Cristóvão Colon e os Reis da Polónia descendentes do Consul e Juiz Romano - tronco dos COLONNA
This topic is classified in rooms: Arquivos | Bibliografia | Cargos | Famílias | Património
Cristóvão Colon e os Reis da Polónia descendentes do Consul e Juiz Romano - tronco dos COLONNA
Caros Amigos interessados pela história do Almirante Cristóvão Colon
(erroneamente gravado na história mundial como Colombo/Columbus).
Deixo aqui um pouco de informação colhida ultimamente que ajuda a esclarecer como o Almirante descende dos Reis da Polónia, Duques da Lituânia, e o direito que ele achava ter para vir utilizar o nome antigo de COLON.
O Almirante, tendo sido o Madeirense Principe Segimundo Henriques, utilizou um apelido antigo da sua linhagem para se esconder e assim proteger a identidade do seu pai, Ladislau III, que vivia na Madeira com o pseudónimo de Henrique Alemão.
Retomando a discussão do sobrenome Colon que o Almirante decidiu utilizar, D. Hernando Colon disse:
"...que hubiese mostrado cómo procedían de aquel Colón, de quien Cornelio Tácito cuenta al principio del libro duodécimo de su obra que llevó prisionero a Roma al rey Mitrídates por lo cual dice que le concedió el pueblo romano las dignidades consulares, las águilas y el tribunal... Por consiguiente, le vino a propósito el sobrenombre de Colón que él volvió a renovar, porque en griego quiere decir miembro..."
Las Casas escreveu:
"...El linaje suyo dicen que fue generoso y muy antiguo, procedido de aquel Colón de quien Cornelio Tácito trata en el libro XII, al principio, diciendo que trujo a Roma preso a Mitridates, por lo cual le fueron dadas insignias consulares y otros privilegios por el pueblo romano en agradecimiento de sus servicios. Y es de saber que antiguamente el primer sobrenombre de su linaje dicen que fue Colón... Pero este ilustre hombre, dejado el apellido introducido por la costumbre, quiso llamarse Colón, restituyéndose al vocablo antiguo..."
No que toca aos candidatos apresentados como potenciais Almirantes, apenas dois podemos dizer que encaixam no facto de serem descendentes de COLON.
Um seria o Salvador Zarco, como descendente da Constança Rodrigues de Sá, por esta ser tida como descendente da Cecilia Colonna, o qual candidato parece hoje não ter factos que o sustente.
O outro seria o Segismundo Henriques, o qual como filho do Rei Polaco era descendente do mesmo tronco dos Colonna Italianos, cujo tronco foi escrito por várias pessoas ser o romano Gaio Mario.
Gaio Mario é descrito como sendo "console per sette volte, pretore, tribuno della plebe, questore, augure e tribuno militare" tal igual como D. Hernando Colon o descreveu.
O reis da Polónia foram descritos como sendo descendentes do mesmo COLON Romano que deu o nome à família Colonna da Itália. Crónicas na Polónia e Lituânia, incluindo o livro de Albertas Goštautas no século XVI apontam esta linhagem para os Reis da Polónia.
Em 1712, António Carvalho da Costa Anes de Sá escreveu que os Anes de Sá descendiam de Gaio Mario pela linha da Cecilia Colonna
Em 1743 Gerolamo Colonna escreveu na "Magna Familia Colonna” que os Colonnas descendem de Gaio Mario - "Nella genealogia fatta stilare nel Magna Familia Colonna dal cardinale Gerolamo Colonna, patriarca di Venezia, tra gli stipiti della famiglia compaiono Gaio Mario e Giulio Cesare per poi risalire da lì alla Gens Romilia e conseguentemente ad Enea, figlio di Anchise e di Venere.” -
Pelo que D. Hernando Colon escreveu, deduz-se que o famoso antepassado romano que foi consul e juiz, deve ser o mesmo o Gaio Mario de que falam António Carvalho da Costa Anes de Sá e Gerolamo Colonna.
Começam os dados todos a apontar para um filho do rei polaco como o nobre que casou com a Comendadora de Todos-os-Santos e filha do Capitão de Porto Santo: Filipa Moniz
Ainda por cima, como mostrei no meu livro, temos uma águia sobreposta no brasão do Almirante Colon dentro da sua capela pessoal, uma referencia aos Reis da Polónia e temos o retrato de António Moro que pintou o Almirante Colon com um anel que tinha pintado uma ave como brasão de armas. De novo apontando para os Reis da Polónia.
Assim, estando o Rei da Polónia vivendo escondido na Madeira, local onde nos disseram que o Almirante Colon vivia, e que sempre "tratava por mar" por não haver caminhos na época entre as vilas na Madeira que eram separadas por montanha, entendemos como Cristóvão Colon pode ter escrito que de "muy tenra idade entrou no mar".
E ainda mais, temos a razão importantíssima para o Almirante Cristóvão Colon esconder a sua identidade: seu pai não queria que ninguém soubesse que tinha escapado a Batalha de Varna.
Nenhum dos outros candidatos, incluindo o tecelão Colombo, responde aos factos da vida do Almirante Cristóvão Colon.
Apenas o Principe Segismundo Henriques encaixa em tudo certinho.
Parece, após 24 anos de investigar, que estamos chegando ao fim.
Abraço,
Manuel Rosa
Direct link:
Cristóvão Colon e os Reis da Polónia descendentes do Consul e Juiz Romano - tronco dos COLONNA
Caros Confrades,
Na sequência de declarações feitas pelo Almirante Colon no seguinte texto de que não era o primeiro almirante da sua família e era parente de Bartolomeo Fliesco (Fieschi/Fiesco) ando buscando dados de como os Fieschi eram aparentados com os Duques da Lituânia, com os Colonna ou com os Imperadores de Constantinopla.
“Yo no soy el primer Almirante de mi familia; póngame, pues, el nombre que quisieren, que al fin David Rey Sapientísimo fue guarda de ovejas, y después fue hecho Rey de Jerusalem, y yo siervo soy de aquel mesmo Señor que le puso a él en tal estado”. - Cristóvão Colon
"Tambien os pido por merced que hayais á Diego Mendez de Segura, mi encomendado, y á Flisco, que sabed que es de los principales de su tierra, y por tener tanto deudo conmigo." - Cristóvão Colon
Agradeço qualquer dica que possam dar sobre este Fieschi.
Cumprimentos,
Manuel Rosa
Direct link:
Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 13 janv. 2025, 05:20