Importante para quem tem raízes no Vale de Ílhavo e na família dos Valentes e Nunes Vidal desta região de autoria de Manuel Carlos Teixeira Leques ( meu 3o. primo)
"O Vale das Maias e as azenhas de Vale de Ílhavo" por Manuel Carlos Teixeira Leques: Aqui vai uma sinopse por Jorge Valente (outro primo)
"O Vale das Maias e as azenhas de Vale de Ílhavo" em livro A historiografia ilhavense foi enriquecida com o lançamento do livro “O Vale das Maias e as Azenhas de Vale de Ílhavo – Um milénio de tradição”, da autoria de Manuel Carlos Teixeira Leques. A obra tem por tema central os moleiros, as azenhas e as levadas de Vale de Ílhavo, da Ermida e da Carvalheira. O autor justificou a publicação deste livro porque ainda ninguém o tinha feito. “A inventariação do património das azenhas, das levadas e dos moleiros tinha que ser feita”, porque, “com o desaparecimento dos mais velhos, desaparecia toda esta história dos moleiros e das azenhas”, afirma. “Este livro não deve ser lido como a última palavra sobre os moleiros, as azenhas e as levadas”, do vale que se estende desde o Vale das Maias até à Vista Alegre, porque “tem de haver por aí muito mais documentação, muito mais histórias, muito mais História. Há que reunir essa informação e registá-la em livro”, realça o autor, que desafiou outros a prosseguir o trabalho de investigação e divulgação agora iniciado.