Pedido de opinião - apelido ou lugar?

This topic is classified in rooms: Formação

Pedido de opinião - apelido ou lugar?

#350766 | PP | 30 sept. 2014 23:36

Caros confrades,

Tenho um indivíduo para registar na minha base de dados, mas necessitava da vossa opinião relativamente ao apelido.

O indivíduo aparece algumas vezes com o nome «Manuel Vaz», como no seu assento de casamento.

Mas aparece ainda com o nome «Manuel Vaz do Rego», que sempre considerei como «do Lugar do Rego».

Porém, encontrei ainda outros assentos onde consta: Manuel Vaz do Rego, residente na aldeia de Freamunde.

Será que devo equacionar a hipótese de Rego ser apelido? Ou será mesmo apenas Vaz, e Rego ser um lugar da dita aldeia de Freamunde...

Grato, PP.

PS: O pai é Martinho Vaz, mas desconheço o nome da mãe... daí as dúvidas....

Reply

Direct link:

Pedido de opinião - apelido ou lugar?

#350768 | jmmoreira | 01 oct. 2014 00:00 | In reply to: #350766

Caro confrade,

Olhando para a cartografia militar da freguesia de Freamunde não consta actualmente nenhum lugar com o nome de Rego. Não quer dizer que não existisse ...
Procurando na internet por Rego e Freamunde, Rego surge sempre como apelido.
Procurando por "lugar do Rego", nuca aparece associado à freguesia de Freamunde. Aparece sim associado a outras freguesias.

Está longe de ser conclusivo, mas da experiência que tenho, os nomes dos lugares costumam, geralmente, manter-se. Para além disso, se Rego fosse um lugar de Freamunde, não creio que o Pároco tivesse escrito "Manuel Vaz do Rego, residente na aldeia de Freamunde".

Por tudo isto, suspeito que seja apelido.

Cumprimentos,
jmmoreira

Reply

Direct link:

Pedido de opinião - apelido ou lugar?

#350770 | PP | 01 oct. 2014 10:43 | In reply to: #350768

Caro confrade,

Obrigado pela sua colaboração.

Concordo consigo: está longe de ser conclusivo...

Já agora deixo aqui as duas indicações mais completas que tenho nos assentos sobre o dito Manuel Vaz: «(...) Manuel Vaz do rego e de sua mulher Margarida Coelha, ambos já defuntos, moradores na aldeia de freamunde (...)»; e «(...) Manuel Vaz do rego e de sua mulher Margarida Coelha moradores na aldeia de freamunde (...)».

Julgo que poderá fazer diferença o que apresento.

Só agora reparei que o pároco parece indicar o nome dos lugares e locais com letra minúscula.

É provável que indique que ele era «do rego» para o distinguir imediatamente de um homónimo e só depois do nome da mulher é que diz o local onde o casal de facto morava.

Grato pela colaboração, cumprimentos, PP.

Reply

Direct link:

Pedido de opinião - apelido ou lugar?

#350776 | badim | 01 oct. 2014 14:48 | In reply to: #350766

Caro Confrade

Esse apelido Vaz do Rego é muito comun no Alto Minho, eu encontrei alguns Vaz do Rego, no meu ramo.
Quanto a Freamunde deve ser um lugar de uma dita Paroquia "Freguesia" quando o padre escrevia da aldeia XXX isto queria dizer que era morador no dito lugar, dessa Paroquia.

Cumprimentos

Minhoto

Reply

Direct link:

Pedido de opinião - apelido ou lugar?

#350793 | GoldenDays | 01 oct. 2014 22:44 | In reply to: #350766

Caro Confrade e Parente,

Como sabe Freamunde é "ao lado" de Paços de Ferreira, onde existe a Rua do Morgado do Rêgo, nas Quintãs. O código postal é 4590-598 Paços de Ferreira..

Numa listagem que possuo de endereços antigos confirmei que existia um "Rego" em Paços de Ferreira.

É apenas uma sugestão!.

Cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Reply

Direct link:

Pedido de opinião - apelido ou lugar?

#350806 | PP | 02 oct. 2014 18:24 | In reply to: #350793

Caro confrade e parente Ribeiro de Araújo,

Grato pela sua colaboração.

De facto a Genealogia é uma ciência se a soubermos encarar e respeitar como tal.

Penso ter resolvido a questão: na antiga aldeia de Freamunde, actual lugar e freguesia de Freamunde, Paços de Ferreira, existiram dois homónimos - Manuel Vaz - na mesma altura.

Um seria conhecido por «Manuel Vaz do rego (Rego)», provavelmente do lugar que o meu caro assinala, e um outro conhecido por «Manuel Vaz, O Raso». Curiosamente faleceram no mesmo ano...

Atendendo ao facto do pároco grafar a palavra em minúscula, considero, de momento, que Rego deverá ser lugar e não apelido.

Cordiais cumprimentos, PP.

Reply

Direct link:

Pedido de opinião - apelido ou lugar?

#350807 | aeiou2 | 02 oct. 2014 18:55 | In reply to: #350766

Seria alcunha, por isso o padre grafou a minúsculas

Maria Oom

Reply

Direct link:

Pedido de opinião - apelido ou lugar?

#350854 | PP | 04 oct. 2014 11:55 | In reply to: #350807

Cara confreira Maria Oom,

Concordo consigo, pois parece-me a hipótese mais aceitável de momento.

Cordiais cumprimentos, PP.

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 24 juin 2024, 21:42

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen