Busca de documentos do meu Bisavô

This topic is classified in rooms: Arquivos | Famílias | Regiões

Busca de documentos do meu Bisavô

#358226 | LeandroCostaSantos | 02 juin 2015 19:36

Boa tarde,

Meu nome é Leandro Costa Santos, sou brasileiro, sou bisneto de Português.
Quero dar entrar no processo de aquisição de nacionalidade portuguesa, pois para isso meu avô vivo precisa requerer, e depois minha mãe, e por final, eu.

O problema é que meu avô não se sabe ao certo em que cidade o pai dele nasceu, ele fala que meu bisavô nasceu em Leiria ou Figueira da Foz, porém o irmão do meu avô, diz que tem certeza que foi em Soure.

Não sei informar em qual Freguesia destes Concelhos.

Um documento que tenho do meu bisavô, são os registros de casamento dele aqui no Brasil, porém, na época, foi efetuado o registro tardio do nascimento dele aqui, para ele se naturalizar Brasileiro, e poder casar.

Outro documento é do Serviço de Registro de Estrangeiros do Paraná/Brasil, onde diz o nome completo, filiação, data de nascimento, cor branca, olhos azuis, nacionalidade portuguesa.
Este documento está nesta imagem: http://imageshack.com/a/img910/1801/xUausL.jpg

Dados do meu bisavô
Nome: Joaquim Costa
Natural de: Portugal
Nascido dia: 13/06/1906
Filiação: Antonio Costa e Maria da Silva
Nacionalidade: Portuguesa.

Quero muito adquirir a nacionalidade Portuguesa, porém preciso do registro de nascimento do meu bisavô em Portugal.

Quem puder me ajudar eu agradeço muito !!!!!!!!!!!!!!!!

Reply

Direct link:

Busca de documentos do meu Bisavô

#358245 | MCNN | 03 juin 2015 10:39 | In reply to: #358226

Bom dia Leandro


Tem alguma ideia do ano em que o seu bisavô foi para o Brasil ? Foi já adulto ou foi com os pais ?

E ele casou em que ano ? E onde, em Curitiba ?

Cumprimentos


Mário César Navarro

Reply

Direct link:

Busca de documentos do meu Bisavô

#358279 | mila1001 | 04 juin 2015 13:27 | In reply to: #358226

Leandro,

Vi a carteira de estrangeiro de Joaquim.e,para que ele pudesse ter este documento,se apresentou,fez o cadastro de imigrante.
Escreva ao Arquivo bacional do RJ,entre nos serviços,atendimento á distancia,coloque nome dele,data de nascimento,numero da carteira,e as datas de 17/9 e 24/10/1947,filiação,e,eles devem ter o prontuario dele nos arquivos,poderá até ter os dados de sua chegada e onde nasceu.

Onde Joaquim se casou?Onde/Quando?Com quem?
Qual o filho mais velho?Nome?Se souber o nascimento,por favor,informe.
Já verificou ´´obito?Pode constar de onde ele era natural,se souber data e local,é uma pesquisa a mais para ajudá-lo.


Figueira da Foz e Soure pertencem a Coimbra

Mila

Reply

Direct link:

Busca de documentos do meu Bisavô

#363423 | LeandroCostaSantos | 12 nov. 2015 16:52 | In reply to: #358245

Boa tarde, desculpe pela demora para responder, passei por problemas particulares.

Então, infelizmente não sei certo o ano que ele veio para o Brasil, ele veio já adulto.

Ele casou na cidade de Pitangueiras - Paraná, no Livro B-01; Folhas 057v; Termo 114, no dia 23/10/1957.
Entrei em contato em este Cartório em Pitangueiras, e a Escrivã me disse que foi feito apenas uma declaração a próprio punho do meu bisavô português, na época nao foi pedido certidão de nascimento, nem nada, apenas esta declaração simples, e já casou.

Reply

Direct link:

Busca de documentos do meu Bisavô

#363424 | LeandroCostaSantos | 12 nov. 2015 17:27 | In reply to: #358279

Eu já escrevi ao Arquivo Nacional do RJ, os documentos no momento não estão comigo, logo mais irei solicitar a minha mãe para que me envie e eu poste aqui para vocês me ajudarem.

Conforme falei ali na resposta anterior, o Joaquim se casou na cidade de Pitangueiras/PR com a Sra. Santina Pereira da Cruz Costa, no dia 23/10/1957

Sobre o filho mais velho, vou verificar com a minha mãe que irá saber, e depois informo os dados.....

Sobre o registro de óbito, segue o link para a certidão: http://i64.tinypic.com/mjxvo1.jpg

A certidão de óbito diz que meu bisavô (ora Português) é nascido no Estado de São Paulo, mas na realidade não é, ele é Portugues, conforme registro de estrangeiros.

Me ajudem por favor.

Reply

Direct link:

Busca de documentos do meu Bisavô

#363425 | LeandroCostaSantos | 12 nov. 2015 17:37 | In reply to: #358226

Imagens dos documentos:


Registro de Estrangeiro: https://flic.kr/p/A3EHiK
Certidão de Óbito do meu bisavô português*: https://flic.kr/p/B1xtb2

*Porém na Certidão de óbito consta que ele nasceu no Estado de São Paulo, mas ele é Português conforme registro de estrangeiro

Reply

Direct link:

Busca de documentos do meu Bisavô

#363426 | LeandroCostaSantos | 12 nov. 2015 18:25 | In reply to: #358226

Documentos do Arquivo Nacional do Rio de Janeiro


http://www.docdroid.net/5J0gpNM/documento-joaquim-costa-arquivo-nacional.pdf.html

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 22 sept. 2024, 18:27

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen