Assento de Nascimento e Freguesia dos avós portugueses

This topic is classified in rooms: Pessoas

Assento de Nascimento e Freguesia dos avós portugueses

#357955 | jhumbertorodrigues | 25 mai 2015 17:53

Olá.
Acabo de assinar a utilização deste excelente site (sítio) e gostaria, se possível, da sua ajuda.
Preciso encontrar o assento de nascimento de meus avós paternos e só tenho, segundo a certidão de casamento, o Distrito onde declararam nascer.

1- Avô paterno - tenho a provavel freguesia (pousaflores)
- João Rodrigues
- Filiação
José Rodrigues
Maria Simões
- Data de Nascimento 19 de Dezembro de 1904
Distrito Leiria
Concelho de Ansião
Freguesia Pousaflores

2- Avó paterna (desta só tenho o Distrito)
- Philomena Sobral
- Filiação
Augusto Sobral
Lucrecia Sobral
- Data de Nascimento 26 de Maio de 1905
Distrito Viseu
Concelho de? não possuo esta informação.
Freguesia ? não possuo esta informação.

a. caso não seja possível localizar apenas com o Distrito, pergunto
a1. a margem de segurança para eu pesquisar seriam 5 anos antes e 5 anos depois? ambos declararam nascimento há mais de 100 anos atrás.
a2. pelo que entendi, os arquivos distritais não pesquisam por freguesia e alguns cobram por fração de hora; vale a pena pedir para pesquisarem todas as freguesias de um determinado Concelho até eu acertar? Estarei em Portugal em Junho e posso ir até Viseu e Leiria solicitar a pesquisa pessoalmente.
a3. não sendo possível pelo arquivo distrital, é conveniente escrever para as conservatórias (li, neste site, que existe a possibilidade de o arquivo não ter a informação e precisaria ir até cada conservatória, mas não pessoalmente.
a4. no Brasil, só disponho de documento (certidão de casamento) e documentos pessoais dos dois. Na certidão de casamento, de inteiro teor, só se assinalou o Distrito. Os demais documentos são: avô - apenas o CPF a indicação de um número de carteira de identidade de estrangeiro ; da avó - cpf e cedula de identidade de estrangeiro emitida pelo dpmaf Delegacia de Polícia Maritima, Aérea e de Fronteiras.
Desde já, agradeço antecipadamente, a ajuda.
Abraços.

Reply

Direct link:

Assento de Nascimento e Freguesia dos avós portugueses

#357957 | Luis K. W. | 25 mai 2015 19:37 | In reply to: #357955

O distrito de Viseu tem uns 25 concelhos. Um deles, o de Viseu, tem umas 36 freguesias.
No fundo você pretende pesquisar em todas as 700 ou 800 freguesias...
Espero que a sua carteira seja muito funda (ou que reserve alguns dias para estar enfiado no Arquivo Distrital de Viseu).

1. Eu começaria pelas freguesias de:
Viseu-Coração de Jesus
Viseu-Santa Maria
Viseu-São José
(do Concelho e Distrito de Viseu)

2. Margem de segurança? Se ela declarou que nasceu a 26/Maio/1905, eu não colocaria margem nenhuma! É naquele dia, e pronto!

3. Os documentos do SEU PAI, não dizem onde nasceu (/foi baptizada) a mãe dele?

Luís K. W.
Lisboa-Portugal

Reply

Direct link:

Assento de Nascimento e Freguesia dos avós portugueses

#357958 | Luis K. W. | 25 mai 2015 19:43 | In reply to: #357955

Quanto ao seu avô, natural da Freguesia de Pousaflores, infelizmente a totalidade dos livros de baptismos ainda não está on-line, como poderá ver no site do tombo.pt em http://tombo.pt/f/ans06 .
Solicite ao Arquivo Distrital de Leiria que lhe enviem uma cópia do registo paroquial de baptismo (http://digitarq.adlra.arquivos.pt/details?id=1021659).

Boa sorte,
Luís K W
Lisboa-Portugal

Reply

Direct link:

Assento de Nascimento e Freguesia dos avós portugueses

#357959 | silvestre | 25 mai 2015 20:08 | In reply to: #357955

Julgo que a Filomena Sobral terá nascido numa das três freguesias da cidade de Viseu, ou Oriental/Ocidental, pois no cartão de migração aparece simplesmente a cidade:
https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1961-42994-3973-38?cc=2140223

Quanto ao registo de baptismo de seu avô, deve estar no Arquivo Distrital de Leiria e brevemente estará online: http://tombo.pt/f/ans06

Reply

Direct link:

Assento de Nascimento e Freguesia dos avós portugueses

#358000 | jhumbertorodrigues | 27 mai 2015 09:25 | In reply to: #357958

Sr Luis

Obrigado pela resposta

A carteira, na verdade, não é tão funda, ainda mais tratando-se de um númer tão grande de freguesias, faço idéia do valor para pesquisar em todas.

Vou seguir sua sugestão para me enviar no Arquivo Distrital de Viseu.

Estarei por lá em meados de junho.

1- É possível como parente, eu mesmo ter acesso a estes acervos para pesquisa? Levarei comigo as cópias dos documentos de meu s avós e pai.
Pesquisarei no ano em que declarou nascer sem margem de segurança.
Pensei, também, em pesquisar direto na Diocese e paróquias de Viseu. Compensa este esforço adicional?

2- O único documento de meu pai, certidão de nascimento no Brasil, só faz menção aos nomes dos avós e seus respectivos pais.
Solicitarei uma de inteiro teor para averiguar se há mais detalhes.
3- A certidão de casamento dos meus avós menciona somente o Distrito, no caso dela, Viseu e no caso dele, Leiria

4- O cartão de migração de cada um dos avós aponta, como cidade, no caso dela Viseu e , no caso dele Pousaflores

Reply

Direct link:

Assento de Nascimento e Freguesia dos avós portugueses

#358002 | jhumbertorodrigues | 27 mai 2015 09:31 | In reply to: #357958

Sr Luis, mais uma vez, obrigado.

Já encaminhei solicitação de pesquisa ao Arquivo Distrital de Leiria mas, como indiquei, erroneamente, Concelho de Ansião e Freguesia de Ansião, gastei a primeira hora grátis de pesquisa.

Estarei pessoamente, em Leiria em meados de Junho 2015 e irei ao Arquivo Distrital. Provavelmente consigo o resultado desta pesquisa no mesmo dia.

Penso, também, em comparecer a paróquia de Pousaflores ou na paróquia de Chão de Couce (existe uma possibilidade desta localidade ter incorporado os registros de Pousaflores). Compensa este esforço extra?

Reply

Direct link:

Assento de Nascimento e Freguesia dos avós portugueses

#358003 | jhumbertorodrigues | 27 mai 2015 09:35 | In reply to: #357959

Sr. Silvestre, obrigado pela orientação.

1- Neste tópico, o Sr Luis passou a orientação de que eu pesquise em Viseu:

Viseu-Coração de Jesus
Viseu-Santa Maria
Viseu-São José
(do Concelho e Distrito de Viseu)

Seriam estas as freguesias a que o senhor se refere, do lado Oriental e Ocidental?

2- Quanto ao registro do avô estarei pessoalmente em Leiria, Pousaflores e Chão de Couce para averiguar no Arquivo Distrital e nas paróquias sobre o batismo de meu avô.

Parece-me, o melhor caminho, neste caso. Se houver mais alguma indicação para que, com meu comparecimento pessoal nestas localidades tenha êxito, agradeço-lhes, antecipadamente.

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 05 juil. 2024, 21:46

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen