Família Alves Martins

This topic is classified in rooms: Famílias

Família Alves Martins

#354329 | pedromartins | 01 févr. 2015 19:14

Caros confrades. Procuro informações sobre o meu avô paterno que nasceu no concelho de Proença-a-Nova em 11 de dezembro de 1909 (não sei a freguesia nem o lugar) e faleceu em Évora a 14 de janeiro de 1965, onde residiu a maior parte da vida e na qual deriva o meu ramo. Julgo que por esta altura do seu nascimento ainda não existiam assentos de nascimento, pelo que tenho de recorrer aos registos paroquiais.
Pelo que pude pesquisar, parte dos registos paroquiais de Castelo Branco estão em Lisboa mas ao consultar os livros de registos de batismo apenas chega ao ano de 1904, pelo que peço que me ajudem a perceber por onde procurar.
Obrigado.

Reply

Direct link:

Família Alves Martins

#354341 | MCNN | 02 févr. 2015 00:10 | In reply to: #354329

Caro Pedro Martins

Os baptismos de 1909 das diversas freguesias de Proença-a-Nova estão num de dois locais, a saber, ou estão já no Arquivo Distrital de Castelo Branco ou ainda estão na Conservatória do Registo Civil de Proença-a-Nova.

Em Lisboa, na Torre do Tombo, estão apenas os registos mais antigos, anteriores a 1850.

Em teoria, e uma vez que o baptismo que procura tem mais de 100 anos, o livro em questão deveria estar já no Arquivo Distrital. Mas muitas vezes isso não acontece, e o facto de no site do Arquivo Distrital estar indicado que apenas têm livros até 1904 pode indiciar isso mesmo.

Assim sendo, aconselho-o a contactar o Arquivo Distrital de Castelo Branco e confirme se apenas estão lá livros até 1904 (por vezes ocorrem incorporações, e o site não é imediatamente actualizado).

Se não estiver lá o livro de 1909 (ou de 1910, pois uma vez que seu avô nasceu em Dezembro de 1909 pode ter sido baptizado só em 1910), então deverá contactar a Conservatória do Registo Civil de Proença-a-Nova (ou uma qualquer loja do cidadão) e pedir uma cópia não autenticada (ou certidão, se necessitar dela para fins legais) do assento de baptismo do seu avô.

Boa sorte

Mário César Navarro

Reply

Direct link:

Família Alves Martins

#354345 | pedromartins | 02 févr. 2015 10:15 | In reply to: #354341

Caro Mário César Navarro:

Agradeço profundamente as informações que me deu. Como estou numa fase inicial da minha aprendizagem tenho muitas dúvidas apesar de andar a "beber" as informações que estão disponíveis.

Vou então começar por contactar o Arquivo Distrital de Castelo Branco para ver se têm lá o livro de baptismos com o assento do meu avô.

Obrigado,
Pedro Martins

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 21 sept. 2024, 21:08

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen