Ajuda na leitura de um Assento

This topic is classified in rooms: Arquivos

Ajuda na leitura de um Assento

#349542 | 7estrelas | 24 août 2014 23:08

Caros(as) Confrades

Queria pedir um grande favor se podiam ajudar-me a ler um assento não consigo perceber o nome da mãe da noiva e de confirmar se o resto está bem.

casaram a cinco de maio de 1749
João Duarte filho de Manoel Duarte e de Christina Maria
Maria Josepha filha de Domingos João e de

Livro de casamentos de Mafra, livro de casamento de 1745-1770, folha 33, imagem 173

PT-ADLSB-PRQ-PMFR09-002-C1_m0173

o livro:

http://digitarq.dgarq.gov.pt/viewer?id=4824819


Muito obrigada

Cumprimentos

Maria

Reply

Direct link:

RE: Ajuda na leitura de um Assento

#349545 | jpm2353 | 25 août 2014 00:05 | In reply to: #349542

Cara confrade,

Eis o que leio:
«E nos cinco de maio de mil setecentos e quarenta e nove em esta igreja de Sto. André da vila de Mafra em minha presença e de André da Silveira e de Manuel Nunes ?Ohensorereiro? e de outros muitos que presentes estavam por testemunhas se casaram por palavras de presente em face da igreja João Duarte filho de Manuel Duarte e de Cristina Maria de Poço da Serra com Maria Josefa filha de Domingas João da ?Margueira? e de pai incógnito de que fiz este assento que com as testemunhas assinei.
Manuel Nunes
Francisco Gonçalves
André da Silveira»

Com os melhores cumprimentos,
João de Magalhães

Reply

Direct link:

Ajuda na leitura de um Assento

#349547 | MJ | 25 août 2014 01:43 | In reply to: #349542

Cara Maria

Confirmo que leio o mesmo:
João Duarte filho de Manoel Duarte e de Christina Maria
Maria Josepha filha de Domingos João

Quanto à mãe da noiva leio "mãe incógnita".

Cumprimentos

MJ

Reply

Direct link:

Ajuda na leitura de um Assento

#349548 | roz | 25 août 2014 09:58 | In reply to: #349542

Eu leio que Maria Josefa 'e filha de pai incognito mas como esta' escrito Pae pode, de repente, dar a impressao de ser mae.

Cumprimentos.
Rosario

Reply

Direct link:

Ajuda na leitura de um Assento

#349567 | 7estrelas | 25 août 2014 21:40 | In reply to: #349542

Caros Confrades

Muito obrigada pela grande ajuda.

Estive a ver mais uma vez o assento e a ver a forma das letras pelo "p" de "por testemunhas" é a letra do "nome" que não percebia, acho que deve ser Pai incógnito. A algum tempo um dos meus é filho de Mãe incógnita.

Existe uma Margueira perto de Almada, este padre tem uma letra horrível.

A minha amiga foi procurar o baptismo da Maria Josepha e encontrou em 1730 uma Josepha filha de Domingas João, 3º registo, mas vem o nome do Pai, António Gomes.

http://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=4824788
imagem 283

PT-ADLSB-PRQ-PMFR09-001-B1_m0283

Penso que seja a mesma, qual é a vossa opinião?

.

Esta minha amiga começou a sua pesquisa há poucos meses e tem feito um trabalho extraordinário, estou a tentar ajudá-la e dar-lhe o maior incentivo, agradeço toda a vossas ajuda.


Muito Obrigada
Os meus melhores cumprimentos

Reply

Direct link:

Ajuda na leitura de um Assento

#349577 | Simões Chuva | 26 août 2014 15:13 | In reply to: #349542

Uma Maria Josefa deverá aparecer batizada como Maria (mais raramente com os dois nomes próprios), não como Josefa. Também não é provável aparecer o nome do pai no batismo e não no casamento, o contrário sim, por vezes acontece.

A localidade, estando escrita sem mais indicações, sugere que é na mesma freguesia, olhando para o mapa parece-me quase certo tratar-se de Murgeira, que fica junto ao Poço da Serra.


Encontrei esta Maria, filha de pai incógnito, poderá ser ela. Apesar do nome da mãe estar diferente, o "João" pode vir do nome próprio do avô, já encontrei muitas vezes filhos aparecem com o nome próprio do pai como apelido, embora só me lembre ver isso acontecer com filhos homens.

http://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=4824788 pág 206, primeiro assento.

Não estive a fazer uma busca exaustiva, poderá haver outra Maria mais provável de ser a que procura.

Reply

Direct link:

Ajuda na leitura de um Assento

#349622 | 7estrelas | 27 août 2014 14:12 | In reply to: #349542

Caro Confrade,

Muito obrigada.
Já fui ver o assento.

Tenho andado a pesquisar ultimamente Portalegre, São Lourenço e Sé, tenho encontrado bastantes erros dos Padres que iam fazendo os registos, numa das Paróquias eram da Ordem de Santiago e estou sempre desejosa que dos meus não seja um dos que tem a letra horrível :D
Uma das minhas nuns assentos vem como Joanna Roza noutros assentos de outros filhos como Joanna Maria, um é conforme nuns vem com uns apelidos noutros assentos de filhos com menos ou mais. Uma foi batizada como Roza e em assentos vem Maria Roza, confirmo pelo nome dos pais e marido.
Em alguns dos livros vêm óbitos e casamentos misturados com baptismos. Um engano é humano e os Padres não são excepção.

A minha amiga vai ter de pesquisar o livro e ver se encontra os assentos dos filhos e casamento do directo.

Vou também ver o livro.

É mais provável que seja Murgueira ao pé do Poço da Serra.
O que levou-me a pensar que talvez fosse, foi por causa de estar no assento de baptismo da Josepha que a mãe Domingas João era da Murgueira/Margueira, o que levou-me a pensar que poderia ser o assento da Maria Josepha, ou uma outra filha, que por ter o mesmo nome poderia ser das crianças que morriam pequenas e a/o filho/a seguinte ficava com o mesmo nome, ou ter havido um engano do padre. Em Portalegre, um corrige um dos assentos em que diz que por engano tinha colocado Pai incógnito no assento tal, página tal, mas que era fulano tal e assina a emenda do registo.

Só com mais pesquisa é que poderemos chegar a uma conclusão.

Grata
Os meus melhores cumprimentos

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 17 juin 2024, 12:58

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen