Alguém pesquisa na freguesia de Fontes, Santa Marta de Penaguião?

This topic is classified in rooms: Famílias | Pessoas | Regiões

Alguém pesquisa na freguesia de Fontes, Santa Marta de Penaguião?

#350330 | PP | 17 sept. 2014 19:04

Caros confrades,

Gostaria de saber se alguém pesquisa na freguesia de Fontes, Santa Marta de Penaguião, e tenha conhecimento/informações para partilhar sobre os seguintes casais e seus ascendentes, a saber:

Gonçalo Domingues e Ana Pereira, que casaram a 02.03.1642;

Gonçalo Pereira Rebelo e Ana de Gouveia, que casaram a 13.02.1684;

Domingos da Fonseca e Isabel Correia, que casaram a 10.11.1686;

Luís Rodrigues e Helena Rebela, que casaram a 02.03.1722;

Manuel Rodrigues e Domingas Rodrigues, que deverão ter casado no início do século XVIII;

António Rebelo e Catarina Álvares, que casaram a 23.04.1697.

Grato, PP.

Reply

Direct link:

Alguém pesquisa na freguesia de Fontes, Santa Marta de Penaguião?

#350332 | 1385 | 17 sept. 2014 20:24 | In reply to: #350330

Boas tardes
Em 8 de Março de 1643 batizei João filho de Gonçalo Domingues e de sua mer Ana Pereira, pad Amador Rebelo do Tabuadelo e Arcanja Sanhudo, de Fontes
A 2 de Fevereiro de 1645 batizei Maria filha de Gonçalo Domingues e de sua mer Ana Pereira, pad Constantino Correia e Maria de Brito filhos de Petronilha de Andrade, todos de Fontes
Aos 3(?) dias do mês de Setembro de 1644 faleceu em Fontes Simão Pereira, seu genro Gonçalo Domingues é testamenteiro
Domingas Jorge + a 14-4-1642, idem, com manda a seu genro Gonçalo Domingues
Para já é o que tenho sobre estes ascendentes comuns
Se encontrar alguma coisa mais dir-lhe-ei
Cumprimentos do
Manuel Lamas de Mendonça

Reply

Direct link:

Alguém pesquisa na freguesia de Fontes, Santa Marta de Penaguião?

#350333 | evieira | 17 sept. 2014 20:28 | In reply to: #350330

Caro confrade,

Os meus antepassados fim de linha de Fontes são os seguintes:

lugar da Vacaria:
Gonçalo Pereira cc Domingas Álvares. tiveram:
Maria Pereira
José Pereira
Ana bp.1680
Francisco bp.1683
Gonçalo bp.1689
Domingos Pereira bp.1692
Margarida Pereira bp1696

do lugar dos Justos:
Baltasar Álvares cc ?
tiveram:
Domingos bp.1657
Gonçalo Álvares bp.1659
Catarina bp.1666

do lugar de Fontes:
Baltasar da Fonseca cc ?
tiveram:
Leonor bp.1670
Filipa da Fonseca bp.1672

temos os apelidos Pereira e Fonseca em comum..haverá ligação?
Cps.

Reply

Direct link:

Alguém pesquisa na freguesia de Fontes, Santa Marta de Penaguião?

#350335 | PP | 17 sept. 2014 21:33 | In reply to: #350332

Caro confrade Manuel Lamas de Mendonça,

Grato pela partilha da informação.

Também só conheço os dois filhos que apontou.

Pelo exposto, depreendo que Simão Pereira e Domingas Jorge são os pais de Ana Pereira, mulher de Gonçalo Domingues, correcto?

Gonçalo Pereira Rebelo também é filho de Gonçalo Domingues e de Ana Pereira.

Gonçalo Pereira Rebelo c.c. Ana de Gouveia a 13.02.1684, Igreja de São Tiago, Fontes, Santa Marta de Penaguião. Casaram num domingo, tendo a cerimónia sido celebrada pelo «P.e João Roiz Vigr.º de Fontes» (padre João Rodrigues, vigário de Fontes».

Porém, não encontrei o assento de baptismo.

Cordiais cumprimentos, PP.

Reply

Direct link:

Alguém pesquisa na freguesia de Fontes, Santa Marta de Penaguião?

#350336 | PP | 17 sept. 2014 21:51 | In reply to: #350333

Caro confrade,

Tenho tido algumas dificuldades com o nome Gonçalo Pereira. Por isso, veja por favor se chegou à mesma conclusão do que eu:

Existe um indivíduo de nome Gonçalo Pereira, do Lugar da Vacaria, freguesia de Fontes, Santa Marta de Penaguião; que provavelmente deve ser o que aponta aqui - Gonçalo Pereira c.c. Domingas Álvares...Tal como existe o casal Gonçalo Pereira e Isabel Gonçalves, do Lugar das Ramadas. Também encontrei o casal Gonçalo Pereira e Isabel Cardosa, do lugar e freguesia de Fontes.

Todos estes para além do casal Gonçalo Pereira e Ana de Gouveia, que é o que me interessa.

Daí a minha dificuldade em, por vezes, atribuir os filhos a cada casal.

Será que a Catarina, bp. em 1666, filha de Baltasar Álvares, é a Catarina Álvares c.c. António Rebelo, a 23.04.1697, na Igreja de São Tiago, Fontes, Santa Marta de Penaguião? É provável, pois em 1699-04-16, ela é dada como do Lugar de Justos, freguesia de Fontes, Santa Marta de Penaguião.

De momento não vejo ligação. A não ser que se confirme a suspeita sobre a dita Catarina Álvares, minha 8.ª avó.

Cordiais cumprimentos, PP.

Reply

Direct link:

Alguém pesquisa na freguesia de Fontes, Santa Marta de Penaguião?

#350337 | PP | 17 sept. 2014 22:08 | In reply to: #350332

Caro confrade Manuel Lamas de Mendonça,

Simão Pereira faleceu a «dezaseis» de «setb.o» (setembro).

No dito assento consta ainda que: «seo genro g.lo D.os do Souto he o Testam.ro».

De momento não tenho nenhum assento em que conste que Gonçalo Domingues era «do Souto» - se é que estou a ler bem....

Todos os assentos que tenho indicam apenas o seguinte, em 1642-03-02 e 1643-03-06 era «de Fontes», e em 1684-02-13? era da freguesia de Fontes, Santa Marta de Penaguião.

Cordiais cumprimentos, PP.

Reply

Direct link:

Alguém pesquisa na freguesia de Fontes, Santa Marta de Penaguião?

#350382 | PP | 18 sept. 2014 20:15 | In reply to: #350330

Caros confrades,

Gostaria de juntar aos casais anteriores o seguinte casal: Matias Álvares e Leonor Correia.

Matias Álvares e Leonor Correia casaram a 31.12.1698, na Igreja de São Tiago, Fontes, Santa Marta de Penaguião.

Leonor Correia é dada como do Lugar de Soutelo, freguesia de Fontes.

Por acaso sabem algo sobre a sua ascendência?

Cumprimentos, PP.

Reply

Direct link:

Alguém pesquisa na freguesia de Fontes, Santa Marta de Penaguião?

#350386 | evieira | 18 sept. 2014 23:59 | In reply to: #350330

Caro confrade,

Poderá ser, mas sem recolher informações sobre todas as Catarinas nascidas em Justos em datas possíveis nada poderá concluir.

Por exemplo aqui tem outra candidata:
Catarina, bp. 25.11.1662 filha de Pedro Gonçalves dos Justos.

Cps.

Reply

Direct link:

Alguém pesquisa na freguesia de Fontes, Santa Marta de Penaguião?

#350398 | GoldenDays | 19 sept. 2014 12:43 | In reply to: #350330

Caro Confrade e Parente PP,

Verifico pela ajuda que solicita que continua como eu no mesmo “fim de linha” em relação a Fontes.

O contributo do Confrade Manuel Lamas de Mendonça foi um achado importante que já confirmei em relação a Simão Pereira e Domingas Jorge identificando-os como os pais de Ana Pereira.

No entanto no assento de óbito de Simão Pereira diz-se que o genro Gonçalo Domingues é do Souto.

Nunca encontrei qualquer referência ao lugar do Souto em Fontes. Apenas encontrei “Soutelo”. Serão designações distintas do mesmo lugar?

Em relação ao casal Matias Álvares e Leonor Correia - cujos ascendentes procura - nada tenho.

No lugar do Soutelo tenho colaterais, eventualmente comuns, com os seguintes nomes:

- António Álvares cc Ana Gonçalves (F. 1647.03.10), pais de Teresa Álvares cc (1736.09.03) Domingos de Morais;
- Domingos Álvares (F. 1657.02.21) cc Inácia Jorge (sobreviveu ao marido), pais de Manuel Álvares cc (1732.07.06) Luísa de Morais;
- António Coutinho (N. 1758.09.12 B. 1758.09.18) cc (1793.04.23) Maria de Morais.

Se de algum deles tiver os ascendentes ou datas para além daquelas que indiquei agradeço que me informe.

Os “meus” Correias de Fontes encontro-os em diversos lugares: Salgueiro, Taboadelo, Ramadas e Fontes mas não tendo a Leonor Correia na minha árvore desconheço a sua descendência direta que eventualmente poderá entroncar nos meus Correias.

Ficarei a seguir este tópico com atenção visto o assunto me interessar e muito!

Abraço cordial e amigo do
Ribeiro de Araújo

Reply

Direct link:

RE: Alguém pesquisa na freguesia de Fontes, Santa Marta de Penaguião?

#350401 | 1385 | 19 sept. 2014 14:43 | In reply to: #350398

Caros Confrades
Irei enviando a gente de Fontes que conheço
Lugar da Vacaria, BENTO DE MORAES (apelido que ainda hoje uso) investigado por António de Mattos e Silva

A ascendência que lhe sugiro resulta de uma proposta de Manuel Abranches de Soveral que estudou os Moraes da freguesia de Sedielos, contígua á de Fontes, Penaguião atendendo à cronologia, onomástica e residência em Fontes cunhadas de Francisco de Moraes de Sedielos. Mas não se encontra ainda suficientemente documentada embora seja admissível como proposta

viveu na loc. da Vacaria, em Santiago de Fontes, Penaguião, desde o 1º decénio do séc. XVII.

Surge nos registos paroquiais, como testª, em 14-8-1639. Casou, provavelmente antes de 1625, ainda em Sedielos,
ou já na mesma fregª de Santiago de Fontes, com Domingas Gonçalves, falecida a 10-9-1662, idem,
com manda a seu marido, enquanto Bento de Moraes + a 3-3-1670, ibidem, deixando como
herdeiros seus filhos. Foi sepultado dentro da igreja paroquial.
Tiveram:
Filhos:
2.1,Catarina Gonçalves, que lhe dou como filha, embora o assento o não refira nessa qualidade, e apenas
baseado no apelido da proposta mãe, na naturalidade e na presença do pai e casou em
Sedielos a 3 de Fevereiro de 1643 (fl 278 digitalizado do liv I) referida como natural do lugar da Vacaria em
Fontes, mas sem mencionar os pais, com António Francisco do lugar da Ermida, sendo ttas Domingos
Coutinho do lugar da Ermida em Sedielos, Bento de Moraes do lugar da Vacaria em Fontes, e Gaspar
Francisco de Justos, em Fontes. Observações 5 Fev. 1616 (fl 202) 1630 Domingas f.ª de Domingos Coutinho o Novo e
mer Francisca Gonçalves, da Ermida (fl 313) + António Francisco da Ermida 15 Out 1643 com manda à mulher deixou
oito missas (fl 318) + Domingos Coutinho da Ermida 22 Março 1646 com manda ao genro Francisco Garcia.

2.2 -João de Moraes, que segue.
3.2-Domingas,+ a 10-1-1646, em Fontes.
4.2 - Catarina, bap., a 15-2-1643, em Fontes, sendo pad. Nuno Rodrigues e sua irmã
Domingas, do lugar da ermida de Santa Maria de Sedielos. Suponho que estes padrinhos fossem filhos
de outro Nuno Rodrigues e de sua mulher Maria Gonçalves, do mesmo lugar da Ermida de Santa Maria
de Sedielos. Este último bap em 12 Junho de 1595, em Sedielos, como filho de Gonçalo Roiz e de sua
mulher Isabel Alvares, outrossim moradores no lugar da Ermida, sendo padrinhos Fernão Borges e
Joana Gonçalves, de Medrões. Por seu turno a tta Domingos Coutinho o novo, também morador com sua
mulher Francisca Gonçalves no lugar da Ermida, que bap. em 1630 uma filha Domingas, era
irmão de Gonçalo Coutinho que havia casado em Sedielos em 1636 com Ana de Moraes do mesmo
lugar da Ermida e, suponho, de Gaspar Coutinho casado no mesmo ano e freguesia com Maria de
Moraes, estes moradores na Ferraria. Todos filhos de Domingos Coutinho o velho, morador no lugar da
Ermida cuja mulher (não nomeada) morrera em 5 de Agosto de 1620 em Sedielos. Talvez parentes
duma Isabel Coutinho casada com Adão Gonçalves da Sermenha que morreu em 1605 em Sedielos
5.2- Domingos de Moraes, = a 29-4-1658, em Fontes, com Maria Álvares, falecida em Fontes em 5 de
Janeiro 1673, f.ª de Baltazar Álvares, do loc. de Justos, em Fontes, e + a 24-1-11689, em Fontes,
deixando por testamentº o genro Domingos Nogueira e a f.ª Maria de Moraes, que no entanto ,só casaram em 1692
(o que me leva a questionar se estariam já prometidos ou se será o mesmo?)
.

6.2- Isabel de Moraes, do Lugar da Póvoa, casou em Fontes 6 de Setembro 1677 com Domingos Gonçalves
de Fornelos TT Domingos Alvares e Domingos André de Fornelos

6.3. - um filho de maior idade, cujo nome não consta do óbito,+. a 31-3-1668, em
Fontes, deixando o pai ( Bento de Moraes) como herdeiro.

7Maria de Moraes, casada a 2-8-1670, em Fontes, com Domingos de Freitas, de
Cumprimentos
MLM
San.2.- ta Maria de Sedielos, sendo pad do cas. Gonçalo Teixeira - o novo -, abaixo,
.

Filha:
3.1.- Maria de Moraes, que casou em S.ta Maria de Sedielos com Gonçalo
Pereira ( que julgo descender de Domingos Coutinho e sua mulher do
lugar da Ermida, esta última falecida em 5 Agosto 1620 em Sedielos deixando o marido
testamenteiro( fl 197 do liv I Sedielos), pais de outro Domingos Coutinho casado com Francisca
Gonçalves, referidos em 23 Nov. 1632 como residindo na mesma Ermida. Este último casal
batizou em Sedielos em 1630 um filho, por nome Domingos, de que foi padrinho Gonçalo
Pereira Alcoforado, filho de Gonçalo Pereira e de Filipa de Barros da Portela

Reply

Direct link:

Alguém pesquisa na freguesia de Fontes, Santa Marta de Penaguião?

#350402 | PP | 19 sept. 2014 15:15 | In reply to: #350386

Caro confrade,

Tenho que me dedicar a um estudo mais aprofundado... Não vai ser fácil, pois quase sempre o pároco não coloca o nome da mãe...

De momento, se interessar, só tenho estes dados dos baptismos dos filhos de Catarina Álvares e de António Rebelo, a saber:

(...) foram padrinhos de baptismo: «Juseph[sic] soltr.º da povoa[sic]» (José, solteiro, do Lugar da Póvoa), freguesia de Fontes, Santa Marta de Penaguião, e «Ilena[sic] da Fon.ca de Soutello»[sic] (Helena da Fonseca, do Lugar de Soutelo) da dita freguesia; foram testemunhas: «G.lo Alveres[sic] Fran.co Alveres[sic] he[sic] D.os Miz todos de Justos» (Gonçalo Álvares, Francisco Álvares e Domingos Martins, todos do Lugar de Justos) da dita freguesia.

(...) foram padrinhos de baptismo: «An.to Roiz de Soutello[sic]» (António Rodrigues, do Lugar de Soutelo), freguesia de Fontes, Santa Marta de Penaguião, e «hua[sic] (uma) f.ª (filha)» de André «Rabello»[sic] (Rabelo) «dos Justos» (Lugar de Justos) da dita freguesia.

(...) foram padrinhos de baptismo: Luísa, «f.ª» (filha) de Frutuoso Dias «de Soutello[sic]» (Lugar de Soutelo), freguesia de Fontes, Santa Marta de Penaguião, e Matias, filho de André «Rabello»[sic] (Rabelo) «dos Justos» (Lugar de Justos), freguesia de Fontes, Santa Marta de Penaguião.

No assento de baptismo de Helena Rebela, a primeira filha (julgo eu) aparecem alguns Álvares do Lugar de Justos, que poderão fornecer pistas.

Cordiais cumprimentos, PP.

Reply

Direct link:

Alguém pesquisa na freguesia de Fontes, Santa Marta de Penaguião?

#350403 | PP | 19 sept. 2014 15:31 | In reply to: #350398

Caro confrade Ribeiro de Araújo,

De facto, ainda não consegui evoluir, mas ainda não desisti... estou a reler novamente alguns livros.

Souto até poderá ser uma abreviatura, em termos linguísticos, de Soutelo... ou erro do padre. Pode ser mesmo, quem sabe, o dito lugar.

Sobre os nomes que refere, infelizmente nada tenho sobre eles.

A Leonor Correia casou com Matias Álvares e foram viver para a freguesia da Torgueda, Vila Real. Tiveram lá um filho - António Álvares, em 1700, mas depois desaparecem... É um mistério que ainda não deslindei. Para além do filho António Álvares, nascido a 20.10.1700, não encontrei mais filhos do casal Matias Álvares e Leonor Correia na freguesia de Torgueda, Vila Real até 21.09.1716.

O dito António Álvares casa com Bernarda Teixeira na freguesia de Campeã, Vila Real.

Sobre a Leonor Correia, tenho este dado: em 1724-12-03 é dada como do Lugar de «Lombamiam»[sic] (Lomba Meão), freguesia de Campeã, Vila Real. Segundo consta no assento de casamento do seu filho António Alves, já tinha falecido nesta data (Cf. IGREJA CATÓLICA, Livro de Assentos de Casamento de Campeã - Vila Real (1724-10-29 a 1761-09-14) (Campeã, Vila Real, Vila Real, Portugal, Paróquia de Campeã, 1724-10-29 a 1761-09-14), Arquivo Distrital de Vila Real, Avenida Almeida Lucena, n.º 5, 5000-660 Vila Real, PORTUGAL, fólio 163v, assento de 1724-12-03).

Mas ainda não dei com o assento de óbito...

Abraço, PP.

Reply

Direct link:

Alguém pesquisa na freguesia de Fontes, Santa Marta de Penaguião?

#350404 | João Mamed | 19 sept. 2014 15:37 | In reply to: #350330

Boa tarde

Também procuro informações sobre um casal de Fontes:

Domingos da Fonseca da Silveira (o novo) casou em Fontes a 11/9/1680 com Maria de Mansilha. Esta Maria de Mansilha faleceu em Fontes em 1681 dois dias após o parto do seu filho.
O Domingos é filho de outro Domingos da Fonseca e de Maria da Fonseca, da Maria de Mansilha não tenho mais informações.
Agradeço qualquer ajuda.
Cpts.
João Mamede

Reply

Direct link:

RE: Alguém pesquisa na freguesia de Fontes, Santa Marta de Penaguião?

#350405 | 1385 | 19 sept. 2014 16:21 | In reply to: #350398

Caros Confrades (Ribeiro de Araújo &)

Penaguião, Santiago de Fontes, Póvoa da Serra, TEIXEIRA
1 Gonçalo Teixeira - o velho- * cerca 1570, referido no assento de casamento de seu filho André, celebrado a 14.02.1610, em Medrões, como residente com sua mulher Maria Monteiro, em Santiago de Fontes, onde + em 9.10.1658 no lugar da Póvoa da Serra, em Fontes. Muito provável filho:
2 - Gonçalo Teixeira -o novo - casado com Maria Gonçalves, moradores em Fontes, Póvoa da Serra. + Fontes, 1.06.1683, não fez testamento, é herdeira sua mulher, encarregada dos bens da alma, missa de corpo presente e mais 6 missas, sepultado dentro da igreja de Santiago em Fontes,tiveram, filhos:
1.3.- 20.12.1649 * Manuel, filho de Gonçalo Teixeira e de sua mulher Maria Gonçalves, da Póvoa da Serra.. Padrinho, Pedro Gonçalves, de Paradela, filho de Gonçalo Dias da Póvoa da Serra.
2.3.- 09.05.1658 * João, filho de Gonçalo Teixeira, da Póvoa, bap. em Fontes. Padrinhos Domingos André e Isabel solteira, ambos da Póvoa.
3.3. Francisco Teixeira = Maria Álvares. Ela + a 21.12.1696 em Fontes com manda ao marido. Ele + viúvo em Fontes, a 24.01.1702 nomeando testamenteiro o seu genro João de Moraes-0 novo-. filha conhecida:
4 .1.- Maria Álvares bat. em Fontes a 12.03.1656, filha de Francisco Teixeira da Póvoa da Serra, em Fontes, e de sua mulher. Padrinhos Bastião Martins e sua filha Maria, ambos de Fornelos.
4.2.- Martinho Teixeira * em 27.03.1665 Fontes , e= em Fontes a 12.01.1682, o assento refere a filiação, com Ana de Moraes, filha de João De Moraes - o velho- e de sua mulher Cecília Gonçalves. Ele (Martinho) + Fontes 02.01.1745, ela + idem 26.09.1639.
Tiveram , Filhos nascidos em Fontes:
5,1. - João de Moraes - o novo-, meu transmissor do apelido Moraes, com varonia Teixeira, da Póvoa da Serra,* 27.05.1685 em Fontes.
5.2.- Leonor,* 07.08.1689.
5.3.-Mariana, * 07.10.1595, padrinho Manuel Álvares, de Sedielos
5.4.- Manuel Teixeira, * 14.09.1703.
5.5.- Ventura (sic) de Moraes = Fontes 04.06.1725 com Simão Borges, filho de Filipe Rodrigues e mulher Maria Borges, do Loureiro
6.5.- Josefa de Moraes = Fontes a 30.10.1725 com Manuel Coutinho filho de João Rodrigues e mulher Maria Coutinho, de Sedielos
Cumprimentos
MLM

Reply

Direct link:

Alguém pesquisa na freguesia de Fontes, Santa Marta de Penaguião?

#350409 | PP | 19 sept. 2014 18:23 | In reply to: #350404

Caro confrade João Mamede,

Infelizmente não tenho dados sobre as pessoas que assinala.

Permita-me apenas referir que «da Silveira» julgo que não se refere ao nome da pessoa, mas ao Bairro da Silveira na freguesia de Fontes.

Cumprimentos, PP.

Reply

Direct link:

Alguém pesquisa na freguesia de Fontes, Santa Marta de Penaguião?

#350411 | evieira | 19 sept. 2014 18:49 | In reply to: #350402

Caro confrade,

Qual a data de nascimento do filho mais novo conhecido de Catarina Álvares? É um dado importante para balizarmos a idade desta.

Cps.

Reply

Direct link:

Alguém pesquisa na freguesia de Fontes, Santa Marta de Penaguião?

#350412 | PP | 19 sept. 2014 19:12 | In reply to: #350411

Caro confrade,

O filho mais novo que conheço é o Manuel, que foi baptizado a 23.12.1706; a filha mais velha é a Helena Rebela, que foi baptizada a 16.07.1699.

Mas podem haver outros antes que não encontrei.

Entre o casamento de Catarina Álvares e o primeiro filho conhecido vão mais de 2 anos... (2 anos 2 meses 23 dias)...

Cumprimentos, PP

Reply

Direct link:

Alguém pesquisa na freguesia de Fontes, Santa Marta de Penaguião?

#350413 | PP | 19 sept. 2014 19:15 | In reply to: #350398

Caro confrade Ribeiro de Araújo (e restantes),

Está desvendado o «mistério» da Leonor Correia.

Leonor Correia faleceu a 10.07.1703, na freguesia de Torgueda, Vila Real. Daí eu não ter encontrado filhos em lado nenhum, à excepção do dito António Álvares.

Deve ter falecido muito nova, julgo eu.

Abraço, PP.

Reply

Direct link:

Alguém pesquisa na freguesia de Fontes, Santa Marta de Penaguião?

#350415 | PP | 19 sept. 2014 19:56 | In reply to: #350404

Caro confrade João Mamede,

Como já li alguns livros desta freguesia, já tinha dado com esse apelido. Reparei nele, mas não liguei porque não me interessa.

Mas dei agora com o referido apelido na freguesia de Campeã, Vila Real.

Veja o fólio 71 verso dos assentos de casamento de Campeã, Vila Real - livro de 1686-01-07 a 1699-05-31.

Logo na primeira página vem lá um tal de Alexandre de Mancilha, da freguesia de S. Miguel de Penaguião, Bispado do Porto. Pode dar pistas...

Cumprimentos, PP.

Reply

Direct link:

Alguém pesquisa na freguesia de Fontes, Santa Marta de Penaguião?

#350416 | evieira | 19 sept. 2014 20:22 | In reply to: #350336

Caro confrade

19.5.1682 faleceu Ana Dias viuva, de Fontes. seu filho Gonçalo Pereira...

Será o seu? ou é o que casou com a Cardosa?

Verfiquei também que Souto e Soutelo são dois lugares distintos na freguesia.

Cps.

Reply

Direct link:

Alguém pesquisa na freguesia de Fontes, Santa Marta de Penaguião?

#350418 | evieira | 19 sept. 2014 21:11 | In reply to: #350401

Caro MLM,

A 5.5.1698 faleceu Maria de Morais, solteira, da Vacaria, ficando seus herdeiros seu sobrinho Gonçalo Álvares e sua mulher Filipa da Fonseca, meus antepassados.
Gonçalo Álvares bp.21.9.1659, n.Justos é filho de Baltasar Álvares (fal.1694) e de Isabel Gonçalves (fal. 1691). foram moradores nos Justos.

Seria Maria de Morais irmã de Baltasar Álvares? de Quem seria filha?

Grato.

Cps

Reply

Direct link:

Alguém pesquisa na freguesia de Fontes, Santa Marta de Penaguião?

#350419 | 1385 | 19 sept. 2014 21:34 | In reply to: #350330

Santa Marta de Penaguião Fontes, Cabo da vila Fonseca Carneiro e CORREIA
1 João da Fonseca Carneiro * Fontes ? c. de 1635 e + a 8-1-1688 em Fontes, Cabo da vila com missa de corpo presente e 2 ofícios de 5 clérigos, fez testamento de que sua mer é testamenteira ela e filhos herdeiros. Sepultado dentro da igreja = com Isabel Correia + 7 Agosto 1664 faleceu Isabel Correia fez testamento o marido é o herdeiro, jaz dentro da igreja. Terão tido, entre outros:
2.1.- Domingos f.º de João da Fonseca e de sua mer bap em Fontes a 14 Novembro 1660 pad João Correia filho de Constantino Correia Terá morrido menino.
2.2. -Maria f.º de João da Fonseca do cabo da vila e de sua mer bap em Fontes a 4 Setembro 1672 pad Simeão Pinto Rebelo
2.3. Domingos * Fontes, Cabo da vila, 05.10.1679 padrinho Domingos, filho de Domingos da Fonseca, da Silveira

2.4. - Manuel da Fonseca Carneiro, encontra-se apodado de "o carneirinho" (que segue) = Fontes a 03.08.1699 com Isael Rodrigues, do Tabuadelo, foram testemunhas : Domingos Pinto Guedes, João da Cunha, e (o avô?) João da Fonseca e + a 06.04.1732, no Tabuadelo, Fontes. Tiveram, filha :

3 - Joana da Fonseca * 18.02.1703, em Fontes e = casou idem a 28.02.1729 com João de Moraes e Tiveram:
4 - António de Moraes * 15.10.1739 em Fontes onde = 10.05.1767 com Joana Cardoso, com Maria
Cardoso, f.ª de Manuel Cardoso de Matos, do lugar do Outeiro de Fontes,, que + na mesma a 15-12-
1750, e de sua mer. Maria Martins,
esta última fª de António Rodrigues, + a 12-10-1701, em Fontes, com manda ao genro Manuel
Cardoso. Este Manuel Cardoso (de Matos) seria irmão de Filipa Cardoso, casada a 6-5-1657,
em Fontes, com Diogo Rebelo, prováveis filhos de Manuel Cardoso, de Fontes,
e de s. mer. Isabel de Andrade, +na mesma a 23.11.1656, que suponho apenas irmã de
Constantino Correia e de Maria de Brito, filhos de Petronilha de Andrade, de Fontes.
Manuel Cardoso, marido de Isabel de Andrade, hipotético filho de João Cardoso Osório, de Mafamede, no loc. de Sever Penaguião
Joana Cardoso era neta paterna de Gonçalo Pereira, + a 3-10-1699, e =. a 13.2.1684, idem.; c. Ana de Gouveia, bap., a 3-10-1659 em Fontes, f.ª de Gaspar Rebelo e de sua mer Maria de Gouveia, +. a 2-11-1691, em Fontes. Bisneta paterna de Gonçalo Domingues , + em 12-12-1661, em Fontes, e aí casado a 2-3-1641, com Ana Pereira fª de Simão Pereira ,do Souto,+. a 16-9-1644, em Fontes, e de sua mer, Domingas Jorge, +. a 14-4-1642, idem, com manda a seu genro Gonçalo Domingues
Ana de Gouveia, mer de Gonçalo Pereira, acima, bap., a 5-10-1659, em Fontes, f.ª de Gaspar
Rebelo e de s. mer Maria de Gouveia..
Maria de Gouveia, provável f.ª de Gaspar de Gouveia, de Fontes, + a 24-12-1658, com manda
a seu fº António de Gouveia e genro Pedro Gonçalves
Cumprimentos
MLM

Reply

Direct link:

Alguém pesquisa na freguesia de Fontes, Santa Marta de Penaguião?

#350428 | PP | 20 sept. 2014 00:26 | In reply to: #350419

Caro confrade MLM,

Grato pelos dados partilhados.

Vou iniciar agora a análise destes.

Cumprimentos, PP

Reply

Direct link:

Alguém pesquisa na freguesia de Fontes, Santa Marta de Penaguião?

#350430 | PP | 20 sept. 2014 00:54 | In reply to: #350419

Caro confrade MLM,

Relativamente ao parágrafo dedicado a Joana Cardoso, permita-me algumas sugestões/correcções:

Se aquele for de facto o assento de baptismo de Ana de Gouveia, ela foi baptizada a «sinco»[sic] (cinco) e não a três.

Maria de Gouveia faleceu «Aos mesmos doze dias da era a sima[sic]», que é, portanto, 12 de Dezembro, dado que o assento antecedente é de «doze dias de desembro[sic]».

Gonçalo Domingues casou com Ana Pereira em 1642 «dous»[sic] (dois) e não em 1641.

Gostaria que me informasse, por gentileza, se Gonçalo Pereira e Ana de Gouveia são seus ascendentes.

Cumprimentos, PP.

Reply

Direct link:

Alguém pesquisa na freguesia de Fontes, Santa Marta de Penaguião?

#350431 | PP | 20 sept. 2014 01:04 | In reply to: #350416

Caro confrade,

Julgo que este Gonçalo Pereira não será o "meu".

O "meu" Gonçalo Pereira/Gonçalo Pereira Rebelo é f.º de Gonçalo Domingues e de Ana Pereira.

Estou em crer, embora não estudei se é perto ou longe, que há um lugar conhecido por Souto, na freguesia de Torgueda, Vila Real.

Cumprimentos, PP.

Reply

Direct link:

Alguém pesquisa na freguesia de Fontes, Santa Marta de Penaguião?

#350435 | 1385 | 20 sept. 2014 11:41 | In reply to: #350430

Caro confrade PP
Aos 30.10.1717 neste lugar de Santiago de Fontes donde os contraentes são naturais e moradores perante o vigário da i casaram solenemente com palavras de presente em face da igreja Manuel Cardoso de Matos, f.º de Manuel Cardoso e mer Maria Martins do B. do Outeiro com Ana de Gouveia f.ª de Gonçalo Pereira já defunto e mer Ana de Gouveia do mesmo lugar tta o Pe. Serafim Pinto Nogueira
Este casal tenho-o apontado como meu ascendente.
Queria agradecer-lhe muitíssimo as suas correções que já anotei. A freguesia de Fontes foi uma das primeiras que vi há tantos anos mas guardo memória de a ter achado tão difícil com os seus assentos esqueléticos ou omissos e bastos homónimos, que pedi auxilio a gente mais preparada
Cumprimentos agradecidos
MLM

Reply

Direct link:

Alguém pesquisa na freguesia de Fontes, Santa Marta de Penaguião?

#350436 | 1385 | 20 sept. 2014 12:11 | In reply to: #350330

Caro Confrade
a sua Maria de Moraes, sendo da Vacaria deveria cronologicamente encaixar na geração de Bento de Moraes. mas sobre estes tenho apenas
A ascendência que lhe sugiro resulta de uma proposta de Manuel Abranches de Soveral que estudou os Moraes da freguesia de Sedielos, contígua á de Fontes, Penaguião atendendendo à cronologia, onomástica e residência em Fontes cunhadas de Francisco de Moraes de Sedielos. Mas não se encontra ainda suficientementemente documentada embora seja admissível como proposta

viveu na loc. da Vacaria, em Santiago de Fontes, Penaguião, desde o 1º decénio do séc. XVII.

Surge nos registos paroquiais, como testª, em 14-8-1639. Casou, provavelmente antes de 1625, ainda em Sedielos,
ou já na mesma fregª de Santiago de Fontes, com Domingas Gonçalves, falecida a 10-9-1662, idem,
com manda a seu marido, enquanto Bento de Moraes fal. a 3-3-1670, ibidem, deixando como
herdeiros seus filhos. Foi sepultado dentro da igreja paroquial.
Tiveram:
Filhos:
2.1,Catarina Gonçalves, que lhe dou como filha, embora o assento o não refira nessa qualidade, e apenas
baseado no apelido da proposta mãe, na naturalidade e na presença do pai e casou em
Sedielos a 3 de Fevereiro de 1643 (fl 278 digitalizado do liv I) referida como natural do lugar da Vacaria em
Fontes, mas sem mencionar os pais, com António Francisco do lugar da Ermida, sendo ttas Domingos
Coutinho do lugar da Ermida em Sedielos, Bento de Moraes do lugar da Vacaria em Fontes, e Gaspar
Francisco de Justos, em Fontes.
5 Fev 1616 (fl 202) 1630 Domingas f.ª de De Domingos Coutinho o Novo e mer Francisca Gonçalves, da
Ermida (fl 313) + António Francisco da Ermida 15 Out 1643 com manda à mulher deixou oito missas
(fl 318) + Domingos Coutinho da Ermida 22 Março 1646 com manda ao genro Francisco Garcia.

2.2 -João de Moraes, que segue.
3.2-Domingas, fal. a 10-1-1646, em Fontes.
4.2 - Catarina, bap., a 15-2-1643, em Fontes, sendo pad. Nuno Rodrigues e sua irmã
Domingas, do lugar da ermida de Santa Maria de Sedielos. Suponho que estes padrinhos fossem filhos
de outro Nuno Rodrigues e de sua mulher Maria Gonçalves, do mesmo lugar da Ermida de Santa Maria
de Sedielos. Este último bap em 12 Junho de 1595, em Sedielos, como filho de Gonçalo Roiz e de sua
mulher Isabel Alvares, outrossim moradores no lugar da Ermida, sendo padrinhos Fernão Borges e
Joana Gonçalves, de Medrões. Por seu turno a tta Domingos Coutinho o novo, tambem morador com sua
mulher Francisca Gonçalves no lugar da Ermida, que bap tizaram em 1630 uma filha Domingas, era
irmão de Gonçalo Coutinho que havia casado em Sedielos em 1636 com Ana de Moraes do mesmo
lugar da Ermida e, suponho, de Gaspar Coutinho casado no mesmo ano e freguesia com Maria de
Moraes, estes moradores na Ferraria. Todos filhos de Domingos Coutinho o velho, morador no lugar da
Ermida cuja mulher (não nomeada) morrera em 5 de Agosto de 1620 em Sedielos. Talvez parentes
duma Isabel Coutinho casada com Adão Gonçalves da Sermenha que morreu em 1605 em Sedielos
5.2- Domingos de Moraes, = a 29-4-1658, em Fontes, com Maria Álvares, falecida em Fontes em 5 de
Janeiro 1673, f.ª de Baltazar Álvares, do loc. de Justos, em Fontes, e fal.. a 24-1-11689, em Fontes,
deixando por testamentº o genro Domingos Nogueira e a f.ª Maria de Moraes, que
no entanto ,só casaram em 1692 (o que me leva a questionar se será o mesmo?)
Filhos:
3.1 - Domingos, bap., a 15-8-1660, idem. Fal. menino.
3.2. - Domingos, bap., a 19-4-1672, ibidem, sendo pad Gaspar da Fonseca.
cas., na mesma, com Ana da Fonseca, e tiveram:

4. 1 - Manuel de Moraes, bap., a 19-8-1692, Fontes
4.2 - Helena, bap., a 18-10-1896.

3.3. -Domingas de Moraes, que casou a 20-2-1692, em Fontes, com
Manuel Nogueira.
4.3. - Maria de Moraes, que casou, a troco, na mesma data e local, com
seu cunhado Domingos Nogueira.

6.2 Isabel de Moraes, do Lugar da Póvoa, casou em Fontes 6 de Setembro 1677 com Domingos Gonçalves
de Fornelos TT Domingos Alvares e Domingos André de Fornelos

6.2. - um filho de maior idade, cujo nome não consta do óbito, fal. a 31-3-1668, em
Fontes, deixando o pai ( Bento de Moraes) como herdeiro.

7.2.- Maria de Moraes, casada a 2-8-1670, em Fontes, com Domingos de Freitas, de
Santa Maria de Sedielos, sendo pad do cas. Gonçalo Teixeira - o novo -, abaixo,
.

Filha:
3.1.- Maria de Moraes, que casou em S.ta Maria de Sedielos com Gonçalo
Pereira ( que julgo descender de Domingos Coutinho e sua mulher do
lugar da Ermida, esta última falecida em 5 Agosto 1620 em Sedielos,deixando o marido
testamenteiro( fl 197 do liv I Sedielos), pais de outro Domingos Coutinho casado com Francisca
Gonçalves, referidos em 23 Nov 1632 como residindo na mesma ermida.Este último casal
baptizou em Sedielos em 1630 um filho, por nome Domingos, de que foi padrinho Gonçalo
Pereira Alcoforado, filho de Gonçalo Pereira e de Filipa de Barros da Portela Tiveram:
Filhos

4.1 - Francisco de Moraes Coutinho, que casou a 17-4-1749, Fontes,
com Catarina Pinto do loc. da Vacaria, idem, fª de António
Pinto e de sua mer Felicia Correia.
4.2 - João de Moraes Coutinho, que casou a 28-8-1749, na mesma
Fontes, com sua cunhada Rosa Pinto Correia.fal. a 3-3-1670, ibidem, deixando como
herdeiros seus filhos. Foi sepultado dentro da igreja paroquial

Reply

Direct link:

Alguém pesquisa na freguesia de Fontes, Santa Marta de Penaguião?

#350438 | PP | 20 sept. 2014 12:16 | In reply to: #350435

Caro confrade e parente MLM,

O casal Gonçalo Pereira/Gonçalo Pereira Rebelo e Ana de Gouveia é meu ascendente. Eu descendo de João Rebelo c.c. Maria Correia.

Se interessar, sobre o casal Manuel Cardoso de MATOS e Ana de GOUVEIA, deixo-lhe alguns dados:

A cerimónia foi celebrada pelo «Fr. Boav.ª Alz Nogr.ª Vigr.º desta Igr.ª» (frei Boaventura Álvares Nogueira, vigário desta igreja», tendo sido testemunhas: «Gon.lo Nogr.ª Alz» (Gonçalo Nogueira Álvares), o «P.e» (padre) Serafim «P.to Nogr.ª» (Pinto Nogueira) e «outras mais pessoas todas desta frg.ª (freguesia)».Os nubentes «não receberam as bênçãos por ser tempo proibido». Manuel Cardoso de Matos tinha 18 anos de idade quando casou.

Manuel Cardoso de Matos foi baptizado entre 21.01–21.04.1699: Foi baptizado pelo [padre] Salgado, tendo recebido os «Santos Óleos»; foram padrinhos de baptismo: Pedro Correia, «do mesmo Outeiro», Lugar de Fontes, freguesia de Fontes, Santa Marta de Penaguião, e Ana, solteira, «de Crestelo» (Lugar de Crestelo) da dita freguesia; foram testemunhas: «An.to Miz» (António Martins), «M.el Roiz» (Manuel Rodrigues), «G.lo» (Gonçalo) Camelo, [ilegível] da Silva, «e outros mais q (que) presentes estavam».

A dita cerimónia ter-se-à realizado no dia 21. Embora não seja legível o mês, atendendo à colocação deste assento de baptismo no livro, esta cerimónia deverá ter ocorrido entre 21 de janeiro e 21 de abril de 1699.

Em 1760-12-22, Manuel Cardoso de Matos testemunha no casamento da sua sobrinha Ana Rebela (Cf. IGREJA CATÓLICA, Livro de Assentos de Casamento de Fontes - Santa Marta de Penaguião (1745-01-14 a 1778-05-24) (Fontes, Santa Marta de Penaguião, Vila Real, Portugal, Paróquia de Fontes, 1745-01-14 a 1778-05-24), Arquivo Distrital de Vila Real, Avenida Almeida Lucena, n.º 5, 5000-660 Vila Real, PORTUGAL, D02/C007/E06/P3/UD.Cx PSMP03-06, fólio 34, assento de 1760-12-22).

Concordo em absoluto consigo - esta freguesia não é nada fácil, atendendo aos inúmeros homónimos e detalhes escassos nos assentos.

Se me permite ainda, embora de difícil leitura, estou em crer que o mês de casamento de Manuel Cardoso de Matos foi «Nobr.º»[sic] (Novembro). Não é fácil a leitura, devido a um borrão, mas parece-me sinceramente um «N».

Grato pela partilha de informação, cordiais cumprimentos, PP.

Reply

Direct link:

Alguém pesquisa na freguesia de Fontes, Santa Marta de Penaguião?

#350449 | GoldenDays | 20 sept. 2014 16:18 | In reply to: #350330

Caros Confrades,

A informação que muito agradeço aqui colocada pelos diferentes Confrades é vasta e a sua análise vai-me levar algum tempo. Por tal motivo vou colocar progressivamente as minhas dúvidas/questões de forma isolada a fim de não me “perder” neste emaranhado de lugares próximos e famílias.

Assim, ao Confrade Morais 1385, visto que partilha o apelido Morais, gostaria de colocar a seguinte questão:

- Tenho uma 8ª avó CATARINA DE MORAIS cc ANDRÉ FERNANDES em 1679-07-02 em Sedielos. No assento [PT-ADVRL-PRQ-PPRG09-002-189_m0030.tif] diz que ele era de Fontes e ela do Lugar da Sermanha em Sedielos. Será que esta Catarina poderá ser a filha de BENTO DE MORAIS que refere com o mesmo nome?

A “Catarina” filha de Bento de Morais, é batizada em 1643-02-15 em Fontes como refere, mas não diz onde nasceu. Dada a proximidade entre os lugares, embora de paróquias diferentes, e a ligação familiar entre os mesmos que menciona parece-lhe credível esta possibilidade? Conhece o cônjuge desta Catarina ou a sua descendência?

Não encontrei qualquer casamento de Catarina de Morais em Fontes após a data de nascimento em 1643 e 1685 (a primeira data que tenho do nascimento de uma filha do referido casal). Os filhos que identifiquei todos batizados em Fontes apesar do casamento dos pais ter sido em Sedielos foram os seguintes:

- Helena, B. 1685-04-24 (Fontes, do Lugar do Ribeiro)
- Manuel, B. 1688-05-22 (Fontes, do Lugar do Ribeiro)
- António, B. 1690-10-08 (Fontes, do Lugar do Ribeiro)
- Josefa, B. 1691-1695 (Fontes, do Lugar do Vale)

NOTA: Esta CATARINA DE MORAIS, casada com ANDRÉ FERNANDES foi também madrinha de batismo em 1684-07-14 de ANA, filha de PEDRO MANUEL DE AZEVEDO e MARIA, solteira, filha de CATARINA DA FONSECA, também solteira, de Cabo de Vila (Fontes).

Aguardo com interesse os seus prezados comentários e reitero os meus agradecimentos por toda a informação que gentilmente disponibilizou.

Cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Reply

Direct link:

Alguém pesquisa na freguesia de Fontes, Santa Marta de Penaguião?

#350454 | João Mamed | 20 sept. 2014 19:51 | In reply to: #350330

Caro PP

Obrigado pela sua mensagem.
Realmente, e talvez devido à quantidade de Domingos da Fonseca existentes em Fontes nessa altura, o topônimo Silveira vinha associado ao nome, mas não chegou a passar a apelido.

Meus cumprimentos
João Mamede

Reply

Direct link:

Alguém pesquisa na freguesia de Fontes, Santa Marta de Penaguião?

#350455 | João Mamed | 20 sept. 2014 19:55 | In reply to: #350330

Caro PP

Obrigado pela dica. Existem muitos Mancilhas no concelho, mas nem por isso em Fontes, por isso é provável que a dita Maria de Manislha talvez tivesse vindo de fora ou talvez os seus pais não usassem esse apelido.

Meus cumprimentos
João Mamede

Reply

Direct link:

Alguém pesquisa na freguesia de Fontes, Santa Marta de Penaguião?

#350456 | 1385 | 20 sept. 2014 20:32 | In reply to: #350330

Caro Confrade Ribeiro de Araújo
Apesar de uma investigação bastante cuidada Abranches de Soveral e eu não localizamos o batizado de Bento de Moraes em Fontes, o que era normal porque os registos de batismo não recuam o suficiente. Nem outros Moraes contemporâneos de Bento visto que o apelido se encontra ausente em Fontes nos primeiros assentos.
Mas constatamos ligações dos Moraes de Fontes a Sedielos freguesia onde o apelido é antigo, frequente e se encontra entroncado.
Como o Bento de Moraes me passouum apelido que ainda uso (na linha materna e com varonia Teixeira de Fontes) tanto o Soveral como eu nos esforçamos por confirmar esta "suspeita". Mas aquilo que se segue não passa de alguns fatos e muita hipótese sem suporte documental irrecusável É pena, mas não passa disso.
Embora tanto Abranches de Soveral como eu tenhamos estudado exaustivamente os paroquiais da vizinha freguesia de Sedielos não encontramos o baptismo deste Bento pelo que parece admíssivel que tenha nascido em Fontes onde os baptismos não recuam tanto


Esta Filiação proposta em Francisco de Moraes da contígua Sedielos é avançada nos termos do levantamento e reconstituição genealógica dos Moraes de Sedielos, Sever, S.ta Comba de Lobrigos, Fontes, Mafamedes e Moura Morta efectuado por Manuel Abranches de Soveral (2009). E baseia-se no facto de irmãs de Pascoa de Medeiros terem residido documentadamente em Fontes onde, no período inicial dos paroquiais (3.ª decada de seiscentos) não existir menção de quaiaquer outras Moraes a não serem estes residentes na Vacaria

n. cerca de 1581 no Outeiro, indo pequeno para Sermanha, onde vivia quando fal. pobre a 17.12.1647, ficando de lhe fazer os bens alma sua mulher Páscoa de Medeiros, que devia ser natural de S. Tiago de Fontes (Stª Marta de Penaguião), onde terão casado cerca de 1612, pois o seu casamento não consta em Sedielos, e vivido pelo menos durante os primeiros anos de casados, pois não constam em Sedielos os baptismos dos filhos. Esta Páscoa de Medeiros seria filha de um (André?) Pinto.


Mesão Frio 2 Outubro 1583 bap. Maria f.ª de Gonçalo Teixeira e mer Beatriz de Moraes PP António Pereira e M.ª de Azevedo mer de Francisco Leme; idem 20 Julho 1601 Diogo f.ª de Gonçalo Teixeira e mer Beatriz de Moraes PP Cristóvão Rebelo e Petronilha Pinto mer de Gonçalo Rebelo (Pinto)
(fl 37) na mesma freg.ª a 22 Out 1601 bapt Francisco filho de Maria de Jazente Pad Belchior Teixeira, mad Isabel de Moraes, todos desta vila




Medrões 28 Janeiro 1598 bapt Ana f.ª de Gaspar de Moraes e mer pad Luis Coelho e a mer de Gergório Alvares fl 21
20 Dezembro 1599 bapt Maria f.ª de André Coelho e mer pad Gaspar de Moraes e Juliana Pinto de paradela fl 23
29 de Agosto 1601 bapt mad Joana de Moraes fl 26, fl 29 Joana f.ª de Alvaro Fernandes de Maram 1564
1564 Diogo do Vale f.º de Gregório do Vale
15 Agosto de 1605 bapt Cecilia f.ª de Andre Coelho e de Joana Pinta pad domingos Garcês e Sabastiana de Araujo
fl 35 1605 Francisco de Moraes
14 Nov 1607 José f.º de Andre Coelho e Joana Pinto Pad Luis Coelho e Petronilha de Araujo mer de Luis Garcês de Sedielos fl 39; fl 39 1608 Petronilha Coelho mer de Gaspar de Moraes, do sobrado fl 46 Gaspar e Petronilha do sobrado 1612 fl 49 Gaspar f.- de João Ramalho e Ana de Moraes bap 16 Fev 1614 pad Gaspar Domingues e Andreza de Mesquira, de Silvares fl 52 joão Ramalho do sobrado e Luisa f.ª de de gaspar de moraes Fl 53 Luísa f.ª de Gaspar de Moraes

Aos 15 de Abril de 1599 casaram em Medrões António Gonçalves do Ermígio com Joana de Moraes do Sobrado TT André Coelho e Luís Coelho fl 114; fl 112 aos 9 de Fev 1593 casou Gaspar de Moraes f.º de de Ana de Moraes e de seu marido Domingos Gonçalves, moradores nas Assoreiras da freg.ª de Sedielos com Petronilha Coelho filha que foi de Simão Coelho e de sua mer Isabel Afonso TT Gonçalo Teixeira e Clemente Gonçalves e Melchior Domingues e gaspar Domingues e outras muitas pessoas assina Luís Coelho cura desta freguesia
6 Agosto 1657 João Leite f.º de Domingos Leite já defunto se recebeu com Ana de Moraes f.ª de António de Moraes de Chuqueiros já defunto
Crismada em 1620 por D. Rodrigo da Cunha Luisa f.ª de Petronilha Coelho
Petronilha Coelho viuva do lugar do sobrado Sobrado morreu 10 Abril de 1630 por testamenteiro ficou Gaspar da Fonseca seu genro do mesmo lugar.
Luisa Guedes mer de Gaspar da Fonseca do lugar do Sobrado morreu a 27 Agosto 1631 fez manda ao marido
7 Dezembro 1593 Gaspar Guedes de Moraes S. Miguel de Lobrigos FL 35 Pedro de Moraes de Moura Morta

Reply

Direct link:

Alguém pesquisa na freguesia de Fontes, Santa Marta de Penaguião?

#350457 | 1385 | 20 sept. 2014 20:39 | In reply to: #350330

MORAIS /MORAES
Caro Confrade Ribeiro de Araújo.
Continuação do post antecedente

1 Dinis de Moraes n. cerca de 1568 certamente nas Assoreias e fal. depois de 1625, mas não encontrei o óbito em Sedielos. A 3.6.1601 foi padrinho em Sedielos, aparecendo como Dinis de Moraes, do Outeiro de Cima, voltando a ser padrinho em 1602. Para em 1601 viver no Outeiro de Cima, quer dizer que aí teria casado uma 1ª vez, com mulher (a) que ainda desconheço, cerca de 1590, da qual terá ficado viúvo cerca de 1604. Casou 2ª vez cerca de 1607 em Sermenha, onde passou a viver, com Maria Álvares Pereira (b), que primeiro aparece Maria Álvares e depois Maria Pereira e que foi crismada com seus filhos Maria, António e Catarina a 28.10.1620. Talvez a Maria Pereira, de Sermenha, que fal. a 12.9.1648.



Também alguns de nós ficaram com a "sensação" de que os Moraes do lugar da Vacaria em Fontes viriam da vizinha freguesia de Sedielos, tanto mais que nos primeiros assentos de Fontes não topamos o apelido, vulgar em Sedielos. O que se segue constitui para nós, especulação plausível mas não suportada pela evidência das fontes.
Embora tanto Abranches de Soveral como eu tenhamos estudado exaustivamente os paroquiais da vizinha freguesia de Sedielos não encontramos o batismo deste Bento de Moraes morador no lugar da Vacaria, em Fontes,pelo que parece admissível que tenha nascido em Fontes onde os batismos não recuam tanto o suficiente


Esta Filiação proposta em Francisco de Moraes da contígua Sedielos é avançada nos termos do levantamento e reconstituição genealógica dos Moraes de Sedielos, Sever, S.ta Comba de Lobrigos, Fontes, Mafamedes e Moura Morta efetuado por Manuel Abranches de Soveral (2009). E baseia-se no facto de irmãs de Pascoa de Medeiros terem residido documentadamente em Fontes onde, no período inicial dos paroquiais (3.ª década de seiscentos) não existir menção de quaisquer outras Moraes a não serem estes residentes na Vacaria

n. cerca de 1581 no Outeiro, indo pequeno para Sermanha, onde vivia quando fal. pobre a 17.12.1647, ficando de lhe fazer os bens alma sua mulher Páscoa de Medeiros, que devia ser natural de S. Tiago de Fontes (Stª Marta de Penaguião), onde terão casado cerca de 1612, pois o seu casamento não consta em Sedielos, e vivido pelo menos durante os primeiros anos de casados, pois não constam em Sedielos os baptismos dos filhos. Esta Páscoa de Medeiros seria filha de um (André?) Pinto.


Mesão Frio 2 Outubro 1583 bap. Maria f.ª de Gonçalo Teixeira e mer Beatriz de Moraes PP António Pereira e M.ª de Azevedo mer de Francisco Leme; idem 20 Julho 1601 Diogo f.ª de Gonçalo Teixeira e mer Beatriz de Moraes PP Cristóvão Rebelo e Petronilha Pinto mer de Gonçalo Rebelo (Pinto)
(fl 37) na mesma freg.ª a 22 Out 1601 bapt Francisco filho de Maria de Jazente Pad Belchior Teixeira, mad Isabel de Moraes, todos desta vila




Medrões 28 Janeiro 1598 bapt Ana f.ª de Gaspar de Moraes e mer pad Luis Coelho e a mer de Gergório Alvares fl 21
20 Dezembro 1599 bapt Maria f.ª de André Coelho e mer pad Gaspar de Moraes e Juliana Pinto de paradela fl 23
29 de Agosto 1601 bapt mad Joana de Moraes fl 26, fl 29 Joana f.ª de Alvaro Fernandes de Maram 1564
1564 Diogo do Vale f.º de Gregório do Vale
15 Agosto de 1605 bapt Cecilia f.ª de Andre Coelho e de Joana Pinta pad domingos Garcês e Sabastiana de Araujo
fl 35 1605 Francisco de Moraes
14 Nov 1607 José f.º de Andre Coelho e Joana Pinto Pad Luis Coelho e Petronilha de Araujo mer de Luis Garcês de Sedielos fl 39; fl 39 1608 Petronilha Coelho mer de Gaspar de Moraes, do sobrado fl 46 Gaspar e Petronilha do sobrado 1612 fl 49 Gaspar f.- de João Ramalho e Ana de Moraes bap 16 Fev 1614 pad Gaspar Domingues e Andreza de Mesquira, de Silvares fl 52 joão Ramalho do sobrado e Luisa f.ª de de gaspar de moraes Fl 53 Luísa f.ª de Gaspar de Moraes

Aos 15 de Abril de 1599 casaram em Medrões António Gonçalves do Ermígio com Joana de Moraes do Sobrado TT André Coelho e Luís Coelho fl 114; fl 112 aos 9 de Fev 1593 casou Gaspar de Moraes f.º de de Ana de Moraes e de seu marido Domingos Gonçalves, moradores nas Assoreiras da freg.ª de Sedielos com Petronilha Coelho filha que foi de Simão Coelho e de sua mer Isabel Afonso TT Gonçalo Teixeira e Clemente Gonçalves e Melchior Domingues e gaspar Domingues e outras muitas pessoas assina Luís Coelho cura desta freguesia
6 Agosto 1657 João Leite f.º de Domingos Leite já defunto se recebeu com Ana de Moraes f.ª de António de Moraes de Chuqueiros já defunto
Crismada em 1620 por D. Rodrigo da Cunha Luisa f.ª de Petronilha Coelho
Petronilha Coelho viuva do lugar do sobrado Sobrado morreu 10 Abril de 1630 por testamenteiro ficou Gaspar da Fonseca seu genro do mesmo lugar.
Luisa Guedes mer de Gaspar da Fonseca do lugar do Sobrado morreu a 27 Agosto 1631 fez manda ao marido
7 Dezembro 1593 Gaspar Guedes de Moraes S. Miguel de Lobrigos FL 35 Pedro de Moraes de Moura Morta

Reply

Direct link:

Alguém pesquisa na freguesia de Fontes, Santa Marta de Penaguião?

#350462 | NFA | 20 sept. 2014 21:32 | In reply to: #350330

Curiosamente a linha da varonia da minha mãe é "Guedes de Morais" da Quinta do Covo em Santa Maria de Sedielos mais precisamente João de Morais + no Covo em 10.2.1695 e é pai de João de Morais o novo.
Este apelido materno que mantenho, terminará na minha geração.

João de Magalhães e Morais

Reply

Direct link:

Alguém pesquisa na freguesia de Fontes, Santa Marta de Penaguião?

#350465 | 1385 | 20 sept. 2014 22:07 | In reply to: #350330

Caro Magalhães e Morais
Posso estar a fazer confusão mas estou em crer que esses seus Morais (se é que você não o sabia já) foram entroncados com bastante segurança pelo Manuel Abranches de Soveral e poderão encontrar-se on line nas obras dele.
Desejando uma boa e tranquila noite o
MLM

Reply

Direct link:

Alguém pesquisa na freguesia de Fontes, Santa Marta de Penaguião?

#350466 | GoldenDays | 20 sept. 2014 22:16 | In reply to: #350330

Caro Confrade MLM,

Agradeço a informação detalhada que me enviou sobre os estudos conduzidos acerca dos Morais de Sedielos e Fontes.

Depreendo que não tem resposta para a minha pergunta sobre a Catarina de Morais casada em Sedielos ser ou não a filha “Catarina” de Bento de Morais, nem lhe conhecer o matrimónio nem a descendência.

Assim sendo fica mais uma suposição (esta do meu lado) em aberto porque até melhor ou cabal explicação suspeito que se trata da mesma pessoa.

Com os meus agradecimentos e melhores cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Reply

Direct link:

Alguém pesquisa na freguesia de Fontes, Santa Marta de Penaguião?

#350469 | 1385 | 20 sept. 2014 22:27 | In reply to: #350330

A ascendência que lhe sugiro resulta de uma proposta de Manuel Abranches de Soveral que estudou os Moraes da freguesia de Sedielos, contígua á de Fontes, Penaguião atendendendo à cronologia, onomástica e residência em Fontes cunhadas de Francisco de Moraes de Sedielos. Mas não se encontra ainda suficientementemente documentada embora seja admissível como proposta

viveu na loc. da Vacaria, em Santiago de Fontes, Penaguião, desde o 1º decénio do séc. XVII.
Caro Confrade Ribeiro de Araújo

Catarinas nesta linha e período só encontrei duas
Filha de Bento de Morais
2.1,Catarina Gonçalves, que lhe dou como filha, embora o assento o não refira nessa qualidade, e apenas
baseado no apelido da proposta mãe, na naturalidade e na presença do pai e casou em
Sedielos a 3 de Fevereiro de 1643 (fl 278 digitalizado do liv I) referida como natural do lugar da Vacaria em
Fontes, mas sem mencionar os pais, com António Francisco do lugar da Ermida, sendo ttas Domingos
Coutinho do lugar da Ermida em Sedielos, Bento de Moraes do lugar da Vacaria em Fontes, e Gaspar
Francisco de Justos, em Fontes.
5 Fev 1616 (fl 202) 1630 Domingas f.ª de De Domingos Coutinho o Novo e mer Francisca Gonçalves, da
Ermida (fl 313) + António Francisco da Ermida 15 Out 1643 com manda à mulher deixou oito missas
(fl 318) + Domingos Coutinho da Ermida 22 Março 1646 com manda ao genro Francisco Garcia.

2.2 -João de Moraes, que segue.
3.2-Domingas, fal. a 10-1-1646, em Fontes.
4.2 - Catarina, bap., a 15-2-1643, em Fontes, sendo pad. Nuno Rodrigues e sua irmã
Domingas, do lugar da ermida de Santa Maria de Sedielos. Suponho que estes padrinhos fossem filhos
de outro Nuno Rodrigues e de sua mulher Maria Gonçalves, do mesmo lugar da Ermida de Santa Maria
de Sedielos. Este último bap em 12 Junho de 1595, em Sedielos, como filho de Gonçalo Roiz e de sua
mulher Isabel Alvares

Reply

Direct link:

Alguém pesquisa na freguesia de Fontes, Santa Marta de Penaguião?

#350473 | PP | 20 sept. 2014 23:09 | In reply to: #350419

Caro confrade MLM,

Permita-me mais uma achega: Manuel da Fonseca Carneiro faleceu no mês de «Mayo».

António de Morais casou com Joana Cardoso e, se entendi correctamente, com Maria Cardoso, f.ª de Manuel Cardoso de Matos?

Cumprimentos, PP.

Reply

Direct link:

Alguém pesquisa na freguesia de Fontes, Santa Marta de Penaguião?

#350481 | 1385 | 21 sept. 2014 09:36 | In reply to: #350330

Caro Confrade PP
Muito obrigado pela sua retificação do mês . De fato relendo o post que enviei concluo que está confuso grato pela chamada de atenção e vamos tentar a corrigir,
António de Moraes tenho-o como * Fontes 15.10.1739 e aí casado 10.05.1767 com Joana Cardoso. Esta última * idem 12.04.1744, filha de Pedro Rebelo, morador no bairro do Outeiro que havia casado em Fontes 29.11.1732 com Maria Cardoso, esta sim filha do tal Manuel Cardoso de Matos, todos meus ascendentes.
Com os cumprimentos reconhecidos do
MLM

Reply

Direct link:

Alguém pesquisa na freguesia de Fontes, Santa Marta de Penaguião?

#350482 | PP | 21 sept. 2014 11:09 | In reply to: #350481

Caro confrade MLM,

É graças à partilha de dados que podemos evoluir, comparar e conferir os nossos dados.

Felizmente a grande maioria dos confrades - por isso se chamam confrades - já reconheceu as vantagens da partilha de dados.

Também graças a si já corrigi o nome de Constantino Correia, que tinha lido mal, e nem sei porquê pois é tão claro...

E por falarmos em pequenas gralhas, que não beliscam os nossos trabalhos: Pedro Rebelo c.c. com Maria Cardoso em 1722.

Grato uma vez mais pelos dados enviados, que aos poucos vou estudando e conferindo.

Cordiais cumprimentos, PP.

Reply

Direct link:

Alguém pesquisa na freguesia de Fontes, Santa Marta de Penaguião?

#350491 | GoldenDays | 21 sept. 2014 14:38 | In reply to: #350330

Caro Confrade João Mamede,

Segundo informação disponível num site da Família de Manuel Gualberto Fonseca de Carvalho do My Heritage a que acedi o “seu” Domingos da Fonseca Silveira nasceu em 14 de Novembro de 1660 (que confirmei em PT-ADVRL-PRQ-PSMP03-001-145_m0037.jpg). Nesse assento diz que é filho de João da Fonseca e de sua mulher do Lugar de Fontes.

A informação a que acedi diz que os pais foram: João da Fonseca e Maria da Fonseca e que casou com Maria Martins, de quem teve Domingos da Fonseca Silveira “O Novo” que casou com Maria da Fonseca Silveira (nascida “de Mansilha”). Tiveram, a 12 de Setembro de 1681, João da Fonseca.

Posteriormente verifiquei que já anda pelo menos desde 2008 à procura dos ascendentes de Maria de Mansilha. Neste tópico http://geneall.net/pt/forum/7596/familia-mansilha-portugal-e-espanha/ identifica-se mesmo como descendente de João Gualberto da Fonseca!

Assim sendo não sei se ajudei ou se lhe estou apenas a dar informação familiar que já conhecia!

Cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Reply

Direct link:

Alguém pesquisa na freguesia de Fontes, Santa Marta de Penaguião?

#350494 | João Mamed | 21 sept. 2014 15:22 | In reply to: #350330

Caro confrade Ribeiro de Araújo

Muito obrigado pela sua mensagem.

Realmente o Manuel Gualberto é meu parente e já andamos em busca de informações sobre a Mª. de Mansilha há uns anos. É um caso encravado, que volta e meia, regresso.

Se reparar melhor a dedução genealógica que descreve não pode estar correta:

1º Domingos da Fonseca, da Silveira, segundo diz é filho de João da Fonseca e de Maria da Fonseca e terá nascido em 1666 no Lugar de Fontes, então não seria do Lugar da Silveira?
2º Se nasceu em 1666 como poderia o seu filho Dos da Fca, da Silveira, o novo, casar em 1680 e ter um filho em 1681?

Impossível!

Eu não tenho aqui as minhas fontes, mas logo que as tiver comigo, volto a comentar.

Mais uma vez, muito obrigado pelo seu interesse.
Meus cumprimentos,
João Mamede

Reply

Direct link:

Alguém pesquisa na freguesia de Fontes, Santa Marta de Penaguião?

#350495 | GoldenDays | 21 sept. 2014 16:19 | In reply to: #350330

Caro Confrade João Mamede,

Boa sorte na sua pesquisa. Aqui lhe deixo apenas duas achegas ao seus comentários:

a) Fontes é uma vila antiga e Silveira é um lugar dessa vila cf. http://www.cm-smpenaguiao.pt/PageGen.aspx?WMCM_PaginaId=28592. Se nasceu no Lugar da Silveira então nasceu em Fontes.

b) Referi 1660, e não 1666, como ano de nascimento do Domingos da Fonseca Silveira, de acordo com o site que citei e o assento que confirmei. De qualquer forma não invalida o erro da dedução genealógica que descreve referido no site e com o qual concordo.

Cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Reply

Direct link:

Alguém pesquisa na freguesia de Fontes, Santa Marta de Penaguião?

#350497 | PP | 21 sept. 2014 16:42 | In reply to: #350419

Caro confrade MLM,

Uma pequena achega: note que o fólio onde consta o assento de casamento de Manuel da Fonseca Carneiro e Isabel Rodrigues se encontra rasgado.

Posto isto, apenas se consegue ler: «Aos três dias do mês d[fólio rasgado]». Parece, de repente, «de Agosto», mas se reparar com atenção é «de Affon.ca»[sic] (da Fonseca), porém, tal já está no fólio seguinte por causa do dito rasgão.

Cordiais cumprimentos, PP.

Reply

Direct link:

Alguém pesquisa na freguesia de Fontes, Santa Marta de Penaguião?

#350504 | 1385 | 21 sept. 2014 20:41 | In reply to: #350330

Caro confrade PP

Mais uma vez muitíssimo obrigado pelas muito oportunas, e sempre bem-vindas chamadas de atenção.
Já não tenho apontamentos de Fontes, ou se os tenho estão em lugar ignoto.
Desde que comecei a envelhecer mais depressa uma das minhas alegrias é aprender e outra corrigir e emendar o que posso.
Fiquei progressivamente blindado contra uma série de vaidadezinhas e suscetibilidades que tendem a urticar-nos noutras fases da vida. E, creia, que tenho plena consciência de como é salutar e útil ter a sorte de existir quem tenha a paciência e o interesse em melhorar o que fizemos
Cumprimentos muito cordiais
MLM

Reply

Direct link:

Alguém pesquisa na freguesia de Fontes, Santa Marta de Penaguião?

#350522 | NFA | 22 sept. 2014 17:41 | In reply to: #350330

Caro Confrade

Quando refere no último paragrafo:

"Luisa Guedes mer de Gaspar da Fonseca do lugar do Sobrado morreu a 27 Agosto 1631 fez manda ao marido7 Dezembro 1593 Gaspar Guedes de Moraes S. Miguel de Lobrigos FL 35 Pedro de Moraes de Moura Morta"

Qual será o assento e seu conteúdo (óbito ou casamento 7 de Dezembro de 1593) em que estas testemunhas tio e sobrinho estão aqui mencionadas?

Com os meus cumprimentos,

João de Magalhães e Morais

Reply

Direct link:

Alguém pesquisa na freguesia de Fontes, Santa Marta de Penaguião?

#350543 | 1385 | 23 sept. 2014 14:57 | In reply to: #350330

Pacientes Confrades possível ramo de Cão de Meireles (Vila Real?) em Fontes
Ao Confrade Guedes de Morais já sugeri que visse o titulo de Morais de Sedielos de Manuel Abranches de Soveral, onde ficou tudo quanto investigamos e está on line, julgo eu.
Aos Confrades PP E Ribeiro de Araújo deixo nota do seguinte :
Sem excessiva convicção dei como pais de Manuel da Fonseca Carneiro a João da Fonseca Carneiro e Isabel de Andrade sua mulher, todos de Fontes, Penaguião.Sobre esta última tenho a seguinte nota que, a esta distância temporal, já não me lembro exatamente de onde a deduzi
Petronilha de Andrade, fª de Manuel Dias Pimenta e de sua mer Francisca de Brito, foi mulher do lic. Gonçalo Pinto Ribeiro, ( Gayo, títº de Vasconcelos, § 83 nº 18 ), possível prima de Damião de Brito, de Fontes, fº de Suzana de Azevedo, que + em Fontes, a 1-11-1641, com manda a seu fº Damião de Brito, e ao genro João Pinto de Freitas, da Balouta, este último foi cas. c. Ana Correia (ou Botelho) filha da supracitada Suzana de Azevedo.Damião de Brito casou c. Maria de Barros, + a 18-3-1647, e tiveram, entre outros filhos,Ana Botelho (ou Correia) casada com Sebastião Cão de Meireles, +14-3-1661,idem, c.g. De sublinhar que na mesma freguesia faleceu a 7-4-1647 uma Maria Cão mer de (Gonçalo Taveira?).
Nota de M. Lamas de Mendonça.

Reply

Direct link:

Alguém pesquisa na freguesia de Fontes, Santa Marta de Penaguião?

#350553 | NFA | 23 sept. 2014 18:28 | In reply to: #350330

Caro Confrade

Eu tenho conhecimento do Site on line dos Morais de Sedielos do Manuel Abranches Soveral, que de facto auxiliou-me imenso nesta minha linha materna "Guedes de Morais da Quinta do Covo"

Mas o que lhe peço é o assento (o seu conteúdo) quando refere ao paragrafo onde estão mencionados:
7 Dezembro 1593 Gaspar Guedes de Moraes S. Miguel de Lobrigos FL 35 Pedro de Moraes de Moura Morta"

Pelas indicações do Manuel Soveral o GGM é tio do PM (filho do Francisco Guedes de Morais) ambos seriam filhos de Domingos Gonçalves e Ana de Morais, sendo assim se justificaria a alternância dos nomes Guedes/Morais na descendência dos mencionados.., que no sec. XVII e em Sedielos faz jus a esta regra.

Com os meus cumprimentos,

João de Magalhães e Morais

Reply

Direct link:

Alguém pesquisa na freguesia de Fontes, Santa Marta de Penaguião?

#350555 | 1385 | 23 sept. 2014 19:03 | In reply to: #350330

Caro João de Magalhães e Morais
Atrevi-me a indicar-lhe o Manuel A de S uma vez que, tendo ele publicado tudo o que fomos recolhendo, e não tinha ficado convencido do "entronque" verosímil" mas anémico de prova do meu Bento de Moraes, apaguei as minhas notas porque o PC cá de casa continua atafulhado, e podia sempre consultá-lo on line.
Por favor não pense que foi por desleixo ou falta de solidariedade que lhe não dei resposta direta.
Revendo o pouco que ficou tenho apenas este apontamento que não sei se interessa

Moraes, Gaspar n. cerca de 1567, que foi padrinho em Sedielos a 5.9.1590, 7.6.1592 e 13.7.1616. Não volta a aparecer nem encontrei o seu óbito (VER). É possível que tenha casado e passado a viver numa freguesia vizinha. Deve ser o Gaspar Guedes de Moraes que em 1593 foi padrinho em S. Miguel de Lobrigos.

Baltazar Gonçalves, n. cerca de 1564, que viveu nas Asoreiras, onde fal. a 1.11.1626, deixando obrigação de 30 missas e para a igreja um carneiro, dois alqueires de trigo e dois almudes de vinho, e herdeiros seus filhos e seu genro André Álvares. Casou com Leonor de Andrade, já casada quando foi madrinha em 1590, e que aí fal. a 31.3.1611.
Domingos Gonçalves, morador nas Asoreiras, n. cerca de 1538 e fal. a 20.11.1605, ib.
Ana de Moraes, n. cerca de 1542, provavelmente em Stª Comba de Lobrigos, e fal. a 7.2.1597 em Sedielos, onde terá herdado de sua mãe parte da quinta de Asoreiras. O facto de um filho seu se chamar Francisco Guedes praticamente documenta a sua filiação. Não sei se casou uma ou duas vezes. Mas é a Ana de Moraes, mulher de Domingos Gonçalves, das Asoreiras, que a 11.7.1593 foi madrinha em Sedielos, com o subdiácono Pedro Guedes como padrinho, de Isabel, filha de Francisco Cardoso e Beatriz Machado, de Sermanha. Casou cerca de 1562 com Domingos Gonçalves, morador nas Asoreiras, n. cerca de 1538 e fal. a 20.11.1605, ib.
Tenho muita pena que não possa transmitir o Morais. Eu também não o fiz, mas tratava-se de um ramo aparentemente desligado do tronco
Aceite, peço-lhe, as minhas desculpas por tão fracos préstimos
MLM

Reply

Direct link:

Alguém pesquisa na freguesia de Fontes, Santa Marta de Penaguião?

#350558 | NFA | 23 sept. 2014 19:39 | In reply to: #350330

Meu Caro Confrade

Muito obrigado pela sua pronta resposta e já fiquei elucidado com as referências enviadas. pois pensei que poderia ter algo mais que eu desconhecesse!

Grato pelo seu cuidado.

Com os meus cumprimentos,

João de Magalhães e Morais

Reply

Direct link:

Alguém pesquisa na freguesia de Fontes, Santa Marta de Penaguião?

#350575 | PP | 24 sept. 2014 13:17 | In reply to: #350555

Caro João de Magalhães e Morais,

Por curiosidade e pelo facto de falar em Sedielos, Peso da Régua, informo que José António de Meireles Vidal Barreto de Morais, que nasceu a 15.12.1800, na Casa de Sermanha, Lugar de Sermanha, Sedielos, Peso da Régua, é meu parente.

Os nossos ascendentes comuns são Domingos de Meireles e de Leonor Neta, que casaram a 12.06.1651, Igreja de São Pedro, Raimonda, Paços de Ferreira.

Cumprimentos, PP.

Reply

Direct link:

Alguém pesquisa na freguesia de Fontes, Santa Marta de Penaguião?

#350608 | PP | 25 sept. 2014 19:14 | In reply to: #350332

Caro confrade MLM,

Se interessar este dado, a 25.06.1641, em Fontes, falece Isabel, escrava de «Arcangera, A Sanhuda».

Tenho algumas dúvidas na leitura da palavra «escrava»...

Cordiais cumprimentos, PP.

Reply

Direct link:

Alguém pesquisa na freguesia de Fontes, Santa Marta de Penaguião?

#350610 | PP | 25 sept. 2014 19:41 | In reply to: #350332

Caro confrade MLM,

Se interessar, há um Amador Rebelo filho de Catarina Vaz, esta falecida a 11.10.1651, em Fontes.

Cordiais cumprimentos, PP

Reply

Direct link:

Alguém pesquisa na freguesia de Fontes, Santa Marta de Penaguião?

#350617 | PP | 25 sept. 2014 21:53 | In reply to: #350469

Caro confrade,

Se interessar a informação, em 18.10.1668 faleceu uma filha de Bento de Morais, do Lugar da Vacaria, frg.ª de Fontes.

Cumprimentos, PP.

Reply

Direct link:

Alguém pesquisa na freguesia de Fontes, Santa Marta de Penaguião?

#350618 | PP | 25 sept. 2014 22:10 | In reply to: #350455

Caro confrade João Mamede,

Se interessar, a 14.09.1681 falece Maria de Mansilha, mulher de Domingos da Fonseca, O Novo, do Lugar da Silveira, Fontes.

Cumprimentos, PP.

Reply

Direct link:

Alguém pesquisa na freguesia de Fontes, Santa Marta de Penaguião?

#350629 | João Mamed | 26 sept. 2014 11:17 | In reply to: #350330

Caro PP

Obrigado pela sua mensagem.
É verdade, faleceu 2 dias após o nascimento do seu primeiro e único filho.

Cpts.
João M.

Reply

Direct link:

Alguém pesquisa na freguesia de Fontes, Santa Marta de Penaguião?

#350835 | GoldenDays | 03 oct. 2014 14:55 | In reply to: #350330

Prezados Confrades,

Fontes é uma localidade onde tenho um ramo dos meus ancestrais por via materna. Daí que tenho sempre muita curiosidade e interesse nas mensagens que são colocadas sobre esta e outras localidades do concelho de Santa Marta de Penaguião.

Tenho vindo, por isso mesmo, a seguir com atenção as mensagens deste tópico. Dada a “avalanche” de informação disponibilizada por outros Confrades e face ao pouco tempo de que atualmente disponho para acompanhar a mesma o meu progresso tem sido lento na aceitação e validação da informação disponibilizada.

Não me levem a mal mas o intuito tem sido o de aperfeiçoar a informação na minha base de dados e humildemente contribuir para a melhoria da informação que é disponibilizada neste fórum.

Daí que tenha encontrado inconsistências que procuro esclarecer, observações que eventualmente me possam ocorrer e acrescentos que entenda dar à informação disponibilizada.

Nesse simples propósito estou a analisar a informação disponibilizada e até à mensagem # 350405 que foi colocada neste tópico permito-me adicionar os seguintes comentários:

Mensagem #350330 de 2014-09.17:
- Acrescento que GONÇALO DOMINGUES faleceu em 1661-12-12 em Fontes;
- Acrescento que GONÇALO PEREIRA faleceu em 1699-10-03 em Fontes, sendo filho de GONÇALO DOMINGUES e ANA PEREIRA
- Acrescento que ANA DE GOUVEIA foi batizada em 1659-10-05 em Fontes, sendo filha de GASPAR REBELO e de MARIA DE GOUVEIA, tendo esta falecido em 1691-12-12

Mensagem # 350337:
- JOÃO, filho de GONÇALO DOMINGUES e ANA PEREIRA foi batizado em 1643-03-08 (e não a 6). Fonte: PT-ADVRL-PRQ-PSMP03-001-145_m0011.jpg

Mensagem # 350401:
- Em 3.2 DOMINGAS, faleceu em 1646-01-16 (e não em 1646-01-10). Fonte: PT-ADVRL-PRQ-PSMP03-001-145_m0083.jpg

Mensagem # 350405 sobre os TEIXEIRAs:
- GONÇALO TEIXEIRA “O Velho” faleceu em 1658-09-10 (e não em 1658-10-09). Fonte: PT-ADVRL-PRQ-PSMP03-001-145_m0095.jpg
- GONÇALO TEIXEIRA “O Novo” foi casado com CECÍLIA GONÇALVES (e não MARIA)
- Em 1.3 MANUEL é filho de CECÍLIA (Cezilia) GONÇALVES (e não de MARIA). Fonte: PT-ADVRL-PRQ-PSMP03-001-145_m0017.jpg
- Em 2.3 DOMINGOS (e não JOÃO) foi batizado em 1658-06-09 (e não em 1658-05-09). Fonte: PT-ADVRL-PRQ-PSMP03-001-145_m0031.jpg
- Em 3.3 FRANCISCO TEIXEIRA “não fez testamento ficando JOÃO DE MORAIS obrigado aos bens de alma” (não explicita que é “O Novo”). Fonte: PRTC0808D_ADVRL-PSMP03-001-Lv146_M_00126.jpg
- Em 4.2 MARTINHO TEIXEIRA casou em 1682-12-23 (e não em 1682-01-12) e faleceu em 1745-02-01 (e não em 1745-01-02). Fonte: PT-ADVRL-PRQ-PSMP03-001-145_m0081.jpg. Acrescento que foi batizado em 1665-03-27 em Fontes.
- Em 4.2 ANA DE MORAIS faleceu em 1739-12-26 (e não em 1639-09-26)
- Em 5.4 acrescento que LEONOR casou em 1716-10-13 em Fontes com MANUEL RODRIGUES
- Em 5.3 MARIANA foi batizada em 1695-10-27 (e não em 1595-10-07). Fonte: PRTC0808D_ADVRL-PSMP03-001-Lv146_M_00039.jpg
- Em 5.4 acrescento que MANUEL TEIXEIRA casou em 1738-10-18 com MARIA FERREIRA, em Fontes
- Em 5.4 MANUEL TEIXEIRA da Póvoa foi batizado em 1704-09-14 (e não em 1703-09-14). Fonte: PRTC0808D_ADVRL-PSMP03-001-Lv146_M_00065.jpg

Espero que a informação aqui deixada possa ser de alguma utilidade.

Cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Reply

Direct link:

Alguém pesquisa na freguesia de Fontes, Santa Marta de Penaguião?

#350860 | GoldenDays | 04 oct. 2014 17:16 | In reply to: #350330

Caro Confrade MLM,

Em relação à sua mensagem # 350419 sobre os FONSECA CARNEIRO e CORREIA permita-me levar inicialmente à sua consideração pequenas achegas em relação a algumas das datas nela referidas:

- ISABEL DE ANDRADE faleceu em 1858-11-23 (e não em 1856-11-23);
- ANA DE GOUVEIA, mulher de GONÇALO PEREIRA, foi batizada em 1659-10-05 (e não 1659-10-03);
- MARIA DE GOUVEIA faleceu em 1691-12-12 (e não 1691-11-02);
- GONÇALO DOMINGUES e ANA PEREIRA casaram em 1642-03-02 (e não em 1641-03-02).

Estou com algumas dificuldades no entroncamento de algumas das pessoas que refere e peço-lhe ajuda em relação aos seguintes casos:

1) Em que data e local terá nascido PEDRO REBELO cujo assento de batismo não encontro em Fontes entre 1690 e 1709? O assento de casamento dá-o como filho de GONÇALO PEREIRA e ANA DE GOUVEIA, mas esta enviuvou em 1699-10-03 e voltou a casar com um GONÇALO MARTINS também do Outeiro em 1701-03-29. Teria, pois, 41 anos à data do segundo matrimónio;

2) Na descendência direta de GASPAR REBELO casado com MARIA DE GOUVEIA (que faleceu em 1691-12-12) surge a filha ANA DE GOUVEIA (que como referi acima casou duas vezes). Esta, por sua vez e para além de PEDRO REBELO que herda o apelido do avô GASPAR, teve outra filha - sua homónima ANA DE GOUVEIA que casa em 1717-11-30 com MANUEL CARDOSO DE MATOS. Este casal teve pelo menos a filha MARIA CARDOSO que veio a casar em 1722-11-29 com o referido PEDRO REBELO. Assim sendo PEDRO REBELO casou com a sobrinha MARIA CARDOSO. Concorda?;

3) MANUEL CARDOSO DE MATOS casou com ANA DE GOUVEIA em 1717-11-30. Onde e em que data casaram e de onde são naturais os pais (MANUEL CARDOSO e MARIA MARTINS), os avós paternos (MANUEL CARDOSO e ISABEL DE ANDRADE) e os avós maternos (ANTÓNIO RODRIGUES e “desconhecida” MARTINS)? Procurei nos casamentos de Fontes e de Sever (visto que aventa a hipótese de estes CARDOSOs serem descendentes de JOÃO CARDOSO OSÓRIO de Mafomedes) e nada encontrei. MARIA MARTINS é também referida como MARIA RODRIGUES no batismo do seu filho MANUEL, apelido que lhe vem do lado paterno.

Fico com a aguardar com expectativa os seus sempre úteis comentários em relação às questões acima colocadas.

Cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Reply

Direct link:

Alguém pesquisa na freguesia de Fontes, Santa Marta de Penaguião?

#350862 | 1385 | 04 oct. 2014 20:38 | In reply to: #350330

Caro Ribeiro de Araújo
No tocante á nossa freguesia de fontes e deveras amável atribuir utilidade ao chorrilho de imprecisões e datas de pouco mais ou menos que vos enviei.
Mas parece que tive o mérito acrescido de enxertar a minha própria ascendência com garfo de outra árvore.
No seu ponto 2 Você com paciência e desvelo coloca-me perante um caso de precocidade excecional que nunca me havia ocorrido antes : Pelo que me escreve (Não tenho apontamentos de Fontes há décadas) mas salvou-se estas notas
Aos 30.11.1717 neste lugar de Santiago de Fontes donde os contraentes são naturais e moradores perante o vigário da i casaram solenemente com palavras de presente em face da igreja Manuel Cardoso de Matos, f.º de Manuel Cardoso e mer Maria Martins do B. do Outeiro com Ana de Gouveia f.ª de Gonçalo Pereira já defunto e mer Ana de Gouveia do mesmo lugar tta o Pe Serafim Pinto Nogueira
A cerimónia foi celebrada pelo «Fr. Boav.ª Alz Nogr.ª Vigr.º desta Igr.ª» (frei Boaventura Álvares Nogueira, vigário desta igreja», tendo sido testemunhas: «Gon.lo Nogr.ª Alz» (Gonçalo Nogueira Álvares), o «P.e» (padre) Serafim «P.to Nogr.ª» (Pinto Nogueira) e «outras mais pessoas todas desta frg.ª (freguesia)».Os nubentes «não receberam as bênçãos por ser tempo proibido». Manuel Cardoso de Matos tinha 18 anos de idade quando casou.

Aos 13.2.1684, em Fontes, Penaguião, se receberam em face da igreja Ana de Gouveia com Gonçalo Pereira, ela filha de Maria de Gouveia (ilegível) ele de Gonçalo Domingues e de sua mulher Ana Pereira, todos desta freguesia.
Se disto se retirar que O Gonçalo Domingues seria o mesmo Gonçalo que figura como Pereira a sua hipótese parece confirmar-se.
Vou jantar, já continuo
Cumprimentos
M:M

Reply

Direct link:

Alguém pesquisa na freguesia de Fontes, Santa Marta de Penaguião?

#350868 | GoldenDays | 04 oct. 2014 23:15 | In reply to: #350330

Caro Confrade MLM,

Agradeço as sua simpáticas palavras e espero que não esteja a incomodar em demasia.

Fui “conduzido” à conclusão de que o tio casa com a sobrinha e na infância desta através da sequência de acontecimentos que em seguida resumo. Admito que possa haver erro do meu lado e por isso me permiti pedir o seu auxílio.

1. GONÇALO DOMINGUES casa com ANA PEREIRA em 1642-03-02
2. O filho do casal em 1) GONÇALO PEREIRA casa com ANA DE GOUVEIA em 1684-02-13
3. A filha do casal em 2) ANA DE GOUVEIA casa com MANUEL CARDOSO DE MATOS em 1717-11-30
4. A filha do casal em 3) MARIA CARDOSO casa com PEDRO REBELO filho do casal em 2) em 1722-11-29

Não tenha pressa em me responder nem estrague o seu fim de semana, pois eu vou avançando devagar procurando não me perder nestes registos de Fontes que são por vezes confusos.

Cordiais cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Reply

Direct link:

Alguém pesquisa na freguesia de Fontes, Santa Marta de Penaguião?

#350871 | PP | 04 oct. 2014 23:26 | In reply to: #350330

Caros confrades,

Permitam-me este pedido de auxílio: como e com que indícios chegaram à conclusão de que o pai de Ana de Gouveia é filha de Gaspar Rebelo?

Foi por exclusão de partes ou encontraram alguma assento pertinente?

Grato por algum esclarecimento.

Cordiais cumprimentos, PP.

Reply

Direct link:

Alguém pesquisa na freguesia de Fontes, Santa Marta de Penaguião?

#350875 | GoldenDays | 05 oct. 2014 00:13 | In reply to: #350330

Caro Confrade e Parente PP,

No Assento de Batismo diz que é filha de GASPAR REBELO e "sua mulher".
Assento de Batismo em: PT-ADVRL-PRQ-PSMP03-001-145_m0033.jpg

No Assento de Casamento diz que é filha de MARIA DE GOUVEIA.

Isto segundo os meus apontamentos. Não fui reconfirmar.

Abraço cordial e amigo.
Ribeiro de Araújo

Reply

Direct link:

Alguém pesquisa na freguesia de Fontes, Santa Marta de Penaguião?

#350877 | GoldenDays | 05 oct. 2014 00:21 | In reply to: #350330

Caro Parente e Confrade PP,

Em complemento e para melhor explicação da mensagem anterior:

ANA DE GOUVEIA, que casou com GONÇALO PEREIRA, é filha de GASPAR REBELO cf. Assento indicado na minha anterior mensagem e teve por sua vez uma filha homónima (também ANA DE GOUVEIA) que casou com MANUEL CARDOSO DE MATOS.

Sempre salvo melhor opinião!

Abraço
Ribeiro de Araújo

Reply

Direct link:

Alguém pesquisa na freguesia de Fontes, Santa Marta de Penaguião?

#350879 | PP | 05 oct. 2014 00:39 | In reply to: #350877

Caro parente e confrade Ribeiro de Araújo,

Muito gostaria de conhecer o meu 9.º avô, mas tenho muitas reservas que seja Gaspar Rebelo.
Acho que aqui deveria ficar assinalado como apenas «provável»...

Há muitos Gouveias e também muitos assentos com pouco rigor ou detalhe.

O facto de no assento de casamento de Ana de Gouveia não estar o nome do pai e nos descendentes não ter encontrado, nem nas testemunhas, uma única fez o nome Gaspar, faz-me recear que aquele assento de baptismo possa não ser o de Ana de Gouveia...

Abraço, PP.

PS: já li alguns dos 1.ºs livros de Fontes duas vezes... e não há duas sem três...

Reply

Direct link:

Alguém pesquisa na freguesia de Fontes, Santa Marta de Penaguião?

#351620 | InesBarata | 27 oct. 2014 12:35 | In reply to: #350330

Bom dia a todos. Tenho um ramo familar nesta freguesia, cujo batismo mais antigo que consegui consultar foi de Manuel Pessoa de Andrade, padre, nascido em 1696 e falecido em 1755. Teve dois filhos com Catarina Isabel Rodrigue- Thiago Pessoa de Andrade e Manuel Pessoa de Andrade. Filho de Manuel Rodrigues, de quem não disponho de dados. Todos desta freguesia. Alguém reconhece estes nomes? Obrigada.

Reply

Direct link:

Alguém pesquisa na freguesia de Fontes, Santa Marta de Penaguião?

#361854 | GoldenDays | 25 sept. 2015 17:23 | In reply to: #350469

Caro Confrade MLM,

Muito tempo depois da nossa última troca de mensagens eis-me aqui de novo a abordar o mesmo tópico depois de percorrer detalhadamente todos os assentos de batismo e casamento de “Morais” quer de Sedielos como de Fontes.

Em relação à sua mensagem de 20 de Setembro de 2014 a proposta (probabilidade) que apresentou de que a Catarina de Morais seria a Catarina Gonçalves (sendo Gonçalves o apelido da mãe) que casou em 3 de Fevereiro de 1643 em Sedielos, natural do lugar da Vacaria em Fontes, poderia ser a filha de Bento de Morais e que este, sendo testemunha, poderia ser o pai não pode ser verdadeira dado que a Catarina de Morais, filha do mesmo casal (Bento de Morais e Domingas Gonçalves), nasceu em 15 de Fevereiro de 1643 e o assento de batismo é de Fontes, isto é 12 dias após o referido casamento

Como sabe há emaranhado de Catarinas e de Morais quer em Sedielos como em Fontes e aldeias limítrofes.

Julgo porém que, finalmente, através apenas da consulta aos paroquiais encontrei a ascendência da “minha” Catarina de Morais”!

Ela nasceu na Sermanha (cf. o seu assento de casamento de 2 de Julho de 1679 em Sedielos documenta) e será filha de Gonçalo de Morais e Páscoa Vieira.

Apesar de não ter encontrado o seu assento de batismo em Sedielos e Fontes, encontrei no assento de óbito da avó Isabel Pereira, que foi casada com Dinis de Morais, a identificação dos dois netos a quem deixou como herdeiros (Sebastião Vieira e Catarina de Morais). Essa Catarina (a “minha” Catarina) veio a casar com André Fernandes e dos filhos que tiveram uma delas adota o apelido Vieira - que era afinal o da avó materna - e que até agora para mim era inexplicável!

Assim do que recolhi deixo-lhe aqui a seguinte proposta, bem mais alargada do que aquela contida na base de dados do GeneAll, e à qual peço dedique alguns breves minutos da sua preciosa atenção e reflexão até porque sei que é bem conhecedor do estudo de Manuel Abranches de Soveral sobre os Morais daquela zona.

Desde já grato pelo seu contributo fico a aguardar com expectativa os seus comentários, sugestões ou objeções à informação que aqui lhe deixo.

Cordiais cumprimentos.
Ribeiro de Araújo


Proposta com base na consulta aos assentos paroquiais de Sedielos:

DINIS DE MORAIS, nasceu no lugar da Sermenha, em Sedielos, Peso da Régua, em data que não consegui apurar (e que está estimada na base de dados do GeneAll contendo sido cerca de 1580) e aí veio a falecer. Foi casado com ISABEL PEREIRA do mesmo lugar e que aí faleceu em 2 de Março de 1679 tendo feito “manda de palavra a seus netos SEBASTIÃO VIEIRA e CATARINA DE MORAIS”nomeando-os seus herdeiros. Na base de dados do GeneAll aparece registada como MARIA ÁLVARES PEREIRA.

Este casal teve os seguintes filhos que identifiquei nos paroquiais:
1.1 MARIA DE MORAIS, batizada em Sedielos no dia 18 de Fevereiro de 1608;
1.2 CATARINA DE MORAIS, nascida entre 1609 e 1611 no lugar da Sermenha. Aparece como madrinha no batismo de uma Catarina, filha de Maria, solteira, em 13 de Maio de 1630, em Sedielos e foi aí que encontrei a “prova” da sua existência dado que no assento se declara que é filha de Dinis de Morais, da Sermenha;
1.3 BENTO DE MORAIS, nascido cerca de 1610 (ano estimado) e que faleceu em 3 de Março de 1670 em Fontes, Santa Marta de Penaguião. Não está documentado o local de nascimento e a filiação deste BENTO DE MORAIS pelo que ainda tenho dúvidas;
1.4 ANA DE MORAIS, nascida no lugar da Sermanha em 9 de Outubro de 1611 e batizada no dia 16 do mesmo mês em Sedielos;
1.5 ANTÓNIO DE MORAIS, nascido no lugar da Sermanha em 20 de Novembro de 1612 e batizado no dia 28 do mesmo mês em Sedielos;
1.6 MANUEL DE MORAIS, nascido no lugar da Sermanha em 2 de Maio de 1616;
1.7 FRANCISCO DE MORAIS, batizado em Sedielos no dia 16 de Outubro de 1622;
1.8 GONÇALO DE MORAIS, nascido no lugar da Sermanha e batizado no dia 21 de Agosto de 1625 em Sedielos. Casou com PÁSCOA VIEIRA em Sedielos no dia 2 de Maio de 1647.
Este casal teve os seguintes filhos que identifiquei:
1.8.1 SEBASTIÃO VIEIRA, nascido no lugar da Longra e batizado em Sedielos no dia 24 de Janeiro de 1649. Consta do registo de crismados de 1678 onde está identificado com este nome tendo sido padrinho o padre-cura. A sua mulher MARIA PEREIRA foi também crismada sendo a madrinha do lugar de Vinhós. MARIA PEREIRA foi também madrinha de crisma de outra MARIA, aí constando que era do lugar de Sermanha, em Sedielos;
1.8.2 MARIA DE MORAIS, nascida no lugar da Longra e batizada em Sedielos no dia 26 de Novembro de 1651;
1.8.3 CATARINA DE MORAIS, nascida no lugar da Sermenha, em Sedielos (cf. assento de casamento) em data indeterminada (estima-se entre 1653 e 1657, dado que os pais tiveram os filhos com intervalos de dois anos. Não se encontraram registo de filhos em 1653, 1655 e 1657) . Consta do registo de crismados de 1678 em Sedielos onde está identificada com este nome e tendo sido madrinha HELENA, filha de MARIA DE CARVALHO do lugar da Ferraria, em Sedielos. CATARINA DE MORAIS foi também madrinha de batismo em 30 de Janeiro de 1674 de outra CATARINA, filha de JOÃO ALVES do lugar da Sermenha. CATARINA DE MORAIS casa em Sedielos no dia 2 de Julho de 1679 com ANDRÉ FERNANDES da freguesia de Fontes (cf. assento de casamento em Sedielos) com quem teve de entre outras também a seguinte filha:

JOSEFA VIEIRA, nascida entre 1691 e 1695 no lugar do Vale, em Fontes, Santa Marta de Penaguião (falta-me ainda encontrar este assento). Casou com MANUEL DE BARROS no dia 17 de Novembro de 1715 em Fontes tendo vindo a falecer após 20 de Abril de 1751

1.8.4 MANUEL VIEIRA, nascido no lugar da Longra e batizado em Sedielos no dia 3 de Outubro de 1659;
1.8.5 FRANCISCO VIEIRA, nascido no lugar da Longra e batizado em Sedielos no dia 5 de Março de 1661;
1.8.6 ANA DE MORAIS, nascida no lugar da Longra e batizada em Sedielos no dia 20 de Agosto de 1663;

Reply

Direct link:

Alguém pesquisa na freguesia de Fontes, Santa Marta de Penaguião?

#362031 | tavguinu | 01 oct. 2015 23:06 | In reply to: #350330

Boa noite a todos, tenho o seguinte assento :

Maria Ascensão filha legitima de João de Moraes e de Theodora Pinto neta paterna de Francisco de Mesquita e de Antónia de Mesquita da Ferraria e materna de Manuel Pinto e Luísa Teixeira da Ermida e todos desta freguesia de Santa Maria de Sedielos nasceu aos 28.1.1857 e a 8.2. foi solenemente baptizada e lhe pus os santos óleos foram padrinhos Silvério da Fonseca e Maria Rodrigues de Fontes foram testemunhas António Correia e Luís Vieira de que fiz este termo era ut supra.

PT-ADVRL-PRQ-PPRG09-001-002_m0156

Nele é referido João de Moraes, por acaso alguém tem este nome referido nas suas fontes ?

Obrigado,

Cumprimentos,

Nuno Guedes Tavares

Reply

Direct link:

Alguém pesquisa na freguesia de Fontes, Santa Marta de Penaguião?

#362044 | GoldenDays | 02 oct. 2015 11:27 | In reply to: #362031

Caro confrade Nuno Tavares,

Pelo meu lado não tenho os nomes que refere na minha base de dados. Como saberá os Morais e Mesquitas são frequentes em Sedielos, Fontes, Lobrigos, etc.

Estive a pesquisar detalhadamente os Morais que surgem em Sedielos apenas nos paroquiais do século XVII, anteriores portanto ao que procura.

Lamento não poder ser útil nesta oportunidade.

Cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Reply

Direct link:

Alguém pesquisa na freguesia de Fontes, Santa Marta de Penaguião?

#362050 | tavguinu | 02 oct. 2015 15:16 | In reply to: #350330

Caro Ribeiro de Araújo,

irei iniciar as minhas pesquisas, quando tiver novidades relativas a este ramo colocarei aqui.

Muito obrigado.

Cumprimentos,

NT

Reply

Direct link:

Alguém pesquisa na freguesia de Fontes, Santa Marta de Penaguião?

#366119 | mosorio | 14 févr. 2016 01:28 | In reply to: #350543

Tendo lido este tópico atrevo-me a pedir ajuda aos confrades para clarificar este meu ramo da paróquia de Fontes, Santa Marta de Penaguião,

Estou um pouco atrapalhada com os Correias e Correias de Brito de Fontes, descendo de Leonor Correia de Brito, no paroquial do seu casamento em Fontes, com Manuel Cardoso de S. Romão de Armamar, Outubro de 1702, o padre Manuel Cardoso Osório chama-a de Leonor Correia Pinta, filha de João Correia de Brito e de sua mulher, João Correia de Brito teve dois casamentos o 1º com Jerónima Correia, promessa que tinha de sua irmã Leonor Correia. Em Agosto de 1668, João Correia de Brito casa 2ª vez com Leonor Correia ( imagem 18), não encontrei o óbito da Jerónima nem o seu assento de baptismo.
Constantino Correia tem de sua mulher Isabel da Fonseca pelo menos os seguintes filhos; João*em 1640, Damiana* em 1642, Leonor* em 1645 e um de nome Manuel cujo óbito (1666) refere que era soldado.Damião de Brito era filho de Suzana de Azevedo, falecida em Fontes e presumo que neto de outra, nota que se lê à margem ( Imagem 4).

Agradeço toda e qualquer ajuda.

Atenciosamente

MEmília

Reply

Direct link:

"Cão de Meireles"

#366479 | PP | 24 févr. 2016 12:09 | In reply to: #350543

Caro confrade,

Gostaria de solicitar a sua ajuda no seguinte: por acaso não sabe onde casaram Ana Botelho/Correia com Sebastião Cão de Meireles?

Sebastião Cão de Meireles faleceu a 14.03.1661, segundo o seu texto. Faleceu na freguesia de Fontes?

Por acaso descobriu mais assentos, na freguesia de Fontes, onde constem «Cão de Meireles» que queira partilhar?

Agradecia a partilha de informações dado que actualmente estou a investigar sobre este apelido.

Grato e cordiais cumprimentos, PP.

Reply

Direct link:

Alguém pesquisa na freguesia de Fontes, Santa Marta de Penaguião?

#366554 | PP | 26 févr. 2016 12:56 | In reply to: #350543

Caro confrade,

Permita-me as seguintes correcções: Sebastião Cão, faleceu a 14 de «Mayo» de 1661; e Maria «Caam» faleceu a «três» de Abril de 1647.

Cordiais cumprimentos, PP.

Reply

Direct link:

Alguém pesquisa na freguesia de Fontes, Santa Marta de Penaguião?

#372521 | PP | 26 juil. 2016 17:39 | In reply to: #350330

Caros confrades,

Agradecia a partilha de dados ou informações sobre a ascendência dos seguintes casais, a saber:

Simão Guedes de Figueiredo e Maria Pinto;

Manuel Martins e Domingas Pereira/Rebelo;

Manuel Ribeiro e Isabel Martins;

António da Fonseca e Maria Martins;

Domingos Nogueira e Maria Guedes;

Gonçalo Gouveia e Ana Correia;

Gaspar de Oliveira e Feliciana de Gouveia;

José Taveira e Ana Ribeira;

Manuel Rebelo e [?] da Fonseca;

Gonçalo Camelo e Catarina Gonçalves.

Estes casais viveram na freguesia de Fontes, Santa Marta de Penaguião, entre o 3.º e 4.º quartel do século XVII e meados do século XVIII.

Agradecia a gentileza de partilha de informação, pois como muito bem sabem é uma freguesia «difícil»...

Grato, PP.

Reply

Direct link:

Alguém pesquisa na freguesia de Fontes, Santa Marta de Penaguião?

#372524 | PP | 26 juil. 2016 18:00 | In reply to: #361854

Caro confrade,

Por acaso não saberá se o Manuel de Barros, filho de Manuel de Barros, do Lugar do Salgueiro, não será irmão do Francisco de Barros c.c. Josefa Correia de Almeida, em 08.09.1704?

No citado assento de casamento consta que o noivo é filho de Manuel de Barros, do Lugar do Salgueiro...

Se interessar, tenho referenciado os seguintes filhos do casal Manuel de Barros e Josefa Vieira: Maria Vieira, que c.c. António de Barros Correia; e Susana Vieira de Barros, que c.c. Manuel Ribeiro, em 20.11.1751.

Cordiais cumprimentos, PP.

Reply

Direct link:

Alguém pesquisa na freguesia de Fontes, Santa Marta de Penaguião?

#372525 | PP | 26 juil. 2016 18:32 | In reply to: #350330

Caros confrades,

Para aqueles que se interessam pelo apelido Morais nesta freguesia, deixo aqui nota de que há Morais com origem em Murça e ainda com origem no Lugar da Silva, Carrazedo de Montenegro, Valpaços.

Fica a nota que poderá ajudar nas vossas investigações.

Cumprimentos, PP.

Reply

Direct link:

Alguém pesquisa na freguesia de Fontes, Santa Marta de Penaguião?

#372542 | GoldenDays | 27 juil. 2016 10:34 | In reply to: #372521

Prezado confrade PP,

No que me diz respeito não tenho qualquer informação sobre estes casais.

Cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Reply

Direct link:

Alguém pesquisa na freguesia de Fontes, Santa Marta de Penaguião?

#372544 | GoldenDays | 27 juil. 2016 10:49 | In reply to: #372524

Prezado confrade PP,

Também tenho interesse em saber mais sobre a ascendência desse Manuel de Barros que foi casado com Maria Tomé, pais do Manuel de Barros que foi casado com Josefa Vieira. Estes já os introduzi na BD do Geneall ( ver em http://geneall.net/pt/nome/2516824/maria-vieira/ ).

Caso lhe interesse, para além dos que refere, tiveram ainda Helena de Barros, do lugar do Vale, que faleceu solteira em 1768-05-15. Foi moradora no Bairro das Ramadas, em Fontes (cf. assento de óbito).
No assento de óbito consta que o seu filho Boaventura, embora pobre, é seu herdeiro e ficou encarregue dos bens da sua alma.

Cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Reply

Direct link:

Alguém pesquisa na freguesia de Fontes, Santa Marta de Penaguião?

#372556 | PP | 27 juil. 2016 15:14 | In reply to: #372544

Caro confrade e parente Ribeiro de Araújo,

Grato pela sua atenção.

Infelizmente não tenho mais dados sobre o casal Manuel de Barros e Maria Tomé.

Se interessar, descobri uma Helena de Barros c.c. Francisco Correia, pais de Maria da Conceição que casou, em 25.09.1746, com José Rodrigues.

Um abraço, PP.

Reply

Direct link:

Alguém pesquisa na freguesia de Fontes, Santa Marta de Penaguião?

#372557 | PP | 27 juil. 2016 15:23 | In reply to: #350330

Caros confrades,

Entretanto renovo o pedido sobre a ascendência dos seguintes casais:

Gonçalo Domingues e Ana Pereira, que casaram a 02.03.1642;

Gonçalo Rebelo Pereira e Ana de Gouveia, que casaram a 13.02.1684;

Domingos da Fonseca e Isabel Correia, que casaram a 10.11.1686;

Manuel Rodrigues e Domingas Rodrigues, que deverão ter casado no início do século XVIII;

António Rebelo e Catarina Álvares, que casaram a 23.04.1697.

Quanto ao casal Luís Rodrigues e Helena Rebela, ele é filho de Manuel Rodrigues e de Domingas Rodrigues, e ela é filha de António Rebelo e de Catarina Álvares.

Cumprimentos, PP.

Reply

Direct link:

Alguém pesquisa na freguesia de Fontes, Santa Marta de Penaguião?

#372563 | GoldenDays | 27 juil. 2016 16:20 | In reply to: #372557

Prezado confrade PP,

Caso possa ajudar apenas tenho o seguinte:

Gonçalo Pereira nasceu cerca de 1660 no lugar do Outeiro, em Fontes, faleceu em 1699-10-03 em Fontes, filho de Gonçalo Domingues e Ana Pereira (B. 1659-10-05 em Fontes).

Casou em 1684-02-13 em Fontes com Ana de Gouveia que era filha de Gaspar Rebelo e Maria de Gouveia, ambos de Fontes, tendo esta aí falecido em 1691-12-12.

Avós paternos de Gonçalo Pereira: Simão Pereira (F. 1644-09-16 em Fontes) e Domingas Jorge (F. 1642-04-14 em Fontes).

Cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Reply

Direct link:

Alguém pesquisa na freguesia de Fontes, Santa Marta de Penaguião?

#372573 | PP | 27 juil. 2016 16:48 | In reply to: #372563

Caro confrade Ribeiro de Araújo,

Permita-me algumas questões:

Por acaso saberá se a Isabel Pereira que citou é aquela casada com Manuel de Gouveia?

Por acaso encontrou novas provas que sustentem que Ana de Gouveia é filha de Gaspar Rebelo?

Grato pelos dados enviados.

Cordiais cumprimentos, PP.

Reply

Direct link:

Alguém pesquisa na freguesia de Fontes, Santa Marta de Penaguião?

#372579 | GoldenDays | 27 juil. 2016 17:46 | In reply to: #372573

Caro confrade PP,

Na resposta ao seu pedido não referi qualquer Isabel Pereira. No tópico tive uma homónima associada aos Morais. Nada mais do que isso.

A única prova que tenho de que Ana é filha de Gaspar Rebelo e "sua mulher" é o assento de batismo de Fontes ( PT-ADVRL-PRQ-PSMP03-001-145_m0029.jpg ). Os seus assentos de casamento estão em ( PRTC0808D_ADVRL-PSMP03-001-Lv146_M_00081.jpg ) ( PRTC0808D_ADVRL-PSMP03-001-Lv146_M_00091.jpg ).

Cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 14 juin 2024, 01:09

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen