fernandes, pedreira e Catherina Fernandes, solteira, casal, Padre João Paes Maciel, abade
[Francisco Tinoco, filho de Francisco Tinoco e Maria Carvalho, assento igreja (casou, em 13.1.1653, com Margarida Fernandes, filha de Pedro Fernandes e Isabel Fernandes, couto)]
[Francisco Carvalho, filho de Francisco Tinoco, falecido e Maria Carvalho, Fiscal (casou em, Carrazedo, a 21.1.1658, com Ana Francisca, filha de Francisco Antunes e Luiza Ribeiro, barrimao)]
4) #Bento, b. 8.4.1633, P. Manoel de Azevedo e Joana de Abreu, sobrado, celebrou o abade
[Bento Tinoco (casou, em 20.4.1658, com Ana de Azevedo, pedreira, T. Matheos Tinoco e João Soares, todos de Fiscal, Padre Gaspar de Freitas Vieira, abade)]
5) Gonçalo, b. 20.11.1636, assento igreja, P. Gaspar Carvalho e Margarida Gonçalves, mulher de Pedro Ramalho, Torre, Padre Francisco Celles Maciel, cura
6) Maria, b. 28.10.1639, assento igreja, P. Padre Manoel Carvalho e Maria da Silva, casal, Padre Gonçalo Gonçalves, cura
TINOCO’s
Povoa de Lanhoso (Monsul, Aguas Santas, Pousada e …)
Amares (Figueiredo, e ….)
[Ainda não consegui fazer ligação, mas devem vir também de Braga]
(Tinocos de Caires e Dornelas, têm ligação a Braga
Resumindo os TINOCOS, devem ter a sua origem em Braga.
Melhores cumprimentos e um boa semana de trabalho
Direct link:
Famílias de Guimarães
Prezada Lucia Cardoso
Pela transcrição 'colagem' noto que esta base de dados não respeita a formatação, negrito, nem sublinhado, de modo que torna o assunto um pouco mais confuso, se não entender um ou outro ponto diga que volto ao assunto
Direct link:
Famílias de Guimarães
Caro confrade António Gonçalves
Muito obrigada por mais estes dados.
Cruzei os nomes que forneceu com os que possuo e não consegui, para já, ligação mas com tempo e paciência lá chegarei.
Com os meus melhores cumprimentos,
Lúcia Cardoso
Direct link:
Famílias de Guimarães
Cara Lucia Cardoso
A sua Antónia Tinoca, ao ser de S. Victor, Braga - com os elementos que lhe enviei, pretendi dar uma pista que a procura só poderá ser mesmo em Braga.
Brevemente, pretendo recolher dados em S. João de Souto, se deparar com elementos interessantes, sobre esta família, comunico.
Melhores cumprimentos.
Direct link:
Famílias de Guimarães
Caro António
No meio dessas suas pesquisas, por acaso, não se cruzou com um ramo dos "seus" Tinoco no Concelho de Celorico de Basto? É que há bastante tempo que procuro recolher informações sobre os Tinoco que andaram por Britelo e Arnoia (tópico Tinoco e Lemos - Celorico de Basto).
Desde já agradeço a sua atenção.
Cumprimentos
Canuta
Direct link:
Famílias de Guimarães
Boa tarde!
Procuro informações sobre o casal Francisco Tinoco e Custódia Maria que, pelas informações que recolhi, eram de Gondar - Guimarães. Sei que tiveram, pelo menos, um filho de nome António Tinoco que casou (em 22/06/1792 na freguesia de Veade) e viveu em Celorico de Basto, mas não sei em que freguesia nasceu.
Desde já agradeço qualquer ajuda.
Cumprimentos
Canuta
Direct link:
Famílias de Guimarães
Caro Antônio Gonçalves,
Sou descendente direta de Gaspar Pinheiro e Inês Gonçalves, ambos falecidos em 1604.
Ficaria imensamente grata se o Sr. pudesse me informar as datas de nascimento destes assim que seus ancestrais (pais e avós) caso disponha dessa informação.
Melhores cumprimentos,
Direct link:
Famílias de Guimarães
Gaspar Pinheiro - f. 4.10.1604]
Inez Gonçalves, mulher de Gaspar Pinheiro - f. 18.10.1604]
Direct link:
Famílias de Guimarães
Caro António Gonçalves
No seguimento da sua pesquisa sobre os vários Tinocos encontrou por acaso a ligação que lhe faltava entre os Tinoco de Monsul, Águas Santas, Moure etc com os de Braga?
Tenho investigado um ramo Tinoco na freguesia de Moure (Póvoa de Lanhoso), nomeadamente Manuel António Vieira Tinoco (casou em 1796 com Maria Thereza de Mattos, ambos da freguesia de Moure), filho de Maria Theresa Tinoco.
Infelizmente não consegui encontrar nenhuma informação sobre esta Maria Teresa Tinoco. Será que na sua investigação terá alguma ideia de quem poderá ter sido esta senhora, e se terá ligação a mais alguns Tinocos nas freguesias vizinhas.
Desde já muito obrigada
Cumprimentos
C. Cunha
Direct link:
Famílias de Guimarães
Prezado C. Cunha
Na realidade não tenho resposta ao seu caso, mas continuo a trabalhar no assunto, não em Aguas Santas, mas sim, em Braga.
Contudo, cheguei a uma conclusão não há um tronco comum de Tinoco's, mas sim vários, desconhecendo por inteiro, se este nome, provem de qualquer atividade, alcunha, lugar, enfim...ignorancia completa.
Os primeiros Tinoco's encontrados em Braga, com estabilidade familiar:
- Francisco Tinoco, criado do Sr. Arcebispo D. Frei Agostinho, natural de S. Miguel de Fiscal, filho de Antonio Fernandes, falecido e Antonia Pires (casou na igreja de S. João de Souto, em 25.2.1591, com Maria Carvalho, filha de Diogo Carvalho e Catherina Gomes, de Lisboa, ora moradores na rua do souto, em casa de Gaspar Lopes, veador do dito Senhor Arcebispo ‘por um despacho do Sr Provisor a onde a casante for freguesa receba estes noivos e este apontamento, 24.2.1591’, T. licenciado Manoel do Rego, Francisco Cotrim, conego Gaspar Lopes, veador e outros da casa do Sr Arcebispo, celebrou o Padre Francisco Alvares, igreja de S. João de Souto, Braga)
- Domingos Fernandes, S. Victor (casou em 22.9.1613, com Pascoa Tinoco, desta, T. ‘sem indicar nomes’, Padre Gaspar de Araujo, abade)
- Francisco da Silva, filho de Damião da Malha e Briolanja de Malha, ciganos (casou em 3.4.1622, com Antonia Tinoco, filha de Antonio Tinoco e Micia de Sousa, ciganos ‘teve licença do Juiz de casamentos e pelo Arcebispo D. Afonso Furtado Mendonça, Primaz – sinais deles são os seguintes, ele: mancebo alto, barba preta, tem um sinal de ferida na testa sobre o olho esquerdo, a cabeça do dedo do meio, mão esquerda, cortada com uma pequenina de unha; ela: moça delgada, bem parecida, tem 2 sinais pequenos face do rosto esquerdo’, T. Jeronimo da Cunha, cidadão, Francisco Veloso, rua de janes, Antonio Rebelo, meu sobrinho, natural de Basto, Gonçalo Fernandes, meu familiar, Padre Gaspar de Araujo, abade)
- Salvador de Lemos, Santiago de Oliveira, Lanhoso (casou em 4.4.1622, com Maria Tinoco, sobrinha do padre celebrante, filha de Francisco Martins e Ana Fernandes Tinoco, desta, T. licenciado Paulo Veloso, Chantre desta Se, Dr. João Rodrigues mogo e seu sobrinho Alvaro Lopes, Dr. Antonio Themudo, Desembargador, celebrou de minha licença o Padre Miguel da Costa, vigario)
- Francisco Vaz, cidadão (casou em 3.3.1623, com Maria Tinoco de Sa ‘de licença do Dr Provisor Antonio Themudo’, T. o Ouvidor Braz de Almeida, Conego Manoel Soares Castilho, Luis de Abreu, cidadão, Padre Pedro Lopes Falcão, cura Nogueiro, Padre João Gomes, rua de S. Marcos o estribeiro do Snor Arcebispo Sr. Afonso Furtado, Padre Gaspar de Araujo, abade)
- João Antunes Tinoco, filho de Domingos Antunes Cousada e Maria Antónia Tinoco, Braga (casou em, Adaufe, S. Maria, a 28.4.1623, com Catherina de Oliveira, filha de Francisco Dias, falecido e Philipa Dias, souto, desta, T. Padre Francisco Fernandes, Braga, António Francisco de Oliveira, abade de S. Julião da Torre da Silva, António Lopes, Manoel Alvares, Francisco Dias, Gonçalo Gonçalves, Geraldo Martins, Pedro Francisco, desta, celebrou o Padre António Martins Tinoco, reitor que foi neste mosteiro, de licença do Padre Domingos Antunes Tinoco, reitor)
- João Fernandes Tinoco, filho de Diogo Fernandes e Maria Gonçalves, rua dos chãos, S. Victor (casou em Se, Santiago, a 19.1.1625, com Ursula Ferreira, filha de Francisco Fernandes Vilarinho, falecido e Maria Lopes, porta nova, Se, T. licenciado Manoel Lopes Ferreira, Pedro Godinho e Domingos Fernandes Vilarinho, cidadões desta cidade, Padre Manoel Vaz, abade)
- Pedro da Cunha Coutinho (casou com dispensa por serem parentes em 2º de consanguinidade, em 7.2.1625, com Ana Antunes Tinoco ‘com licença do Dr. Provisor Gaspar do Rego, juiz dos casamentos, a quem foi cometido o dito Breve’, T. Francisco Moreno, mercador, Bento Alvares Taveira, João Gomes, mercador, Padre Francisco Fernandes, S. Lugriça, Padre Gaspar de Araujo, abade)
- Andre Alvares Tinoco, viuvo, campo da vinha, escrivão diante o ouvidor (casou na igreja de Maximinos, em 13.6.1627, com Maria Antonia Leite, solteira, campo das ortas, ambos da freguesia da Se, T. Padre Diogo Paulo Alvares, Pedro João, alfaiate, rua nova, celebrou o Padre Antonio Gonçalves, cura de Gondizalves, de minha licença)
- João Cordeiro de Miranda, filho de Antonio Alvares de Miranda e Violante Gomes, falecidos (casou em 20.8.1628, com Catherina Tinoco da Silva, filha de Francisco Tinoco e Apelonia da Silva, campo dos touros, T. Dr. João Rodrigues mogo, Padre Francisco de Carvalho, tesoureiro, Dr. Provisor Rui Gomes Golias, Francisco de Paiva, cidadão, Salvador Tinoco, Martinho de Miranda, sacristão da Se e eu Padre Gaspar de Araujo, abade, celebrou o Padre João Gomes Tinoco, capelão do Senhor Arcebispo)
- João Fernandes Tinoco, viuvo (casou em 29.8.1632, com Lourença Pais, T. ‘espaço em branco’, celebrou o Padre Lourenço Pais, irmão da contraente, de minha licença, o Padre Antonio de Araujo, cura da Se)
- Domingos Gonçalves Mariz, filho de Domingos Pires e Catherina Gonçalves, Fonte Boa, termo de Barcelos (casou em 3.6.1634, com Angela Tinoco, filha de Diogo João e Maria Tinoco, campo das ortas, Se, T. Padre João Baptista, Ferreiros, Antonio de Araujo, tabelião, Padre Antonio Martins Tinoco, reitor que foi de Adaufe, Padre Antonio de Araujo, vigario)
- Costodio? Francisco, filho de Francisco Rodrigues e Marta Francisca, porta do souto (casou em 29.5.1635, com Maria Tinoco, filha de Paulo Alvares e Isabel de Freitas, rua da agua, S. Victor, T. João Francisco, licenciado Francisco de Freitas, Padre Pedro Duarte, vigario)
Como se pode ver, a maioria dos Tinoco's, surgem depois de Fernandes, com tinoco em letra pequena, também deparamos os Tinoco's em Alvares e um ou outro nome, assim sendo, estou como sempre, é um caso de estudo.
Melhores cumprimentos e Bom fim de semana !
Direct link:
Famílias de Guimarães
Meu nome é João e resido no Brasil. Sou neto de Português,estou tentando tirar a nacionalidade Portuguesa, mas não encontro o registro de Batismo / Certidão de Nascimento de meu Avô.
Possuo o Termo de Passaporte de meu Avô, e nele diz que ele era Natural de Guimarães. No documento não consta o local exato e a data de nascimento dele, mas diz que ele tinha 40 anos de idade. Assim, imagino que ele tenha nascido no ano de 1857.
Estas são as Informações que constam neste documento:
Nome: João Velloso
Filho de: Manoel Velloso d' Almeida e Antonia d' Almeida
Natural de Guimarães
Freguesia de Guimarâes
Por isso, solicito a ajuda de vocês. Não sei onde mais procuro para conseguir encontrar a Certidão de Nascimento dele .
Agradeço qualquer tipo de informação que vocês possam me fornecer.
Att,
João
Direct link:
Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 13 nov. 2024, 16:39