Belling em Portugal

This topic is classified in rooms: Famílias | Pessoas

Belling em Portugal

#348087 | Cora | 09 juil. 2014 18:27

Boa tarde a todos,

Cresci com uma "lenda de família" que dizia que um dos meus antepassados "tinha vindo de Inglaterra para ajudar o Rei. Agradecido pelos seus serviços, o Rei dera-lhe muitas terras e o título de Conde."

Áparte os exageros, a verdade é que os meus antepassados tiveram de facto muitas terras e, há cerca de 10 anos, consegui "chegar" a Inglaterra, com o seguinte registo (Torre do Tombo, Registos Paroquiais, Lisboa):

"Em 18 de Abril baptizei Carlos, filho de Edmundo Belling, que foi baptizado na Igreja dos Capuchinhos da Província de Inglaterra, e de D. Marianna Belling, baptizada em Óbidos."

Tratava-se de um registo muito promissor, no entanto levou-me a um beco sem saída, fosse pela inexperiência ou pela falta de dados. Passados todos estes anos, estou a tentar voltar a pesquisar, e já percebi que há muito mais registos on line. Mas continuo a precisar de ajuda, se alguém tiver alguma idéia, por pequena que seja .... agradeço antecipadamente.

Cordiais cumprimentos,

Fátima Belling



Reply

Direct link:

Belling em Portugal

#348088 | rfmc | 09 juil. 2014 19:12 | In reply to: #348087

-
http://geneall.net/pt/pesquisa/?s=Belling&t=p
Rfmc

Reply

Direct link:

Belling em Portugal

#348089 | chartri | 09 juil. 2014 20:30 | In reply to: #348087

Caro confrade,

Vá a https://familysearch.org/search e coloque Edmund Belling. Ira encontrar muitos e tera que selecionar datas e locais.
Foi assim que eu fiz para descobrir os meus "Charters".

Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Reply

Direct link:

Belling em Portugal

#348092 | Jorge Resende | 09 juil. 2014 21:51 | In reply to: #348087

Em que ano nasceu este Carlos Belling? Será que os pais casaram em Óbidos?

Tem mais informações para permitir ajuda?

Cpts Jorge Resende

Reply

Direct link:

Belling em Portugal

#348094 | roz | 09 juil. 2014 22:13 | In reply to: #348087

Cara Fatima

Pode dar mais detalhes sobre esse assento de baptismo? Que paroquia / data / link para o assento? Se a mae foi baptisada em Obidos pode ser que tambem la tenham casado, ou entao na do baptisado do filho. O assento de casamento, em principio, deve ter o nome dos pais de Edmund e isso pode ajudar a encontrar o seu nascimento em Inglaterra atraves dos Censos se aconteceu depois de 1841.

Entretanto pode tambem contactar a ordem dos Capuchinos para saber quantas igrejas eles teriam em Inglaterra nessa altura para limitar as possibilidades.
https://www.facebook.com/CapuchinFranciscansGB

https://www.google.co.uk/#q=capuchin+franciscan+churches+in+uk

Cumprimentos.
Rosario

Reply

Direct link:

Belling em Portugal

#348098 | Cora | 09 juil. 2014 23:12 | In reply to: #348087

Antes de mais as minhas desculpas a todos, pois não escrevi a data ao transcrever o registo paroquial ! Corrijo, pois:

"Em 18 de ABRIL DE 1793 baptizei Carlos, filho de Edmundo Belling, que foi baptizado na Igreja dos Capuchinhos da Província de Inglaterra, e de D. Marianna Belling, baptizada em Óbidos."

Este registo está na Torre do Tombo, da freguesia da Ajuda em Lisboa, e descobri-o por consulta através de microfilme. Carlos, filho de Edmundo e Marianna, é Carlos Augusto Belling, e tenho toda a descendência dele através de uma árvore deixada pelo meu avô, feita algures em 1950. O que eu consegui, foi simplesmente descobrir a geração anterior, e na verdade de alguma forma provar que parte da lenda parece ser verdadeira :).

Já fui a "familysearch.org", e não consegui nada. Revirei esse site com todo o tipo de consultas, esse e mais uns quantos que encontrei na net.

Não sei se os pais do Carlos Augusto casaram em Óbidos ... recentemente, chamou-me a atenção o título dado a Marianna, "D. Marianna", que poderia indicar que ela pertenceria à nobreza, mas sem o apelido de solteira é uma agulha num palheiro.

Irei contactar a Ordem dos Capuchinhos através da página indicada no Facebook. Quando parei de pesquisar, há 10 anos, enviei-lhes um e-mail através do site na internet mas não me responderam. Não sei se os registos dos frades Capuchinhos são diferentes dos outros registos paroquiais, e se apenas podem ser consultados através dos arquivos deles ... se ainda existirem.

Reply

Direct link:

Belling em Portugal

#348105 | roz | 10 juil. 2014 11:56 | In reply to: #348098

Cara Fatima

'As vezes ha pequenos nada que nos passa e para confirmar procurei o assento na Ajuda a 18/4/1793 mas nao o encontrei.

Como diz o assento nao ter nome dos avos nem o nome de solteira da mae, seria bom tentar encontrar registos de possiveis irmaos de Carlos para ver se terao mais informacao.

Como 'e muito anterior a 1841 nao havera' a possiblidade dos Censos ingleses. Em Inglaterra as paroquias 'e que guardam os seus registos por isso seria bom estabelecer quantas igrejas dos frades Capuchinhos haveria na segunda metade do sec. 18 e entao contacta'-las. Contudo tente primeiro encontrar os nomes dos pais de Edmund pois sera' muito mais facil para a igreja procurar.
Ja' agora, o apelido Belling nao 'e de origem inglesa mas sim germanica, contudo existe em Inglaterra tambem.

A questao da senhora ter D. antes do nome nao quer dizer que fosse da nobresa mas tende a indicar que nao seria da classe trabalhadora.

Cumprimentos.
Rosario

Reply

Direct link:

Belling em Portugal

#348111 | Cora | 10 juil. 2014 16:15 | In reply to: #348087

Não fazia idéia que os registos da Torre do Tombo estavam on line !

10 anos de intervalo entre as pesquisas fizeram esquecer muitas coisas ... dei voltas aos registos de Ajuda, até descobrir que o assento de nascimento é das Mercês:

http://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=4815831 (PT-ADLSB-PRQ-PLSB22-001-B6_m0276.TIF)

Há uma parte que não consigo ler ...

A idéia de procurar irmãos do Carlos é excelente, obrigada por todas as informações !




Reply

Direct link:

Belling em Portugal

#348124 | spsv | 10 juil. 2014 18:46 | In reply to: #348111

Cara Fátima Beling,

Vi este tópico e decidi fazer uma busca nos paroquiais de Lisboa e encontrei o registo de casamento de Edmundo José Belinge e Mariana Joaquina, freguesia de Santa Isabel, Lisboa a 21 de Fevereiro de 1791.
http://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=4817092 -0337.tif
Compreendo o que é procurar anos um antepassado inglês pois também tenho um que teria vindo para portugal pela mesma altura mas todas as pistas me levaram a becos sem saída.

Cumprimentos,
Sérgio Vale

Reply

Direct link:

Belling em Portugal

#348125 | Cora | 10 juil. 2014 19:19 | In reply to: #348087

Caro Sérgio Vale,

ia precisamente no "nº 127.tif" (algures em 1788), muito grata por me poupar algumas horas de pesquisa :).

Encontrei também no "nº 85.tif", o casamento de Thomaz José Belinge, que é portanto irmão de Edmundo.

Será possível ajudar a perceber a cidade inglesa referida "capela dos capuchos na cidade de ...... na provincia de .... " ?

Mais uma vez, obrigada !

Reply

Direct link:

Belling em Portugal

#348130 | roz | 10 juil. 2014 20:29 | In reply to: #348125

Cara Fatima

Ainda bem que ja' encontrou o casamento deles! O que la' diz 'e que foi baptisado na cidade de Hull na provincia de York.

Note que o irmao foi baptisado em St. Isabel por isso ja deviam viver em Portugal ha muito tempo.

Boa sorte com a continuacao das pesquisas.
Rosario

Reply

Direct link:

Belling em Portugal

#348138 | Cora | 10 juil. 2014 22:36 | In reply to: #348087

Agradeço a todos a ajuda e interesse, que me permitiram avançar tanto em tão pouco tempo ! Darei notícias :)

Fátima

Reply

Direct link:

Belling em Portugal

#348332 | spsv | 16 juil. 2014 16:33 | In reply to: #348087

Cara Fátima Belling,

Neste link pode ver que aparece uma Maria Emília Belinge casada com Hermano Augusto Ramos.
http://arqhist.exercito.pt/germil/details?id=15848

Cumprimentos,
Sérgio Vale

Reply

Direct link:

Belling em Portugal

#348354 | Cora | 16 juil. 2014 22:26 | In reply to: #348087

Caro Sérgio Vale,

curioso que tenho, na "árvore" deixada pelo meu avô, um Artur Ramos, casado com Luísa Portugal, sem qualquer data, e que aparecem do nada (estão a "flutuar" sem ligação aos outros). Tenho também uma Maria Emília Belinge (dos Santos), casada com Júlio Santos, mas em data posterior.

Mais um mistério ... por agora, gostaria de falar consigo, por simples curiosidade, uma vez que acabo de descobrir nas minhas pesquisas 2 antepassados com o apelido "Ingles", e eles aparecem em 2 registos distintos da mesma forma ...

Fátima Belling

Reply

Direct link:

Belling em Portugal

#348361 | spsv | 16 juil. 2014 23:20 | In reply to: #348354

Cara Fátima Belling,

O meu antepassado de apelido "Inglês" continua também a ser um mistério, um confrade deste fórum teve a amabilidade de me enviar umas informações mas por enquanto ainda não tenho documentos suficientes para lhe dizer algo de concreto sobre a origem do apelido.

Se disser os nomes locais e datas pode ser que eu ou outro confrade a ajude.

Cumprimentos,
Sérgio Vale

Reply

Direct link:

Belling em Portugal - Brites Joanna da Cunha ? Brites Joanna de Ataíde ?

#349124 | Cora | 10 août 2014 19:33 | In reply to: #348087

Boa tarde a todos,

no decorrer das minhas pesquisas, descobri este registo de casamento, que menciona que Guilherme José Belling, o noivo, era viúvo de Brites Joanna da Cunha.

http://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=4812405 – 756.TIF


Procurei a senhora na Freguesia mencionada, e apenas encontrei este registo, onde aparece "Brites Joanna de Ataíde".

http://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=4812445 – 553.TIF

A ser outra pessoa, parece-me uma coincidência muito grande, pois o nome de "Guilherme" é muito raro no período em questão (pelo menos pelas minhas pesquisas, em Lisboa), e Brites também aparece poucas vezes.

Brites Joanna de Ataide faleceu juntamente com uma filha. Não encontrei registo de nascimento desta filha, Maria (morte no parto ?), nem qualquer registo de outros filhos do casal, nem registo do casamento, na freguesia da Ajuda.

Qual a vossa opinião ?

Grata,

Fátima Belling - Lisboa







Reply

Direct link:

Belling em Portugal

#349711 | Cora | 29 août 2014 17:33 | In reply to: #348087

Desculpem reiterar o pedido, alguém pode ajudar ?

Grata !

Fátima Belling

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 30 juin 2024, 09:05

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen