Famílias: Leitão, Mesquita, Teixeira - Eventualmente de Felgueiras, Lamego ou Vila Real

This topic is classified in rooms: Famílias | Pessoas | Regiões

Famílias: Leitão, Mesquita, Teixeira - Eventualmente de Felgueiras, Lamego ou Vila Real

#350816 | jpm2353 | 02 oct. 2014 22:13

Caros confrades,

Recorro a vós, pois há anos que procuro informações/documentação sobre o casal PAULO LEITÃO e MARIA CAETANA CARNEIRO (e dos seus antepassados próximos) sem sucesso.
Desconfio que possam ser oriundos da região de Felgueiras ou de Lamego/Vila Real, tendo em conta determinados padrinhos de baptismos dos seus filhos, dos quais eventualmente podem ser parentes. Alguns desses padrinhos constam do NFP de Felgueiras Gaio, nos títulos dos Pintos e dos Teixeiras associados ao Senhorio de Felgueiras e Vieira e ao Morgado/Casa de Sergude.

Esse casal PAULO LEITÃO e MARIA CAETANA CARNEIRO, teve pelo menos os seguintes filhos baptizados na freguesia de S. João Baptista do Mosteiro de Vieira do Minho:

*1713 Dez. 15 - JOSÉ, teve por padrinhos: Rev.º Reitor Francisco Araújo e Andrade, por procuração de Josefa Teixeira, de Vila Real e Francisco Teles de Azevedo por procuração de Dona Rosa Maria, filha de João Teixeira Coelho, de Sergude (possivelmente seria Senhor da Casa de Sergude, na frg. de Sendim, concelho de Felgueiras)

*1715 Ag. 14 - MARIA JOSEFA CARNEIRO, teve por padrinhos: André Carneiro e Senhorinha Vieira, mulher de Gervás Luís, de Lamas, a qual casou em 1746 Jan. 26 com MANUEL REBELO, nascido em 1721 Ag. 24, em Sta. M.ª de Atães (Guimarães) filho de Gabriel Ribeiro (de Atães - Guimarães) e de sua mulher Teresa Ferreira Rebelo (do Mosteiro – Vieira do Minho)

*1720 Jan. 1 – JOÃO, teve por padrinhos: João Pinto Coelho Pereira da Silva e sua irmã Dona Mariana Josefa, sendo provavelmente filhos de António Luís Vaz Pinto, Senhor de Felgueiras e Vieira (tt. Pintos §6 N15), de Simães, concelho de Felgueiras, por procurações que por parte deles padrinhos apresentaram João Francisco do Vale e Maria Soares, filha de Domingos Francisco, de Brancelhe (actual Vieira do Minho)

*1723/06/02 – QUITÉRIA, teve por padrinhos Domingos Vieira da Silva e sua mulher Leonarda Vieira de Andrade, da Casa da Pena (Mosteiro – Vieira do Minho)

*1724/08/30 – LUÍSA TERESA, teve por padrinhos o Ilustríssimo Senhor Bispo Uranopolense? que por procuração assistiu o Rev.º Abade da freguesia do Mosteiro e madrinha Senhorinha Rebelo de Bouro, do lugar das Nogueiras, da frg. de Sto. Estevão de Cantelães - Vieira do Minho.

Tirando os assentos destes cinco filhos e o do matrimónio da sua filha Maria Josefa Carneiro, nada mais encontrei nos livros paroquiais da freguesia do Mosteiro, pelo que devem ter ido residir para outro local que desconheço.

Agradeço-vos qualquer informação ou pista que possuam e possam partilhar que me permita avançar nesta pesquisa.
Desde já o meu obrigado.

Com os melhores cumprimentos,
João de Magalhães

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 11 nov. 2024, 22:03

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen