Omissão das fontes utilizadas nas actualizações/correcções

This topic is classified in rooms: Bibliografia

Omissão das fontes utilizadas nas actualizações/correcções

#347386 | bernieasf | 18 juin 2014 01:42

Caros confrades,

Quando me iniciei no GeneAll alguns anos atrás, nas minhas primeiras actualizações/correcções foi me dado um "puxão de orelhas" por não incluir as fontes de onde retirava a informação. Todas as minhas actualizações/correcções posteriores foram acompanhadas das devidas fontes bibliográficas, resultado de um grande esforço financeiro da minha parte em adquirir várias publicações e colecções sobre genealogia, visto que a vossa Bilioteca deixou de funcionar e com isso perdeu-se o acesso público a essa preciosa informação.
Ora, as referidas fontes que submeti NUNCA foram incluídas nas páginas que actualizei, e gostaria de saber o porquê de tal omissão.

Cumprimentos.

Bernardo Faria

Reply

Direct link:

Omissão das fontes utilizadas nas actualizações/correcções

#347393 | MMSA | 18 juin 2014 10:48 | In reply to: #347386

Eu também gostaria de ser esclarecida sobre este assunto. Dados que se pretendem genealógicos devem ser sempre acompanhados das respectivas fontes, sob pena de deixarem de ser genealogia para passarem a mitologia. Se não estou em erro, esses dados estão reservados a quem tem acesso pago ao Geneall (é o meu caso) pelo que é expectável um serviço de qualidade. Se o problema era a falta de condições técnicas, agora com o novo Geneall esse aspecto deve ter sido equacionado.
Cumprimentos
Manuela Alves

Reply

Direct link:

Omissão das fontes utilizadas nas actualizações/correcções

#347404 | amdarg | 18 juin 2014 16:02 | In reply to: #347386

Tenho algum constrangimento em fazer qualquer observação que possa suscitar menos apreço pelo esforço e méritode manter de pé este empreendimnto do Geneall, com todas as dificuldades e barreiras a transpor para que ele seja como é, com virtudes e também certamente alguns defeitos. Cá estamos para adicionar todos os pequenos contributos que possam ajudar quem suporta e comanda o grande esforço.
Neste ponto das fontes e também na exigência e atenção à viabilidade cronológica parece-me que se poderia melhorar e realmente realmente tem havido falhas que se poderiam evitar. Nalguns pontos já me tem parecido haver uma certa relutância em aceitar observações aparentemente para proteger referências clássicas obras consagradas que apesar de tudo contêm erros. Seria de exigir mais fundamentações aos proponentes das correcções? Certamente. Isso exige mais atenção dos mentores, certamente. Mas era ganho.
Por exemplo há um erro grave plasmado no NFP para que já chamei a atenção e discuti no Forum. Têm sido aceites correcções que sugeri corrigindo incorreções resultantes desse erro. Mas afigura-se-me haver relutância em evidenciar a origem do erro e o acesso à fundamentação persistindo a chamada para a fonte NFP mesmo quando já é contraditória com as alterações que foram aceites.
Insisto que o objectivo desta entrada é ajudar em algo que melhorará sem envolver mais trabalho, que não temos legitimidade para exigir a quem tanto dá.

António Manuel dARG

Reply

Direct link:

Omissão das fontes utilizadas nas actualizações/correcções

#347405 | pedrolx78 | 18 juin 2014 16:15 | In reply to: #347386

Tendo em conta que o projecto Geneall é mantido por apenas duas pessoas (!!) é de louvar o esforço que é feito no sentido de ir actualizando a base de dados. Penso que algumas das referências, nomeadamente no que diz respeito a registos paroquiais, podem ser facilmente consultadas pelos que têm acesso ao geneall plus indo pelas localidades e datas, com a facilidade que existe em consultar os paroquiais online, ainda por cima.
Em alguns dos casos, a omissão de algumas referências, a meu ver, também se pode justificar porque algum ancestral mais 'acima na árvore' está referenciado, e seguindo a referência sabemos a respectiva descendência.


Penso que o geneall é uma base de dados dinâmica, em que cada um pode contribuir. Alguns erros cronológicos podem ser corrigidos por quem encontrar o erro. Temos que pensar que muitas vezes são 'colagens' de vários autores sobre uma mesma família que não estarão 100% de acordo. Não significa que não tenha validade genealógica. Penso que eventualmente seria interessante abrir a possibilidade de alterações a mais pessoas com trabalho e com bastante contributo para a base, um pouco ao estilo 'wiki'.

Reply

Direct link:

Omissão das fontes utilizadas nas actualizações/correcções

#347407 | carlos luiz | 18 juin 2014 17:02 | In reply to: #347386

Procuro ajuda dos arquivos dos bébés abandonados no H. de Todos os Santos de Lisboa, dos anos 1700 Onde posso encontrar este baptismo??
Obrigada
Carlos Luiz

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 02 mai 2024, 11:59

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen