Dificuldades em encontrar dados nos diversos Arquivos

This topic is classified in rooms: Arquivos

Dificuldades em encontrar dados nos diversos Arquivos

#356002 | malveiro | 22 mars 2015 11:45

Já algum tempo que estou parado numa geração, pois não consigo encontrar mais nada! João Marques casado com Maria do Carmo Carrasco: falecidos em Salvador-Serpa-Beja em 31 de Janeiro de 1876 com 64 anos, portanto a data de nascimento anda por volta de 1812. Quanto à mulher faleceu em 5 de Julho de 1888 com 78 anos, na Freguesia de Salvador-Serpa-Beja. Desloquei-me à Biblioteca Genealógica de Lisboa mas por meu espanto está fechada ou mudou de instalações. Mas confirmaram-me que estava aberta! Já consultei por várias vezes os microfilmes na Torre do Tombo e nada. O arquivo Distrital de Beja informa-me que não se encontra os livros em Beja. Online o período que quero não tenho acesso por não estar digitalizado. O centro Histórico familiar de Portugal vulgo Igreja de Jesus não tem microfilmado os anos em estudo. Gostaria que alguém me desse algumas pistas para continuar o meu estudo académico.
António

Reply

Direct link:

Dificuldades em encontrar dados nos diversos Arquivos

#356003 | silvestre | 22 mars 2015 13:19 | In reply to: #356002

Tente encontrar os casamentos dos filhos a partir dos anos 60 pois nesses livros constam os avós, que lhe permitirão prosseguir. Vou procurar a partir do Tombo.pt
Vera

Reply

Direct link:

Dificuldades em encontrar dados nos diversos Arquivos

#356004 | saintclair | 22 mars 2015 13:38 | In reply to: #356003

-
Caro António;
...Que justificação dá o ADBeja sobre os assentos que não
aparecem?
Talvez ainda estejam a digitalizar!
http://tombo.pt/f/bja09#003
Saintclair

Reply

Direct link:

Dificuldades em encontrar dados nos diversos Arquivos

#356005 | MCNN | 22 mars 2015 13:52 | In reply to: #356003

Caro Antonio

Essas duas pessoas cujos baptismos procura foram muito provavelmene baptizados na paróquia de Salvador ou na de Santa Maria.

De facto, os livros da época em que terão presumivelmente sido baptizados estão na Torre do Tombo, conforme poderá ver em:

http://digitarq.dgarq.gov.pt/details?id=4831277

(este é o de Salvador, e diz que o seu microfilme é o nº 48 SGU)


http://digitarq.dgarq.gov.pt/details?id=4831301

(este é o de Santa Maria, e diz que o seu microfilme é o nº 46 SGU)


Da leitura da sua mensagem, fiquei na dúvida se tinha consultado os microfilmes e não tinha encontrado o que pretendia, ou se nem sequer tinha conseguido consultar os microfilmes.

Fiquei com a ideia que não tinha sequer encontrado os microfilmes, uma vez que os foi procurar junto dos Mórmons.

Se foi este o caso, repare que é no site da Torre do Tombo que diz que os livros estão microfilmados e inclusive indica os seus números. Acho estranho os Mórmons afirmarem que não microfilmaram esses livros, pois as siglas SGU que aparecem à frente dos números dos microfilmes significam Sociedade Genealógica do Utah (que corresponde aos Mórmons).

Claro está que a informação que consta no site pode estar errada, e os livros terem sido microfilmados pela DGARQ ou nem sequer terem sido microfilmados.

De qualquer forma, se não foram microfilmados têm de possibilitar a consulta directa dos próprios livros.

Boa sorte

Mário César Navarro



Reply

Direct link:

Dificuldades em encontrar dados nos diversos Arquivos

#356006 | silvestre | 22 mars 2015 13:55 | In reply to: #356002

Pouca sorte... entre 1860 o 62 os registos de casamento são de texto corrido com avós incluídos, excepto aquele que lhe interessa:
http://digitarq.adbja.arquivos.pt/viewer?id=1044310 10TIF esquerda
Posso ter visto mal e existir algum outro registo de casamentos de filhos do casal nestas data. Poderão ter casado também em freguesias vizinhas.

Reply

Direct link:

Dificuldades em encontrar dados nos diversos Arquivos

#356117 | malveiro | 25 mars 2015 12:31 | In reply to: #356005

Mário (posso tratá-lo, assim?), já algum tempo que estou "encalhado" nesta parte do trabalho (estudo).Pois já fui consultar na torre do Tombo vários Microfilmes de Salvador e nada encontrei para prosseguir. Tenho uma grande ajuda do Arquivo distrital de Beja mas não podem fazer mais. Com esta informação tenho de voltar novamente à Torre do Tombo e pesquisar os MF 48,49, e 50. O problema é o João Manuel Marques falecido a 31 de Janeiro de 1876 com 64 anos. Portanto nasceu em 1812. Ele foi casado com Maria do Carmo Carrasco falecida em 5 de Julho de 1888 com 78 anos, portanto nasceu em 1810. Se conseguisse os dados do casamento, onde podem constar outros dados, era muito importante para o estudo.
Agradeço ao Mário, mas se poder ajudar mais agradecido fico. Um abraço.
António

Reply

Direct link:

Dificuldades em encontrar dados nos diversos Arquivos

#356120 | MCNN | 25 mars 2015 14:06 | In reply to: #356117

António

Por acaso já estendeu as suas buscas à freguesia de Santa Maria ?

A Vila de Serpa tinha duas freguesias, Salvador e Santa Maria.

Analisando os óbitos das pessoas que indicou, constata-se que ambas seriam naturais de Serpa mas, relativamente à Maria do Carmo não é dito de que freguesia era natural e relativamente ao João a indicação de que seria natural de Salvador não é muito clara e pode não estar correcta.

Se já procurou os batismos em Salvador e não os encontrou, o mais provável é que tenham sido batizados noutra freguesia.

Caso ainda não o tenha feito, procure esses batismos em Santa Maria, que também está microfilmada.

Boa sorte

Mário César Navarro

Reply

Direct link:

Dificuldades em encontrar dados nos diversos Arquivos

#356121 | MCNN | 25 mars 2015 14:08 | In reply to: #356117

António

Por acaso já estendeu as suas buscas à freguesia de Santa Maria ?

A Vila de Serpa tinha duas freguesias, Salvador e Santa Maria.

Analisando os óbitos das pessoas que indicou, constata-se que ambas seriam naturais de Serpa mas, relativamente à Maria do Carmo não é dito de que freguesia era natural e relativamente ao João a indicação de que seria natural de Salvador não é muito clara e pode não estar correcta.

Se já procurou os batismos em Salvador e não os encontrou, o mais provável é que tenham sido batizados noutra freguesia.

Caso ainda não o tenha feito, procure esses batismos em Santa Maria, que também está microfilmada.

Boa sorte

Mário César Navarro

Reply

Direct link:

Dificuldades em encontrar dados nos diversos Arquivos

#356503 | malveiro | 07 avril 2015 11:44 | In reply to: #356121

Mário por acaso julgo que mencionei a freguesia de Maria do Carmo Carrasco (Salvador-Serpa). O que acontece é que já revi na Torre do Tombo os microfilmes da freguesia de Salvador-Serpa e não consta nada. Para avançar mais no meu trabalho académico tenho que ter informações da data de nascimento (baptismo), para se saber quem são os pais de ambos. O João nasceu em 1812; a Mª do Carmo em 1810; tendo falecido em 1876 e 1888. A data de casamento não consigo encontrar. Se alguém me possa ajudar agradecia IMENSO! O arquivo de Beja diz que não se encontra lá. Por acaso tenho trabalhado em casa e também não consigo acertar com as datas. Peço ao Mário ou a mais algum companheiro uma ajuda.
OBRIGADO.
António

Reply

Direct link:

Dificuldades em encontrar dados nos diversos Arquivos

#356753 | MCNN | 14 avril 2015 15:03 | In reply to: #356503

Caro António


Correndo o risco de parecer repetitive, volto-lhe a perguntar:

Já fez a busca na paróquia de Santa Maria ?

Quando diz que já tinha dito que a Maria do Carmo era de Salvador, eu não digo o contrário. O que eu digo é que o seu assento de óbito é omisso nesse ponto, apenas diz que ela era natural de Serpa.

Mesmo que tenha a informação, através de outros registos, de que eles eram naturais de Salvador, essa informação muito provavelmente está errada, uma vez que não encontrou nada em Salvador.

Assim sendo, procure em Santa Maria que é a outra paróquia de Serpa.

Boa sorte


Mário César Navarro

Reply

Direct link:

Dificuldades em encontrar dados nos diversos Arquivos

#356800 | malveiro | 16 avril 2015 11:34 | In reply to: #356753

Após persistente pesquisa de vários dados de escrita nos documentos a que tive acesso, afinal o nome deste enigma é que a senhora se chama: Maria da Cruz do Carmo Cachucho com as mesmas datas. tendo o 1º filho em 1839, portanto o casamento anda anterior a 1838. Tem um irmão: Manuel Cachucho casado com Ana Cruz, nascido em 1818, falecido em 16 de Janeiro de 1886 com 86 anos. Nada mais consegui.
Quanto ao Arquivo de Beja a informação dada é que não têm dados/ Livros?, só na Torre do Tombo. Terei de fazer mais uma investida nos arquivos.
Um abraço.

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 18 juin 2024, 19:34

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen