Pedido de ajuda - graus de parentesco.

This topic is classified in rooms: Formação

Pedido de ajuda - graus de parentesco.

#351213 | PP | 14 oct. 2014 20:02

Caros confrades,

De facto, por muito que nos dediquemos à Genealogia, por vezes temos dúvidas sobre os graus de parentesco. Até pode ser simples, mas eu não estou a acertar com um cálculo.... provavelmente inexperiência minha... ou do programa...

Necessitava, por gentileza, da vossa colaboração e opinião sobre o seguinte:

Pela primeira vez, e já ao fim de tantos anos de pesquisa, vim a descobrir que os meus trisavós paternos são 7.ºs netos do mesmo casal - meus 11.ºs avós.

Quando solicito ao programa o cálculo de relacionamento entre eles - os meus trisavós paternos, não obtenho nada de "especial" (marido e mulher).

Eles não são primos direitos, obviamente afastados por várias gerações... 7.ºs primos...?

Agradecia alguma orientação, pois julguei que este facto iria ser interessante e nos cálculos de relacionamento obter outros graus de parentesco, mas assim não foi.

Grato pela atenção, PP.

Reply

Direct link:

Pedido de ajuda - graus de parentesco.

#351215 | jmmoreira | 14 oct. 2014 21:34 | In reply to: #351213

Caro confrade PP,

Pelas minhas contas serão primos em 13º grau.
Explico. Se fossem ambos descendentes dos seus:
4ºs avós - seriam irmãos
5ºs avós - primos direitos (em 1º grau)
6ºs avós - primos em 3º grau
7ºs avós - primos em 5º grau
8ºs avós - primos em 7º grau
9ºs avós - primos em 9º grau
10ºs avós - primos em 11º grau
11ºs avós - primos em 13º grau

Cumprimentos,
jmmoreira

Reply

Direct link:

Pedido de ajuda - graus de parentesco.

#351216 | JC | 14 oct. 2014 21:39 | In reply to: #351213

Boa noite,

Pelas minhas contas parece-me que são primos em 15º grau.
Cumprimentos,

José de castro Canelas

Reply

Direct link:

Pedido de ajuda - graus de parentesco.

#351217 | JC | 14 oct. 2014 21:42 | In reply to: #351213

Em complemento da resposta de jmmoreira, penso que lhe falta uma geração pois começa nos 4ºs avós quando deveria começar nos trisavós.
JC

Reply

Direct link:

Pedido de ajuda - graus de parentesco.

#351218 | JC | 14 oct. 2014 21:45 | In reply to: #351213

Peço desculpa mas enganei-me. Confirmo a resposta de jmmoreira. 13º grau
Cumprimentos,

JC

Reply

Direct link:

Pedido de ajuda - graus de parentesco.

#351219 | PP | 14 oct. 2014 22:12 | In reply to: #351215

Caro confrade jmmoreira e restantes confrades,

Grato pela vossa atenção e colaboração.

Se entendi correctamente, e desculpem a insistência, o grau de parentesco dos meus trisavós é primos em 13.º grau?! Confirmam?

Cumprimentos, PP.

Reply

Direct link:

Pedido de ajuda - graus de parentesco.

#351226 | jmmoreira | 15 oct. 2014 00:08 | In reply to: #351213

Caro confrade,

Sim, era isso que diria.

Cumprimentos,
jmmoreira

Reply

Direct link:

Pedido de ajuda - graus de parentesco.

#351227 | PP | 15 oct. 2014 00:42 | In reply to: #351226

Caro confrade jmmoreira,

Desculpe, mas estou algo confuso ou mesmo cansado...

É provável que não me tenha explicado bem.

Os meus trisavós paternos (portanto marido e mulher) são os dois 7.ºs netos de um mesmo casal. Ou seja, os meus trisavós (marido e mulher!) partilham os mesmos ascendentes. Se eles são 7.ºs netos de um ascendente comum, como é que podem ser primos entre si em 13.º grau? Nem existe entre eles, os meus trisavós (marido e mulher) e os antepassados comuns aos dois, 10 gerações...

Parece-me que os meus trisavós são primos em 7.º grau.

As minhas desculpas, caso o tenha induzido em erro.

Cumprimentos, PP.

Reply

Direct link:

Pedido de ajuda - graus de parentesco.

#351229 | JC | 15 oct. 2014 01:18 | In reply to: #351213

Caro confrade PP,
O confrade jmmoreira, em minha opinião fez bem as contas.

Assim os filhos dos 11ºs avós (10º) são irmãos.
Os filhos dos 10ºs (os 9ºs) são primos em primeiro grau.
O 8º de um ramo (I) é primo em 2º grau do 9º do outro(II).
O 7º (I) é primo em 3º grau do 9º (II). o 6º (I)...
Só quando chegar ao trisavô (I) que é primo em 7º grau do 9º (II),passa às contas para as gerações do outro ramo ou seja o trisavô (I) é primo em 8º grau do 8º (II) e aí por diante até chegar ao trisavô (II ramo) que é primo em 13º grau.
Agarre num papel e tente fazer este exercício simples...
JC

Reply

Direct link:

Pedido de ajuda - graus de parentesco.

#351230 | jmmoreira | 15 oct. 2014 01:29 | In reply to: #351213

Caro confrade PP,

A forma que sempre ouvi, por tradição oral, referir o grau de primo é a seguinte:
- tendo por base o grau de parentesco primo direito, por cada ascendente a mais que haja até chegar ao ascendente comum é mais um grau. Exemplo: Duas pessoas que partilham os mesmos avós são primos direitos (em 1º grau). Se essas duas partilham o mesmo casal de ascendentes em que num caso esse casal são bisavós de um e avós de outro, serão primos em segundo grau. Se essas pessoas partilham o mesmo casal de ascendentes sendo para ambos bisavós, então essas pessoas serão primos em 3º grau, e assim sucessivamente.

Tenho esta como sendo a forma habitual de contabilizar o grau de parentesco, primo de. É o que conheço. Admito que haja outras formas de o fazer.

Cumprimentos,
jmmoreira

Reply

Direct link:

Pedido de ajuda - graus de parentesco.

#351231 | vmo1234 | 15 oct. 2014 01:29 | In reply to: #351213

Caro confrade,

se for parentesco civil, creio que a conta está correta, primos no 13º grau, mas se for parentesco religioso seriam primos sim no 7º grau, não sei se o confrade fala de Portugal, ou Brasil, sou do Brasil e em dispensas matrimonias dos séculos XVIII e XIX que já consultei, quando os cônjuges tinham os mesmos avós eram dispensados do parentesco de consanguinidade de 2º grau, quando tinham os mesmos bisavós, eram dispensados do 3º grau, e assim por diante.

Cumprimentos, Vinícius.

Reply

Direct link:

Pedido de ajuda - graus de parentesco.

#351238 | PP | 15 oct. 2014 13:01 | In reply to: #351230

Caro confrade jmoreira,

Muito obrigado pela sua atenção e paciência.

Os seus cálculos estão bem feitos.

Sinceramente eu estava a cometer dois erros no cálculo e sempre a pensar no grau canónico...por causa do casamentos dos meus trisavós.

Porém, nem sei se era relevante chegar a uma geração tão recuada para determinar o grau de consanguinidade.

É muito provável que nunca tenham sabido que seriam primos...

Continuo é a achar estranho o programa apresentar-me 4 ligações de parentesco entre eles e não referir que seriam 13.ºs primos; embora já pude reparar que o sistema de graduação nos programas de genealogia em inglês são algo diferentes... (até acho que já conversámos há uns tempos atrás sobre isto...)

De qualquer forma, muito obrigado pelo tempo e paciência.

Cordiais cumprimentos, PP.

Reply

Direct link:

Pedido de ajuda - graus de parentesco.

#351239 | PP | 15 oct. 2014 13:03 | In reply to: #351229

Caro confrade JC,

Muito obrigado pela colaboração e pela explicação detalhada.

Tem toda a razão: na era da tecnologia, o papel e o lápis deu resultado... ;)

Cordiais cumprimentos, PP.

