Imigração Póvoa de Varzim
This topic is classified in rooms: Arquivos | Brasil | Famílias | Genética | Pessoas
Imigração Póvoa de Varzim
Olá,
Sou descendente dos Gonçalves de Castro. Meu terceiro avô nasceu em Póvoa de Varzim no ano de 1863. Casou no Brasil no ano de 1888. Se deduz que ele teria vindo em uma imigração entre os anos 1863 e 1888.
Existe alguma imigração específica desse local (Póvoa de Varzim) para o Brasil?
Meu terceiro avô se chamava Bernardino Gonçalves de Castro. Aqui no Brasil sabe-se que quando solteiro vivia com o irmão Antonio Gonçalves de Castro, o pai também chamado Antônio e a Mãe Maria de Jesus(Maria Graça), todos também naturais de Póvoa de Varzim.
Agradeço desde já.
Direct link:
Imigração Póvoa de Varzim
Bom dia Diego Silveira
o seu 3º avô, Bernardino Gonçalves de Castro nasceu a 10.03.1863 e foi batizado a 11.03.1863. Filho de António Gonçalves de Castro (marítimo) e de Maria Graça, que viviam na rua da Senra na Povoa de Varzim. Neto paterno de Joaquim Gonçalves de Castro e de Ana Rosa, e neto materno de Francisco Rocha Silva e de Maria Santos Graça.
o irmão António Gonçalves de Castro nasceu a 14.06.1854 e foi batizado a 16.06.1854 a Povoa de Varzim.
Melhores Cumprimentos
Pedro P.
Direct link:
Imigração Póvoa de Varzim
Prezado J. Pedro Pinho,
Se por acaso souber a ascendência do Joaquim Gonçalves de Castro (c. c. Ana Rosa) e puder fazer a gentileza de aqui expor, ficar-lhe-ei muitíssimo agradecido.
Abraço fraterno.
Samuel de Castro
Direct link:
Imigração Póvoa de Varzim
Boa tarde,
1.
Joaquim Gonçalves de Castro casou a 24.02.1827 com Ana Rosa de Jesus.
Joaquim Gonçalves de Castro nasceu a 16.12.1802 e foi batizado a 19.12.1802 na Povoa de Varzim, filho de José Gonçalves de Castro e de Mariana Francisca dos Santos. Neto paterno de João Gonçalves de Castro e de Custódia Gonçalves moradores na rua da Senra, e neto materno de Bento Azevedo e de Ana Francisca de A-Ver-o-Mar - Povoa de Varzim.
2.
José Gonçalves de Castro casou com Mariana Francisca a 18.06.1786.
José Gonçalves de Castro nasceu a 29.08.1760 e foi batizado a 31.08.1760 na Povoa de Varzim, filho de João Gonçalves de Castro e de Custódia Gonçalves da rua da Senra. Neto paterno de Manuel Gonçalves de Castro e de Maria João da rua de S. Sebastião, e neto materno de José Martins "o velho" e de Joana Gonçalves do ugar da Vila Velha.
3.
João Gonçalves de Castro casou com Custódia Gonçalves a 13.08.1747.
João Gonçalves de Castro nasceu a 17.04.1730 e foi batizado a 24.04.1730, filho de Manuel Gonçalves de Castro e de Maria João da rua de S. Sebastião na Povoa de Varzim.
4.
Manuel Gonçalves de Castro casou com Maria João a 29.11.1711 na Povoa de Varzim. Maria João era filha de João Luis e de Maria João, lavradores do lugar do Pinheiro na Povoa de Varzim.
Manuel Gonçalves de Castro nasceu a 15.10.1691 e foi batizado a 17.10.1691, filho de Domingos Gonçalves de Castro e de Maria Antónia, pescadores da rua da Consolação na Povoa de Varzim.
5
Domingos Gonçalves de Castro casou com Maria Antónia a 05.09.1684 na Povoa de Varzim. Maria Antónia era filha de Roque João e de Maria Francisca da Povoa de Varzim.
Domingos Gonçalves de Castro quando casou com Maria Antónia era viúvo de Cecília Francisca.
Domingos Gonçalves de Castro era filho de Pedro Gonçalves e de Francisca Gonçalves da freguesia de Gondifelos em Vila Nova de Famalicão.
Espero ter ajuda com a informação que pretendia.
Atentamente
Pedro Pinho
Direct link:
Imigração Póvoa de Varzim
Prezado Pedro Pinho,
Em uma grande base que estou a elaborar dos Castros, infelizmente não está sendo possível entroncar o casal mais retroativo que me informaste "Pedro Gonçalves e de Francisca Gonçalves da freguesia de Gondifelos".
Se por acaso vieres a descobrir os ascendentes deles, e puder fazer a especial gentileza de me informar, ficar-lhe-ei muitíssimo agradecido.
Fico a disposição. Abraço fraterno.
Samuel de Castro
Direct link:
Imigração Póvoa de Varzim
Boa tarde
Sou descendente de Fernando Gonçalves de Castro, filho de José Gomes nascido a 17 de janeiro de 1879, e de Deolinda (Gonçalves de Castro?) nascida a 11 de Junho de 1890.
Será que se tratam dos mesmos Gonçalves de Castro?
Cumprimentos, Francisco de Lemos
Direct link:
Imigração Póvoa de Varzim
Olá! Boa noite a todos. Meu trisavô José Joaquim Gomes Eusebio era natural de Póvoa do Varzim. Deixou aquela localidade por navio e naufragou no Cabo Bojador. Veio parar em Salvador, Bahia, Brasil. Casou-se com Cândida Flora de Araújo Ferrão (nascida em 1841). Seu filho, meu bisavô, nasceu em 1874. Daí ser possível supor que José Joaquim Gomes Eusebio tenha nascido na década de 30 do século XIX. Suponho também que sua origem era de agricultores, pois na família sempre correu a história de uma velha, parente dele, que teria morrido de uma chifrada de boi, quando ia de um lugarejo a outro caminhando. Será que a partir destes dados há alguma forma de obter mais informações sobre a família em Póvoa do Varzim? Uma última questão: nas certidões que temos, seu nome aparece como somente José Joaquim Gomes. Por isso, apesar de sabermos que havia o sobrenome Eusébio, temos agora dúvida se era "Gomes Eusébio" ou "Eusébio Gomes". Muito obrigado a quem puder ou quiser ajudar. Affonso
ReplyDirect link:
Imigração Póvoa de Varzim
Talvez Gomes Eusébio;
http://www.pbi.pai.pt/q/name/where/povoa%20varzim/who/Gomes%20Eus%C3%A9bio/?customerType=ALL&contentErrorLinkEnabled=true
Sc.
Direct link:
Imigração Póvoa de Varzim
Boa tarde Affonso
Na certidão de nascimento do seu bisavô, que nomes constam como avós paternos do seu bisavô ?
Na base de dados do cepese consta o pedido de passaporte de um José Joaquim Gomes Eusébio, natural da Póvoa de Varzim,filho de Joaquim Francisco Eusébio Júnior e de Maria Gomes da Conceição. São estes os nomes que constam como avós paternos do seu bisavô ?
Cumprimentos
Mário César Navarro
Direct link:
Imigração Póvoa de Varzim
Olá! Muito obrigado pela ajuda! De fato, o que os mais velhos da família recordam é que o sobrenome dele era “Gomes Eusébio”. A dúvida me ocorreu porque, no Brasil, o último sobrenome do pai torna-se o último sobrenome do filho. A seguir essa regra, o nome do meu bisavô deveria ter sido “Antônio Cypriano Gomes Eusébio”, mas nos seus documentos consta somente “Antônio Cypriano Gomes”. Uma explicação possível seria que o sobrenome fosse “Eusébio Gomes” e, assim, meu bisavô teria ficado só com último sobrenome, “Gomes”. Todavia, é provável que nas últimas décadas do século XIX essas regras não fossem seguidas de forma tão rigorosa, no Brasil. O registro civil só foi criado em 1874. É de se notar, ainda, que o meu bisavô tampouco possuía o sobrenome materno (“de Araújo Ferrão”). Além disso, nos seus documentos, o nome de seu pai consta como “José Joaquim Gomes” e não “José Joaquim Gomes Eusébio”. As razões de tal mudança são ignoradas. Se foi um erro de quem fez o registro, foi um erro grosseiro. Mas sabemos que o sobrenome era efetivamente “Gomes Eusébio”, como referido pelo próprio José Joaquim. Por fim, quais seriam as chances de que essas pessoas com o sobrenome “Gomes Eusébio”, em Póvoa de Varzim, tenham parentesco com José Joaquim? “Gomes Eusébio” é uma única família no local? Mais uma vez, muito obrigado pelo auxílio. Affonso
ReplyDirect link:
Imigração Póvoa de Varzim
Olá, muito obrigado pela atenção. Infelizmente, não tenho em mãos a certidão de nascimento do meu bisavô. Ele nasceu em 1874, alguns meses depois de instituído o registro civil no Brasil. Temos somente a sua certidão de óbito e é com ela que farei uma busca nos livros antigos do cartório, para tentar obter a certidão de nascimento (se é que existe). Na certidão de óbito constam somente os nomes dos pais (José Joaquim Gomes e Cândida Flora de Araújo Gomes) e dos filhos. É possível saber a data desse pedido de emissão de passaporte? Consta nele a data de nascimento do solicitante? Como ele se casou no Brasil e teve filhos a partir da década de 70 do século XIX, a data de emissão do passaporte e a data de nascimento do solicitante podem nos dar alguma pista sobre se estamos falando da mesma pessoa. Mais uma vez, muito obrigado! Affonso
ReplyDirect link:
Imigração Póvoa de Varzim
Bom dia
Se for à página do CEPESE
http://www.remessas.cepese.pt/remessas/mod/itsdatabase/view.php?n=1&v=1
e introduzir em nome José Joaquim Gomes Eusébio e clicar em Pesquisar é-lhe devolvida uma entrada.
Para obter do cepese mais informação terá de os contactar (forneça-lhes o ID deste registo) e pagar-lhes uma verba (creio que são 10 euros). Uma das informações que lhe será fornecida é precisamente a data do pedido de passaporte. Não lhe será fornecida nem a data de nascimento nem a freguesia de nascimento, mas sabe já que à data de pedido de passaporte este José Joaquim Gomes Eusébio tinha 33 anos de idade e era casado. Pela idade e pela data de pedido de passaporte poderá deduzir o ano de nascimento.
Caso se trate do seu trisavô, e uma vez que era casado, eventualmente ele terá voltado a Portugal e regressado ao Brasil, correspondendo este pedido de passaporte a esse regresso.
Mas atenção, pode não se tratar do seu trisavô mas sim de uma outra pessoa com o mesmo nome.
Boa sorte
Mário César Navarro
Direct link:
Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 13 nov. 2024, 23:20