Reply

Direct link:

Pedido de ajuda - graus de parentesco.

#351240 | nunomiguelmiranda | 15 oct. 2014 14:07 | In reply to: #351213

Caros confrades,
Embora toda a questão me provoque ainda alguma confusão (sou de letras...) queria agradecer estas explicações. Tinha aqui, para tentar perceber mais tarde, um antepassado cujo assento de casamento refere um "terceiro grau de consanguinidade". Significa isso então que tinham os mesmos bisavós?

http://digitarq.adstb.arquivos.pt/viewer?id=1209668
Imagem 126

Isso simplifica-me muito a vida (e traz um grande alívio!), pois tinha aqui um berbicacho que não sabia resolver. Se isso se confirmar, não cometi nenhum erro e estes bisavós de um e do outro qure tinha aqui com o mesmo nome mas muitos pontos de interrogação são realmente as mesmas pessoas.

Os melhores cumprimentos,
Nuno

Reply

Direct link:

Pedido de ajuda - graus de parentesco.

#351244 | jmmoreira | 15 oct. 2014 15:43 | In reply to: #351213

Boa tarde,

Chamo a atenção para o facto de o grau de parentesco quer civil quer canónico não serem a mesma coisa que primos em grau x.

Reproduzo um texto que copiei de um outro tópico deste forum da autoria de João Cordovil Cardoso. Creio ser esclarecedor:

-- Início de citação
Em ambos os casos o grau de parentesco determina-se contando as gerações que vão até ao parente comum. No caso do grau de parentesco civil contam-se os individuos até ao parente comum subindo por um ramo e descendo pelo outro. O grau de parentesco é o nº de gerações assim obtido menos 1.

Por esta razão razão os irmãos são parentes em 2º grau, os pais e filhos em 1º grau; os primos direitos são parentes em 4º grau, o avô é parente em 2º grau do neto, etc.

Na contagem dos graus canónicos o grau de parentesco é dado pelo menor dos dois ramos: primos direitos são parentes em 2º grau, os irmãos são parentes em 1º grau.

Sobre estas regras não há dúvidas nem interpretações, elas estão estabelecidas legalmente.
-- Fim de citação

Cumprimentos,
jmmoreira

Reply

Direct link:

Pedido de ajuda - graus de parentesco.

#351247 | PP | 15 oct. 2014 17:11 | In reply to: #351231

Caro confrade Vinícius,

Grato também pela colaboração.

Atendendo a que deverá ser natural do Brasil, na Wikipédia consta o seguinte:

"Graus de parentesco

A lei brasileira (Código Civil, arts. 1594 e 1595) só considera como parentes colaterais até o quarto grau (sendo cada grau contado a partir do número de intermediários entre o ancestral em comum). Já o parentesco em linha direta não tem este limite.

[...] Há quem considere desta maneira:

Irmãos — são os que têm os mesmos pais.
Primos — são os que têm os mesmos avós (paternos ou maternos).
Primos segundos — são os que têm os mesmos bisavós (basta um casal de bisavós).
Primos terceiros — são os que têm os mesmos trisavós (também basta um casal).
Primos quartos — são os que têm os mesmos tetravós (também pode ser um casal)."

Isto está correcto à luz da legislação brasileira?

A ser assim, os meus trisavós seriam «Primos sétimos»...

Bom, que são primos são... :)

Cumprimentos, PP.

Reply

Direct link:

Pedido de ajuda - graus de parentesco.

#351265 | vmo1234 | 15 oct. 2014 20:35 | In reply to: #351213

Caro confrade,

pela legislação brasileira, a contagem é feita como o confrade jmmoreira nos colocou, "no caso do grau de parentesco civil contam-se os indivíduos até ao parente comum subindo por um ramo e descendo pelo outro."

Essa contagem, de primos, primos segundos, primos terceiros e assim por diante, é usada apenas popularmente, e era o método usado também pela igreja nos séculos XVIII e XIX, de acordo com documentos que já tive oportunidade de consultar, não sei se ainda mantém esta contagem.

Cumprimentos, Vinícius.

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 21 juin 2024, 13:01

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen